Moda e Beleza

Shampoo vegano: 10 produtos que unem beleza e responsabilidade

iStock

Atualizado em 31.07.23

O veganismo é uma prática que está além da culinária e tem tudo a ver com beleza. Diversas marcas de cosméticos desenvolveram fórmulas de shampoo vegano, sem qualquer componente de origem animal, mais responsáveis ecologicamente, e com compostos que mantém os fios hidratados e brilhantes. Confira uma lista dos 10 melhores para comprar e tutoriais para fazer em casa.

Índice do conteúdo:

Os 10 melhores shampoos veganos para comprar

Diversas marcas de cosméticos já contam com shampoos 100% veganos e cruelty free, ou seja, além de não usarem componentes de origem animal, os produtos também não são testados nos bichinhos. Confira essa lista dos melhores do mercado, os benefícios de cada um e a opinião de quem já testou!

1. Shampoo Skala Bomba de Abacate – $

Dicas de Mulher

A Skala Cosméticos é conhecida pelo preço baixo e por produtos de boa qualidade. A marca é completamente vegana e prova que produtos responsáveis podem ser acessíveis. O shampoo Bomba de Abacate é enriquecido com vitamina A, componente que auxilia o crescimento e o fortalecimento dos fios. É ideal para cabelos que tendem a ser secos e armados.

Publicidade

Compre aqui

2. Shampoo Inoar Go Vegan – $$

Dicas de Mulher

O shampoo da Inoar é recomendado para todos os tipos de cabelo e tem um ótimo custo-benefício, tornando o produto ótimo para o cotidiano. A linha Go Vegan promete madeixas hidratadas e nutridas, além de fios brilhantes e recuperados. Entre seus principais componentes estão o óleo de coco e a manteiga de karité, ambos reparadores.

“Realmente tem toda essa pegada de produto vegano, com ingredientes 100% vegetais, como óleo de coco e de oliva e obviamente não é testado em animais. Indicada também para cabelos cacheados. […] Toda linha tem cheirinho de coco, mas não é enjoativo! O shampoo lava bem, não resseca e faz uma espuma boa!” – Bia Munstein

3. Shampoo vegano Natura Patauá Ekos – $$$

Dicas de Mulher

O shampoo vegano da Natura contém óleo puro de patauá, o que confere um ótimo aroma e fortalecimento para os fios. É recomendado para todos os tipos de fios e principalmente para aqueles que demoram para crescer. Ele faz uma espuma cremosa e abundante que remove as impurezas sem agredir o couro cabeludo.

“(O shampoo) faz uma espuma rica e cremosa, é um shampoo bem gostoso de aplicar e bem hidratante também. Mesmo meu cabelo sendo seco não senti “travando”. Acho que ele vai bem com cabelos de normais a ressecados.” – Bia Munstein

Publicidade

Compre aqui

4. Shampoo vegano Lola Cosmetics Morte Súbita – $$

Dicas de Mulher

Os produtos da Lola Cosmetics são sucesso entre as blogueiras de beleza e são conhecidos pelas embalagens caprichadas e pelos cosméticos de cuidado intenso para fios danificados. O shampoo Morte Súbita, assim como todos os produtos da Lola, é vegano. A marca promete acabar com o frizz e é ideal para reconstruir madeixas que passaram por alguma química.

5. Shampoo vegano Salon Line Maria da Natureza – $$

Dicas de Mulher

O shampoo vegano da Salon Line também está entre os acessíveis da lista. Ele promove uma limpeza intensa enquanto trata o couro cabeludo. A marca promete brilho extremo às madeixas, além da prevenção de pontas duplas.

“O shampoo é transparente perolado, faz uma limpeza profunda mesmo sendo liberado para low poo e com sulfato fraco em sua fórmula. Eu diria que ele é ideal para raízes e cabelos bem oleosos pois sua limpeza é potente.” – Carol Kyoko

6. Shampoo vegano Keune So Pure – $$$$$

Dicas de Mulher

O shampoo So Pure da Keune é de linha profissional, o que explica o preço mais salgado em comparação aos outros. Seus ingredientes são 100% naturais e livre de parabenos e sulfatos. O shampoo repõe os nutrientes dos fios e os mantém hidratados. Essas ações resultam em um cabelo leve e macio.

Compre aqui

7. Shampoo Love Beauty and Planet – $$$

Dicas de Mulher

Publicidade

O shampoo da Love Beauty and Planet chegou recentemente no Brasil, mas já está aprovadíssimo! O aroma é superperfumado e a linha conta com opções diversas, para cabelos tingidos ou cacheados. Além da composição ser vegana, sua embalagem é feita de PET reciclado e é 100% reciclável.

“Sobre a embalagem nem preciso repetir né? Linda demais, delicada demais, um baita bom gosto da equipe de design e vai deixar qualquer penteadeira, pia ou balcão mais bonita. […] Os resultados foram: cabelos soltinhos, macios, ondas bem definidas e um perfume maravilhoso exalando pelo ar!” – Nana Bastos

8. Shampoo vegano Lokenzzi – $$$$

Dicas de Mulher

E se o seu cabelo é misto a oleoso, o shampoo vegano da Lokenzzi é ideal para você. O líquido é transparente e muito eficaz na limpeza dos resíduos. Sua fórmula conta com gengibre e hibisco, o que proporciona fios bilhantes e um cheiro superagradável.

“Rende muito, com pouca quantidade você consegue lavar bem os fios. Eu gostei muito desse shampoo, ele deixou meu cabelo soltinho e brilhoso, sem contar que o cheiro é muito bom, uma delícia!” – Julia Doorman

Compre aqui

9. Shampoo vegano Cativa – $$

Dicas de Mulher

Além dos convencionais, há também opções veganas de shampoos em barra. Similar a um sabonete, o produto da Cativa é compacto para carregar e tem a mesma funcionalidade que um shampoo líquido. Entre os componentes está o extrato de pitanga, que possui ativos antioxidantes e regenerativos.

“Limpa muito bem, chega a fazer aquele barulhinho de limpo, sabe?! Não precisei repetir a lavagem. Não ressecou, gostei muito! E olha que já usei vários sabonetes como shampoo e outros shampoo sólidos nesses 4 anos! Cumpre o que promete!” – Projeto beleza saudável

Compre aqui

10. Shampoo vegano Souvie Organic-poo – $$$$

Dicas de Mulher

A Souvie é conhecida por fabricar produtos conscientes e específicos para certos públicos, como as gestantes. O shampoo vegano da linha Organic-poo é natural e orgânico. A marca promete hidratação intensa e proteção contra agressões externas do cotidiano. Sua fórmula, composta de óleo de açaí e extrato de camomila, proporciona brilho e maciez aos fios.

“Tem uma consistência quase transparente, não pesa no cabelo e é ideal para o dia dia. Estou no meu segundo frasco e dos orgânicos que já testei, com certeza absoluta ele é um dos melhores. E além do mais tem pump.” – Francieli Rossin

São opções para diversos bolsos e para tipos de cabelo diferentes. É bom ressaltar que o produto ser vegano não garante que ele seja natural ou orgânico, portanto, esteja atenta à lista de componentes presentes nas embalagens.

Como fazer shampoo vegano caseiro

E se você acha difícil encontrar produtos veganos ou prefere testar receitas caseiras e orgânicas em casa, confira estes tutoriais de como fazer o próprio shampoo:

Shampoo vegano barato e sem sulfato

É possível fazer um shampoo vegano e natural por menos de 5 reais! O segredo são as lascas de juá, componente que produz espuma e retira os resíduos dos fios. Os outros ingredientes são: água e folhas de hibisco. Veja o passo a passo completo no vídeo.

Shampoo vegano caseiro com aveia

Esse shampoo é superfácil de fazer e leva apenas dois ingredientes: água e aveia. Basta ferver os dois, coar e colocar em um recipiente. Os resultados e o tutorial completo podem ser acompanhados no vídeo.

Tutorial: como fazer shampoo natural e vegano em casa

Esse vídeo nos mostra como fazer e usar um shampoo vegano e natural com alecrim, cascas de juá, goma xantana e água. Essa receita resulta em um produto cremoso que limpa bem os fios e o couro cabeludo.

Além de fáceis, as receitas caseiras são alternativas acessíveis para quem utiliza apenas produtos veganos ou está tentando reduzir o consumo de cosméticos muito industrializados. E para manter a saúde das madeixas em dia, confira os benefícios do shampoo sem sal.

Adora viajar, conhecer novos idiomas e culturas. Apaixonada por ícones da cultura pop, roupas extravagantes e narrativas de todo tipo. Comunicóloga, atualmente cursa Relações Internacionais.