20 receitas de sagu para uma sobremesa refrescante e deliciosa

Ele pode ser preparado com vinho tinto, com suco de uva ou até mesmo com leite

Escrito por Tais Romanelli

Foto: Reprodução / Mel e Pimenta

É fato: sagu mexe com a memória afetiva de muita gente, trazendo, na maioria dos casos, saudades da infância! Típico no Sul do Brasil, muito presente especialmente nas mesas das famílias italianas, trata-se de uma sobremesa saborosa e que rende bastante.

Tradicionalmente, o sagu é feito com vinho tinto, mas, com o passar do tempo e sua popularização, vieram novas maneiras de prepará-lo: por exemplo, com suco de uva, com leite, com groselha, entre muitas outras opções. Vale ainda consumi-lo bem geladinho no verão ou quente nos dias de inverno.

A sobremesa também pode ganhar toques especiais, como, por exemplo, o uso de canela, cravo, frutas secas ou frescas na hora do preparo. Por isso, inspire-se com as versões abaixo e escolha a sua preferida!

Receitas de sagu tradicionais

Foto: Reprodução / Receitas da Coruja

1. Sagu de vinho clássico: receita tradicional, que leva apenas água filtrada, vinho tinto, açúcar refinado e sagu. Uma dica para quem não gosta do excesso de goma que solta do sagu é cozinhá-lo e depois lavá-lo antes de deixar no caldo de vinho.

2. Sagu de vinho tinto com cravo e canela: o cravo e a canela dão cheiro e sabor especial ao sagu. Além deles, você usará água, vinho tinto e açúcar. O preparo é bem simples e a dica é servir depois com creme de leite batido.

Leia também: 70 receitas de sobremesas maravilhosas para adoçar o seu dia

3. Sagu de vinho fácil: nesta receita, você pode usar tanto o vinho tinto suave como o seco. Mas o suave é a escolha certa para quem aprecia sabores bem doces! Além do vinho, você usará água, sagu e açúcar. A dica é deixar gelar bem para engrossar antes de consumir.

4. Sagu de vinho tinto e creme de baunilha: essa versão é mais que tradicional combinando o sagu com o creme de baunilha. Não é necessário escolher um vinho tinto seco caro, mas ele precisa ser de qualidade para garantir um bom sabor à receita. O preparo é fácil e a receita rende bastante.

5. Sagu de vinho e suco com creme de baunilha: diferente da receita anterior, essa versão leva também suco de uva integral. O creme é feito de forma simples, usando apenas ovo, açúcar, essência de baunilha, maisena e leite. E no passo a passo você encontra uma dica para diminuir a textura “grudentinha” do sagu.

6. Sagu de vinho tinto, frutas secas e chantilly de laranja: uma ideia para uma sobremesa mais elaborada e cheia de sabor! A receita rende quatro porções e o sagu deve ser colocado em taças coberto com o chantilly de laranja para garantir uma ótima apresentação.

7. Sagu de vinho com frutas: o rendimento da receita é de cinco porções. Após fazer o sagu, você deverá acrescentar frutas picadas de sua preferência, como maçã, abacaxi, uva, morango, laranja… Depois, é só levar para a geladeira e servir bem gelado.

Leia também: 29 receitas de canjica para você morrer de paixão logo na primeira colherada

8. Sagu de vinho com cerejas: receita tradicional, que, inclusive, é ótima opção de sobremesa para ocasiões especiais, como Natal e Ano Novo. Você precisará apenas de sagu, vinho tinto doce, açúcar, canela em pau, cravo-da-índia, creme de leite e cerejas frescas para decorar.

9. Sagu de suco de uva: boa alternativa para quem não gosta de consumir bebidas alcoólicas e/ou prefere não usar vinho no preparo do sagu. Nesta receita você usará água, cravos, canela, suco de uva, açúcar e leite condensado.

10. Sagu de micro-ondas: nesta receita, o sagu é feito de uma forma mais prática, porém, não menos eficiente! Você pode escolher entre usar o suco de uva ou o vinho tinto no preparo. Basta misturar todos os ingredientes num recipiente de vidro e levar ao micro-ondas de cinco a sete minutos.

Receitas de sagu diferentes

Foto: Reprodução / Dani Noce

11. Sagu de laranja: mais uma opção para quem não gosta de utilizar vinho tinto no sagu. Ele é substituído por suco de laranja. Além dele, a canela e os cravos também dão um sabor especial à sobremesa, que fica com um aroma delicioso.

12. Sagu de café gelado com creme inglês: diferente, geladinho e macio. Esta é uma maneira bem diferente de se fazer sagu, mas com garantia de sucesso! Porém, uma orientação importante é usar café de boa qualidade!

Leia também: 10 receitas saborosas e diferentes de arroz doce para alegrar toda a família

13. Canjica de sagu: nesta receita, as bolinhas de sagu substituem o uso de milho na tradicional canjica. Além dele, são usados leite, leite de coco, coco seco ralado, açúcar demerara, cravo e canela. Vale a pena inovar na cozinha e experimentar esta nova sobremesa!

14. Sagu de leite Ninho: uma sobremesa cremosa e pra lá de saborosa, daquelas que ninguém terá coragem de botar defeito! Os ingredientes utilizados na receita são apenas o sagu, leite, leite condensado, creme de leite e o leite Ninho.

15. Sagu de leite: a dica nesta receita é cozinhar separadamente o sagu, para eliminar o excesso de goma, e só depois uni-lo ao leite quente adoçado. Isso evita também que a sobremesa fique muito grudenta. Fora isso, o preparo não tem segredos!

16. Sagu com salada de frutas: nesta receita as bolinhas de sagu são colocadas na salada de fruta. Você pode usar, por exemplo, mamão, kiwi, morango, abacaxi, uva, manga, entre outras frutas que goste. O detalhe é que o leite condensado e o leite de coco deixam a sobremesa ainda mais cremosa e gostosa!

17. Sagu de acerola com creme de goiaba: uma versão bem diferente de sagu, leve e refrescante! Tem o sabor suave e azedinho da acerola, acompanhado de um creme de goiaba mais docinho. Para complementar o frescor, folhinhas de hortelã dão um toque especial.

Leia também: 12 receitas de danoninho caseiro com gostinho de infância

18. Sagu de limão siciliano: para uma sobremesa leve, refrescante e com sabor delicado. Esta é uma variação do tradicional sagu que realmente vale a pena experimentar. Isso sem falar que o preparo é bem simples!

19. Sagu de chia: uma sobremesa funcional, feita simplesmente com suco de uva orgânico e semente de chia. Basta misturar os dois ingredientes e levar à geladeira por três horas. Receita perfeita para matar aquela vontadinha de comer doce sem escapar da dieta!

20. Sagu cremoso com pêssego: receita deliciosa que, além de cremosa, fica refrescante. Você precisará apenas de sagu, leite condensado, creme de leite, pêssego em calda e água. Vale a pena servir bem gelado e com folhinhas de hortelã por cima!

Não importa se você usará vinho tinto, suco de uva ou outro ingrediente mais criativo no preparo… O sagu continua sendo uma receita de sucesso e é uma ótima opção para as sobremesas de verão! Mas isso não impede você de consumi-la também nos dias frios… Ou seja, anote sua receita preferida e faça sagu sempre que tiver vontade!

Assuntos: Alimentação

Dicas pela Web