9 sinais de que seu parceiro pode estar com um pé fora da relação

Mesmo de forma inconsciente, todos nós damos sinais de que não estamos mais tão envolvidos assim

Escrito por Raquel Praconi Pinzon

Foto: iStock

Às vezes não gostamos de pensar muito nisso, mas os relacionamentos mudam com o passar do tempo. Afinal, nós passamos por novas experiências, amadurecemos e mudamos de opinião, e isso tudo se reflete na forma como nos relacionamos.

As mudanças não são necessariamente ruins, e muitas vezes elas indicam que a ligação que temos com nossos parceiros está mais sólida e serena, sem toda aquela ansiedade do início do relacionamento.

Entretanto, essas mudanças também podem significar que o relacionamento está enfraquecido ou que seu parceiro ou parceira – ou mesmo você! – não está mais feliz. Não é fácil se dar conta disso, mas ignorar os sinais não vai ajudar você a refletir se deve investir na relação ou se distanciar.

Por isso, se você está se perguntando se seu relacionamento pode estar chegando ao fim, considere estes nove sinais de que um de vocês não está mais tão satisfeito assim antes de tomar uma decisão:

1. Seu parceiro afastou você do dia a dia dele

Foto: iStock

Vocês não precisam ter uma conta de casal no Facebook, mas é normal e esperado que um casal esteja por dentro de detalhes do que acontece na vida um do outro. Assim, se você se der conta de que está muito fora do que acontece na vida do parceiro ou parceira, isso pode ser um sinal de afastamento.

Leia também: Como lidar com o fim do relacionamento da melhor maneira possível

Podem ser coisas pequenas como um projeto novo no trabalho, um desentendimento com um amigo próximo ou até mesmo planos de iniciar um novo curso. Porém, se o parceiro deixa você alheia a esses acontecimentos, isso pode indicar que ele não está mais tão envolvido assim.

2. O interesse dele em fazer sexo diminuiu

Foto: iStock

Casais em relacionamentos longos podem passar por períodos em que as relações sexuais ficam de lado, principalmente quando um dos dois enfrenta problemas pessoais ou profissionais. Contudo, a intimidade é mantida de outras formas, até que a vida sexual seja retomada.

Porém, se o seu parceiro apresentar uma queda brusca no desejo (ou se ele estiver direcionando a libido para outra pessoa), isso pode indicar que ele não está mais tão interessado na relação ou em manter um nível tão profundo de intimidade com você.

3. Seu parceiro parece não te valorizar mais

Foto: iStock

Uma das bases de um relacionamento é fazer com que o parceiro saiba que é admirado e valorizado tanto pelas grandes conquistas quanto por coisas pequenas como preparar um jantar especial.

Quando você nota que o parceiro deixa de te elogiar e agradecer por suas ações, como se estivesse eternamente distraído, isso pode ser um sinal de que ele está menos conectado com você.

Leia também: Como esquecer um homem?

4. Ele parou de fazer “aquelas pequenas coisas”

Foto: iStock

Parceiros que estão em um relacionamento sólido mantêm aquelas pequenas atitudes que demonstram amor, carinho e preocupação no dia a dia. São coisas simples e que variam de casal para casal, como mandar uma mensagem no meio do dia, comprar seu sorvete preferido ou preparar um chá para você antes de dormir.

Se esses hábitos de repente desapareceram, isso pode significar que o parceiro não está mais certo de que quer continuar no relacionamento. Afinal, esses pequenos agrados são símbolos da conexão que havia entre vocês, e eles podem deixar o parceiro desconfortável neste novo momento, mesmo que ele não se dê conta disso.

5. As discussões diminuíram

Foto: iStock

Brigas homéricas e muito frequentes não são um bom sinal, mas a ausência de discussões também acende o alerta vermelho de que algo está errado no relacionamento. Isso acontece porque discutir com o parceiro ou parceira é muito desgastante, de forma que uma pessoa desinteressada simplesmente vai preferir evitar todo esse esforço e fingir que concorda com o que você está dizendo.

Afinal, por que arrumar as coisas se a relação já não importa mais? Nesse caso, a ausência de discussões pode indicar que, embora esteja fisicamente presente, o parceiro não está mais emocionalmente envolvido.

6. Vocês brigam por qualquer coisa

Foto: iStock

Embora a ausência de discussões possa significa um desinteresse, brigas constantes provocadas por coisas sem grande importância também são um sinal de que o relacionamento pode estar próximo do fim.

Leia também: Os 5 mandamentos do fim do relacionamento

Quando absolutamente tudo parece irritar seu parceiro e você passa a andar em ovos para evitar reações exacerbadas da parte dele, isso pode ser uma tentativa, muitas vezes inconsciente, de manter você afastada, talvez até de fazê-la tomar a iniciativa de terminar a relação.

7. O parceiro evita passar muito tempo com você

Foto: iStock

De repente, seu parceiro parece não estar mais tão disponível quanto antes sem uma razão aparente por trás disso, como uma prova importante ou um projeto muito grande no trabalho? Essa atitude pode indicar que ele está tentando se afastar de você e do relacionamento.

Um parceiro que passa evitar a sua companhia e sempre tem uma desculpa para recusar idas ao cinema, jantares e viagens está claramente desinteressado na relação.

8. Ele não parece muito feliz quando está com você

Foto: iStock

Todos nós temos uma “máscara” que utilizamos para manter as aparências no ambiente de trabalho e em outros contextos sociais. Por isso, é normal revelar seus verdadeiros sentimentos apenas às pessoas mais próximas, como sua família e seu parceiro.

Porém, se o seu parceiro sempre parece desanimado ou mal-humorado quando você está por perto, isso pode ser um sinal de que o relacionamento passou a ser uma fonte de sofrimento. É muito doloroso perceber que seu parceiro fica mais feliz quando está com os amigos do que quando está com você, mas é preciso encarar a realidade.

Leia também: Como deixar o ex-amor para trás de uma vez por todas

9. Sua intuição diz que tem algo de muito errado

Foto: iStock

Não temos como saber exatamente do que se trata, mas sua intuição diz que seu relacionamento não é mais o mesmo e está se aproximando do fim? Então você deve dar ouvido a ela e procurar entender o que está acontecendo.

Existem pequenos sinais que somente você pode identificar, e são eles que fazem você ligar o alerta de que algo não vai bem. Contudo, você sempre terá apenas parte das respostas, e remoer os acontecimentos para tentar chegar sozinha a uma conclusão não vai funcionar muito bem.

Por isso, a única forma de tentar resolver esse problema é sendo muito franca e questionando o parceiro ou parceira sobre seus desejos de forma clara e tranquila. Se ele estiver disposto a investir um pouco mais no relacionamento (e você também), este será o momento de vocês terem uma boa conversa.

Do contrário, mesmo que você sofra, procure ter em mente que não há como manter um relacionamento unilateral. Se seu parceiro não estiver mais a fim, sua melhor opção é seguir um novo caminho, pois você também merece ser amada e feliz.

Assuntos: Relacionamentos

Dicas pela Web
Comentários