Moda e Beleza

Shampoo low poo: informações, dicas e sugestões de produtos

iStock

Atualizado em 20.05.22

A técnica low poo consiste em utilizar produtos que contenham sulfatos fracos, pois esses ativos agridem menos o cabelo. Porém, nem sempre é fácil entender o que realmente torna um produto liberado para a prática. Por isso, preparamos um guia especial sobre shampoo low poo com várias dicas para você. Confira!

Índice do conteúdo:

O que é shampoo low poo

Um shampoo low poo é um produto que contém apenas sulfatos fracos, que agridem menos o cabelo. O sulfato forte, por sua vez, limpa os fios profundamente e, nesse processo, tira todos os nutrientes, a oleosidade natural e hidratação que o cabelo tem. Isso, ao longo do tempo, deixa as madeixas mais secas.

Os sulfatos fortes e mais comuns proibidos nessa técnica são sodium laureth sulfate, sodium lauryl ether sulfate e sodium laurilsulfate. Já os sulfatos fracos permitidos mais comuns são sodium lauroyl sarcosinate, sodium lauryl sulfoacetate e sodium cocoyl sarcosinate.

Os melhores shampoos low poo

Você já entendeu o que é um shampoo low poo, mas agora pode estar se perguntando: ok, mas como eu encontro? Como eu sei que o shampoo é realmente low poo? Quais as melhores marcas? Fica tranquila, porque nós vamos te ajudar! Abaixo, você confere uma seleção com ótimos shampoos liberados para essa técnica. Acompanhe:

Publicidade

1. Shampoo #MaisCachos Skala – $

Dicas de Mulher

Para começar, um produto pensado especialmente para os cabelos cacheados, crespos ou em transição. É um produtinho vegano e que promete dar brilho e fortalecer o volume natural dos fios. Além disso, contém óleo de rícino, que fortalece e auxilia no combate à queda por quebra dos fios, e manteiga de karité, responsável por nutrir intensamente, além de garantir o brilho e hidratação.

“Logo de início, gostei do cheirinho, que parece chiclete de tutti-frutti, que não é forte e nem enjoativo. Também gostei da textura do shampoo, que é mais para líquida e fácil de espalhar. No geral, o shampoo limpa bem os fios e sem agredir. Meus fios não se embaraçam e nem ficam opacos com o uso desse shampoo. Ou seja, ele limpa de modo suave.” – Rafaela Rodrigues

2. Shampoo Cachos de Cinema Embelleze – $$

Dicas de Mulher

Outra opção é o shampoo Cachos de Cinema, que é indicado para cabelos cacheados, secos, oleosos, mistos, com química e pintados. Ele hidrata e dá brilho e força para as madeixas, além de ter vários óleos puros que beneficiam os fios. O resultado? Um cabelo limpinho e supermacio.

“Eu nunca tinha usado um shampoo que deixasse o meu cabelo tão macio após a aplicação. Sua formulação é liberada para Low Poo, por isso ele é bem leve e não agride os fios enquanto limpa. O mais interessante desse produto é a consistência. Não tinha visto nenhum outro produto com uma textura similar.” – Ster Nascimento

Publicidade

3. Shampoo Poder das Castanhas Maria Natureza Salon Line – $$

Dicas de Mulher

Esse shampoo oferece nutrição e limpeza suave para os fios. Como seu próprio nome diz, ele conta com vários óleos derivados das castanhas, como óleo de amêndoa, macadâmia e manteiga de karité. Além disso, ele oferece tecnologia Bio 360, que é uma combinação de chá verde, chia e trealose. Essa combinação protege da poluição e fatores externos, além de conter antioxidantes.

“Ele é bem cheiroso, um cheiro adocicado diferente, bem gostoso. Não achei forte, porque não é algo que fica no cabelo depois. Apesar de não ter uma forte detergência (ser sem sulfato), não deixou nada a desejar na limpeza dos fios e ainda faz uma espuma legal. Sem contar que não desbota muito o cabelo, não resseca e sinto os meus fios mais nutridos por ele ser um shampoo nutritivo.” – Mundo Perdido da Carol

4. Shampoo #Love Cachos Capicilin – $$

Dicas de Mulher

Já esse é pensado para os cuidados que um cabelo cacheado precisa, independentemente da curvatura. Sua fórmula contém óleo de coco, óleo de abacate, d-pantenol e aloe vera. Com todos esses emolientes, esse produtinho promete fios macios, volume incrível e muita nutrição e brilho.

“O shampoo é um luxo! Hidratante, limpa superbem, faz uma espuma cremosa e o melhor é que ele não possui sulfato, o ingrediente do ressecamento. Eu senti meus cabelos superlimpos, como se tivesse usado shampoo de sulfato, porém sem o ressecamento.” – Nathalia Gabriela

5. Shampoo Boom Liberado Seda – $$

Dicas de Mulher

A Seda, sentindo a necessidade de lançar produtos liberados, criou esse produtinho que limpa delicadamente os fios e possui e D-Panthenol e óleo de coco. Esses ativos protegem os fios da quebra e queda, oferecem hidratação e proporcionam cabelos saudáveis.

Publicidade

“APROVADO, o Shampoo Seda Boom liberado é uma ótima opção para quem está iniciando a técnica Low-Poo, ele não é hidratante, mas higieniza muito bem sem ressecar. Nota 8/10 porque acredito que ele poderia ser hidratante, porém nota 10/10 para quem está começando a transição agora e busca algo similar a um shampoo com sulfato, mas sem a parte de ‘limpeza agressiva'” – Bom Jardim’s

6. Shampoo Creoula Lola Cosmetics – $$$

Dicas de Mulher

O Shampoo Creoula é ideal para cabelos cacheados e crespos. Além disso, ele contém ativos naturais, como óleo de abacate e óleo de coco, e proporciona proteção solar e térmica aos cabelos.

“O Shampoo Creoula é ideal para cabelos cacheados e crespos, tendo fórmula leve que limpa e nutre os fios, ajudando os cachos a tomarem forma e ficarem brilhantes e macios.” – Larissa Konze

7. Shampoo Higienizando a Juba Widi Care – $$$$

Dicas de Mulher

Feito exclusivamente para dar vida aos fios cacheados e crespos, esse shampoo limpa, faz espuma e não embola o cabelo. Em sua composição, tem óleo de linhaça dourada, que é rico em ômega 3 e 6 e proporciona condicionamento e brilho, assim como extrato de avelã, que fornece ação emoliente e atua no interior da fibra capilar. Promete hidratar e nutrir desde a primeira aplicação.

“O couro cabeludo fica superlimpo, e quem busca um shampoo para uma limpeza caprichada corre o risco de se apaixonar pelo Shampoo Higienizando a Juba. Depois de seco, o cabelo fica supersoltinho e o couro cabeludo livre de oleosidade.” – Cabelereira em Pé

8. Shampoo Botica Cachos Bio Extratus – $$$$

Dicas de Mulher

Esse shampoo tem ativos como a microqueratina vegetal, que restaura os danos da fibra capilar, melhora a textura e nutre o fio. Possui também óleo de baobá, que tem ação hidratante e emoliente, é rico em vitaminas A, C, D, E e F e ômega 3, 6 e 9.

9. Shampoo Purità Lisos Radiantes Davene – $$$$

Dicas de Mulher

Já esse produto é pensado exclusivamente para os cabelos lisos, com função de limpar com suavidade e dar brilho às madeixas. Além disso, ele também ajuda no combate ao frizz e mantém o movimento natural dos fios.

10. Shampoo S.O.S Acquaflora – $$$$

Dicas de Mulher

Por último, um shampoo low poo especialmente desenvolvido para limpar delicadamente cabelos que são quimicamente tratados com alisamentos, escovas ou colorações. Em sua fórmula, contém polifenóis e aminoácidos biofuncionais, que auxiliam na restauração do cabelo e diminuem a porosidade.

“O shampoo por mais que seja transparente não dá aquela sensação que os outros dão, que geralmente por serem considerados de limpeza, limpam demais e deixam com aquele aspecto de grosso e ressecado. No caso desse é bem diferente, enquanto está no cabelo, a gente tem essa sensação de limpeza, mas quando tira o produto parece que já foi usado o condicionador, ele deixa o cabelo supermacio e soltinho.” – Luna Airla

Opções de shampoo low poo é que não faltam no mercado. O importante é ficar bem atenta ao rótulo dos produtos e conferir se eles são realmente liberados para a técnica.

Mais informações sobre shampoo low poo para você conhecer

Temos mais conteúdos para ajudar você a entender mais sobre o mundo dos shampoos low poo. A seguir, separamos vídeos com dicas que vale a pena conferir. Olha só:

Como começar no low poo?

Aqui, Sarah Oliveira traz um passo a passo de como começar na técnica. A primeira dica é que ,antes de começar qualquer rotina low poo, você deve utilizar os produtos que tem em casa ou doar para uma amiga. Além disso, você confere mais conselhos valiosos no vídeo. Assista!

10 mentiras sobre low poo

Nesse vídeo, a Mari Morena fala sobre as 10 mentiras que mais circulam pela internet sobre low poo. Se você quer aprender mais sobre o assunto para não cair em nenhuma cilada, esse é o vídeo ideal. Confira!

Como saber se um produto é liberado?

No mundo low poo, principalmente nos shampoos, surge sempre a dúvida se o produto é ou não liberado para a técnica. Convenhamos: nem sempre é fácil acompanhar a lista de ingredientes. Sendo assim, a proposta aqui é ensinar isso de forma fácil e descomplicada. Acompanhe!

O shampoo low poo é uma alternativa para quem quer dar um tratamento mais natural às madeixas, além de existirem opções com ótimo custo-benefício no mercado. Quer saber mais sobre o assunto? Então, confira nossas dicas sobre no pow e loo pow.

Meu amor pelas palavras é tão grande que ser redatora virou minha profissão. 25 anos, amante de gatos, livros, inverno e chá de camomila. Gosto de conversar sobre a vida, o universo e tudo mais.