Noivas

Roupa de noivo: dicas e fotos para escolher o traje perfeito para o dia do sim

Pat Robinson

Atualizado em 16.05.22

Escolher a roupa de noivo pode ser uma tarefa mais difícil do que parece. Afinal, ele e a noiva (ou o outro noivo) são os protagonistas de um casamento. Em alguns casos, a celebração conta com dois noivos que podem usar trajes distintos. Para tornar essa decisão mais fácil, é interessante ter em mente o estilo de casamento, assim como local e horário em que ele será realizado.

Outro fator importantíssimo a ser analisado é o estilo do noivo: é mais despojado ou tradicional? Independente da resposta, na lista abaixo, é possível conferir opções que podem agradar os mais variados gostos. Dá só uma espiadinha:

Como escolher a roupa do noivo?

1. Como será a celebração? O primeiro passo a ser analisado na hora de escolher a roupa de noivo é pensar em como será a cerimônia de casamento. Será na praia, no campo, na igreja ou no civil? A ocasião será simples ou elegante? Após definir essas questões, é possível começar a ver com calma o traje ideal.

2. Quais são os tipos de traje de noivo? O terno é uma opção clássica e que cai bem em diversos tipos de casamento, ele é composto por calça, paletó e colete na versão completa. Já o fraque é ideal para cerimônias bem formais e elegantes. Ele conta com uma longa cauda, que alcança a altura dos joelhos e um corte triangular na frente. Aqui no Brasil é comum que ele seja usado para casamentos noturnos. Por fim, o meio-fraque pode ser usado em ocasiões menos formais do que a opção anterior e conta com uma cauda menor e com um corte quadrado na frente.

Publicidade

3. Melhor alugar ou comprar? A principal vantagem de alugar a roupa do noivo está no preço – muitas vezes é mais acessível do que a compra. Além disso, dependendo do traje, ele será usado apenas uma vez. Já a compra permite uma roupa que se encaixe melhor no noivo, pois é possível fazer todos os ajustes que sejam necessários ou até mesmo fazer uma peça sob medida. Além disso, dependendo da peça, ela poderá ser usada em outras situações.

4. Como ajustar o traje? A roupa deve ficar ajustada ao corpo do noivo: isso quer dizer que ela não pode ficar muito apertada e também não muito larga. O comprimento do terno deve ser logo abaixo do bumbum. Já a manga deve ficar alinhada ao punho, fazendo com que apareça um centímetro da manga da camisa. Na parte superior, elas devem começar logo onde o ombro termina. O colarinho deve ser menor do que o da camisa. Para fechar, o último botão deve ficar sempre aberto, ok? Já a calça deve ser medida dois dedos acima do salto do sapato.

5. Quais cores são mais apropriadas para quais horários? Para casamentos pela manhã é interessante optar por tons mais claros: bege, cinza claro, azul claro e off-white são alguns exemplos. Quando a cerimônia é realizada pelo fim da tarde, é válido apostar em tons como azuis e cinzas mais intensos. Para a noite, o preto é infalível, assim como azul escuro e cinza chumbo.

6. Quais são os tipos de gravata? A gravata tradicional é comprida e larguinha, uma ótima opção para quem busca por um clássico. Há também a versão no modelo slim, que conta com uma largura mais estreita e deixa o visual mais moderno. Por último, a gravata borboleta pode ser usada tanto para composições mais formais, como para deixar o visual mais descontraído. Nesse último caso, dá até para brincar com estampas.

Mesmo não sendo tão fácil quanto parece, depois de ver essas dicas, pode ser mais simples começar a pensar em todos os detalhes da roupa de noivo! Ah, outra coisa: as dicas acima são só para dar um norte, afinal, o importante é que o noivo se sinta confortável e feliz com a escolha.

Roupa de noivo para casamento despojado

Para sair do comum, vale a pena investir em um traje de noivo despojado. Há desde opções básicas até algumas que fogem bastante do comum. Na lista abaixo, você pode conferir algumas inspirações.

Publicidade

1. Combinar cores é uma ótima aposta para o traje de noivo despojado

2. Assim como nessa inspiração

3. Também vale deixar a gravata de lado

4. Veja só como o resultado fica lindo

5. Um colete de destaque também ajuda a descontrair o visual

6. Detalhes no sapato podem fazer toda a diferença no look

7. Assim como a escolha das cores de cada peça

8. A roupa de noivo na praia pode ser incrementada com um chapéu

Shanell

Publicidade

9. O visual fica um arraso com os pés na areia

1024 Fotografia

10. Uma gravata divertida pode ser a peça ideal para deixar o visual despojado

11. Como essa daqui

12. A roupa de noivo para casamento de dia também pode ser preta e basiquinha

Maya Lora

13. Ou bem estilosa

14. Afinal, ele é um dos protagonistas do dia

15. E também pode optar por uma roupa de noivo simples

Viu só como não é difícil encontrar uma roupa de noivo com uma pegada mais despojada? Para os que curtem esse estilo, vale a pena usar as imagens acima como fonte de inspiração.

Roupa de noivo para casamento civil

É comum encontrar casais que não querem realizar um casamento religioso. Nesse caso, a celebração pode ser feita apenas no civil. Na hora de escolher o traje do noivo, é importante saber onde ocorrerá a união. Nas imagens abaixo, você pode conferir opções para diversas situações.

16. Calça de sarja + camisa + blazer pode ser uma boa combinação para casamento civil

17. Assim como apostar em um blazer cinza

18. A roupa de noivo branca ganha um toque divertido com uma camisa colorida

19. Para um casamento civil no campo, o cinza cai muito bem

20. Ou até mesmo um tom terroso

21. Os noivos mais discretos podem investir em um look monocromático

22. Para sair do comum na combinação clássica de calça jeans com camisa, aposte em acessórios

23. A roupa de noivo bege combina com casamentos diurnos

24. Que não precisa ser acompanhado por gravata

25. Ou pode ter esse acessório em destaque

26. Que tal incrementar o visual com óculos de sol?

27. Os trajes clássicos não precisam ser deixados de lado em um casamento civil

28. Até porque hoje em dia é comum que eles sejam celebrados fora do cartório

29. Então, basta pensar no estilo da celebração

Mesmo realizando apenas um casamento civil, o traje do noivo também pode ser escolhido com cuidado e atenção. Afinal, esse é um momento único para o casal.

Roupa de noivo para casamento tradicional

Até em casamentos tradicionais é possível escolher entre várias opções de roupa de noivo. Veja só algumas opções:

30. E fica linda combinada com roupa de noivo no campo

31. A roupa de noivo azul é moderna e deixa o visual estiloso

32. Nesse sentido, também vale ousar e optar por tons não convencionais

33. A gravata borboleta é um clássico

34. E fica linda com um terno preto

35. Ela também pode entrar em cena para dar destaque ao visual

36. Ou simplesmente para completar o look

37. Ainda mais se contar com uma estampa

38. Mas isso não tira o charme da gravata padrão

39. Que pode ser acompanhada por um colete

40. O fraque é elegante

Ashlee Taylor

41. Assim como o smoking

42. A lapela é outro item que ajuda a compor o visual

43. Ela pode combinar com o buquê da noiva

44. Ou até mesmo com a gravata

1024 Fotografia

Se seu casamento for no estilo tradicional, você já conseguiu algumas opções de inspiração para a roupa de noivo. Agora, só é preciso escolher a ideal.

Viu só quantas opções legais de roupa de noivo? Como o dia do casamento é uma data importante para muitos casais, vale a pena escolher o traje com bastante carinho e dedicação. Falando nisso, já ouviu falar no casamento comunitário? Ele é uma ótima alternativa para quem quer economizar uma graninha.

Jornalista pós-graduada em Gestão de Conteúdo em Comunicação. Viciada em comida, séries, filmes e música. Apaixonada por livros, sempre compra mais do que consegue ler.