Dicas de Mulher Dicas de Beleza

Saiba tudo sobre Botox

Tire suas dúvidas sobre o Botox, a técnica de rejuvenescimento que faz sucesso entre celebridades

em 05/07/2017

Foto meramente ilustrativa. Foto: Thinkstock

Toxina botulínica tipo A. Talvez por este nome você não o reconheça, mas ele é mais popular do que você imagina.

Estamos falando do Botox, a técnica de rejuvenescimento preferida entre as mulheres que começam a se preocupar em manter o rosto jovem e sem rugas sem precisar recorrer às cirurgias plásticas, anestesias e todo o processo de internação.

Muitas mulheres procuram as aplicações de Botox no rosto para um resultado de rejuvenescimento completo e rápido e este tratamento estético está cada dia mais acessível e popular no Brasil.

O que é Botox?

Botox, na realidade, é a marca registrada nos EUA para comercialização da Toxina Botulínica tipo A para fins estéticos.

O Botox foi autorizado no Brasil em 2000 para o uso em tratamentos de marcas de expressão e de hiperidrose. A toxina já vinha sendo usada para fins terapêuticos até então.

A toxina botulínica leva este nome, pois vem da bactéria Clostridium botulinum, responsável pelo envenenamento alimentar conhecido como botulismo, o qual causa paralisia muscular e morte por parada respiratória.

Apesar de ser um composto altamente letal, quando aplicado em pequenas doses no músculo, em sua forma purificada, age impedindo o envio da “mensagem” ao cérebro de que o músculo deve se contrair e por isso ajuda a minimizar as rugas de expressão.

Como é a aplicação do Botox

A toxina botulínica é injetada no tecido subcutâneo por agulhas muito finas e em pequenas quantidades, proporcionando um efeito de estiramento da pele de maneira rápida. O resultado não é imediato, porém as primeiras alterações começam a aparecer depois de três dias. Uma das vantagens do procedimento é que o rosto não fica inchado nos pontos onde foram feitas as aplicações e por isso, não é preciso se afastar das atividades cotidianas.

A técnica é indicada para suavizar as rugas dinâmicas, ou seja, aquelas que ficam visíveis conforme as expressões do rosto, como as linhas da testa e os pés-de-galinha. Para as rugas mais profundas e evidentes e recuperação do volume do rosto e dos lábios são indicados outros tratamentos, como o preenchimento à base de ácido hialurônico.

Vantagens e Desvantagens

A grande vantagem do Botox é que ele não altera permanentemente a área onde é aplicado. Após cerca de 4 a 6 meses, o efeito desaparece. Sendo assim, quem não gosta do resultado não precisa se desesperar, é só aguardar o tempo necessário para que o efeito suma.

Por outro lado, uma desvantagem é que o tratamento é um pouco incômodo, pois deve ser injetado no músculo e para quem tem pavor de agulha isso é uma tortura. Outro ponto negativo é que por ser temporário, deve ser repetido a cada 6 meses, o que faz com o que o processo seja custoso e trabalhoso.

Indicações para fins estéticos

  • Suavizar rugas e linhas de expressão (testa, sobrancelhas, pés-de-galinha);
  • Diminuir suor em áreas como axilas e mãos e pés (hiperidrose);
  • Corrigir o sorriso gengival;
  • Amenizar poros dilatados.

Contraindicações da toxina botulínica tipo A

A principal contraindicação é para quem tem hipersensibilidade (alergia) à substância, o que é um pouco raro, mas que ocorre. Outro fator que impede o uso é quando há infecção ou inflamação no local da aplicação e também é contraindicado na gravidez e durante a amamentação.

Preço do Botox

O custo de cada aplicação do Botox vai depender do número de ampolas usadas para tratar a região escolhida. Entretanto, normalmente as sessões variam entre R$700 a R$1.500.

Resultados

O efeito do Botox dura em média entre quatro e seis meses, sendo assim, sugere-se a reaplicação a cada semestre. O preço varia bastante, mas é certo que não se trata de um tratamento barato. Por isso, desconfie de ofertas com preço muito abaixo do mercado, pesquise referências com amigos e conhecidos que já se trataram na clínica onde pretende fazer a aplicação e investigue a reputação do profissional antes de iniciar o tratamento.

Antes e depois do Botox

Foto: Reprodução

Vale ressaltar que é muito importante também procurar um especialista que tenha experiência no assunto, assim ele pode avaliar bem o seu rosto e definir a quantidade de Botox que deve ser injetada para que o resultado seja bastante natural e não te deixe com o rosto “engessado”.

Outros usos do Botox

Além dos fins estéticos, o Botox pode ser usado no tratamento contra as temidas enxaquecas (cefaleias tensionais e cervicogênicas) e também nos casos de tiques nervosos como piscar o olho (blefaroespasmo) ou puxar a boca excessivamente. Nessas situações, como o Botox ajuda a manter o músculo relaxado, o problema pode ser amenizado.

Se você já utilizou esse recurso de estética, não deixe de comentar abaixo falando sobre sua experiência.

Comentários
Dicas relacionadas