7 sinais de que o seu parceiro ou parceira é muito imaturo para você

Irresponsabilidade e insegurança são características que acompanham a imaturidade

Escrito por Raquel Praconi Pinzon

Foto: iStock

Relacionamentos adultos demandam dedicação: mais do que atração física, é preciso construir uma parceria que também funcione em outros aspectos da vida, incluindo o lado financeiro e os projetos para o futuro.

Justamente por isso, pode ser muito complicado manter uma relação de longo prazo com um parceiro ou parceira muito imaturo, que ainda não desenvolveu seu lado emocional ou seu senso de responsabilidade. Dessa forma, se ele ou ela apresenta alguns destes sinais a seguir, talvez você deva repensar se essa é a pessoa certa para a sua vida:

1. Ele é extremamente inseguro

Foto: iStock

Seu parceiro ou parceira ficou arrasado porque você mandou um coração a menos do que ele no WhatsApp. Ou, quem sabe, ele tenha ficado superchateado porque você optou por almoçar com seus avós uma vez no ano. Pior ainda: ele teve um ataque porque você decidiu – com toda a razão – que tinha direito à sua privacidade e não quis revelar a senha do seu Facebook.

Quando a pessoa que está ao seu lado tem reações exageradas e coloca seus sentimentos à prova o tempo todo, esse é um sinal bem evidente de que ela ainda é muito imatura emocionalmente. Nada do que você faça vai ajudar o parceiro ou a parceira a confiar mais em você enquanto ele ou ela não resolver esse problema.

2. Ele tem uma atitude negativa em relação a discussões

Foto: iStock

Discussões são normais e saudáveis para qualquer casal, desde que ambos ajam de forma positiva nessas situações. Quando o parceiro se recusa a debater pontos que vocês precisam ajustar, com a velha desculpa de que “está cansado de DRs”, isso indica que ele pode não estar pronto para manter um relacionamento.

Leia também: 10 coisas que você nunca deve fazer “por amor”

Atitudes como gritar, ofender e agredir fisicamente durante uma discussão também podem ser sinais de um despreparo emocional – ou de problemas de caráter ainda mais sérios. Não tenha dúvidas de que você deve se afastar.

3. Ele é irresponsável em relação ao dinheiro

Foto: iStock

Por mais lindo que seja o amor, construir uma vida juntos envolve alguns fatores bem mais pé no chão do que “o fogo que arde sem se ver”, como os recursos financeiros de que vocês vão precisar para bancar uma casa ou possíveis filhos.

Um parceiro ou parceira que não demonstra muito interesse em suas finanças e não adota medidas pensando em garantir sua renda (como investir nos estudos ou na carreira) provavelmente ainda é muito imaturo para levar uma vida a dois.

4. Ele não consegue cuidar da própria rotina

Foto: iStock

Da mesma forma que um parceiro imaturo não está muito familiarizado com a ideia de garantir suas finanças, ele também vai se mostrar relapso com seus compromissos do dia a dia, sejam eles pessoais, familiares ou profissionais.

Um parceiro que vive perdendo a hora de ir trabalhar porque fez uma maratona de Netflix de madrugada, por exemplo, não parece ser maduro o suficiente para assumir um relacionamento. Ao ficar ao lado dessa pessoa, é muito provável que você tenha que se tornar uma espécie de “mãe” para cuidar das obrigações de outro adulto.

Leia também: 12 coisas que não se deve deixar de fazer por causa do namorado

5. Ele não cumpre suas próprias promessas

Foto: iStock

Dar a palavra e não cumprir é mais um sinal de irresponsabilidade, pois mostra que a pessoa não se importa com a confiança que você depositou nela – e o pior é que essa é uma falha que nem sempre se corrige apenas com o passar do tempo.

Estar ao lado de um parceiro ou parceira com comportamento inconsistente fará com que você sempre tenha que assumir todas as tarefas, pois ele não vai pensar duas vezes para escolher entre seguir aquilo que se propôs a fazer ou se “esquecer” de suas próprias promessas.

6. Ele parece estar competindo com você

Foto: iStock

Se você tem a impressão de que seu parceiro ou parceira não fica realmente feliz com suas conquistas e sempre procura mostrar como ele ou ela fez algo ainda melhor, isso também pode ser um sinal de imaturidade.

Um parceiro que age mais como adversário provavelmente sofre de baixa autoestima e insegurança, por isso ele vai tentar diminuir o seu sucesso – e fazer questão de te lembrar dos seus fracassos o tempo todo.

7. Você não parece ser uma prioridade

Foto: iStock

Ele ou ela está constantemente grudado no celular enquanto você tenta conversar, nunca tem tempo para ouvir o que você tem a dizer ou deixa claro que sair com os amigos é melhor do que ficar com você? Então parece que você não é exatamente uma prioridade na vida dele ou dela.

Leia também: 14 coisas com as quais você não deve se preocupar

É claro que os dois membros de um casal precisam manter sua identidade e seus interesses, mas relacionamentos envolvem ter responsabilidade com o outro. Se um parceiro não coloca você em primeiro lugar por ser incapaz de perceber suas necessidades, ele provavelmente ainda é muito imaturo para estar ao seu lado.

Caso você se dê conta de que está se relacionando com uma pessoa que ainda precisa amadurecer, você até pode dar alguns toques e dicas em algumas áreas, mas sempre ficará a cargo do outro acatá-las ou não – você não poderá tomar essa decisão por ele.

Porém, o que você realmente pode escolher é se você está disposta a aceitar essa característica e suas consequências em um relacionamento ou se você estará melhor sem essa pessoa na sua vida. Não tenha medo de buscar outro caminho que te faça mais feliz.

Assuntos: Relacionamentos

Dicas pela Web