Dicas de Mulher Dicas de Beleza

Rotina de beleza aos 20 anos para ter uma pele linda no futuro

O protetor solar deve ser usado desde sempre, pois evita o câncer de pele e o fotoenvelhecimento

em 09/09/2014

Foto: Thinkstock

A prevenção é o melhor remédio. E não diz repeito somente a doenças, mas também se refere aos cuidados que temos que ter com nossa aparência desde cedo para, no futuro, não nos incomodarmos com certos sinais que possam surgir.

Engane-se a mulher que pensa que deve começar a cuidar da sua pele somente após os 30 anos. Quanto antes adquirirmos bons hábitos e cuidarmos da nossa saúde e, consequentemente, da nossa beleza, melhores resultados teremos futuramente – quando chegarmos aos 40, 50 anos.

Então, que tal começar a se cuidar aos 20 anos (ou até antes disso, se for o caso) para preservar uma pele bonita e saudável daqui a alguns anos?! Abaixo você confere uma lista com boas dicas para isso:

1. Protetor solar desde sempre

Não espere até os 30, nem mesmo até os 20 anos, para começar a passar protetor solar! Ele é fundamental e deve fazer parte da sua rotina de beleza desde muito cedo, independentemente da época do ano, faça frio, faça calor.

A dermatologista Bianca Gastaldi destaca que as mães já deveriam se preocupar em aplicar filtro solar em seus filhos desde o nascimento. “A exposição excessiva à luz solar na infância, principalmente quando ocorrem queimaduras com formação de bolhas, parece ser o maior fator de risco para o desenvolvimento de câncer de pele na idade adulta e, também, é onde se inicia o fotoenvelhecimento”, diz.

Portanto, recomenda-se o uso de filtros solares desde a infância e todos os dias, até mesmo naqueles em que o sol não está tão evidente. “Isso porque a radiação ultravioleta ultrapassa a camada de ozônio todos os dias, independentemente da quantidade de nuvens ou do clima”, destaca a dermatologista.

Para as pessoas que não têm este hábito, explica Bianca Gastaldi, os riscos futuros são câncer de pele e fotoenvelhecimento, que se manifesta através de manchas, rugas e alteração do tônus mais precocemente.

2. Retire a maquiagem antes de dormir

É de se esperar que aos 20 anos, ou até mesmo antes disso, a mulher já tenha o costume de se maquiar com frequência. Além de optar por bons produtos, é fundamental que ela remova toda a maquiagem antes de dormir.

“Remover a maquiagem evita o desenvolvimento de acne ou piora da mesma”, diz Bianca Gastaldi. “Ela pode ser removida com um sabonete adequado, se for mais leve, ou com removedores bifásicos (que têm óleo na sua composição) em caso de maquiagens à prova de água. Sempre lembrando que você deve lavar o rosto depois, para remover o demaquilante”, explica.

“Também é importante que a noite você tenha o hábito de aplicar um creme com ácidos e hidratantes para manter sempre o viço da pele”, acrescenta a dermatologista.

3. Tenha cuidados com a limpeza de pele

Muitas mulheres acreditam que apostar nas limpezas de pele é fundamental para garantir uma pele mais bonita e saudável.

Porém, a dermatologista Bianca destaca que não recomenda a limpeza de pele tradicional para quem não tem cravos. “E contraindico para quem tem espinhas, pelo risco de introdução das bactérias em planos mais profundos e agravamento da acne. Recomendo que quem tem acne deva tratá-la para evitar a formação de comedos (cravos) e espinhas”, explica.

4. Hidratação específica para o seu tipo de pele

Bianca Gastaldi explica que a hidratação deve ser feita pelo menos uma vez ao dia, mas isso dependerá muito do tipo de pele da mulher. “Pessoas com problemas de atopia (pele mais ressecada), por exemplo, necessitam de uma hidratação mais frequente e com cremes mais espessos”, diz.

Dessa forma é fundamental que você consulte um(a) dermatologista e se informe sobre a hidratação adequada para o seu caso, bem como sobre produtos ideias para isso.

“O importante é evitar também fatores que contribuam para o ressecamento da pele como banhos demorados com água muito quente e o uso de hidratantes corporais com perfume rotineiramente”, acrescenta a dermatologista Bianca.

5. Nunca esprema espinhas

Se, independentemente da idade, você está sofrendo com o aparecimento de espinhas, não ache que espremê-las é uma boa ideia.

“Ao fazer isso, você estará contaminando a pele ao redor com as bactérias da espinha, e novas poderão surgir na pele adjacente, além do risco de ficar com cicatrizes”, destaca a dermatologista.

Então, se este for o seu caso, procure um dermatologista que possa te indicar um tratamento adequado. E lembre-sede que, quanto mais cedo isso for feito, melhores serão os resultados.

6. Aposte nos séruns

Os séruns podem fazer parte da sua rotina de beleza, colaborando para que você mantenha uma pele saudável e bonita.

Bianca Gastaldi destaca que eles podem ser usados isoladamente ou antes do filtro solar e do creme noturno.

7. Coma frutas diariamente

Não é segredo para ninguém que uma boa alimentação é fundamental para conquistar uma vida mais saudável. Mas muitas pessoas não se dão conta de que consumir bons alimentos é importante também para a nossa beleza.

“A ingestão de seis porções diárias de frutas e verduras é recomendada para manter uma pele mais bonita e um corpo mais saudável”, explica a dermatologista Bianca Gastaldi.

Portanto, se você ainda não tem esse hábito, adquira-o o mais rápido possível!

8. Evite maus alimentos

Em contrapartida, “deve-se evitar açúcar, pelo processo de glicação que ele induz, ou seja, prejudica o colágeno. Além de alimentos gordurosos e pobres em nutrientes”, destaca a dermatologista.

Seguindo essas dicas – que, embora básicas, são preciosas – você conquistará uma vida mais saudável, pele e corpo mais bonitos. E tenha a certeza de que daqui a alguns anos você agradecerá por ter perdido alguns minutinhos do seu dia passando, por exemplo, o filtro solar no rosto e tomando os outros cuidados necessários com a sua beleza!

Comentários
Dicas relacionadas