Moda e Beleza

Guia da sobrancelha: melhores procedimentos e como fazer cada um

Canva

Atualizado em 25.09.23

“Uma mulher com a sobrancelha feita não quer guerra com ninguém” – esse meme não poderia ser mais real! Afinal, um bom design de sobrancelha valoriza o olhar, disfarça imperfeições e harmoniza os traços do rosto. Mas, para isso, saber escolher o modelo e a técnica certa é fundamental. Neste artigo, você vai descobrir quais são os principais tipos de sobrancelhas, os melhores procedimentos, aprender a fazer em casa e muito mais. Confira!

Tipos de sobrancelhas

Mais do que realçar o olhar e preencher falhas, uma sobrancelha bem-feita pode ajudar a valorizar os traços do rosto, disfarçar imperfeições na pele, como olheiras, e até mesmo afinar o nariz. Contudo, para deixar suas feições mais harmônicas é fundamental escolher o modelo de sobrancelha que mais combina com seu formato de rosto. A designer Misma Machado explica quais são os principais tipos de sobrancelhas. Confira!

tipos de sobrancelha

Dicas de Mulher

  • Sobrancelhas arredondadas: esse é o tipo mais comum de sobrancelha e combina muito bem com quem tem testa pequena e queixos finos, pois ajuda a harmonizar o rosto. “As sobrancelhas arredondadas têm um ar mais descontraído. Por isso, ajudam a suavizar as expressões faciais”, explica Misma. Ela também é indicada para quem tem o rosto no formato coração, ou seja, o queixo fino e a testa larga.
  • Retas: as retas são caracterizadas pela ausência de curvatura e são mais cheias e grossas. “Esse formato faz o rosto parecer menor e mais oval, por isso, é indicado para rostos compridos, dando mais leveza para as expressões faciais”.
  • Angulares: as sobrancelhas angulares têm um formato semelhante ao das sobrancelhas arqueadas. Contudo, “a sobrancelha angular tem uma curvatura mais suave e delicada, dando um aspecto mais natural e simples ao rosto da cliente”, explica Misma.
  • Semiangulares: esse tipo de sobrancelha é bem semelhante às arqueadas, porém, a curvatura é mais acentuada. “Ela é mais indicada para pessoas com o rosto redondo, pois ajudam a alongar e harmonizar as expressões”.
  • Arqueadas: com curvaturas bem definidas e acentuadas, esse tipo de sobrancelha é ideal para quem tem o formato de rosto oval ou redondo, pois, por ter um traço mais leve, a sobrancelha arqueada diminui a largura do rosto. Além disso, ela “também combina com rostos arredondados e pessoas com maxilar marcado”, acrescenta Misma.
  • Semiarqueadas: “esse tipo de sobrancelha é caracterizado por um formato mais arqueado no meio e fino nas pontas. Essa sobrancelha é perfeita para quem tem o rosto redondo, pois ajuda a disfarçar a largura, afinando os traços”, explica a especialista.

Para escolher um design de sobrancelha ideal, Misma acrescenta que respeitar a vontade da cliente é fundamental, “respeitar o gosto da cliente, assim como sua personalidade, é fundamental para escolher o design certo”. A seguir, a especialista Marcela Porto ensina um passo a passo para você conseguir fazer a sobrancelha em casa. Confira!

Relacionadas

Publicidade

7 passos para fazer a sua sobrancelha em casa

Após escolher qual formato de sobrancelha mais combina com seu rosto e personalidade, é hora de pôr a mão na massa e fazer o design. A especialista em sobrancelhas compartilha com o Dicas de Mulher um passo a passo simples para ajudar você a fazer suas sobrancelhas em casa. Confira!

como fazer as sobrancelhas

Dicas de Mulher

  1. Medição: meça a distância entre as sobrancelhas e, em seguida, a altura do ponto mais alto de cada, indo do início da sobrancelha até o final.
  2. Marcação dos pontos: após a medição é necessário marcar as sobrancelhas. “Com a ajuda de um lápis branco, você irá marcar a distância de uma sobrancelha até a outra, a parte da frente – onde começam os pelos –, o ponto mais alto e o ponto final – onde acabam os pelos”.
  3. Higienização: higienize as sobrancelhas utilizando shampoo Jhonson’s ou sabonete esfoliante e uma loção adstringente. “Esse procedimento é fundamental para abrir os poros da sobrancelha e fazer com que o pigmento fixe melhor”, explica Marcela.
  4. Análise da sobrancelha: “analise sua sobrancelha, prestando atenção se há falhas ou não, na direção de crescimento dos pelos, na espessura, no volume e no comprimento dos fios”.
  5. Apare os pelos: “em seguida, veja se há a necessidade de aparo dos pelos. Caso necessário, com a ajuda de uma tesoura, apare bem os excessos, sempre tomando cuidado para não tirar o comprimento dos fios no final da sobrancelha”.
  6. Retire o excesso de pelos: usando as medidas das marcações entre os pontos, comece a retirar o excesso de pelo e faça o design com o auxílio de uma pinça. “Lembre-se que os pelos sempre devem ser removidos no sentido do crescimento”.
  7. Cubra as falhas: “após fazer o design, você vai reparar que suas sobrancelhas apresentam falhas. Cubra-as com lápis ou henna”.

A princípio, pode até parecer difícil fazer sua sobrancelha em casa, mas nada que a prática não resolva. Para isso, você vai precisar de materiais básicos, como um lápis de olho branco, sabonete adstringente, tesoura, pinça e maquiagem para preencher as falhas. Em seguida, confira quais são os principais tipos de procedimentos para sobrancelhas e para que serve cada um deles.

Os 8 melhores procedimentos para sobrancelha

Além do design ideal, para ter um olhar marcante e poderoso é fundamental escolher o procedimento para sobrancelhas que mais atende às suas necessidades. Para isso, o segredo do sucesso é identificar o que você quer corrigir, como a falta ou excesso de pelos, assim como se você deseja sobrancelhas mais naturais ou mais marcadas. A designer Marcela Porto explica quais são os melhores procedimentos disponíveis no mercado e a finalidade de cada um. Confira!

Design de sobrancelhas simples

sobrancelha

Esse tipo de design é ideal para quem quer apenas retirar o excesso de pelos e modelar as sobrancelhas. “Ele é feito na pinça ou na linha e nada mais é do que montar um desenho harmônico usando os traços de cada pessoa, trazendo leveza ao visual e um olhar marcante”, explica Marcela.

Design com henna

A aplicação da henna é ideal para quem deseja escurecer os fios de uma forma não definitiva já que o resultado dura apenas algumas semanas. Na henna, uma tinta específica é aplicada nos fios para realçar os pelos já existentes da sobrancelha. O efeito fica por conta da cliente, afinal, “depende muito do gosto de cada cliente. Algumas escolhem um visual mais marcado e outras, um visual mais natural”.

Publicidade

Maquiagem definitiva

sobrancelha

“Na maquiagem definitiva, o profissional aplica o pigmento em uma camada mais profunda da pele, por isso, ela funciona como se fosse uma tatuagem e saí com um procedimento a laser. Além disso, esse tipo de procedimento pode ocasionar o que chamamos de ‘sobrancelha cor fantasia’, uma sobrancelha que apresenta coloração azulada ou esverdeada com o passar do tempo”.

Brow lamination

“Esta técnica é indicada para clientes que gostam de uma sobrancelha natural com uma pegada selvagem. Consiste no uso de um produto químico para o alisamento dos pelos que aumenta o volume dos fios, resultando em sobrancelhas grossas e cheias. Esta técnica dura cerca de 2 meses”, explica Marcela.

Dermopigmentação

sobrancelha

A dermopigmentação é um tipo de micropigmentação onde a tinta é aplicada diretamente na derme através de um aparelho chamado dermógrafo. “O intuito do procedimento é realçar, corrigir falhas e imperfeições ou, até mesmo, modificar o formato das sobrancelhas. Ele é perfeito para quem deseja um procedimento duradouro, pois o resultado demora de 8 a 18 meses para sair e pode ser retocado a cada 30 dias”.

Microblanding

“Esse tipo de micropigmentação é ideal para quem deseja corrigir falhas e imperfeições nas sobrancelhas de uma forma bem natural e discreta. Nela, desenhamos fios semelhantes aos pelos naturais da cliente do início ao final da sobrancelha com um aparelho chamado tebori”. Nesse caso, a atenção é voltada tanto para as áreas com falhas quanto para as áreas que já tem pelos. O resultado são sobrancelhas mais cheias e volumosas por um prazo de 6 a 12 meses. Contudo, você pode fazer o retoque sempre que sentir que a tinta está saindo.

Micropigmentação fio a fio

sobrancelha

A micropigmentação fio a fio é muito semelhante ao microblanding. Contudo, “a principal diferença entre ambas é que na fio a fio é usado um aparelho chamado dermógrafo, parecido com o aparelho de tatuagem, e na microblading trabalhamos com o tebori, uma caneta em que você coloca uma lâmina mais fina na ponta. Particularmente, eu só trabalho com o tebori, pois o resultado da pigmentação fica mais bonito e muito mais natural”, opina Marcela.

Publicidade

Micropigmentação shadow line

A shadow line é um procedimento que mistura as técnicas fio a fio e sombreamento. “Na shadow line realizamos a técnica fio a fio do início ao meio das sobrancelhas e o sombreamento é feito do meio até o final, quando esfumamos a área”. Ela proporciona um olhar marcante, mas natural, graças ao degradê formado na região a partir da combinação das técnicas.

Técnica de shadow

sobrancelha

Nessa técnica é realizado um esfumado do início ao fim das sobrancelhas. “No início da sobrancelha podemos fazer um esfumado clarinho, no meio, um esfumado de cor média e no final, um esfumado bem marcado. Lembrando que esta técnica serve para as clientes que gostam de uma sobrancelha mais marcada”.

Seja qual for o procedimento que você faça, é fundamental escolher uma profissional responsável que irá te ajudar a decidir a melhor técnica para você. Se ainda te restam dúvidas sobre os procedimentos e os designs de sobrancelhas, confira a seguir 8 dúvidas mais frequentes respondidas pela especialista.

8 dúvidas sobre sobrancelha respondidas pela especialista

sobrancelha

Canva

Dicas de Mulher – Como é uma sobrancelha perfeita?

Marcela Porto – É difícil falar de uma sobrancelha perfeita, mas eu acho que é aquela que realça o formato natural da sobrancelha da cliente ou também aquela que a cliente mais gosta e se sente bem.

Qual é o jeito mais natural de preencher as sobrancelhas?

A forma mais natural de preencher as falhas é a partir da microblanding fio a fio, que utiliza nano lâminas. Nesse procedimento, desenhamos cada fio respeitando o formato natural da sobrancelha da cliente. Devido à espessura bem fina, as nano lâminas se assemelham aos pelos naturais.

É possível retirar a maquiagem definitiva para realizar algo mais natural?

Sim, mas a única forma de tirar a maquiagem definitiva é com laser, pois o pigmento funciona como se fosse uma tatuagem, sendo aplicado em uma camada mais profunda da pele. Quando isso acontece, indicamos que a cliente procure um profissional especializado em remoção de tatuagem a laser, que indicará quantas sessões serão necessárias para retirar o pigmento da pele.

Qual a diferença entre fazer sobrancelha com pinça, linha ou navalha?

A principal diferença entre esses procedimentos é que, tanto no design feito com pinça como o design feito com a linha, nós cortamos o pelo desde a raiz. Isso faz com que ele demore mais para crescer. Já no design com a navalha, o pelo é cortado de forma superficial, por isso, a durabilidade do procedimento é menor. Além disso, na sobrancelha feita na navalha os pelos crescem mais grossos do que com o design feito com a pinça ou a linha.

Quanto tempo demora para a sobrancelha crescer?

Não tem como definir um tempo específico, pois cada caso é um caso. Tudo depende do ciclo de queda e crescimento do pelo de cada cliente, que pode ser lento ou acelerado, levando de 3 dias até duas semanas.

Após quanto tempo tem que retocar a micropigmentação?

Tanto no caso da dermopigmentação quanto da microblanding, a cliente precisa voltar para fazer o retoque de 30 a 45 dias após o procedimento. Porém, o retoque não é necessário em todos os casos. Isso porque, como o pigmento é um corpo estranho, a pele pode expulsar parte dele. Por isso, é necessário um retorno para análise para definir se será preciso retocar a micro ou não.

Quanto custam procedimentos como micropigmentação, microblanding e outros?

O preço varia de cidade para cidade e de profissional para profissional. Os instrumentos utilizados, como o tebori ou o dermógrafo, também influenciam no preço final do produto. A média é de R$ 300 a R$700.

Como escolher o melhor procedimento para sobrancelhas?

Essa escolha é totalmente individual e, na hora de escolher, você precisa trabalhar em conjunto com a profissional para que ambas decidam qual é o melhor procedimento de acordo com o seu objetivo. Caso você queira uma sobrancelha mais natural e que dure bastante, a fio a fio ou a microblading são ideais. Caso você prefira uma sobrancelha mais marcada, as técnicas indicadas são henna, shadow e shadow line.

Ainda não conseguiu esclarecer suas dúvidas? Então confira alguns vídeos que vão te ajudar a entender mais sobre o assunto.

Vídeos sobre sobrancelhas

Nada como vídeos com tutoriais incríveis que vão te ensinar a cuidar das sobrancelhas, não é mesmo? Confira alguns vídeos que vão te mostrar como fazer e corrigir suas sobrancelhas em casa!

Como fazer a sobrancelha em casa

Neste vídeo, Evelyn Lobo ensina como fazer a sua sobrancelha em casa e aponta quais os materiais que você precisa ter em mãos. Aqui, ela mostra como marcar os pontos da sobrancelha e como tirar o excesso de pelos com pinça.

Como realçar as sobrancelhas de forma natural

A maquiadora Vanessa Rozan ensina técnicas simples para realçar as sobrancelhas de forma natural. Ela indica quais são os melhores produtos para quem gosta de uma sobrancelha mais natural e para quem gosta de uma bem definida.

Como é feita a micropigmentação

Quer saber como é feito o procedimento de micropigmentação? Neste vídeo, a profissional mostra como é realizado a técnica de preenchimento de sobrancelha mais famosa do mercado.

Como cuidar da sua micropigmentação

Você sabe como cuidar da sua micropigmentação? Além de melhorar os resultados, cuidar da sua micro de forma correta vai ajudar a aumentar a durabilidade do procedimento. A esteticista e micropigmentadora Thassia Piezzaroli indica quais são os cuidados mais importantes após o procedimento.

Como dizem por aí, as “sobrancelhas são a moldura do rosto”. Por isso, tudo é válido na hora de cuidar dessa parte do rosto. Sejam as sobrancelhas arqueadas, retas, preenchidas com henna ou micropigmentação, o importante é escolher um procedimento que atenda suas necessidades e caiba no seu bolso. E para deixar as sobrancelhas mais grossas, veja quais são os principais óleos para engrossar as sobrancelhas que irão te ajudar a ter pelos cheios e volumosos.

Sou a Karina Faria, redatora SEO há 5 anos. Amo escrever sobre moda, beleza, viagens e comportamento. Minha missão é inspirar as pessoas através da escrita!