Casa e Decor

Salmão grelhado: 15 receitas para se deliciar com o sabor desse peixe

iStock

Atualizado em 25.08.23

O salmão grelhado é a carne perfeita para quando você tem pouco tempo para cozinhar, mas não quer deixar o sabor de lado. Com um gostinho suave, o preparo é prático e ainda garante um prato irresistível. Com as receitas abaixo, você aprende dicas infalíveis para obter um resultado de sucesso e até sugestões de acompanhamento.

1. Salmão grelhado simples

Para começar, uma receita extremamente prática de ser feita e que ainda conta com uma lista de ingredientes curtinha. Para testá-la em casa, você só vai precisar ter em mãos salmão sem pele e sem espinhos, sal, pimenta-do-reino e azeite. Mesmo com uma quantidade tão pequena de itens, o resultado é um prato delicioso. Vale a pena experimentar.

2. Salmão grelhado na churrasqueira

Que tal inovar na hora de preparar seu churrasco? Além das carnes tradicionais, queijo coalho e pão de alho, o salmão também pode tranquilamente ir para a churrasqueira. Aqui, você aprende como temperar o peixe e também confere como grelhá-lo para obter um resultado perfeito.

Publicidade

3. Salmão grelhado com ervas de Provença

Outra opção de churrasqueira, essa é uma receita em que o salmão é temperado com ervas de Provença, azeite e sal. Para que a carne não queime, é importante que o fogo esteja brando, assim, você consegue aproveitar toda a suculência do peixe.

4. Salmão grelhado com alecrim

Que tal preparar um salmão na churrasqueira que fique bem aromático? Para isso, a receita conta com alecrim fresco e limão siciliano. Para completar o tempero com chave de ouro, azeite, sal e pimenta-do-reino também entram em cena.

5. Salmão grelhado ao molho de alcaparras

Com um sabor marcante, a alcaparra é um ingrediente que faz toda a diferença no sabor final do seu prato. Para o molho, além dela, você vai precisar de alho, limão e manteiga. Esse último ingrediente garante a cremosidade perfeita para o molho.

Publicidade

6. Salmão grelhado ao molho de mostarda e mel

A combinação de mostarda e mel não faz sucesso à toa, afinal, ela é irresistível. Além desses ingredientes, o molho ainda conta com creme de leite fresco, para que o sabor fique mais suave. Já para temperar o peixe, você vai usar limão, alecrim, sal e pimenta-do-reino.

7. Salmão grelhado ao molho de maracujá

Para contrastar com a suavidade do salmão, vale a pena investir em um molho de maracujá, que conta com um sabor marcante. Grelhar o peixe é fácil, assim como fazer o molho, que leva suco concentrado da fruta, manteiga e açúcar.

8. Salmão grelhado com purê de mandioquinha

Salmão bem grelhado já fica delicioso, acompanhado de um purê de mandioca salsa, melhor ainda! Aqui, o peixe é temperado com suco de limão, sal, pimenta-do-reino e tomilho. Já o purê é feito com o legume, creme de leite fresco, leite, noz-moscada, alho, sal, manteiga e azeite.

9. Salmão grelhado com legumes

Uma refeição leve e saudável pode ser cheia de sabor e essa receita está aqui para provar isso. Para que o preparo seja bem prático, a dica é comprar legumes congelados no supermercado, assim, você não precisa se preocupar em descascá-los e cortá-los.

Publicidade

10. Salmão grelhado com avocado

Nessa receita, além de todas as dicas para grelhar perfeitamente o salmão, como usar um corte com pele para proteger a carne, você ainda confere como fazer uma salada. Essa é uma ótima pedida para quem quer um acompanhamento diferenciado, já que ela é feita com avocado, erva-doce e couve-manteiga.

11. Salmão grelhado com molho de ervas

Faça uma posta de salmão grelhada na frigideira que fica com uma pele crocante e com a carne macia. Para atingir esse resultado, é preciso fazer pequenos cortes na pele. E tem mais: para acompanhar, aprenda a fazer um molho de ervas rápido e prático, que dará um toque especial na receita.

12. Salmão grelhado com arroz de cogumelos e camarão

Para sentir o sabor do salmão, a proposta dessa receita é fazer um tempero suave com sal, pimenta e azeite. Para cobrir o peixe, você aprende a fazer um molho de ervas e limão. Como acompanhamento, ainda há um arroz que mescla cogumelos e camarão. E não para por aí: cenoura baby também entra em cena. Com essa sugestão, você consegue uma refeição completa.

13. Salmão grelhado com espinafre e cogumelos

Fácil e deliciosa, essa é uma receita com a quantidade ideal para servir duas pessoas. Antes de ser grelhado, o salmão é temperado com sal, pimenta e azeite. Para servir junto com o peixe, é feito um refogado com espinafre, cogumelo e tomate.

14. Salmão grelhado com arroz, amêndoas e nozes

Prepare um salmão pra lá de especial incrementando-o com pimenta-do-reino, sal, alho, shoyu, molho tarê, limão siciliano, salsinha e alecrim. Com essa combinação, o peixe fica aromático e levemente agridoce. Para dar um toque sofisticado ao arroz do dia a dia, que serve como acompanhamento para a carne, a dica é acrescentar nozes e amêndoas ao grão.

15. Salmão grelhado com risoto de parmesão

Nessa receita, após temperado, o salmão deve começar a ser grelhado com a pele para baixo. Assim, você garante que a carne fique bem suculenta. Para que seu dia fique mais gostoso, você confere como fazer um risoto de parmesão bem prático, mas que é uma delícia.

Se você quiser, ainda pode incrementar sua refeição com os molhos ou acompanhamentos das receitas acima. E para deixar seu almoço ou jantar ainda mais gostoso, que tal fazer também um suco de acerola?

Jornalista pós-graduada em Gestão de Conteúdo em Comunicação. Viciada em comida, séries, filmes e música. Apaixonada por livros, sempre compra mais do que consegue ler.