Categorias: Beleza

Conheça como são os procedimentos de remoção de tatuagem

Você pensa em remover alguma tatuagem, mas ainda tem dúvidas sobre o procedimento? Fique tranquila! Conversamos com uma dermatologista especialista em remoção de tatuagem para tirar todas as suas dúvidas. Continue a leitura para saber quais são os métodos mais utilizados, se dói ou não e quais são os cuidados necessários. Acompanhe:

Índice do conteúdo:

Métodos de remoção de tatuagem

Conversamos com a dermatologista Mônica Maris (CRM 7475) sobre os métodos utilizados para a remoção de tatuagem. Segundo ela, a escolha das técnicas disponíveis depende do tipo de pigmento usado e de como a tatuagem foi feita. Veja a seguir mais informações sobre cada método:

Remoção de tatuagem a laser

Remover a tatuagem a laser é a técnica mais utilizada atualmente. Isso porque a utilização de lasers do tipo Q-switched ou picossegundos confere alta potência de luz e poucos segundos em contato com a pele. O pigmento absorve a luz e se quebra em pequenas partículas. Com isso, as células de defesa do corpo podem fagocitar essas partículas e levá-las até os gânglios linfáticos para serem eliminadas.

  • Sessões necessárias: Mônica explica que a quantidade de sessões para remover a tatuagem depende do tamanho e do tipo de pigmento usado. Geralmente, pigmentos à base de carbono negro são mais fáceis de remover. Os pigmentos de óxido de ferro são resistentes ao calor e, consequentemente, mais difíceis de remover.
  • Remoção completa: é possível remover completamente a tatuagem. Porém, à medida que o pigmento vai saindo, há menos alvo disponível para o laser, deixando assim uma sombra sobre a pele.
  • Tatuagem colorida: as tatuagens coloridas são mais difíceis de remover por conta da composição da tinta.
  • Dor: remover a tatuagem a laser é um processo dolorido, porém é possível fazer o uso de anestésico tópico ou injetável.
  • Valores: os valores variam de acordo com o tamanho do trabalho e dependem do profissional. Geralmente, é cobrado por sessão.

Segundo a dermatologista, “a luz do laser é uma luz pura, chamada de monocromática, e tem um único comprimento de onda”. Isso é importante, pois o laser atinge apenas o pigmento, sem lesionar significativamente a pele, por isso é essencial escolher um profissional capacitado.

Publicidade

Remoção de tatuagem com cirurgia

Remover a tatuagem com cirurgia é uma técnica mais antiga e menos utilizada atualmente, sendo também chamada de dermoabrasão. Confira abaixo as características desse procedimento:

  • Técnica invasiva: o procedimento cirúrgico consiste em lixar a pele para remover a tatuagem.
  • Difícil remoção: geralmente, o pigmento da tatuagem está na segunda camada da pele (a derme) e em diferentes alturas, o que dificulta a remoção por dermoabrasão.
  • Cuidados após cirurgia: por ser um procedimento cirúrgico, os cuidados pós-operatórios devem ser os mesmo de outra cirurgia.

Atualmente, o mercado oferece outras técnicas que são menos invasivas e mais eficazes para a remoção de tatuagem.

Remoção de tatuagem com despigmentação química e elétrica

Apesar de serem técnicas diferentes, a despigmentação química e elétrica apresentam prós e contras semelhantes. Acompanhe!

  • Remoção de micropigmentação: nesses casos, o pigmento está em uma camada mais superficial, facilitando a remoção por despigmentação química ou elétrica.
  • Formação de cicatrizes: podem-se formar cicatrizes quando o pigmento está em regiões mais profundas.

Confira, a seguir, as características de cada um desses procedimentos:

Despigmentação química

Essa técnica utiliza ácidos para remover a tatuagem. A remoção é feita com a aplicação de ácidos sobre a tatuagem, que são espalhados com um dermógrafo.

Publicidade

Despigmentação elétrica

A despigmentação elétrica usa jatos de plasma para “queimar” a tatuagem e eliminar o pigmento. Ambas as técnicas podem ser muito eficazes, porém é necessária a avaliação médica para indicar qual o melhor procedimento.

Não restam dúvidas sobre as técnicas, não é mesmo? Nada melhor do que conhecer como os procedimentos funcionam para ficar mais tranquila em relação à sua escolha. Continue a leitura para saber mais sobre o que fazer após cada sessão!

Cuidados e contraindicações da remoção de tatuagem

Em nossa conversa, Mônica explicou que os cuidados após a sessão são tão importantes quanto a escolha da técnica usada. Além disso, é essencial entender quais são as contraindicações. Veja, a seguir, mais informações sobre esses tópicos:

Cuidados após a remoção de tatuagem

Abaixo, conheça quais são os cuidados necessários após a realização do procedimento:

  • Exposição ao sol: evitar expor-se ao sol para não manchar a pele.
  • Cicatrização: usar pomadas cicatrizantes e regeneradoras para auxiliar no processo de cicatrização da pele.
  • Uso de medicamentos: o médico pode receitar anti-inflamatórios nos casos em que a região formar bolhas ou permanecer inchada.
  • Vermelhidão: a região da tatuagem pode ficar vermelha e formar crostas durante os primeiros dias, por isso o profissional pode recomendar o uso de pomadas.

Esses são alguns dos cuidados que a dermatologista recomenda aos seus pacientes. Não deixe de tirar outras possíveis dúvidas com o seu médico!

Contraindicações

As principais contraindicações para a remoção de tatuagem são para gestantes e portadores de queloides, porém existem outros aspectos que dever ser observados. Veja abaixo:

  • Portadores de doença autoimune: doenças autoimune, como o lúpus, não podem realizar o procedimento durante a fase ativa da doença e devem atentar-se ao comprimento de onda do laser.
  • Uso de cosméticos sensíveis à luz: cosméticos à base de ácido retinoico e hidroquinona são sensíveis à luz e podem interferir na remoção.
  • Uso de certos medicamentos: alguns medicamentos podem interferir no processo de cicatrização da pele.

Além dessas contraindicações, Mônica conta que infecções locais podem acontecer, por isso é importante a avaliação médica antes de realizar a remoção da tatuagem.

Experiências com remoção de tatuagem

Para você ver na prática como são feitas as remoções de tatuagem e quais as reações em diferentes tipos de pele, selecionamos experiências de mulheres que já realizaram o procedimento. Acompanhe!

Como é feita a remoção de tatuagem

A youtuber Isa Mantini conta a sua experiência removendo as suas tatuagens. No vídeo, ela explica como foram as suas sessões, se doeu muito e quais são os cuidados necessários após o procedimento. Confira!

Publicidade

Resultado após a despigmentação

Nesse vídeo, Mirela Pizani mostra como a pele fica durante alguns dias logo após o procedimento de remoção de tatuagem. Veja como os cuidados durante o processo de cicatrização é tão importante quanto a remoção.

Dúvidas sobre remoção de tatuagem

Ainda está com dúvidas sobre o procedimento? A youtuber Carla Estéfane responde às principais perguntas sobre o assunto. Acompanhe, no vídeo, como é a despigmentação em pele negra, os valores das sessões e o processo de cicatrização.

Está mais tranquila sobre a remoção de tatuagem? Lembre-se sempre de buscar bons profissionais para realizar o precedimento. Aproveite e veja como o Bepantol pode ser um grande aliado no processo de cicatrização!

Compartilhe