Bem-estar

Seios pequenos: dicas e inspirações para valorizá-los ainda mais

iStock

Atualizado em 12.09.23

Muito ouvimos falar sobre os cuidados a serem seguidos pelas mulheres que possuem seios grandes. No entanto, os seios pequenos também são motivo de dúvidas quando o assunto é saúde, bem-estar e autocuidado. Abaixo, confira as principais perguntas sobre o tema esclarecidas por uma médica ginecologista.

Índice do conteúdo:

Médica esclarece dúvidas sobre seios pequenos

A ginecologista obstetra Thalita Rupolo Praxedes (CRM: 152414), da Clínica Mais Excelência Médica, explica que seios pequenos ou grandes apresentam a mesma estrutura interna. Assim, as mamas são compostas por “glândulas (células produtoras de leite), ductos (pequenos tubos que transportam o leite), tecido conjuntivo (tecido de sustentação), tecido adiposo e vasos sanguíneos e linfáticos”. Confira mais informações abaixo:

Seios pequenos são mais sensíveis: Praxedes afirma que seios pequenos apresentam mais glândulas e um baixo percentual de gordura. Por isso, a sensibilidade tem relação com a concentração de tecido glandular e não com o tamanho;

Seios pequenos produzem menos leite: mito! A produção de leite é sob demanda e depende de muitos fatores, como estado emocional da mulher, estímulo de sucção do bebê e níveis hormonais;

Publicidade

Seios pequenos contribuem para uma postura melhor: mamas volumosas podem impactar negativamente na postura da mulher, que tende a sentir tensões e dores nas costas;

Seios pequenos aumentam com o ganho de peso: conforme Praxedes, quando existe um ganho de peso, as células adiposas aumentam e, consequentemente, o volume dos seios também. Com o passar do tempo (principalmente após a menopausa), as células glandulares são substituídas por células de gordura – processo chamado de lipossubstituição. Lembrando que a genética tem influência maior nesse processo do que o peso;

Principais exames a serem realizados: autoexame, exame físico feito por um médico ginecologista, exame de imagem (dependendo do caso) e rastreamento anual para câncer de mama (recomendado para mulheres de 40 a 74 anos).

Praxedes comenta ainda sobre o uso de sutiãs para mulheres com seios pequenos. “É importante ressaltar que existem peças íntimas adequadas para cada tipo de corpo e mama, e que o sutiã não é um item obrigatório, mas sim uma escolha da mulher”.

Dicas para quem tem seios pequenos

iStock

Se você quer valorizar a região dos seios e se sentir ainda mais bonita, não deixe de anotar as dicas a seguir!

Publicidade

Saiba escolher a parte de cima da produção

Peças que dão volume ao busto são ótimas escolhas para quem tem mamas pequenas. Blusas com babados, pregas e bolsos, por exemplo, dão maior volume aos seios.

Cores vibrantes

Roupas com cores vivas como vermelho e amarelo, ao contrário do preto, chamam atenção e tendem a passar a impressão de um decote mais cheio.

Texturas e estampas

Peças com texturas e estampas são escolhas inteligentes para valorizar os seios pequenos. Aposte no animal print, no bordado ou na renda que não tem erro!

Acessórios que fazem a diferença

Usar um cinto para marcar a cintura ou colares e lenços na altura do busto são ótimos truques para destacar a região dos seios.

Decotes ombro a ombro

Outra dica de ouro para evidenciar as saboneteiras, valorizar o colo e criar um efeito pra lá de sensual.

Biquíni ideal

Os modelos cortininha, drapeado e ripple são perfeitos para quem tem seios pequenos. Assim como as roupas, é interessante optar por peças com babados, estampas e cores vibrantes.

Viu só como é possível enaltecer a beleza dos seus seios? Com as dicas acima você já está pronta para sempre arrasar no look!

10 famosas com seios pequenos

Inspire-se no estilo de famosas que exaltam seus seios pequenos. Afinal, eles também são sinônimo de beleza e sensualidade!

Publicidade

1. Dispensar o uso do sutiã é uma das vantagens

Isis Valverde

2. Você pode usar e abusar do decote profundo sem medo

3. E apostar na sensualidade

4. Deixá-los à mostra só tende a valorizar o look!

5. As peças com texturas são perfeitas para enaltecer os seios pequenos

6. Invista em estampas

7. Não tenha receio na hora de usar um biquíni

8. Ou até mesmo na hora de escolher um sutiã

9. Sinta-se maravilhosa de qualquer maneira

10. Por isso, escolha as peças que mais gostar para valorizá-los!

Evidenciar os seios pequenos ou apostar em estratégias para deixá-los com volume é uma escolha de cada mulher. Lembre-se: o importante é você se se sentir bem com o próprio corpo. Entenda mais sobre todos os tipos de seios classificados a partir de suas características e formatos específicos.

Jornalista (11783/PR), a típica taurina, apaixonada por leitura, escrita, cinema, cultura pop e chocolate.