9 segredos para comprar roupas que vão durar muito

Escolhas inteligentes na hora de fazer compras podem fazer toda a diferença na durabilidade de uma peça de roupa. Veja como!

Escrito por Marcela Fowler
Foto: Getty Images

Foto: Getty Images

Cada vez mais nos dias de hoje é preciso ter uma preocupação maior com o consumo consciente e sustentável. Muito tem se falado no slow fashion, termo que vai de encontro aos modismos passageiros e que traduzido para o português significa uma moda mais lenta e duradoura.

Até mesmo nas semanas de moda ao redor do mundo é possível verificar essa tendência, com celebridades, blogueiras e convidadas apostando em looks mais reais e peças repetidas.

Além do mais, é preciso conter os gastos em tempos de crise. As idas ao shopping tendem a diminuir e as compras tornam-se cada vez mais objetivas. Ainda assim, é possível vestir-se bem apostando em peças chaves que durem por muitas estações.

Tendo isso em vista, a consultora de moda, imagem e etiqueta Ana Vaz indicou alguns segredos para escolher roupas que tenham uma grande durabilidade. Confira:

1. Preste atenção aos tecidos utilizados

Este é um dos fatores mais importantes para ser verificado no momento da compra. Com bastante atenção, leia a etiqueta para saber qual o tecido utilizado para a fabricação da peça escolhida.

Leia também: 12 maneiras de evitar a radiação emitida pelo celular

É importante observar sua textura e o seu caimento, pois estes detalhes fazem toda a diferença. Tecidos naturais tendem a ter uma maior durabilidade, enquanto que os sintéticos podem se deteriorar em menos tempo e até mesmo criar “bolinhas”.

2. Verifique a costura

Este momento é crucial para determinar a durabilidade de uma peça de roupa.

Antes de levar qualquer item para casa, é essencial observar as suas costuras internas. Verifique se elas estão alinhadas e se acompanham seu caimento. Outra dica importante é verificar se ela parece reforçada ou se é frágil.

3. Fique atenta aos botões

Depois de verificar o tecido e a costura, fique atenta aos botões. Apesar de parecer irrelevante, o botão faz toda a diferença na durabilidade de uma peça. É importante levar em conta se o aviamento colocado está bem firme e em harmonia com o restante da roupa.

Além destas dicas valiosas passadas pela consultora Ana Vaz, podemos adicionar mais algumas sugestões muito importantes para determinar a durabilidade de uma peça:

Leia também: Blazer oversized

4. Não se prenda a modismos passageiros

Geralmente as grandes tendências duram muito pouco, o que faz com que as peças entrem em desuso rapidamente. Sendo assim, aposte em itens clássicos, que sempre terão seu espaço na moda.

5. Prefira qualidade, não quantidade

Foto: Getty Images

Foto: Getty Images

Em vez de comprar muito e sem pensar, compre com qualidade e sabedoria. Analise se a peça combina com o seu estilo e faça escolhas racionais, dando preferência por itens de alta qualidade e de acordo com o seu orçamento.

6. Preço também pode ser um fator determinante

Ainda pensando na qualidade, o preço da roupa também pode influenciar, tendo em vista que o custo para produzir peças mais trabalhadas e com tecidos nobres é também mais elevado.

7. Pense no seu armário como um todo

Antes de sair por aí fazendo compras por impulso, analise o seu armário e verifique quais itens você realmente precisa. Escolha de acordo com o que você já tem, coordenando cores e fazendo combinações com outras peças. Uma boa opção é investir em um armário cápsula.

8. Fique de olho nos detalhes

O segredo está nos detalhes! Peças que tenham qualquer tipo de aplicações podem durar menos, pois a sua lavagem e manutenção exige mais cuidados.

Leia também: Presentes de Natal: sugestões para todos os bolsos e gostos

9. Dê preferência a peças coringas

Procure por roupas atemporais que possam ser usadas em mais de uma estação de formas diferentes. Jeans, camisetas e blusas de fio são exemplos de peças que caem bem em variadas temperaturas.

Assuntos: Como usar, Estilo

Dicas pela Web
Comentários