Moda e Beleza

5 benefícios do sabonete de açafrão para uma skincare natural e eficaz

iStock

Atualizado em 08.08.23

Com propriedades anti-inflamatórias, bactericidas e antioxidantes, a cúrcuma, ou açafrão-da-terra, ganhou espaço nos cuidados com a pele. Em especial, o sabonete de açafrão se tornou uma grande febre entre as blogueiras por vários motivos. Por isso, confira neste texto o esclarecimento da dermatologista Dra. Annie Levy Benzecry Szerman (CRM 5271600-6) sobre os benefícios do sabonete de açafrão para a pele.

O sabonete de açafrão é eficaz na pele?

Segundo a Dra. Annie Levy, o açafrão é uma raiz muito rica para a saúde porque contém os carotenoides e a curcumina. Essas substâncias possuem ação antioxidante que reduzem “a presença dos radicais livres”. Dessa forma, o sabonete de açafrão atua removendo “as células mortas da superfície da pele, além de ser anti-inflamatório e cicatrizante”, completou a dermatologista.

5 benefícios do sabonete de açafrão para a pele

iStock

O açafrão possui muitos benefícios para a saúde. A dermatologista explicou que a ingestão do açafrão ajuda a “combater uma série de doenças inflamatórias e o envelhecimento”. Já o sabonete de açafrão pode ser um grande aliado na rotina de cuidados com a pele, principalmente para quem possui pele oleosa. Veja a seguir os benefícios desse produto listados pela Dra. Annie:

Publicidade

  • Auxilia no tratamento da pele oleosa e acneica: segundo a Dra. Annie, o uso sabonete faz uma esfoliação na camada superficial da pele. Além disso, ele “apresenta um poder secativo, antisséptico e cicatrizante sobre lesões de acne”.
  • Reduz o crescimento dos pelos: a dermatologista explicou o uso do sabonete pode reduzir o crescimento dos pelos, pois a ação termogênica do açafrão enfraquecem o bulbo capilar. Dessa forma, ele pode “funcionar como uma opção para prolongar o tempo de crescimento dos pelos corporais”.
  • Previne o envelhecimento: para a profissional, o açafrão possui “efeito anti-inflamatório e antioxidante que pode auxiliar na higiene da pele oleosa e também na prevenção do envelhecimento”.
  • Potencializa a ação de outros produtos: o sabonete de açafrão possui efeito esfoliante que pode “potencializar a penetração dos ativos emolientes e hidratantes” que serão aplicados nas etapas após a limpeza. Assim, sua pele receberá melhor os outros produtos.
  • Confere hidratação e brilho à pele: a cúrcuma contém vitaminas A, B e C, além de suas propriedades termogênicas que ajudam a circulação sanguínea. Com o uso correto do sabonete a pele pode ficar nutrida, iluminada e com um aspecto mais saudável.

Sobre o uso do sabonete, a dermatologista deixou um alerta para evitar irritações na pele: “é necessário cuidado para não utilizá-lo antes da aplicação de ácidos dermatológicos”.

Contraindicações e cuidados no uso do sabonete de açafrão

Segundo a Dra. Annie Levy, o sabonete é contraindicado “para as gestantes, pessoas com alergia ou hipersensibilidade ao açafrão-da-terra”. Além disso, não é ideal utilizar o sabonete com a “presença de lesões ou machucados na pele”. Entretanto, sempre consulte o seu dermatologista para ele indicar os melhores produtos para a sua rotina de skincare.

Portanto, o sabonete de açafrão possui benefícios para a sua pele, mas você deve estar atenta a forma de uso e as contraindicações para não gerar outros problemas.

Saiba onde adquirir o sabonete de açafrão

Agora que você já está familiarizado com todos os benefícios, cuidados e contradições, confira onde adquirir o sabonete artesanal e as suas principais características e propriedades.

Sabonete Artesanal de Açafrão com Extrato de Aveia Brazeri
  • Ajuda na redução de pelos
  • Propriedades hidratantes, antioxidantes e anti-inflamatórias
  • Possui extrato de aveia, óleo de amêndoas e manteiga de karité
Sabonete Natural de Açafrão Artesanal
  • Hidratação e limpeza profunda
  • Promove uma depilação natural 
  • Sua fórmula possui manteiga de palma, óleo de coco, açafrão, ácidos supracitados e lixivia
Sabonete Líquido Açafrão
  • Trata a foliculite 
  • Reduz os pelos de forma natural 
  • Possui propriedades cicatrizante, analgésico, anti-inflamatório, antioxidante e termogênico

Para aprimorar ainda mais o seu autocuidado, aproveite para conferir algumas dicas de skincare caseiro e conheça formas simples de cuidar da sua pele.

Alguns dos produtos sugeridos nesta página possuem links afiliados. O preço não muda para você e caso você efetue uma compra nós recebemos uma comissão pela indicação. Confira nossa política de transparência.

Jornalista por profissão, louca por viagens, livros e séries. Apaixonada por saber informações aleatórias sobre o mundo.