Saiba como a posição da coluna interfere na barriga chapada

Fique atenta com a posição do seu corpo ao sentar, dormir e até ao caminhar. Manter a coluna alinhada previne doenças e ainda contribui para a boa forma

Escrito por Ana Carolina Gabriel

Foto: Thinkstock

O sonho muitas mulheres é ter uma barriga chapada, sem estrias e gorduras localizadas. Para conquistar isso, investem em dietas e praticam exercícios diários na academia. Mas essas atitudes podem não ser suficientes se você tiver uma postura incorreta, afinal, a posição da coluna pode influenciar no resultado e acabar formando os chamados ‘pneuzinhos’

“Uma coluna que não está alinhada prejudica todo o funcionamento do corpo. Quando você relaxa, ao sentar, por exemplo, o abdômen relaxa e o espaço entre as vértebras se comprime formando a barriguinha. Tudo está relacionado à posição correta da coluna. É importante aprender a sentar, ficar em pé e deitar do jeito certo ”, diz Felipe Blumenberg, fisioterapeuta.

Por isso, vigiar sempre a posição do corpo tanto ao sentar como ao relaxar é essencial.

“A posição correta é a que a pessoa está com o peito ‘aberto’. Para mantê-la é preciso de uma alimentação adequada e exercício físico para fortalecer a musculatura”, orienta Blumenberg.

Nas imagens a seguir você confere como deve se posicionar em algumas situações comuns do cotidiano.

E para quem ainda tem dúvidas quanto à como se posicionar da maneira correta, a dica é procurar a orientação de um fisioterapeuta e sempre pedir ao educador físico que acompanha seus exercícios para te auxiliar ao se posicionar na hora de se movimentar.

Foto: Reprodução / Fisioterapia.com
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

É na infância que se inicia a educação postural

Para que a maneira correta de se portar esteja mais facilmente assimilado no dia a dia, é essencial que essa preocupação esteja presente durante a infância também. “Para termos uma melhor qualidade de vida no futuro, é imprescindível que desde crianças tenhamos bons hábitos e uma boa postura. É importante ter a consciência corporal desde pequenos. Isso ajudará a ser um adulto com menos problemas na coluna”, diz o fisioterapeuta. Sendo assim, ao perceber que seu filho está se acostumando a manter uma postura incorreta, converse com o pediatra e peça orientações.

Dicas para orientar os baixinhos

Orientar as crianças é uma maneira de prevenir problemas de coluna no futuro e garantir mais saúde. Por isso, o fisioterapeuta dá algumas dicas necessárias e infalíveis:

  • Até os 12 anos, a criança não deve praticar esportes que solicitem um único tipo de movimento;
  • O uso do computador deve ser intercalado com descanso ou atividades que exijam algum tipo de esforço físico;
  • A criança precisa de alongamento. Ela deve, por exemplo, conseguir encostar as mãos no chão, partindo da postura em pé, sem dobrar os joelhos;
  • A criança não deve carregar volume maior do que 10% de seu peso corporal;
  • O material escolar deve ser carregado de maneira equilibrada: dividido nos dois lados do corpo, em mochilas nas costas ou em mochilas com rodas.

Alimentação e exercícios também interferem na estética do abdômen

Procure também orientações de seu nutricionista para que seja feito um cardápio especialmente para você! Esqueça frituras ou alimentos muito gordurosos, afinal, eles contribuem – e muito!- para o surgimento da temida gordurinha localizada. “Não adianta a pessoa fazer exercícios físicos diários se não controla a alimentação. Um cardápio balanceado e rico em vitaminas e proteínas é essencial para um corpo saudável e em forma”, diz a personal trainer, Karine Pereira.

Os abdominais são um dos exercícios recomendados para delinear a barriga. Para isso, deite no colchonete, coloque as mãos atrás do pescoço e flexione o corpo para frente. “Vale lembrar que esse exercício deve ser feito com auxílio de um profissional para não comprometer a coluna”, alerta Karine.

Já quem pretende perder as gordurinhas, exercícios aeróbios como caminhada, natação e corrida são ideais. Combinar o poder desses exercícios com os abdominais é o caminho para garantir uma barriga bonita. Mas nada acontece em um passe de mágica. A conquista da barriga chapada leva tempo e muita paciência e dedicação. Portanto, não desista.

Vídeos – educação postural para todos

Veja no vídeo abaixo como se posicionar corretamente ao usar o computador em casa, na escola ou no trabalho:

A seguir, confira um vídeo para mostrar aos seus filhos para que eles aprendam mais sobre a importância de se posicionar da forma correta:

Se a sua coluna já está prejudicada com a má postura ou se você pretende investir na saúde da sua coluna, o RPG é uma boa opção. Saiba mais sobre a prática:

Agora que você já sabe como cuidar da sua postura, não pode se esquecer de estar sempre prestando atenção na posição da sua coluna, assim você evita problemas na coluna e consequentemente evita ficar com aquela barriguinha indesejada.

Assuntos: Fitness

Dicas pela Web