Remédios para afta: conheça soluções caseiras para aliviar esse incômodo

Feridas surgem na boca e tendem a sumir naturalmente, mas algumas dicas podem ajudar a amenizar o problema

Escrito por Mariana Bueno

Foto: iStock

As aftas são pequenas feridas que surgem na boca, seja na gengiva, na língua, na bochecha, nos lábios e até na garganta. Elas costumam sumir naturalmente em uma ou duas semanas. Mas incomodam bastante no dia a dia para comer, engolir e às vezes até para falar.

Suas causas não são totalmente conhecidas, mas uma delas pode estar ligada à baixa imunidade em consequência de problemas de saúde ou mesmo de estresse. Por isso é importante descansar para que o sistema imunológico consiga se recuperar.

Além disso, alguns remédios caseiros simples, assim como uma alimentação adequada, também podem ajudar a lidar com as aftas.

Remédios caseiros para tratar aftas

Foto: iStock

Água oxigenada de 10 volumes: é vendida em qualquer farmácia e basta passar na afta com um cotonete para ter um efeito rápido, pois elimina as bactérias.

Pasta de dentes: pode ser aplicada diretamente ou diluída em água para gargarejar e deixar um pouco dentro da boca.

Leia também: Alimentos que fortalecem o sistema imunológico

Chá-mate ou chá preto: o chá deve ser feito sem açúcar e pode ser usado de duas formas, para gargarejar (pode ser ingerido depois) ou colocando o saquinho sobre a afta.

Iogurte integral: tomar dois copinhos por dia ajuda a proteger contras as aftas; o caseiro é melhor, mas pode ser também o industrializado.

O surgimento das aftas também está diretamente ligado ao estresse e ao cansaço. Por isso, é importante que você descanse nesses dias para que o seu sistema imunológico possa se recuperar.

O que comer e o que evitar quando estou com aftas?

Foto: iStock

A alimentação também é importante. Itens mais cozidos e macios como purês e sopas são os mais indicados, para que não seja preciso mastigar e, assim, não piore o problema.

Pelas mesmas razões, alimentos mais duros devem ser evitados, como saladas cruas, torradas. Também não são indicados os alimentos muito ácidos, como laranja, abacaxi, kiwi, pimenta e álcool.

Leia também: 15 maneiras de turbinar sua saúde em apenas 90 segundos

Para beber, o chá-mate e o chá preto contêm substâncias que ajudam a acabar com as aftas. E os iogurtes probióticos, que melhoram o funcionamento do intestino.

Como evitar as aftas

Foto: iStock

Embora o surgimento das aftas não tenha ligação direta com a higiene bucal, escovar os dentes da maneira correta e manter a limpeza pode ajudar a evitar que elas apareçam, mas sempre usando uma escova macia e tomando cuidado para evitar traumas na boca.

Se tiver febre e as aftas aparecem em maior quantidade e com frequência, pode ser sinal de algum outro problema de saúde. Por isso, é importante procurar um médico, que saberá avaliar cada caso e indicar o melhor tratamento.

Dicas pela Web