Moda e Beleza

7 receitas de skincare caseiro para uma pele radiante

iStock

Atualizado em 07.10.22

A pele é o maior órgão do nosso corpo, ela protege nosso organismo, mantém nutrientes importantíssimos e é uma das formas mais legais de expressar nossa beleza. Mantê-la saudável é essencial, e o skincare é indispensável nesse processo. Por isso, essa série de ideias de skincare caseiro pode te ajudar a criar uma rotina de cuidados simples e eficientes.

Índice do conteúdo:

O que é skincare

O termo skincare vem da língua inglesa e significa cuidado com a pele. De forma simples, é a rotina de cuidados que tem como objetivo manter a pele limpa, tonificada, hidratada e protegida.

Apesar de ser um hábito bastante ligado à estética, cuidar da pele também é uma questão de saúde. Afinal, todos os dias nossa pele é exposta às radiações ultravioletas emitidas pelo sol, a diferentes tipos de poluição e ao uso de produtos químicos, como a maquiagem. Ao longo do tempo, isso tudo danifica a pele e compromete sua principal função, que é nos proteger.

Como fazer skincare caseiro com receitas simples

O primeiro passo para criar uma rotina de skincare que corresponda às necessidades da sua pele é conhecê-la. Ela é oleosa? É mista? Ou é seca? Observe como sua pele reage aos diferentes climas, ambientes e situações. Autoconhecimento é a chave! O skincare caseiro é forma acessível de manter sua rotina de cuidados. Com alguns minutos do seu dia mais ingredientes comuns, como café e aveia, é possível obter uma pele mais vistosa, controlar a oleosidade e reduzir manchas e espinhas.

Publicidade

Esfoliante caseiro de café para rosto e corpo

  1. Misture duas colheres de sopa de café com duas colheres de sopa de açúcar;
  2. Adicione uma colher de sopa de pó de cacau;
  3. Acrescente meia colher de sopa de canela em pó;
  4. Ligue os ingredientes sólidos com óleo de coco até formar uma pasta;
  5. Aplique sobre a pele limpa.

Essa dica pode ser usada para cuidar da pele do rosto e do corpo, já que a esfoliação estimula a circulação sanguínea e retira células mortas. Você vai ficar com a pele renovada, macia e com cheirinho de chocolate! No vídeo a seguir, Yasmin Brunet dá mais detalhes do passo a passo e mostra uma alternativa do esfoliante que usa óleos essenciais.

Receita caseira para acabar com as manchas da pele

  1. Junte uma medida de arroz com duas medidas de água filtrada
  2. Reserve a mistura e deixe o arroz de molho por dois dias;
  3. Rale um pepino e esprema o suco em um recipiente;
  4. Misture o líquido do pepino com a água de arroz;
  5. Aplique o produto no rosto limpo com a ajuda de algodão.

Tome o cuidado de fazer as aplicações sempre durante a noite e lembre-se de lavar bem o rosto no dia seguinte antes de se expor ao sol (sempre com protetor solar!). A misturinha pode durar até sete dias na geladeira. Nesse vídeo, a Andressa explica os benefícios de cada um dos ingredientes desse skincare caseiro. Assista!

Skincare vegano e natural para acne

  1. Faça 200ml de chá-verde e reserve para esfriar;
  2. Dilua 5 gotas de óleo essencial de lavanda em 50ml de vinagre de maçã;
  3. Misture todos os líquidos em um recipiente;
  4. Aplique na pele limpa.

No vídeo, a Nataly Neri recomenda o uso de um conservante natural para que o seu tônico dure por mais tempo. Se você optar por não utilizar o conservante, prefira produzir pequenas quantidades para consumo a curto prazo, armazene na geladeira e preste atenção quanto aos aspectos físicos do seu tônico.

Publicidade

Máscara hidratante de aveia

  1. Junte duas colheres de aveia com uma colher de mel;
  2. Adicione leite até formar uma massa homogênea;
  3. Aplique na pele limpa e deixe agir por 20 minutos;
  4. Enxágue com água fria.

A aveia estimula a elasticidade da pele, ajuda na hidratação e é um ingrediente bem acessível. Essa máscara pode ser usada em todos os tipos de pele, mas é recomendável trocar o leite por água no caso das cútis mais oleosas. Assista ao vídeo para descobrir mais sobre as vantagens e formas de uso dessa receita.

Tônico caseiro de babosa

  1. Deixe uma folha de babosa de molho em água por 40 minutos;
  2. Retire os espinhos e a casca da folha com cuidado para não desperdiçar o gel;
  3. Bata o gel da babosa no liquidificador e peneire;
  4. Misture 100ml do gel com uma colher de glicerina;
  5. Adicione um óleo vegetal de sua preferência;
  6. Aplique no rosto limpo com a ajuda de um algodão.

É importante deixar a folha na água para eliminar as toxinas da babosa e tornar o seu skincare mais eficiente. Faça um teste numa pequena área da pele para evitar reações alérgicas e não saia no sol com o tônico na pele! Confira o vídeo da Vivian para entender mais sobre os benefícios do tônico de babosa no seu skincare caseiro.

Máscara de batata para olheiras

  1. Descasque e rale uma batata;
  2. Deixe a batata descansar por alguns minutos até soltar líquido;
  3. Esprema a batata para retirar o sumo do alimento;
  4. Acrescente uma colher de óleo de rícino;
  5. Molhe um disco de algodão no líquido e aplique na área das olheiras;
  6. Fique com a máscara por pelo menos 10 minutos.

O sumo da batata deve ajudar a clarear a pele retirando o aspecto arroxeado das olheiras e a desinchar a região dos olhos. Também é possível conseguir resultados legais sem o óleo de rícino, caso não esteja disponível para você.

Máscara calmante para pele oleosa

  1. Faça um chá de camomila e espere esfriar;
  2. Misture uma colher de aveia com três colheres do chá;
  3. Acrescente uma colher de argila verde;
  4. Misture até ficar homogêneo e aplique na pele limpa.

A argila é famosa por sua ação secativa que ajuda a controlar a oleosidade, já a camomila e a aveia têm efeitos calmante e anti-inflamatório. No vídeo a seguir, você pode conferir como utilizar a máscara. Além disso, a youtuber ensina mais duas receitas que vão ajudar a reduzir a oleosidade da sua pele.

Publicidade

Além de nos proteger e nos embelezar, nossa pele também é responsável por um dos cinco sentidos mais interessantes: o tato! Então, com tudo isso em mente, separe seus ingredientes, vá para a frente do espelho e sinta todas as boas sensações que a sua pele pode te proporcionar. Aproveita e confira, também, essas receitas de sabonete de glicerina que vão turbinar sua rotina de skincare caseiro.