Moda e Beleza

Roupa social feminina: confira looks que vão do clássico ao despojado

Larissa Cunegundes

Atualizado em 09.06.23

Seja para trabalhar, para o dia a dia ou para eventos que pedem trajes mais elegantes, como formaturas e casamentos, a roupa social feminina é o traje ideal. E não é preciso ficar presa ao tradicional terninho, mesmo que seja possível montar um look social completo tradicional, também dá para sair do comum em uma produção social ou até mesmo combinar peças de alfaiataria com camisetas e tênis, deixando o visual mais descontraído.

Com tanta versatilidade, é possível encontrar peças que sejam a sua cara e que você consiga encaixar no seu estilo de maneira natural. Então, fique ligada nas dicas e inspirações abaixo!

8 peças sociais indispensáveis no guarda-roupa

Para quem busca praticidade, algumas peças-chave podem facilitar na hora de compor looks. Blazer, calça social feminina, camisa, vestido, blusa, saia, pantacourt e macacão são alguns dos exemplos. Conheça um pouco mais sobre essas peças:

1. Blazer

Carolina Rocha

Publicidade

O blazer é uma peça curinga para se ter no armário. Ele cai bem tanto com uma calça social, como uma mais despojada. Também fica lindo com saia, cropped, blusas básicas, vestido e até mesmo macacão.

2. Calça social

Atemporal, a calça social pode ir muito além do look corporativo. Com ela, você consegue criar um visual mais elaborado e até mesmo confortável. Para isso, vale a pena apostar em modelagens modernas. A peça ainda é bem versátil, já que há opções de cintura alta, skinny, flare, entre outras.

3. Camisa

A camisa social é uma peça fundamental em um armário versátil. Afinal, ela pode ser usada tanto para trabalhar quanto para passeios mais informais. A branca é a mais básica de todas, mas uma pretinha ou cinza também sempre cai bem. Já as estampadas são uma ótima escolha para quem quer sair um pouco do comum.

4. Vestido

O vestido é um grande aliado para quem busca uma visual que saia da combinação calça + blazer. Além disso, ele pode ser usado tanto em um ambiente de trabalho, quanto em festas, como casamentos e formaturas, por exemplo.

Publicidade

5. Blusa

Para quem não é tão fã de camisas, ainda há outras opções de blusas sociais de diversos modelos. Aposte em tecidos nobres como crepe, seda, cetim e linho.

6. Saia

Há opções de saias sociais dos mais variados comprimentos, seja curto, midi ou longo. Para o trabalho, vale optar por opções abaixo do joelho. Já para outras ocasiões, como o dia a dia ou eventos, todos os tamanhos são válidos.

7. Pantacourt

A pantacourt é um tipo de calça que ajuda a deixar o visual mais moderno. Para quem busca por uma peça com uma pegada mais social, vale optar por tecidos mais estruturados. Além disso, esse é um modelo que combina tanto com um salto alto quanto com um tênis.

8. Macacão

Para quem quer sair da rotina, vale investir no macacão. Para essa peça, prefira tecidos mais estruturados, com um caimento mais elegante.

Publicidade

São poucas as peças de roupa social feminina que são indispensáveis para o seu guarda-roupa. E não é preciso ter todas, pense nas que mais combinam com o seu estilo para ser mais fácil fazer composições para qualquer situação.

5 dicas para escolher a roupa social perfeita

Agora que você já conhece algumas peças que são uma boa pedida para ter no armário, que tal conferir algumas dicas para como fazer a escolha certeira? Veja só:

  • Opte por roupas neutras: tons neutros são ótimos porque combinam com tudo. Uma camisa branca, por exemplo, pode ser usada desde uma produção formal, combinada com salto e uma calça de alfaiataria, a uma bastante despojada, com um shorts jeans.
  • Conheça o formato do seu corpo: cada mulher é única e conta com um formato de corpo diferente, o que é lindo! Pensando nisso, é interessante conhecer peças que te fazem se sentir mais confortável.
  • Tenha peças-chave: você já conheceu algumas peças que são ótimas para ter no guarda-roupa, certo? Então, pense em quais combinam com o seu estilo e com outras roupas que você já tem no guarda-roupa. Assim, é possível montar várias composições com a mesma peça.
  • Menos é mais: não é preciso ter um guarda-roupa lotado para conseguir montar diversos looks. Depois de pensar nas peças-chave ideais para a sua rotina, também é válido investir na qualidade. Afinal, uma roupa com longa duração pode ser muito mais útil do que uma que estrague após algumas lavagens.
  • Não abandone a calça jeans: versátil, a calça jeans faz parte do guarda-roupa de uma grande parte das mulheres. E ela combina muito bem com camisas e blusas sociais, assim como blazers. Ela é ótima para montar um visual mais despojado.

Jornalista pós-graduada em Gestão de Conteúdo em Comunicação. Viciada em comida, séries, filmes e música. Apaixonada por livros, sempre compra mais do que consegue ler.