8 sinais de que você é uma pessoa introvertida

Estar em ambientes muito cheios acaba com a sua energia? Então você pode ser uma pessoa introvertida, mesmo que não seja tímida. Entenda a diferença

Escrito por Raquel Praconi Pinzon

Foto: iStock

Quando se fala em uma pessoa introvertida, o primeiro pensamento costuma ser a imagem de uma pessoa tímida e meio desajeitada nas ocasiões sociais.

Mas não é bem assim que funciona. O aspecto social é apenas um dos traços da personalidade introvertida, e ele não é obrigatório.

Ser introvertido ter muito mais a ver com se sentir estimulado por fatores internos e não externos do que ser aparentemente tímido.

Por isso, em vez de buscar traços como a timidez, é mais correto identificar um introvertido verificando se uma pessoa ganha ou perde energia quando está na companhia de outras pessoas, mesmo que sejam seus amigos e ela aprecie sua companhia.

Confira 8 sinais apresentados por um verdadeiro introvertido e veja se você se encaixa nessa personalidade:

Leia também: Timidez também tem o seu lado bom

1. Conversas superficiais te deixam cansada

Foto: iStock

Enquanto os extrovertidos fazem questão de puxar conversa, seja a respeito da demora do elevador ou da chuva que se aproxima, os introvertidos veem nesse hábito uma fonte de ansiedade e irritação.

Isso não significa que eles se achem superiores a esse tipo de conversa, mas sim que não se sentem bem em conversar sobre algo que não lhes desperta um interesse genuíno.

2. O networking é algo que te incomoda de verdade

Foto: iStock

Fazer networking, ou seja, conversar com pessoas aleatórias com o objetivo de encontrar oportunidades profissionais, faz o introvertido se sentir a legítima falsiane, pois ele busca sempre ser autêntico em suas interações sociais.

A solução para os introvertidos é investir no networking em grupos pequenos, e não em grandes ocasiões cheias de pessoas.

3. Multidões drenam a sua energia

Foto: iStock

As multidões incomodam os introvertidos. Em geral, estar em um ambiente cheio de pessoas significa ter que lidar com muito barulho e dificuldades para se movimentar, o que faz com que a energia do introvertido vá embora rapidinho.

Leia também: Como ter mais amigos na vida adulta?

4. Você é uma boa comunicadora

Foto: iStock

Aqui está uma característica que diferencia os tímidos dos introvertidos. Enquanto os tímidos sentem pavor de se comunicar, os introvertidos fazem isso muito bem – desde que o assunto seja do seu interesse verdadeiro.

Alguns exemplos de introvertidos que se sobressaem na hora de se comunicar são J.K. Rowling, Emma Watson, Christina Aguilera, Bill Gates e Mahatma Gandhi.

5. Você vive se distraindo

Foto: iStock

Os introvertidos têm uma tendência natural a se distrair em ambientes com muitos estímulos, como se essa fosse uma forma de fazer sua mente se deslocar um pouco do agito que tanto lhes drenam a energia.

Os extrovertidos, por sua vez, ficam entediados em ambientes mais monótonos, pois eles precisam receber mais estímulos.

6. Você é mais observadora que a média

Foto: iStock

Os introvertidos costumam observar detalhes que passam batidos por outras pessoas. Isso acontece porque, quando eles se sentem sufocados pelos estímulos do ambiente, eles se focam em pequenos detalhes na busca de restabelecer seu equilíbrio mental.

Leia também: Fuja das gafes nas festas de confraternização da empresa

7. Você optou por uma carreira mais solitária

Foto: iStock

Os introvertidos preferem profissões que possibilitem realizar tarefas de forma criativa e solitária, de forma a abordar profundamente cada tópico.

Assim, carreiras que envolvem a escrita, a tecnologia e as ciências naturais são as preferidas dos introvertidos, pois elas proporcionam mais estímulos internos ao mesmo tempo em que são executas em ambientes sem tantas informações assim.

8. Você ama ficar sozinha – e sente que precisa disso

Foto: iStock

Mais do que apreciar a própria companhia, os introvertidos precisam de períodos solitários para recarregar sua energia.

Para as pessoas que têm essa personalidade, estar em um ambiente muito agitado ou em meio a várias pessoas significa ver sua energia se esvair aos poucos, por mais que elas gostem das atividades das quais participaram.

Dessa forma, os introvertidos sentem necessidade de passar um tempo sozinhos e quietos, vendo sua série preferida, lendo ou mesmo dormindo um pouco para restabelecer seu equilíbrio.

Leia também: Como manter a criatividade viva na vida adulta

Você se identificou com essas características? Elas podem ajudar a explicar por que muitas vezes as pessoas acham que você é tímida ou não gosta de companhia, quando, na verdade, você se sente muito cansada depois de interagir socialmente.

Ser introvertido tem suas vantagens, como ser bons ouvintes, ter uma inteligência emocional elevada e exercitar sua criatividade, então aproveite a sua personalidade.

Assuntos: Relacionamentos

Dicas pela Web
Comentários