Moda e Beleza

6 dicas para escolher o sabonete antiacne ideal para a sua pele

iStock

Atualizado em 19.05.22

Basta uma pesquisa na internet ou visitas rápidas a redes de farmácias, para encontrar diversas opções em sabonete antiacne. Essas variações existem para atender as necessidades diferentes que a pele oleosa pode exigir. Nesta matéria, a dermatologista Dra. Fabíola Tasca (CRM/PR 20.830 – R.Q.E 12.891) esclarece dúvidas e te auxilia a entender como o sabonete antiacne funciona. Confira!

Índice do conteúdo:

Para que serve o sabonete antiacne?

A pele com acne precisa de alguns cuidados específicos e a limpeza é a base desse processo. O sabonete antiacne contribui na renovação da pele e redução da oleosidade.

“Os sabonetes antiacne, em geral, são feitos a base de substâncias como enxofre, ácido salicílico, alfa hidroxiácidos, ácido glicólico, própolis e zinco. Eles promovem a renovação da pele e ao mesmo tempo, diminuem o excesso de camada córnea, fator envolvido diretamente com o aparecimento de acne.”, explica a Dra. Fabiola.

Hidratação desde a limpeza

Vale ressaltar, também, a importância de agentes hidratantes na composição do sabonete antiacne, segundo a dermatologista, estudos mostram que a acne é uma doença inflamatória que tem ligação com a oleosidade ,e também, com efeito rebote de sabonetes que limpam demais e acabam ressecando a pele no momento da limpeza.

Publicidade

Antes de investir em produtos para o cuidado da pele, procure um dermatologista de sua confiança. O profissional de sua escolha vai saber orientar qual a melhor opção para você.

6 dicas para escolher o sabonete ideal para a sua pele com acne

Alguns fatores devem ser levados em consideração, quando for escolher o melhor sabonete antiacne para a sua pele. A Dra. Fabíola deu 5 dicas que vão te ajudar na hora de escolher o produto:

  • Fique atenta à composição: dê preferência para sabonete antiacne que tenha, na sua composição, substâncias como: enxofre, ácido salicílico, alfa hidroxiácidos, ácido glicólico, própolis, zinco e chá verde, pois elas são essenciais para a renovar a pele e o controle da oleosidade.

  • Escolha sabonetes com agentes hidratantes: sabonete antiacne com agente hidratante em sua composição, evitam o ressecamento da pele e esse cuidado é fundamental para quem sofre com oleosidade. Os sabonetes que não possuem essa hidratação, acabam limpando a pele em excesso e causando a oleosidade rebote, que é quando o organismo responde a pele ressecada e produz mais óleo.

  • Confie na sigla Syndet: alguns produtos podem agredir a sua pele, portanto, quando for escolher o seu sabonete antiacne, verifique na embalagem se contém a sigla Syndet e opte por esses. Eles são os mais seguros, não irritam a pele e também oferecem menos chance de ressecamento.

  • Sabonete em barra e líquido: entre as opções de sabonete oferecidas no mercado, os em barra costumam ressecar mais a pele, em comparação com os demais. Ele é indicado para os casos de oleosidades extremas. E esse diagnóstico acontece após consulta com dermatologista.

    Publicidade

  • Inclua água micelar no seu ritual de cuidados: “Sempre oriento meus pacientes a usarem água micelar na pele e, em seguida, o sabonete antiacne líquido que tenha os ácidos indicados na composição”, indica a Dra. Fabiola.

  • Consulte um dermatologista: converse com um profissional especializado antes de escolher os produtos, eles vão saber indicar as melhores opções para o seu tipo de pele, além de identificar quais são os cuidados necessários para você.

Segundo o Código de Ética Médica, os médicos não podem indicar nomes ou marcas comerciais de produtos para qualquer meio de comunicação em massa. As indicações dos profissionais são sérias e precisam ser feitas com controle e responsabilidade, portanto, para trazer produtos de qualidade, teste e relatos de algumas influenciadoras digitais sobre os produtos mais comentados da internet estão listados abaixo.

10 melhores sabonetes antiacne segundo criadoras de conteúdo

As criadoras de conteúdo sobre beleza estão sempre testando os últimos lançamentos e, também, os produtos com boas reputações. E com base em suas experiências durante o uso, contam ao público se o produto vale ou não, para o investimento. Por isso, abaixo, estão os 10 melhores sabonetes antiacne, segundo elas:

1. Sabonete gel antiacne Needs – $

De acordo com o fabricante, o sabonete antiacne Needs limpa profundamente a pele oleosa ou acneica, possui ação antiacne prevenindo cravos e espinhas, além de reduzir a oleosidade da pele e desobstrui os poros. Em sua composição contém ácido salicílico e ácido glicólico.

“Ele limpa muito bem. E também não faz espuma, se você está acostumada com aqueles sabonetes que fazem muita espuma, talvez fique um pouco incomodada. Ele ajuda muito no combate a acne e rende muito. Um produto que vale muito a pena.” – Camila de Souza

2. Sabonete antiacne em barra Dermovitin Oil Control – $$

Publicidade

Sua composição é ideal para pele muito oleosa. O produto promove higienização com sensação refrescante, controle da oleosidade, ajuda na prevenção de cravos, além de possuir efeito adstringente.

“É realmente o melhor que eu já usei. Você não sente a pele repuxando e ele ajuda também a manter a pele livre de espinhas. ” – Mariana Dino

3. Sabonete facial Uniform & Matte Garnier – $$

O sabonete líquido fácil Uniform & Matte limpa sem agredir a pele. Sua textura é leve, cremosa e rende bastante. Ele remove a oleosidade, hidrata e oferece a sensação de pele limpa.

“Você não sente a pele esturricada quando passa o sabonete no rosto. Ele é bem hidratante. A pele fica bem limpinha. ” – Fran Barreto

4. Sabonete facial Hidrabene – $$$

O sabonete líquido facial da Hidrabene foi desenvolvido para remover impurezas de forma delicada. Sua combinação de ativos promove hidratação prolongada e profunda. Melhorando o aspecto da pele.

“A linha em geral é bem tranquila, que não dá problema, limpa a pele, cumpre a função e tem um preço bem legal” – Monalisa Nunes

Compre aqui

5. Gel de limpeza Acne Proofing Neutrogena – $$$

O gel de limpeza da Acne Proofing limpa a pele, reduz e trata a acne profundamente, sem agredir a barreira natural da pele. Sua composição contém máxima concentração de ácido salicílico.

“Ele limpa a pele sem deixar ela ressecada, repuxando” – Carol ramos

6. Sabonete líquido Actine – $$$$

Combate a acne e a oleosidade, desobstrui os poros, higieniza profundamente e contém ativos dermoenergizantes. O sabonete é hipoalergênico. Sem parabenos, corantes e álcool.

“Ele é daquele tipo de sabonete que espuma e rende bastante. Com um pouco dele você consegue espalhar para todo o rosto. E o resultado após o uso, na minha pele, foi de pele limpa, bem fresca e seca. É aquele produto que imediatamente sinto vontade de aplicar o hidratante. Lógico que cada um tem um tipo de pele e as reações podem ser diferentes.” – Rita de Cássia

7. Limpeza purificante antioleosidade Natura Chronos – $$$

O sabonete antiacne foi desenvolvido com ingredientes que limpam profundamente, mas sem agredir a microbiota da pele. Ele regula a produção de sebo e também desobstrui os poros.

“Ele realmente faz uma limpeza profunda, só que com suavidade.” – Luciana Vilela

Compre aqui

8. Limpador facial Sallve – $$$$

Sabonete antiacne livre de sulfatos, que limpa profundamente a pele sem causar ressecamento. Ele é hipoalergênico e vegano.

“Ele é um limpador muito delicado, mas que você sente que tá limpando profundamente a pele, desobstrui os poros e mantém a hidratação da pele.” – Bianca Camargo

9. Gel de limpeza facial Effaclar La Roche-Posay – $$$$

O gel da La Roche é ideal para peles oleosas e acneicas. Sua fórmula foi desenvolvida especialmente para a pele brasileira e contém substâncias como Salicílico, LHA e PCA de Zinco.

“Esse produto é muito bom. Ele retira a oleosidade de fato. O preço é Ok, existem sabonetes mais baratos no mercado, mas esse cumpre o que promete e vale cada centavinho.” – Bianca Izalberti

10. Gel de limpeza facial Vichy Normaderm Phytosolution – $$$$$

Ele promove a redução da acne e oleosidade. Limpa a pele e os poros profundamente, sem agredir. Indicado para peles oleosas e acneicas.

“Depois que você tira o sabonete a pele não fica repuxando. Ele controla a oleosidade do mesmo jeito que os outros controlam, mas achei que ele ajudou muito nas minhas espinhas.” – Bruna Guedes

O sabonete antiacne é essencial para sua rotina de cuidados, portanto, saiba identificar o que sua pele precisa antes de investir em um bom produto. O dermatologista é o profissional mais indicado para te ajudar nesse entendimento.

Agora que você já sabe como o sabonete antiacne funciona e conhece os produtos mais comentados entre as criadoras de conteúdo, considere incluir esse cuidado a sua rotina. Nunca é tarde para começar o skincare, principalmente se sua pele é oleosa. Seguir com disciplina as recomendações certas pode trazer muitos benefícios para você e sua autoestima.

Redatora Publicitária formada em Administração de Empresas na Unipar.