71 receitas de rocamboles daqueles impossíveis de comer apenas uma fatia

Apesar da boa apresentação, fazer rocambole não é nenhum bicho de sete cabeças, basta apenas ter paciência e um pouco de cuidado

Escrito por Tais Romanelli

Foto: Reprodução / Danielle Noce

Rocambole é, de forma geral, aquele prato que impressiona. Pode ser de massa salgada, de carne ou doce… Trata-se, na verdade, mais de uma técnica do que de uma receita padrão: você deve, basicamente, enrolar a massa colocando o recheio escolhido ao meio.

Na hora de preparar, aliás, as possibilidades são infinitas! E engana-se quem pensa que, com toda sua beleza, o rocambole é uma comida dificílima de fazer… Exige, sim, paciência e cuidado, especialmente na hora de enrolar, mas não é nenhum bicho de sete cabeças.

Além disso, o resultado compensa! Afinal, tanto o rocambole salgado como o doce ficam bem apresentáveis, fazendo com que a maioria das pessoas não resista, experimentando pelo menos um pedacinho!

Inspire-se com as receitas abaixo e veja as 1001 possibilidades que o rocambole oferece… Dá para brincar muito com a massa, os recheios e até as coberturas, adequando o prato a todos os gostos.

Rocamboles com massa

Foto: Reprodução / Vai comer o quê?

1. Rocambole de frango crocante: receita perfeita para fazer em um final de semana ou naquele dia em que você está inspirada para fazer algo gostoso na cozinha. A massa fica leve, crocante e macia ao mesmo tempo. O recheio, por sua vez, é feito com frango desfiado suculento, azeitonas, cebola e tomate.

Leia também: 10 receitas de iogurte grego caseiro para você se deliciar gastando menos

2. Rocambole de frango macio: além de muito saboroso, esse rocambole pode ser fruto de um reaproveitamento, pois você pode fazer quando tiver sobras de frango assado ou cozido em casa. Fica a dica!

3. Rocambole de frango com catupiry: para fazer este rocambole que fica com recheio bem cremoso, precisará de fermento biológico fresco, leite, óleo, sal, açúcar, farinha, ovo, peito de frango cozido e desfiado, pimenta-do-reino, sal, catupiry (ou requeijão cremoso) e açafrão.

4. Rocambole de pizza: praticamente é só rechear, enrolar e colocar no forno, sem sujar louça, sem perder tempo. E o resultado é um salgado muito gostoso. Vale a pena anotar a receita!

5. Rocambole de presunto e queijo: fácil de fazer, você precisará apenas de fermento biológico, leite, óleo, sal açúcar, farinha, tomate, ovo, queijo mussarela, presunto, orégano, sal, vinagre e azeite a gosto para temperar o tomate.

6. Rocambole de calabresa: você utilizará uma massa que pode ser utilizada também para fazer os mais variados salgados assados. Abrirá a massa, não deixando-a muito fina, e espalhará fatias de queijo, calabresa e orégano antes de enrolar. Uma receita prática e gostosa.

Leia também: 11 receitas de panqueca de frango que beiram a perfeição

7. Rocambole de calabresa e queijo: fácil de fazer e gostoso, com uma massa bem molhadinha. Você precisará de massa para pastel, queijo minas ralado, linguiça calabresa, orégano, molho de tomate com manjericão, ovo e óleo.

8. Rocambole de calabresa com massa de pastel: de preparo fácil, você usará apenas massa de pastel, calabresa picadinha, tomate, cebola, sal, azeite, pimenta, orégano, azeitonas picadas e mussarela ralada. Quando desejar, você pode fazer também este rocambole na versão doce, mantendo a massa e trocando o recheio.

9. Rocambole de pizza com massa de pastel: além da massa de pastel, você usará requeijão cremoso, cebola picadinha, cheiro-verde, tomates, milho verde, mussarela fatiada, presunto fatiado e molho de tomate. Se preferir fazer sem molho, pode usar gema batida e parmesão ralado para gratinar.

10. Rocambole de frango com presunto: fica gostoso e leve, além de colorido e bonito. Dá para fazer e congelar em miniaturas ou até servir num almoço especial de fim de semana, acompanhando uma linda salada verde.

11. Rocambole colorido: é feito com uma massa que pode ser usada para fazer qualquer tipo de salgado assado… É simples de fazer, embora como toda boa massa precise de um tempinho de descanso para crescer e ficar mais elástica e macia.

Leia também: 100 receitas sem lactose para refeições saudáveis e saborosas

12. Rocambole de sardinha: uma receita prática inspirada em sanduíches de patê de sardinha. Você precisará, basicamente, das sardinhas em lata, pães de forma, requeijão e papel filme.

13. Rocambole gelado de atum: é feito com uma massa que, além de saborosa e levinha, é bem fácil de enrolar. O recheio pode ser o de atum ou qualquer outro de sua preferência.

14. Rocambole de salmão com massa de pão: para fazer esta delícia, você precisará apenas de pão de forma, cream cheese, ricota, mostarda, salmão defumado, salsa, limão, pimenta branca moída na hora e gergelim.

15. Rocambole de mussarela de búfala: para fazer este rocambole especial, você precisará de manta de mussarela de búfala, rúcula, tomate seco, azeite da conserva de tomate seco, manjericão, creme de ricota, nozes picadas, pimenta e sal.

16. Rocambole de queijo e tomate seco: uma receita perfeita para servir em ocasiões especiais. Ele pode ser feito com antecedência e é delicioso servido frio ou quente. Se quiser dar mais um charme ao prato, sirva junto com um molho pesto.

Leia também: 16 saborosas receitas de lasanha de berinjela para uma dieta low carb

17. Rocambole folhado de ricota, abobrinha e passas: com uma massa folhada em mãos, você terá que se preocupar só em fazer o recheio… Nada mais do que ricota esmagadinha com uma abobrinha ralada (crua mesmo) e um punhado de passas. Receita diferente e deliciosa.

Rocamboles de carne moída

Foto: Reprodução / Vai comer o quê?

18. Rocambole de ricota: que tal fazer um recheiozinho light para o velho e bom rocambole de carne?! Uma receita simples, em que você usará apenas carne moída, ricota esfarelada, sal, orégano, pimenta-do-reino, clara e farinha de aveia.

19. Rocambole de presunto e queijo: simples de fazer, você usará, basicamente, carne moída, sopa de cebola ou outro tempero para carne que você preferir, queijo mussarela e presunto. Caso goste, você pode adicionar outros temperos também, como cebola e alho.

20. Minirrocambole de presunto e queijo: boa pedida para variar um pouco o conhecido rocambole de carne. Além de preparar em pequenas unidades, você fará um molho para colocar por cima dos rocamboles, com extrato de tomate, cebola, alho, óleo, sal, pimenta-do-reino e um pouco de açúcar para tirar a acidez.

21. Rocambole de azeitona, tomate e milho: uma opção para fugir do bifinho ou franguinho grelhado. Um rocambole que fica saboroso e bem light. A receita rende 10 porções de 130 calorias cada.

22. Rocambole de linguiça e bacon: além de ser saboroso e ter recheio bem cremoso, rende bastante. Serve bem, em média, seis pessoas. A combinação de carne moída, bacon e linguiça fica incrível!

23. Rocambole de provolone: receita que usa aveia para dar liga na carne. A aveia deixa o rocambole mais nutritivo, sem interferir no sabor. A dica é servir acompanhado de purê simples de batata e ervilhas frescas.

24. Rocambole de brócolis e nozes: um rocambole que fica delicioso, além de bonito (devido ao uso do brócolis). E o melhor de tudo é que o preparo é fácil. Ideal para variar o consumo da carne moída.

25. Rocambole de carne seca, cenoura e queijo: o recheio deixa a carne moída com um sabor especial. A dica é servir o rocambole com molho de abacaxi e salada de repolho roxo. Boa pedida para um almoço em família!

26. Rocambole de purê e funghi: purê de batata e carne moída já são, por si só, uma combinação incrível. Então imagina este rocambole de carne recheado com purê de batatas e uma mistura de cogumelos?! Pra ninguém botar defeito!

27. Rocambole de abobrinha, peito de peru, queijo branco e tomate: receita que, além de fácil e rápida, é versátil, já que você pode fazer com o recheio que quiser e – por que não?! – até colocar frango moído no lugar da carne bovina, pra variar.

28. Rocambole de espinafre, provolone e tomate cereja: receita perfeita pra você impressionar os seus convidados e que nem é tão trabalhosa e nem muito cara. O contraste do espinafre com o tomate dá uma aparência bonita e valoriza ainda mais o prato. Já o provolone, dá um toque mais sofisticado e evidencia o sabor da carne.

Rocamboles de legumes

Foto: Reprodução / Sal de flor

29. Rocambole de lentilha e quinoa: um rocambole vegetariano, gostoso, nutritivo e proteico. Fica com uma textura deliciosa, além de ter uma aparência linda. Vale a pena anotar a receita!

30. Rocambole de omelete de abobrinha, peito de peru e catupiry: uma receita low carb (mas, como é feita com peito de peru e catupiry, não é light). Além disso, é prática e você pode variar os ingredientes sempre que desejar, utilizando, por exemplo, brócolis ou espinafre cozido.

31. Rocambole de batata com frango: uma maneira diferente de usar as batatas que você já tem em casa! A massa fica levinha e saborosa, e o recheio de frango reúne sabores deliciosos, como azeitonas, milho e ovos.

32. Rocambole de espinafre com atum: uma receita extremamente fácil de preparar. Para você ter uma ideia, a massa do rocambole é feita no liquidificador e ela fica bem levinha, com o sabor do espinafre e não leva farinha de trigo. O recheio foi feito com atum, mas você pode fazer com o que tiver na sua geladeira.

33. Rocambole de brócolis com queijo camembert e nozes: além dos ingredientes principais, você usará queijo parmesão ralado, caldo de galinha, manteiga, iogurte natural, ovos, noz-moscada, sal, pimenta, farinha de trigo e leite.

34. Rocambole de espinafre com queijo brie e castanha de caju: receita vegetariana e diferente, em que você usará queijo parmesão ralado, espinafre, caldo de galinha, manteiga, iogurte natural, ovos, noz-moscada, sal, pimenta, farinha de trigo, leite, queijo brie sem casca, castanha de caju torrada e picada.

Rocamboles de frutas

Foto: Reprodução / Vai comer o quê?

35. Rocambole de morango: uma sobremesa de dar água na boca. Você usará ovos, açúcar, farinha, fermento para bolos, morangos, açúcar refinado, nata, leite condensado e açúcar de baunilha.

36. Rocambole de morango de liquidificador: uma receita que, além de prática, é deliciosa. Você usará apenas ovos, margarina, açúcar, farinha de trigo, essência de baunilha, fermento em pó e geleia de morango.

37. Rocambole de morango e chantilly: uma sobremesa charmosa, boa pedida para ocasiões especiais. Você precisará apenas de ovos, farinha de trigo, açúcar cristal, morangos, leite fresco e açúcar refinado.

38. Rocambole de banana: fica gostoso, bem úmido e é fácil de fazer. Como o recheio é assado junto com a massa, fica muito mais fácil de enrolar. Além de tudo, é uma receita que leva poucos ingredientes.

39. Rocambole de laranja: para fazer esta deliciosa sobremesa, que é doce na medida, você usará suco de laranja (não pode ser laranja lima), casca de laranja ralada, ovos, açúcar, farinha de trigo e papel manteiga.

40. Rocambole de ameixa: para fazer esta receita você usará ovos, sal, açúcar, farinha de trigo, leite condensado, leite, margarina, chocolate em pó, creme de leite sem soro, creme de leite fresco e açúcar de confeiteiro.

41. Rocambole de goiaba: um prato simples e comfort food! Trata-se de uma massa de pão de ló recheado com geleia de goiaba. Para fazer sempre que der vontade de saborear um doce!

42. Rocambole de pêssego: um rocambole recheado com creme de leite condensado e pêssego, que fica bem molhadinho e delicioso. Boa dica para uma sobremesa após um almoço de família, todos vão adorar!

43. Rocambole de pêssego com chantilly: uma sobremesa prática e gostosa. Você usará apenas ovos, sal, açúcar, farinha de trigo, creme de leite fresco, açúcar de confeiteiro, o chantilly e a lata de pêssegos em calda.

44. Rocambole de açaí: uma receita diferente, leve, refrescante e gostosa! Você usará apenas polpa de açaí, gelatina em folha, banana, chantilly, ovos, açúcar, farinha e maisena.

Rocamboles de chocolate

Foto: Reprodução / I could kill for dessert

45. Rocambole de chocolate: você usará ovos, leite, farinha de trigo, açúcar, fermento em pó químico, manteiga ou margarina. Para o recheio, usará leite condensado, chocolate em pó e margarina, fazendo um brigadeiro mole.

46. Rocambole de brigadeiro: para a massa, você usará açúcar, ovos, farinha de trigo e açúcar refinado. Para o recheio, precisará apenas de leite condensado, manteiga e achocolatado. Uma sobremesa saborosa e prática.

47. Rocambole com massa de chocolate: uma sobremesa bem doce, ideal para os doceiros de plantão. Boa pedida para servir depois de um almoço em família no final de semana ou feriado.

48. Rocambole de Nutella: boa pedida para ocasiões especiais, todo mundo vai amar! Afinal, quem resiste à Nutella?! Além dela, você usará apenas ovos, farinha de trigo e açúcar.

49. Rocambole trufado: é o clássico tronco natalino servido nas festas de fim de ano de países como França, Líbano e Canadá. É uma sobremesa que mais parece decoração do que um doce, mas tem um sabor delicioso.

50. Rocambole de chocolate e nozes: uma sobremesa que fica com textura macia, como uma mousse, e sabor equilibrado… Nem doce demais, nem com chocolate demais. Pra variar a receita, você pode trocar as nozes por avelãs ou qualquer outro tipo de castanha.

51. Rocambole de chocolate com morango: um rocambole fofinho, feito com uma massa elástica (difícil de quebrar) e com um creme delicioso de morango. Isso sem falar que o resultado é um doce lindo!

52. Rocambole de chocolate e chantilly: para a massa, você usará manteiga, ovos, açúcar refinado, farinha de trigo, chocolate em pó sem açúcar e manteiga. Para o recheio, precisará apenas de creme de leite fresco e açúcar refinado.

53. Rocambole Floresta Negra: a receita rende oito pedaços. Você precisará de ovos, açúcar, farinha de trigo, chocolate em pó, fermento, açúcar de confeiteiro, creme de leite fresco, cerejas em calda picadas, chocolate meio amargo, raspas de chocolate e cerejas inteiras.

54. Rocambole Língua de Gato: para fazer esta sobremesa deliciosa e diferente, você usará ovos, açúcar, manteiga, farinha de trigo, Língua de Gato, manteiga, açúcar de confeiteiro, essência de baunilha e cacau em pó.

55. Rocambole de chocolate com baba de moça: fácil de fazer, esse rocambole de massa de chocolate ganha o recheio de creme macio de ovos, a baba de moça. Uma sobremesa linda e pra lá de saborosa.

56. Rocambole de chocotone, leite ninho e Nutella: receita ideal para as festas de fim de ano. Com ingredientes incríveis, é daquelas sobremesas às quais ninguém resiste! Apesar de uma aparência elaborada, não é um rocambole difícil de fazer.

57. Rocambole de chocolate com doce de nata e nozes: um rocambole fácil de fazer, mas que fica com uma ótima aparência, boa pedida para servir em ocasiões especiais. Ele pode ser servido em temperatura ambiente ou geladinho.

Outros rocamboles doces

Foto: Reprodução / I could kill for dessert

58. Rocambole de nozes: segundo a autora da receita, trata-se de “um camafeu gigante enrolado num bolinho macio e delicioso”, ou seja, uma versão que merece que você vá à cozinha e a prepare o quanto antes!

59. Rocambole de pão de mel: deliciosa opção para um lanche da tarde especial acompanhando um bom cafezinho. Para fazer, você precisará apenas de mistura para bolo de pão de mel da Fleischmann, leite gelado, ovos, manteiga, chocolate ao leite e doce de leite.

60. Rocambole de prestígio: o recheio é feito com leite condensado, coco ralado e manteiga apenas. Quando desejar, você pode fazer algumas variações na receita também, como substituir o beijinho por outro tipo de brigadeiro ou pode não colocar o chocolate em pó na massa e deixar ela branquinha.

61. Rocambole de doce de leite: para fazer esta sobremesa encantadora, você precisará, basicamente, de açúcar cristal, farinha de trigo, ovos, doce de leite, leite e açúcar de confeiteiro.

62. Rocambole de doce de leite com amêndoas crocantes: um rocambole gelado com recheio de mousse de doce de leite e cobertura crocante de amêndoas. Uma sobremesa simples de fazer, mas de efeito incrível, com sabor e textura delicados.

63. Rocambole de bombocado: uma sobremesa que, só de ver a foto, você ficará com água na boca. Para fazer, você precisará de ovos, açúcar, farinha de trigo, manteiga, coco pequeno ralado e queijo parmesão.

64. Rocambole de Ovomaltine: uma versão incrível, fácil de fazer, com uma massa superfofa e recheio que dispensa grandes apresentações! Boa pedida para fazer naquelas reuniões de família… Todos vão amar!

Versões light e restritivas

Foto: Reprodução / Figos e Funghis

65. Rocambole de carne saudável: uma receita que conquista adultos e crianças… É uma ótima maneira de inserir grãos na alimentação da família. O preparo é muito parecido com o tradicional, a diferença está na inserção de fibras e grãos que transforma o rocambole em um prato funcional e rico em vitaminas e fibras.

66. Rocambole de carne dukan: você precisará de patinho moído duas vezes, sal, pimenta-do-reino, ovo, salsinha, alecrim, cebola, alho, presunto magro e um pouco de cream cheese light.

67. Rocambole de arroz: uma receita sem glúten, toda feita no liquidificador e que pode reaproveitar a sobra do arroz cozido. Além dele, você usará leite, óleo, ovos, queijo ralado, fermento em pó, maionese, mussarela e presunto.

68. Rocambole de frango com espinafre e queijo light: para fazer este prato que pode se tornar uma refeição completa, você precisará de peito de frango moído, alho, sal, cebola, salsinha, pimenta-do-reino, limão, vinagre branco, folhas de espinafres, cenoura e queijo mussarela light ralado.

69. Rocambole de doce de leite de amêndoas: fica fofinho e muito saboroso. O recheio é feito com leite de amêndoas cozido com açúcar, o sabor é bem diferente do doce de leite de vaca tradicional, mas é uma variação interessante e perfeita, é claro, para quem é intolerante à lactose.

70. Rocambole sem glúten e sem lactose: fica com uma massa levinha e saborosa. Para fazer, você usará apenas ovos, limão, açúcar demerara, manteiga ghee derretida, farinha de arroz integral e chia (opcional). O recheio fica a seu critério!

71. Rocambole de goiaba diet/light: uma receita zero açúcar! Boa pedida para matar a vontade de comer bolo de rolo ou outro doce! Para a versão tradicional, é só substituir o adoçante por açúcar na mesma quantidade.

Salgado ou doce, rocambole é sempre sinônimo de sabores incríveis e de uma boa apresentação… Ideal para servir em reuniões familiares ou, simplesmente, para receber visitas em casa. Já decidiu qual receita você vai testar primeiro?

Dicas pela Web
Comentários