Bem-estar

7 remédios caseiros para desentupir o nariz que realmente funcionam

Canva

Atualizado em 23.01.24

Sabe aqueles momentos chatos em que a congestão nasal atrapalha tudo? Não se preocupe! Existem ótimas opções de remédios caseiros que podem te ajudar a desentupir o nariz. Descubra maneiras naturais e eficazes para resolver esse probleminha.

1. Lavar o nariz com soro fisiológico

Essa é a maneira mais indicada para desobstruir o nariz. Você pode usar o soro fisiológico comprado em farmácias ou fazer em casa. A solução deve ser usada em temperatura ambiente e o ideal é usar dispositivos específicos para a lavagem, mas você também pode usar uma seringa.

Encha a seringa ou dispositivo com 10 a 15 ml de soro, mantenha a boca aberta, incline seu corpo para frente e a cabeça levemente para o lado. Posicione a entrada em uma narina e pressione até que o líquido seja eliminado pela outra. Ao terminar, lembre-se de assoar o nariz. O ideal é fazer o procedimento de 3 a 4 vezes em cada narina.

Para fazer o soro caseiro, use 250 mililitros de água filtrada fervida, 1 colher de café rasa de sal e 1 colher de café rasa de bicarbonato de sódio.

Publicidade

2. Vapor

O vapor é útil para aliviar a congestão nasal, já que suaviza o muco presente nas vias respiratórias, auxiliando na remoção mais rápida do que está obstruindo o nariz. Para isso, aqueça alguns litros de água e despeje em uma bacia. Cubra sua cabeça com uma toalha, envolvendo totalmente a bacia e a sua cabeça, criando uma espécie de tenda. Respire normalmente, permitindo que o vapor alcance o seu rosto. Evite colocar o rosto diretamente sobre a água e tenha muito cuidado se ela estiver muito quente.

3. Compressas mornas sobre o rosto

As compressas também têm um efeito similar ao vapor. O ideal é usar água morna em uma toalha limpa, colocando-a sobre a testa e nariz por alguns minutos. É possível repetir esse procedimento várias vezes durante o dia. Para potencializar o efeito, você também pode pingar algumas gotas de óleo de eucalipto na toalha durante a compressa.

4. Óleo de eucalipto

Graças às suas propriedades descongestionantes e anti-inflamatórias, o óleo de eucalipto é um grande aliado de quem sofre com a congestão nasal. Você pode pingar algumas gotas em um lenço e inalar algumas vezes ao dia. Também é possível pingar o óleo no banheiro antes de tomar um banho morno ou duas gotinhas no seu travesseiro antes de dormir.

5. Umidificar seu ambiente

Mantenha o seu ambiente — principalmente o ambiente de trabalho e de descanso — bem umidificados durante o dia, já que a exposição prolongada ao tempo seco pode causar irritação, coceira e até sangramento nasal. O ideal é usar um umidificador de ambiente, mas você também pode usar soluções salinas para hidratar a mucosa do nariz.

6. Tomar banho quente

Uma solução bem simples e instantânea. O ato de tomar um banho quente pode ajudar a hidratar a mucosa e desentupir o nariz. O vapor da água quente cumpre a mesma função da inalação, mencionada acima.

Publicidade

7. Automassagem

Apesar de não ter comprovação científica, não existem contraindicações para a automassagem para desentupir o nariz. A técnica inclui a pressão com os dedos em pontos que prometem aliviar a obstrução nasal. Aprenda a técnica no vídeo abaixo.

Gostou das opções de remédios caseiros para desentupir o nariz? É válido ressaltar que procurar um médico é imprescindível. Principalmente se você tem esse problema com uma certa frequência, pois isso pode ser sinal de outras complicações. Conheça também alternativas de chás antiinflamatórios que você pode preparar em casa. Cuide-se e melhoras!

As informações contidas nesta página têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas.

Uma ariana típica que adora viagens, Star Wars, maquiagens, Senhor dos Anéis, pizza, cantar e séries, especialmente Breaking Bad, Dexter e Game of Thrones. Entre e fique à vontade!