6 receitas de seitan e dicas de onde comprar esse alimento vegano

Escrito por
Em 19.11.20

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O seitan é um alimento muito proteico que tem se mostrado como alternativa para vegetarianos e veganos, pois substitui a proteína de origem animal na alimentação. Se você faz parte desses grupos ou quer saber mais sobre o assunto, acompanhe informações sobre o que é, qual a origem e onde encontrar o seitan, além de receitas para incluí-lo em seu cardápio. Confira!

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Índice do conteúdo:

O que é seitan

A nutricionista Camille Cesário Reis (CRN 3 – 44408) explica que o seitan “é um produto de origem vegetal feito com a proteína do trigo, também conhecido como ‘carne de glúten’. Ele é feito a partir da lavagem da farinha de trigo, até que seja perdido todo o amido e as gorduras, sobrando apenas o glúten, que é uma proteína responsável por conferir elasticidade às massas.”

Camille alerta: “o seitan possui uma boa quantidade de proteína vegetal, porém, como ele é basicamente glúten, e o glúten é uma proteína de difícil absorção e com um potencial inflamatório para o intestino, ele não deve fazer parte da rotina diária de alimentação”.

A nutricionista orienta que existem outros alimentos considerados mais saudáveis e que também são fontes de proteínas vegetais, como o tofu, o tempeh, os feijões, o grão-de-bico, a lentilha, a ervilha, a soja orgânica e as sementes de abóbora e de girassol. “O consumo de seitan é contraindicado para pessoas com doenças celíacas, intolerantes a glúten, pessoas com disbiose e com doenças autoimunes”, finaliza Camille.

Onde comprar seitan

O seitan pode ser comprado em lojas especializadas em produtos vegetarianos, veganos ou naturais. Poucas lojas on-line vendem o alimento pronto, mas a farinha de glúten, que é a base do seitan, pode ser encontrada com maior facilidade. Confira, abaixo, sites que comercializam alguma dessas opções:

  • Empório Quatro Estrelas: nessa loja de produtos naturais, é possível encontrar o seitan pronto em quatro variedades: moído, em tiras, em bife ou em cubos. O preço do quilo é de cerca de R$ 45.
  • Relva Verde: entre outros alimentos naturais, a loja comercializa a farinha de glúten, que é a base utilizada no preparo do seitan. O custo do produto é de, em média, R$ 30 por quilo.
  • Me Gusta Veg: a loja possui uma grande variedade de produtos vegetarianos e veganos – entre eles a farinha de glúten, cujo quilo também custa cerca de R$ 30.
  • Casa Veg: também especializada em produtos veganos, a loja dispõe de uma versão enlatada de bife vegano feita à base de glúten e temperos. A depender do tamanho da embalagem escolhida, o preço do quilo varia entre R$ 46 e R$ 54.

Agora que você já sabe onde comprar seitan, que tal aprender receitas para variar o preparo desse alimento? Veja no próximo tópico!

6 receitas para acertar no preparo do seitan

A seguir, separamos receitas variadas de seitan com ótimas dicas e combinações de ingredientes para preparar uma refeição cheia de sabor – seja para o dia a dia ou para ocasiões especiais. Acompanhe:

1. Seitan simples

Aqui, você aprende a preparar uma versão completamente caseira. Você só vai precisar de água e de farinha de trigo para formar uma massa que, posteriormente, será lavada e cozida em molho madeira. Depois, o seitan é cortado, frito e levado ao forno com um caldo que leva vinho, amido de milho e champignons. Fica supersuculento!

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2. Seitan com molho pesto

Esse preparo leva água, shoyu, gengibre, alho, tempero e glúten de trigo, que devem ser incorporados até formar uma massa elástica. Depois, deixe a mistura descansar por 2 horas antes de cortá-la em pedaços que serão fritos e cozidos em um caldo com cenoura, shoyu, gengibre, cebola, alho e outros condimentos. Para finalizar, asse com tomates incrementados com um delicioso molho pesto!

3. Seitan com molho de shoyu

Para preparar essa receita, você vai precisar de farinha de trigo e água, que serão misturados até formar uma massa. Após deixar de molho e lavar, você deverá cozinhar a massa por 20 minutos na panela de pressão, com um molho que leva azeite, cebola, alho, gengibre, molho de tomate, shoyu e louro. Depois, é só saborear!

4. Seitan defumado com molho inglês

Nessa receita, a massa é preparada com farinha de glúten, pimenta calabresa, orégano, alho, salsinha, shoyu, azeite e água. Após deixá-la descansar por 2 horas, é hora de cortar em bifes, cozinhá-los e fritá-los, adicionando fumaça líquida para um toque defumado no sabor. Sirva o seitan com um molho feito com suco de uva, champignon, molho inglês e condimentos!

5. Seitan com cogumelos salteados

Essa receita de seitan leva água, shoyu, cominho, páprica defumada, sal, cebola, farinha de grão-de-bico e farinha de glúten. A massa deve ser bem sovada, para não ficar esponjosa, e cortada em bifes, que serão cozidos por 40 a 50 minutos. Para finalizar, grelhe os pedaços e sirva com cogumelos salteados com azeite, alho e shoyu. Fica uma delícia!

6. Seitan recheado com farofa

Para esse preparo, você vai precisar de farinha de glúten, água, sal e temperos, que serão incorporados até formar uma massa. Depois, essa massa deve ser esticada, descansada e recheada com uma farofa que leva azeitonas, figos, pêssegos, uvas-passas e castanhas-de-caju. Cozinhe a vapor e, para finalizar, asse com uma calda de suco de abacaxi, mostarda, melado, vinagre, essência de baunilha, alecrim e fumaça em pó.

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Agora, é só começar a testar as receitas para ter refeições sempre variadas e saborosas. Aproveite e confira outras opções sem ingredientes de origem animal para preparar um almoço vegano delicioso!

Assuntos: Alimentação