42 receitas de salada de batata incrivelmente versáteis

Escrito por Tais Romanelli

iStock

Difícil encontrar alguém que não goste de batatas. Versáteis, elas podem ser usadas de diversas maneiras, e uma das mais populares é a salada de batata. Vamos combinar que “de salada ela não tem quase nada”, mas trata-se de uma ótima entrada e, dependendo dos ingredientes utilizados, pode até se tornar o prato principal.

A salada de batata é comumente utilizada para acompanhar o churrasco do fim de semana, mas, na verdade, combina com qualquer tipo de carne. É sucesso garantido também entre os vegetarianos e veganos (quando não leva maionese e nem ovos). Pode ser preparada com poucos ou muitos ingredientes e a dica é sempre servi-la bem gelada ou, então, morna. Inspire-se com deliciosas versões abaixo.

Receitas simples

1. Salada de batata fácil: receita simples, mas deliciosa, que a maioria das pessoas adora. Se desejar, você pode acrescentar outros legumes, como cenoura ou até adicionar ovos cozidos. Essa, sem dúvida, é uma ótima opção para aquele churrasco de final de semana.

2. Salada de batata e maionese: uma salada de batata rica e colorida, que leva cenoura, ervilha, palmito etc. Enfim, todas as cores cabem nesta receita que fica ainda com um molho cremoso!

3. Salada de batata e ovo de codorna: receita deliciosa e que sacia muito bem. Opção perfeita para acompanhar o churrasco ou até mesmo para uma refeição refrescante no meio da semana.

Leia também: 11 receitas de poke: o prato havaiano que conquistou o mundo

4. Salada de batata cremosa: receita clássica e que faz o maior sucesso nos encontros de família. Você usará apenas batatas, maionese, creme de leite, mostarda, sal e salsinha para finalizar. Se gostar, pode finalizar também com cebolinha.

5. Salada de batata com maionese caseira: esta versão leva cebola roxa e ovos. Uma dica para preservar o formato da batata, sem que ela se desfaça por inteiro, é cozinhá-la em água que não esteja fervendo tanto (porque isso acaba desestruturando as batatas).

6. Salada de batata francesa: receita simples em que a principal dica é temperar a salada enquanto as batatas ainda estiverem quentes, para que elas peguem mais o sabor. Na hora de servir, é só acertar o sal e a pimenta e regar com um fio de azeite.

7. Salada de batata com ovo cozido: para quem adora ovos, essa combinação é tudo de bom. Além das batatas e dos ovos, você usará apenas maionese, cebola ralada e sal. Para finalizar, use cheiro-verde, se gostar.

8. Salada de batata com ovo e cenoura: receita que faz a linha salada-refeição, pois fica bem completa. Excelente opção para um jantar ou almoço leve, gostoso e saudável. Também fica um arraso como acompanhamento para churrasco ou outro tipo de carne.

Leia também: 12 alimentos leves para comer à noite sem ficar com o estômago pesado

9. Salada de batata com cebola roxa e azeitonas: uma salada colorida e cheia de sabor. As alcaparras são opcionais. Já a cebola roxa e as azeitonas pretas são o toque especial da receita. O tempero é apenas sal, pimenta-do-reino e azeite de boa qualidade.

10. Salada de batata rústica: esta salada é diferente pois reaproveita 100% dos alimentos, utilizando também cascas, folhas e talos. Além das batatas, leva cenoura, ervilhas frescas, cheiro-verde, sal e pimenta-do-reino.

11. Salada de batata com ovo e maionese de alho: a maionese caseira de alho e os ovos cozidos ralados incrementam o sabor desta salada de batata, que fica diferente e deliciosa. O tempero é azeite, sal, pimenta-do-reino e salsinha.

12. Salada de batata com cebola roxa e mostarda: esta salada pode ser servida tanto fria como quente. Você usará batatas, cebola roxa, azeite, manteiga, mostarda Dijon, vinagre, sal e pimenta preta moída.

13. Salada de batata austríaca: essa salada acompanha bem carnes brancas em geral, mas também é uma excelente substituta para a maionese feita para ser servida em churrascos. O preparo não tem segredo e a dica é servir com folhas de espinafre.

Leia também: 122 receitas de molhos que vão turbinar os sabores dos seus pratos

14. Salada de batatas amassadas: o diferencial desta receita é amassar bem as batatas. Ela acompanha muito bem qualquer estilo de refeição, desde um churrasco até um jantar mais sofisticado acompanhando uma carne assada ou peixe.

15. Salada de batata 3 queijos: se salada de batata já é uma delícia, imagina com queijo?! Nesta versão, a maionese é substituída pelo queijo cremoso; já o queijo parmesão ralado e o outro queijo de sua preferência, são usados para incrementar o sabor.

16. Salada de batata e repolho: uma salada gostosa, refrescante, colorida, cheia de ingredientes. O legal é que a receita é versátil e você pode sempre incluir o que você tem em casa. Boa opção para acompanhar carnes ou até para ser refeição única.

17. Salada de batata com linguiça calabresa e bacon: uma receita que eleva a salada de batata a um prato mais completo, que pode ser uma refeição única. Além dos ingredientes principais, você pode usar os legumes que mais gostar, como, por exemplo, milho, cenoura, vagem e ervilhas.

Receitas com outros tipos de batata

18. Salada de batata alemã: além da batata asterix (aquela de casca rosa), que é o diferencial da receita, você precisará de ovos, iogurte natural integral, mostarda clara, cebola, cebolinha, picles, vinagre branco, sal e pimenta.

19. Salada de batata bolinha com picles: use a batata bolinha para fazer esta receita e lembre que uma maionese de boa qualidade faz toda a diferença. O preparo é muito simples e o resultado final é incrível, agradando a todos.

20. Salada de batata doce, baroa e inglesa: a batata inglesa, que tem maior índice glicêmico quando comparada com as outras, entra em menor quantidade, apenas para dar textura ao creme. Além das batatas, você usará mostarda Dijon e tofu.

21. Salada de batata-doce com feijão: para uma refeição diferente, completa e gostosa. Uma dica é adicionar castanhas picadas na hora de servir, o que garante crocância, mais sabor e nutrientes ao prato.

22. Salada de batata baroa com maionese vegana: fica colorida e convidativa, e o rendimento é de quatro porções. A dica é fazer um refogado de cebola para, então, misturar aos demais ingredientes, pois a cebola frita garante sabor especial à salada.

23. Salada de batata doce assada com gengibre: diferente, gostosa e muito simples de fazer. Além disso, esta é uma receita saudável, rica em fibras e vitaminas, e vegana. O rendimento é para duas pessoas.

24. Salada de batata vermelha com bacon: receita que não usa maionese, fica com uma consistência ótima e leva ingredientes crocantes, que fazem toda a diferença no resultado final! A batata vermelha é usada pois fica mais firme cozida, mas não deixe de usar o vinagre na água de cozimento pois ele ajuda nesse processo.

25. Salada de batata doce com ervas frescas: receita saudável, perfeita para ser incluída nas suas refeições da semana. Além da batata doce, você precisará apenas de salsinha, cebolinha, hortelã, tomilho, azeite de oliva extravirgem, pimenta-do-reino e limão espremido.

26. Salada de batata bolinha com milho: ideal para quando você quer preparar algo rápido e gostoso. Se desejar, você pode finalizar com cebolas compradas já prontas no supermercado – elas são crocantes, levemente salgadinhas e gostosas.

Receitas com ingredientes especiais

27. Salada de batata com atum: prática, gostosa e perfeita para uma refeição completa. Você pode, inclusive, deixar essa saladinha pronta na geladeira em potinhos para levar ao trabalho ou faculdade. E quando quiser, pode substituir a batata por batata doce, mandioquinha ou mandioca cozida.

28. Salada de batata com raspas de limão: acompanha bem um bife à milanesa ou outro tipo de carne. O preparo é simples e você utilizará apenas as batatas, maionese, azeite, vinagre, ovos, sal e pimenta. As raspas de limão garantem a finalização perfeita que o prato merece.

29. Salada de batata com creme de ricota: opção para quem não gosta ou prefere não usar maionese. O creme de ricota tem sabor delicioso e garante cremosidade à salada. Para temperar, você usará apenas sal e salsinha picada.

30. Salada de batata com vinagrete e mostarda Dijon: mais uma versão que não leva maionese. O vinagrete Dijon, misturado com batatas cozidas e alguns temperos, deixa a receita à altura de um filé mignon suíno grelhado. O sabor surpreende, a batata equilibra a acidez e o prato leva poucos minutos para ficar pronto.

31. Salada de batata com hortelã: pode ser chamado também de “quibe de batata”, mas não leva trigo e é um prato para servido frio. É uma opção refrescante, deliciosa para os almoços de verão e também para acompanhar um churrasco no fim de semana.

32. Salada de batatas chips, presunto parma, ovo e queijo: versão de salada elegante, saborosa e completa, podendo ser servida como refeição única pois garante muita saciedade. Além dos ingredientes principais, você usará alface e tomates.

33. Salada de batata com wasabi: para quem quer deixar a salada de batata comum um pouco mais exótica. O sabor do wasabi fica discreto, não muito picante, mas faz a diferença. Ótima ideia de salada para servir de entrada nos churrascos em casa.

34. Salada de batata com maçã vegana: a maçã bem docinha e picadinha é o destaque desta salada. Para quem prefere não usar maionese, a dica é colocar duas colheres de azeite de oliva extravirgem. Antes de servir, vale a pena levar à geladeira por alguns minutos.

35. Salada de batata com maionese e castanha de caju: receita vegana e totalmente caseira (sem nada industrializado). A orientação é preparar o molho de maionese antes de começar a fazer a salada, para que fique na geladeira pelo menos por uma hora antes de ser misturado com as batatas.

36. Salada de batata, atum e rúcula: fácil de preparar, é feita apenas com batatas, atum, azeite, vinagre de maçã, mostarda Dijon, cream cheese, rúcula, sal e pimenta moída.

37. Salada de batata com cebola frita e abobrinhas: receita vegana muito saborosa, temperada com maionese de castanhas de caju. A cebola frita faz uma grande diferença no sabor e textura desta salada, e o sabor do vinagre adicionado ao óleo fica incrível.

38. Salada de batata com grão-de-bico e cogumelo: colorida, bem temperada e gostosa. Trata-se de uma receita vegana, mas que todos vão amar. Você pode preparar com um dia de antecedência, e ela dura até três dias na geladeira num pote fechado.

39. Salada de batata, cenoura e inhame: uma receita vegana simples, mas cheia de sabor. Além dos ingredientes principais, você usará cebola, óleo de gergelim torrado, água, shoyu, cebolinha picada e pimenta-do-reino.

40. Salada de batata com funcho: simples de fazer, não leva maionese, apenas as batatas e temperos. Você pode fazer como preferir, mas a dica é servir como uma salada rústica; para isso, não tire a casca da batata. Sirva a salada morna.

41. Salada de batata com atum e molho de alcaparras: receita elegante e refrescante. Fácil de preparar, você fará camadas de batatas com um pouco do creme de alcaparras e vinagrete de atum por cima. Para finalizar, regar azeite e salpicar gergelim preto.

42. Salada de batata com rosbife, azeite e mostarda: um prato completo, leve e que surpreende tanto pela apresentação quanto pelo sabor. Ótima opção para quando for receber visitas em casa, até mesmo porque o preparo não tem segredo.

Batata é uma verdadeira paixão na culinária brasileira e, por isso, sucesso garantido na hora de preparar deliciosas saladas. Escolha sua versão preferida e aposte na salada de batata para acompanhar carnes variadas ou até mesmo para ser seu prato principal. Confira também receitas de salada de macarrão ideais para os dias quentes.

Este conteúdo foi útil para você?
Sua opinião é importante para identificarmos onde podemos melhorar.
Sim
Não

Assuntos: Alimentação

Para você