Casa e Decor

20 ideias para fazer um scrapbook e eternizar lindas memórias

Srita Saturno Crea

Atualizado em 26.06.23

Se você é fã de papelaria ou artesanatos manuais, certamente vai se encantar com o scrapbook. Esse livro incrível vai te fazer soltar a criatividade com fotos, textos e colagens maravilhosas. Além disso, é perfeito para guardar com carinho ou presentear alguém especial. Confira a seguir o que é scrapbook e como fazer o seu em casa.

O que é um scrapbook

O scrapbook é um livro totalmente personalizável que utiliza a colagens de vários materiais para criar artes lindas. Ele é uma é forma de guardar memórias por meio de páginas decoradas, criando colagens com fotos, bilhetes de passagens, ingressos, papéis de bala ou qualquer outro objeto que possa fazer parte das suas recordações. A montagem do scrapbook pode ser usando papel, cola, adesivos, fitas, elementos decorativos e muitas outras coisas que deixam esse processo mais divertido.

História do scrapbook

Não é possível definir uma data exata para o surgimento do scrapbook, mas na história, Thomas Jefferson criou um álbum que continha notas, desenhos, recortes de jornais e artigos. No século XIX, a Rainha Vitória também expôs em seu palácio um álbum semelhante. Somente nos anos 1825 e 1826, nos Estados Unidos, que começou a ser lançados livros específicos sobre a montagem e criação de scrapbooks.

Publicidade

Como fazer um scrapbook

Fazer um scrapbook é muito fácil e não possui muitas regras. Com os tutoriais a seguir a sua montagem vai ficar mais linda e harmoniosa:

Relacionadas

Como fazer scrapbook costurado

Para que as páginas não fiquem se mexendo ou soltando, uma ótima alternativa é costurá-las. É possível fazer esse processo em casa e montar uma base mais sólida para o seu livro. Atente-se às medidas e finalize com linha e agulha. Veja o vídeo para mais detalhes.

Scrapbook albúm econômico

Quer uma opção mais barata para fazer o seu livro? É só substituir as folhas de scrapbook por cartolinas decorativas. Elas também são bem charmosas e podem possuir diversos tipos de estampas. Confira no vídeo como montar uma estrutura sobre o papel Paraná.

Como decorar o seu scrapbook

Publicidade

A decoração vai ser a “cereja do bolo” do seu scrapbook. Nesse vído, você pode se inspirar em como fazer colagens com recortes de fotos, palavras e ainda completar com pinturas em tinta. É só escolher os seus elementos favoritos e soltar a criatividade!

Dicas para montar um scrapbook maravilhoso

Seja grande ou pequeno, o que importa é o conteúdo do scrapbook. Nesse tutorial, você vai encontrar lindas ideias e dicas para montar o seu scrapbook com papéis de diferentes texturas, canetinhas, elementos 3d, fitas decorativas e muito mais!

Agora ficou mais fácil saber como arrasar na hora da criação. Depois de tantas ideias legais, vai ser difícil deixar uma página em branco!

Onde você pode comprar scrapbook

São muitos os elementos que vão te ajudar a compor o seu scrapbook. E para ter tudo isso em mãos, confira a seguir onde adquirir os materiais de papelaria necessários:

  1. Loja AliExpress;
  2. Deal Extreme;
  3. Americanas;
  4. Carrefour;
  5. Shoptime;
  6. Submarino;
  7. Casas Bahia.

Esse universo do scrapbook é encantador e pode ser uma atividade prazerosa. Nada mais relaxante do que se recordar de tantas lembranças e eternizá-las com muito amor e cuidado, não é mesmo?

20 fotos de scrapbook para você montar o seu agora mesmo

Superversátil, o scrapbook pode ser criado a partir de diferentes temas, cores e tamanhos. Que tal conferir algumas versões na prática para descobrir o seu estilo favorito? Olha só:

1. O scrapbook vai te conquistar

Love Learn N Create 2400

Publicidade

2. Seja por suas páginas criativas

3. Ou pelas capas tão caprichadas

4. Sua montagem é muito divertida

5. Vale utilizar diferentes texturas para ficar mais interessante

6. Ele é perfeito para eternizar uma viagem importante

7. Registrar as diversas fases do bebê

8. Você pode contar uma linda história de amor

9. Expressar sua admiração por bandas, filmes, artistas e muito mais

10. Aposte na diversidade de elementos

11. Pois cada detalhe possui a sua importância

12. Tudo se completa criando uma narrativa incrível

13. As colagens são perfeitas para demonstrar o trabalho artesanal

14. É só soltar a criatividade nas combinações

15. Ele pode ter uma proposta mais séria

16. Mas quem não resiste às cores e alegria?

17. O scrapbook é escolha perfeita para um presente especial

18. E para manter as suas recordações bem vivas

19. Ele se encaixa em todas as idades

20. E vai deixar as suas lembranças ainda mais especiais!

Já separe um espacinho no armário para os scrapbooks maravilhosos que estão por vir. E para produzir um bem lindo e no seu estilo, a dica é: utilize da técnica da colagem, dessa forma você conseguirá transpor personalidade no seu scrapbook.

Amo ajudar as pessoas e faço isso por meio da escrita de textos e da captura de imagens. Formada em Comunicação e Multimeios (UEM) e fotógrafa de pessoas incríveis.