Dicas de Mulher Dicas de Saúde

37 receitas de salpicão para incrementar o cardápio

Descubra novas versões deste delicioso prato para deixar as refeições ainda mais gostosas

em 31/03/2016

Foto: Reprodução / Na Minha Panela

Foto: Reprodução / Na Minha Panela

O salpicão, uma espécie de salada normalmente feita à base de frango desfiado, batatas, legumes e maçã picada misturados com maionese e com cobertos com batata palha, é uma prato de origem desconhecida, ainda que muitos defendam sua origem como brasileira. Muito utilizado nos almoços de domingo, é uma ótima opção para os dias quentes ou como petisco em reuniões informais.

Além de simples de fazer, é um alimento nutritivo e visualmente belo. Prato com perfil de reaproveitamento de ingredientes, pode ser preparado com sobras de carne de uma refeição anterior.

Salvo sob exceções, como em versões veganas, o salpicão será composto pelos seguintes ingredientes: uma carne, uma fruta e uma verdura ou legume. Para deixa-lo ainda mais cremoso, o molho pode ser elaborado com creme de leite ou maionese.

Prato versátil e democrático, agrada os mais variados gostos apenas mudando um ou outro ingrediente. Presença frequente nas ceias do Brasil afora, aproveite e se inspire nas receitas abaixo e deixe suas festas ainda mais especiais e saborosas.

Salpicão com frango

Foto: Reprodução / Mexido de Ideias

Foto: Reprodução / Mexido de Ideias

1. Salpicão de frango revisitado: mais leve que a versão tradicional, além de levar iogurte ao invés de maionese, o frango é assado no forno para ficar ainda mais saboroso. Ótima opção para aproveitar as sobras do frango assado do dia anterior.

2. Salpicão de frango: utilizando pimentões, esta receita é rica em antioxidantes e anti-inflamatórios, tendo a capacidade de ajudar a prevenir o câncer.

3. Salpicão funcional: a fruta escolhida desta receita é o damasco, rico em fibras, vitaminas e betacaroteno, e grande aliado na saúde da pele e cabelos. Em relação aos outros ingredientes, prefira as versões orgânicas, mais saudáveis por não terem o uso do agrotóxico em seu cultivo.

4. Salpicão levinho: utilizando o creme de ricota em vez de maionese, esta versão é mais leve, com o sabor menos marcante, porém não menos saboroso.

5. Salpicão de frango: aqui a mostarda é adicionada ao molho, garantindo um sabor mais forte, marcante. Para deixar a receita cremosa, o creme de leite foi o molho escolhido.

6. Salpicão de frango com maionese caseira: para aquelas que gostam de preparar cada detalhe do prato, esta receita utiliza maionese caseira em seu preparo, deixando o prato ainda mais especial.

Foto: Reprodução / Vida Fit

Foto: Reprodução / Vida Fit

7. Salpicão tradicional: receita com outra versão de maionese caseira, utiliza uma fruta inusitada em seu preparo: a banana. Rica em fibras, potássio e vitaminas, deixará o prato com sabor adocicado.

8. Salpicão de frango defumado: rápido e prático de fazer, este salpicão fica leve e saboroso. Utiliza frango defumado como carne principal e iogurte para garantir a cremosidade.

9. Salpicão diferente: em vez de maionese, esta receita leva chantilly salgado como creme, o que confere leveza e sabor sem igual quando misturado aos ingredientes restantes.

10. Salpicão com iogurte: receita versátil, permite utilizar ingredientes de fácil acesso ou substituir os quais não possua em sua casa. Mais uma vez o iogurte natural é a opção escolhida para deixar o prato ainda mais cremoso.

11. Salpicão de frango defumado e abacaxi em calda: ideal para momentos de pressa, este prato prático usa o abacaxi em calda como fruta escolhida para garantir o equilíbrio entre o sabor doce e o salgado.

12. Salpicão light: com maionese caseira preparada com leite desnatado, este prato além de light é saboroso e ainda possui preparo fácil e rápido.

Salpicão com carne de porco

Foto: Reprodução / Panela de Barro & Colher de Pau

Foto: Reprodução / Panela de Barro & Colher de Pau

13. Salpicão de filé de porco desfiado com couve: utilizando lombinho de porco em filés, esta receita ainda leva leite de coco e iogurte, trazendo um sabor diferenciado e delicioso ao prato.

14. Salpicão de lombo defumado: utilizando lombo de porco defumado e abacaxi em calda, esta receita possui o equilíbrio exato do sabor agridoce. Para garantir cremosidade, creme de leite e maionese juntos fazem a diferença.

15. Salpicão de frango com lombinho canadense e iogurte grego: nesta receita é utilizado dois tipos de carne: frango desfiado e lombinho canadense, garantindo rico valor nutricional ao prato. Para deixar o prato ainda mais belo, ele é servido em uma “caminha” de rúcula, trazendo ares gourmet à refeição.

16. Salpicão de lombo, frango e presunto: aqui, além de utilizar o lombo de porco e frango desfiados, é adicionado presunto à receita, o que torna o prato ainda mais saboroso.

17. Salpicão de pernil: opção para servir como petisco, esta versão é preparada com pernil de porco assado e desfiado e é servida em cestinha de massa filo.

Salpicão com carne de peixe

Foto: Reprodução / Aqui na Cozinha

Foto: Reprodução / Aqui na Cozinha

18. Salpicão de kani: opção que difere do tradicional salpicão de frango, esta receita leva o kani, um bastão feito com carne de peixe e sabor imitação de carne de caranguejo, item muito utilizado na culinária japonesa.

19. Salpicão de bacalhau: utilizando o bacalhau dessalgado e desfiado, essa versão ganha ares portugueses ao ser acompanhada de azeitonas, batatas e ovos de codorna.

20. Salpicão de salmão: receita diferenciada, utiliza a carne de salmão em seu preparo. Peixe o qual é altamente nutritivo, rico em ômega-3, vitaminas e ácidos graxos.

21. Salpicão de atum: com ingredientes simples e saborosos, está receita além de prática é rápida e muito saborosa.

22. Salpicão de peixe: utilizando carne de tilápia desfiada, esta versão de salpicão contém alto valor proteico, além de ser um alimento coadjuvante na perda de peso .

23. Salpicão de atum e abacaxi: com ingredientes fáceis de encontrar, esta receita utiliza o abacaxi como fruta escolhida. Fruta esta rica em fibras, a qual possui enzimas digestivas capaz de auxiliar na degradação de gorduras..

Salpicão com frios

Foto: Reprodução / O Melhor Restaurante do Mundo

Foto: Reprodução / O Melhor Restaurante do Mundo

24. Receita prática de salada de salpicão: demonstrando a versatilidade deste prato, esta receita não utiliza carnes em seu preparo, mas sim peito de peru e muçarela, tornando o preparo do prato ainda mais ágil.

25. Salpicão de frios: outra versão que não utiliza carnes em seu preparo, este prato leva queijo, peito de peru e presunto cortados em cubos, resultando em um visual belíssimo.

26. Salpicão de frios e pepino em conversa: para caprichar ainda mais no visual, esta receita leva pepinos em conversa em seu preparo. Além de beleza, o prato ganha vitaminas A e C e sais mineras com esta adição.

27. Salpicão de frios e pimentões: adicionando pimentões e alho-poró, esta receita ganha sabores marcantes e mais nutrientes do que a versão tradicional. Para deixar o prato ainda mais cremoso, misture maionese e iogurte natural.

28. Salpicão de frios light: receita ideal para quem está em uma dieta de baixas calorias, leva queijo tipo ricota, peito de peru e iogurte desnatado, ingredientes que garantem a leveza do prato.

29. Salpicão de frios com manga e nozes: a fruta escolhida para ter destaque nesta receita foi a manga, rica em sais minerais, nutrientes, vitaminas e fibras. Para adicionar crocância ao prato, utilize nozes.

Salpicão sem carne

Foto: Reprodução / Mistureba Chic

Foto: Reprodução / Mistureba Chic

30. Salpicão de tofu: utilizando o tofu, queijo de soja tradicional na culinária japonesa, esta receita ainda leva a glutadela, carne de glúten muito consumida por veganos e vegetarianos.

31. Salpicão de frutas: para substituir a carne, esta receita utiliza a “carne de jaca”, velha conhecida dos adeptos do veganismo. Esta carne consiste em polpa de jaca verde cozida na panela de pressão. Vale experimentar!

32. Salpicão vegetariano de grão de bico e endívias: o grão de bico, alimento utilizado nesta receita, é um dos alimentos mais completos em termos nutricionais, além de ajudar a baixar o colesterol, é saboroso e versátil. Aqui é acompanhado de endívias, verdura de sabor amargo, rica em zinco.

33. Salpicão vegetariano: com poucos ingredientes, este prato é crocante, saboroso e com sabor predominantemente adocicado. Para sair da rotina.

34. Salpicão de legumes: receita prática e rápida, lembra a receita clássica do salpicão, com a exceção da presença de frango, o que não deixa nada a desejar em relação ao sabor.

35. Salpicão vegetariano com pimenta biquinho: mais uma opção de salpicão sem carne, esta versão leva pimenta biquinho, pimenta de sabor adocicado rica em sais minerais. Deliciosa!

36. Salpicão vegetariano de repolho: com o repolho branco cortado em fatias finas, este salpicão ganha vitamina A e potássio, deixando a refeição mais nutritiva.

37. Salpicão sem frango: nesta versão, o peito de peru substitui a carne de frango, o qual em conjunto ao queijo tipo ricota, garante leveza ao prato.

Com tantas receitas detalhadas e deliciosas vai ficar fácil escolher qual tipo de salpicão é o seu preferido. Basta seguir o passo a passo e orientações para que tudo saia conforme o planejado. Aproveite as dicas e se surpreenda com este prato delicioso, refrescante e fácil de preparar.

Comentários
Dicas relacionadas