Semi joias: acessórios de qualidade e visual requintado

Com acabamento caprichado, as semi joias são fabricadas com materiais nobres, mas são muito mais acessíveis que as joias

Escrito por Karina Azevedo
Foto: Reprodução / Croptopia

Foto: Reprodução / Croptopia

Se o seu desejo é ter acessórios de boa qualidade sem gastar fortunas, as semi joias podem ser uma alternativa bastante acertada. Com um visual bonito e uma qualidade superior à qualidade de bijuterias, as semi joias têm a vantagem de serem vendidas a valores menores que as joias “verdadeiras”.

Segundo Alexandre Hering de Queiroz, sócio fundador da Toque de Joia, uma definição bem aceita de semi joia é a de um “produto com aparência e acabamento similar a uma joia de ouro maciço, porém, utilizando em sua composição interna materiais menos caros que o ouro”.

Qualidade no acabamento e no visual é o ponto forte deste tipo de peça. “Quem adquire uma semi joia, espera que visualmente se transmita a percepção de uma joia de ouro maciço, a um custo bastante inferior”, completa o especialista, que é diretor industrial e de criação da marca há 13 anos.

Hoje, é fácil encontrar uma imensa variedade de peças em semi joia: brincos, colares, pulseiras e anéis de todos os tamanhos e para todos os gostos e estilos. Além disso, várias marcas oferecem também a opção de revenda, abrindo a possibilidade para quem quer investir em um trabalho com esse tipo de acessório.

O que caracteriza uma semi joia?

Foto: Reprodução / Maja WYH

Foto: Reprodução / Maja WYH

Como o nome sugere, já espera-se que a semi joia seja uma peça que lembre a joia, na aparência, mas que não tem ouro maciço na sua fabricação. Este tipo de acessório é produzido, geralmente, com outros metais que levam apenas uma camada final de ouro. Na mesma linha, modelos que incluem pedras e outros detalhes não recebem pedras preciosas de alto valor, mas sim substitutas mais acessíveis.

Leia também: Como usar acessórios: um guia completo para você se inspirar e ousar

Segundo Alexandre, são características esperadas de uma semi joia:

  • Design e porte compatível aos utilizados na joalheria (ouro);
  • Pedras e pérolas naturais ou idênticas às naturais, quando presentes no modelo;
  • Zircônias com qualidade de lapidação semelhante a brilhantes naturais, quando presentes no modelo;
  • Acabamento idêntico ao de uma joia de ouro, com ausência de rebarbas, furos ou manchas;
  • Paredes delgadas, proporcionando baixo peso conforme usado em ouro maciço;
  • Camada de ouro 18k de no mínimo 3 milésimos (brincos) em função de uma durabilidade que justifique o investimento.

Joia x semi joia x bijuteria: quais são as diferenças?

Foto: Reprodução / Just Lia

Foto: Reprodução / Just Lia

“É fundamental compreender que, atualmente, no Brasil não existe uma nomenclatura única e normatizada para diferenciar uma joia de uma semi joia ou de uma bijuteria”, comenta Alexandre. Porém, é possível caracterizar as peças de acordo com as percepções de mercado comuns entre fabricantes, consumidores e lojistas.

A principal diferença entre joia e semi joia é que a joia é fabricada a partir do uso de ouro maciço e brilhantes naturais. Além disso, outro ponto de diferença é qualidade da pedra e a lapidação. “Pedras como safiras, rubis, águas marinhas de qualidade são viáveis apenas em joias de ouro maciço”, esclarece Alexandre.

“A bijuteria por sua vez tem um enfoque diferente da semi joia por não ter o compromisso de fazer as vezes de uma joia de ouro. Assim, possui uma concepção mais livre em design, tamanho, cores e acabamento”, aponta o especialista. Desta forma, a variedade de materiais usados nas bijuterias é mais ampla, passando por vidro, plástico e até tecido.

Antes de investir em uma peça em semi joia ou mesmo em uma bijuteria, vale a pena verificar a qualidade do material e do acabamento. Confira algumas dicas para atentar-se antes de efetivar a compra:

Como identificar uma semi joia de má qualidade

  • Observe o acabamento da peça;
  • Preste atenção ao fabricante;
  • Pergunte ao lojista sobre a procedência da peça;
  • Observe se materiais nobres (pedras e pérolas naturais, por exemplo) foram usados na fabricação;
  • Verifique se a peça tem certificado de garantia.

Como identificar uma bijuteria de má qualidade

  • Verifique se a peça tem rebarbas, falhas no polimento ou inconformidade na solda;
  • Procure informações quanto ao tipo de metal utilizado na fabricação.

Banhado ou folheado?

Foto: Reprodução / ChleaCrush

Foto: Reprodução / ChleaCrush

Na hora de escolher uma peça em semi joia, é comum se deparar com os termos banhado ou folheado a ouro, que se referem à técnica de joalheria usada na fabricação. Enquanto o banhado sugere uma peça que foi mergulhada em um banho químico, o folheado faz referência à uma técnica de aplicação de uma folha de ouro em um outro metal.

Hoje, porém, a técnica do banho de ouro é mais popularizada e o que antes era conhecido como folheado caiu em desuso. Assim, é comum que ambos os termos sejam usados para definir uma única técnica. “Pela nomenclatura comercial atual no Brasil, não há diferença entre uma peça banhada ou folheada. São considerados sinônimos”, pontua Alexandre.

Os principais metais usados na composição de semi joias

Foto: Reprodução / Negin Mirsalehi

Foto: Reprodução / Negin Mirsalehi

Alguns metais estão envolvidos no processo de fabricação de uma semi joia. No processo mais tradicional, além do ouro 18k, que é o metal que cobre a peça no banho final, a semi joia também é composta de um metal de base e de um isolante branco.

Os metais de base são os que estarão presentes em maior volume na peça. Geralmente, esses metais são o bronze ou o latão. O metal isolante é o segundo no processo de fabricação, sendo os mais comuns o níquel e o paládio. A prata também pode ser utilizada em uma camada intermediária na peça.

Além disso, outros metais estão presentes em menor quantidade na composição do ouro usado no banho. “É interessante salientar que o ouro 18k possui em sua liga uma diversidade de metais, sempre na proporção de 25%, que definirão sua dureza, cor e resistência à oxidação”, explica Alexandre.

Extrapolando os metais, os modelos de semi joias também podem ter pedras. Nesse caso, as mais pedidas são as pedras naturais, sendo o quartzo a mais utilizada nas peças brasileiras. As zircônias sintéticas também são muito usadas, substituindo diamantes.

Níquel: o grande causador de alergias

Foto: Reprodução / Negin Mirsalehi

Foto: Reprodução / Negin Mirsalehi

Embora um metal muito comum na fabricação de peças como brincos, colares e pulseiras, o níquel é um componente que pode causar complicações para a saúde, causando alergia pelo seu contato com a pele. Segundo o alergista Laerte Boechat, coordenador do Serviço de Alergia e Imunologia da Universidade Federal Fluminense (UFF), a alergia pelo contato com o níquel é uma das mais comuns no Brasil.

“A alergia ao níquel geralmente se manifesta através de lesões no local de contato do metal com a pele. Estas lesões são chamadas de eczema de contato. As agudas caracterizam-se por vermelhidão e coceira no local do contato, podendo haver também a formação de pequenas vesículas ou, em quadros intensos, de bolhas no local. Com o passar do tempo, caso a exposição ao agente agressor se mantenha, a pele tende a ficar mais escurecida e grossa, caracterizando o eczema crônico”, explica o Dr. Laerte.

Se você já teve reação alérgica ao usar algum acessório, o ideal é atentar-se para não usar qualquer peça composta por níquel. “A recomendação é evitar o contato e não usar produtos que contenham níquel. Não existe nenhuma vacina para este tipo de alergia e o tratamento da lesão é apenas sintomático. Ou seja, o tratamento da lesão, que é feito com o uso de corticoide tópico, faz com que a mesma regrida em 72 horas. Entretanto, em um novo contato, a lesão volta em 48 horas”, ressalta o alergista.

Entretanto, segundo Alexandre, sócio da Toque de Joia, não é tão simples para o consumidor identificar o níquel na composição de uma peça. “A sugestão é evitar produtos de procedência duvidosa e produtos com acabamento descuidado (empresas que descuidam do que é visível, dificilmente cuidarão do que é oculto). Procure comprar produtos em lojas bem estruturadas e preferencialmente de fabricação nacional, pois só estas poderão dar informações precisas dos produtos e se responsabilizar pela qualidade”, aconselha o especialista.

5 cuidados que você deve ter com a sua semi joia

Foto: Reprodução / Ju Romano

Foto: Reprodução / Ju Romano

Embora mais resistentes que as bijuterias, as semi joias precisam ser bem cuidadas para terem boa durabilidade. “É importante salientar que semi joias não são concebidas para uso contínuo como alianças de casamento, sujeitas a todo o tipo de serviços e intempéries. São peças de adorno sensíveis que devem receber os mesmos cuidados que roupas e calçados especiais recebem”, alerta Alexandre.

Confira algumas dicas do especialista de como cuidar da sua semi joia:

1. Evitar o contato com produtos químicos

“O ouro da semi joia, mesmo sendo de 18k, não é tão resistente à oxidação quanto às peças fundidas em ouro maciço em função das diferenças na uniformidade superficial a nível molecular”, explica Alexandre. Sendo assim, deve-se evitar o contato das peças com produtos químicos e de limpeza em geral.

2. Não passar perfume quando estiver com a peça

O perfume também pode acabar danificando a semi joia. Por isso, evite borrifar perfumes diretamente sobre a peça. O mais indicado é aplicar o produto e só depois de alguns minutos colocar a semi joia.

3. Limpar com sabão neutro e água

Como produtos de limpeza podem prejudicar a peça, o ideal é que ela seja lavada com sabão neutro e água pura. Este tipo de limpeza é aconselhado para o cotidiano, funcionando bem na eliminação de gorduras.

4. Lustrar com o material correto

Procure por uma flanela abrasiva para lustrar suas peças com segurança. “Um possível escurecimento de oxidação causado por ácido úrico, produtos químicos ou forte incidência de luz pode ser facilmente removido com ajuda de uma flanela abrasiva”, ensina Alexandre.

5. Guardar em local apropriado

Na hora de armazenar suas peças, escolha sempre um local limpo e seco. É importante evitar exposição exagerada ao sol, umidade, contato com materiais perfumados e materiais tingidos. Atente-se para porta-joias forrados – o tecido pode conter substâncias prejudiciais.

Semi joias de todos os estilos para escolher a sua

Vai investir em uma peça em semi joia? Várias lojas virtuais oferecem um grande número de opções de modelos em diferentes faixas de preços, que agradam todas as personalidades e os bolsos. Confira algumas peças na nossa galeria:

Brinco folheado a ouro por R$78,90 na <a href="http://www.franciscajoias.com.br/brinco-trabalhado-folheado-em-ouro-18k.html" target="blank_">Francisca Joias</a>
Brinco argola cravejado com zircônias por R$99,90 na <a href="http://www.riverajoias.com.br/produto.php?produto=1323-brinco-argola-cravejada-com-zirconias-semi-joia" target="blank_">Rivera Joias</a>
Brinco ouro branco com cristais e zircônia por R$399,90 na <a href="http://www.riverajoias.com.br/produto.php?produto=1283-brinco-ouro-branco-cristais-e-zirconias-semi-joia" target="blank_">Rivera Joias</a>
Brinco com pedras banhado a ouro por R$135,00 na <a href="http://www.vika.com.br/brinco-pedras-semi-joia-11151.aspx/p" target="blank_">Vika</a>
Brinco com banho de ródio por R$98,00 na <a href="http://www.vika.com.br/brinco-longo-folha-11204.aspx/p" target="blank_">Vika</a>
Brinco banhado a ouro com quartzo negro por R$56,00 na <a href="http://www.toquedejoia.com/produto/01BO0704P00/brinco-semijoia-ouro-18k-circulo-unico-quartzo-negro" target="blank_">Toque de Joia</a>
Brinco infinito folheado a ouro por R$49,00 na <a href="https://www.carolnaderjoias.com.br/brincos-semi-joias/brinco-semijoias-bijuterias-folheados-infinito/" target="blank_">Carol Nader Joias</a>
Corrente folheada a prata com pingente de quartzo por R$96,00 na <a href="http://www.pedragaia.com.br/pd-1d315b-quartzo-fume-corrente-50-cm-prateado.html?ct=9b18e&p=1&s=1" target="blank_">Pedra Gaia</a>
Colar de franjas folheado a ouro por R$194,90 na <a href="http://www.riverajoias.com.br/produto.php?produto=1227-colar-franjas-folheado-a-ouro-semi-joia" target="blank_">Rivera Joias</a>
Colar ponto de luz banhado a ouro por R$57,00 na <a href="http://www.toquedejoia.com/produto/01CO0287000/colar-semijoia-ponto-de-luz-grande-zirconia" target="blank_">Toque de Joia</a>
Maxi colar banhado a ouro com ônix por R$580,00 na <a href="http://www.vika.com.br/colar-semi-joia-11297.aspx/p" target="blank_">Vika</a>
Gargantilha banhada a ouro por R$298,00 na <a href="http://www.vika.com.br/gargantilha-semi-joia-11205.aspx/p" target="blank_">Vika</a>
Colar duplo banhado a ouro por R$110,00 na <a href="http://www.toquedejoia.com/produto/01CO0255000/colar-semijoia-duplo-folhas-com-perolas" target="blank_">Toque de Joia</a>
Anel ajustável folheado a prata por R$180,00 na <a href="http://www.pedragaia.com.br/pd-1e44c4-anel-cuff-drusa-ajutavel-prateado.html?ct=9b191&p=1&s=1" target="blank_">Pedra Gaia</a>
Anel folheado a ouro cravejado com zircônias por R$129,90 na <a href="http://www.riverajoias.com.br/produto.php?produto=1326-anel-cravejado-com-zirconias-semi-joia" target="blank_">Rivera Joias</a>
Anel aparador banhado a ouro por R$185,00 na <a href="http://www.vika.com.br/anel-aparador-cravejado-11188.aspx/p" target="blank_">Vika</a>
Anel com dolomita banhado a ouro por R$54,90 na <a href="http://www.toquedejoia.com/produto/01AR0160B15/anel-semijoia-ouro-rose-alianca-ondulada-dolomita" target="blank_">Toque de Joia</a>
Anel com banho de ródio e pedra de cristal por R$165,00 na <a href="http://www.vika.com.br/anel-pedra-semi-joia-10522.aspx/p" target="blank_">Vika</a>
Anel folheado a ouro com zircônias por R$196,90 na <a href="http://www.riverajoias.com.br/produto.php?produto=1141-anel-cravejado-com-zirconias-semi-joia" target="blank_">Riveja Joias</a>
Anel coroa folheado a ouro por R$74,00 na <a href="http://www.franciscajoias.com.br/anel-semi-joia-coroa-com-detalhes-cravejados-em-zirconias-pretas-folheado-em-ouro-18k.html" target="blank_">Francisca Joias</a>
Pulseira banhada a ouro com ametista por R$152,00 na <a href="http://www.toquedejoia.com/produto/01po0259a00/pulseira-semijoia-ponto-pedra-ametista" target="blank_">Toque de Joia</a>
Pulseira folheada a ouro por R$139,90 na <a href="http://www.riverajoias.com.br/produto.php?produto=1195-pulseira-folheada-a-ouro-semi-joia" target="blank_">Rivera Joias</a>
Pulseira olho grego banhada a ouro rosé por R$340,00 na <a href="http://www.vika.com.br/pulseira-olho-grego-11137.aspx/p" target="blank_">Vika</a>
Pulseira corrente com pingente banhada a ouro por R$199,90 na <a href="http://www.riverajoias.com.br/produto.php?produto=490-pulseira-semi-joia-com-pingente-de-coracao" target="blank_">Rivera Joias</a>
Bracelete com zircônias banhado a ródio por R$665,00 na <a href="http://www.vika.com.br/bracelete-cravejado-semi-joia-10815.aspx/p" target="blank_">Vika</a>
Bracelete em aço com banho de ródio por R$190,00 na <a href="http://www.vika.com.br/bracelete-semi-joia-10684.aspx/p" target="blank_">Vika</a>
Conjunto folheado a ouro com pedras naturais por R$144,40 na <a href="http://www.riverajoias.com.br/produto.php?produto=979-conjunto-semi-joia-pedras-naturais-e-zirconias" target="blank_">Rivera Joias</a>
Conjunto folheado a ouro colar+pulseira+brincos por R$274,50 na <a href="http://www.toquedejoia.com/produto/01KO0038000/conjunto-semijoia-folheado-ouro-18k-eterna-namorada" target="blank_">Toque de Joia</a>
Conjunto banhado a ouro com quartzo por R$798,30 na <a href="http://www.toquedejoia.com/produto/01KO0022P00/conjunto-semijoia-labirinto-quartzo-negro" target="blank_">Toque de Joia</a>
Conjunto colar e brincos folheado a ouro por R$199,90 na <a href="http://www.riverajoias.com.br/produto.php?produto=623-conjunto-colar-e-brincos-de-pedras-naturais-semi-joia" target="blank_">Rivera Joias</a>
Anel Kate com spinel azul por R$269 na <a href="http://bit.ly/1dgEa5M" target="_blank">Marie Mancini</a>

Semi joias no atacado para revender

Já pensou em se tornar uma revendedora de semi joias? Se a sua intenção é começar um negócio próprio e começar a ganhar dinheiro nesta área, pode encontrar várias empresas que oferecem peças no atacado para serem revendidas. Confira algumas que oferecem esse tipo de serviço:

1. Ágata Semi Joias: A Ágata está sedeada em Goiânia e abre oportunidade de revenda para pessoas de todo o Brasil ou outro país da América Latina. Quem deseja trabalhar com as peças da marca pode optar por três formas de revenda, com condições que se adaptam melhor a cada perfil de interessado, seja pessoa física ou jurídica.

2. JUV: Baseada em São Paulo, a JUV permite que moradores de qualquer lugar do Brasil tornem-se revendedores. Além das vendas diretas, a marca oferece um link próprio de loja virtual para que o revendedor possa fazer as vendas online, recebendo por comissão. O contrato e outros documentos estão disponíveis para a leitura na página, para serem lidos antes do cadastro.

3. Francisca Joias: Com base no Rio de Janeiro, a Francisca Joias, além de vender seus produtos online, oferece o serviço de revenda. Quem se interessar deve preencher o cadastro no site da marca para receber maiores informações.

4. Metaus: A marca paranaense, com sede em Londrina, também fornece um cadastro para as interessadas em se tornarem consultoras possam receber mais informações. O cadastro pode ser realizado por pessoas de qualquer lugar do Brasil.

5. Carol Nader Joias: A empresa oferece treinamentos e suporte para as vendas, e possibilita três tipos de vendas para as consultoras: através de loja virtual, cara a cara com pronta entrega ou por catálogo.

Os acessórios queridinhos das blogueiras

Inspire-se nas fotos das blogueiras para escolher as peças que mais combinam com a sua personalidade!

Foto: Reprodução / <a href="http://www.bettys.com.br/moda/look-monocromatico-marsala-spezzato/#post-bettys" target="_blank">Bettys</a>
Foto: Reprodução / <a href="http://www.garotasestupidas.com/look-do-dia-junino-chic/" target="_blank">Garotas Estúpidas</a>
Foto: Reprodução / <a href="http://chatadegalocha.com/2015/06/look-da-lu-boho-e-franjas/" target="_blank">Chata de Galocha</a>
Foto: Reprodução / <a href="http://www.glam4you.com/look-dia-saia-midi-e-cropped/" target="_blank">Glam4you</a>
Foto: Reprodução / <a href="http://www.smallfashiondiary.com/2015/05/entre-echarpes-e-cafes.html" target="_blank">Small Fashion Diary</a>
Foto: Reprodução / <a href="http://www.addicted2etsy.com/2015/06/happy-monday-basic-white.html" target="_blank">Simply Cyn</a>
Foto: Reprodução / <a href="http://juromano.com/looks/vestido-plus-size-evase-para-usar-com-meia-calca-chic-e-elegante" target="_blank">Ju Romano</a>
Foto: Reprodução / <a href="http://stylepantry.com/2015/05/22/babydoll-blouse-skinny-leather-pants/" target="_blank">Style Pantry</a>
Foto: Reprodução / <a href="http://vivaluxury.blogspot.com.br/2015/05/back-in-black.html#more" target="_blank">Viva Luxury</a>
Foto: Reprodução / <a href="http://www.blogdathassia.com.br/br/2015/06/15/meuslooks-corumba/#post" target="_blank">Blog da Thássia</a>
Foto: Reprodução / <a href="http://belezasemtamanho.com/representatividade-na-moda-plus-size-e-o-que-quero-busco-e-faco/" target="_blank">Beleza Sem Tamanho</a>
Foto: Reprodução / <a href="http://www.bettys.com.br/moda/officina-bernardi-nossa-mais-nova-descoberta/#post-bettys" target="_blank">Bettys</a>
Foto: Reprodução / <a href="http://www.garotasestupidas.com/look-do-dia-festa-da-chopard-em-cannes/" target="_blank">Garotas Estúpidas</a>
Foto: Reprodução / <a href="http://www.blogdathassia.com.br/br/2014/02/10/o-inverno-da-iorane-2/#post" target="_blank">Blog da Thássia</a>
Foto: Reprodução / <a href="http://www.blogdamariah.com.br/index.php/2015/05/look-em-dose-dupla-fashion-up/" target="_blank">Blog da Mariah</a>
Foto: Reprodução / <a href="http://www.blogdathassia.com.br/br/2015/01/26/meu-look-dior/#post" target="_blank">Blog da Thássia</a>
Foto: Reprodução / <a href="http://janamakeup.com.br/as-pecas-lindas-da-franciscas-joias-%E2%99%A5/" target="_blank">Jana Make Up</a>
Foto: Reprodução / <a href="http://vivaluxury.blogspot.com.br/2015/05/they-say-every-great-dream-begins-with.html" target="_blank">Viva Luxury</a>
Foto: Reprodução / <a href="http://www.janasabrina.net/2015/03/look-com-macaquinho-e-chapeu-floppy/" target="_blank">Jana Sabrina</a>
Foto: Reprodução / <a href="http://www.namoradacriativa.com/2015/02/colecao-de-semi-joias-romanticas.html" target="_blank">Namorada Criativa</a>
Foto: Reprodução / <a href="http://www.lalanoleto.com.br/2015/look-do-dia-longo-de-trico-2/" target="_blank">Blog da Lalá</a>
Foto: Reprodução / <a href="http://www.bettys.com.br/moda/colecao-camelia-attualita/#post-bettys" target="_blank">Bettys</a>
Foto: Reprodução / <a href="http://janamakeup.com.br/novas-pecas-da-francisca-joias/" target="_blank">Jana Make Up</a>
Foto: Reprodução / <a href="http://decoresaltoalto.com/pedra-gaia/" target="_blank">Decor e Salto Alto</a>
Foto: Reprodução / <a href="http://vivaluxury.blogspot.com.br/2015/04/desert-lights.html" target="_blank">Viva Luxury</a>
Foto: Reprodução / <a href="http://gisellafrancisca.com/2015/05/21/hairstyles/" target="_blank">Gisella Francisca</a>
Foto: Reprodução / <a href="http://www.bettys.com.br/moda/casamento-em-lisboa/#post-bettys" target="_blank">Bettys</a>
Foto: Reprodução / <a href="http://decoresaltoalto.com/look-preto-e-branco/" target="_blank">Decor e Salto Alto</a>
Foto: Reprodução / <a href="http://bloglosalgado.com.br/look-vestido-romantico-2/" target="_blank">Blog da Lô Salgado</a>
Foto: Reprodução / <a href="http://www.crisvallias.com.br/2015/04/cris-vallias/look-no-copacabana-palace-hotel/" target="_blank">Cris Vallias</a>
Foto: Reprodução / <a href="http://sazan.me/blog/2014/09/07/nicole-miller-ss15/ " target="_blank">Sazan</a>

Assuntos: Acessórios

Dicas pela Web
Comentários