Relactação: profissional esclarece o que é e como funciona

Escrito por
Atualizado em 02.08.21

iStock

Por
Atualizado em 02.08.21

A relactação é uma técnica que auxilia na amamentação quando a mãe, por alguma razão, não consegue alimentar o bebê com leite materno. O bebê, então, passa a ser alimentado por meio de sonda nasogástrica ou kit de relactação. Para entender sobre o assunto, o ginecologista e obstetra Dr. Fábio Broner (CRM 155215), do Hospital Albert Sabin, explica o que é relactação, quando é indicada e como funciona.

Publicidade

O que é a relactação

De acordo com o obstetra, as mulheres que não podem amamentar normalmente usam este método para estimular o aleitamento. “Usa-se uma sonda acoplada a um recipiente que contém leite artificial segundo as recomendações da OMS (Organização Mundial de Saúde). Essa sonda é colocada junto ao seio da mãe e, ao mesmo tempo que o bebê suga o leite do recipiente, também estimula o aleitamento materno.”

Quando é indicada a relactação

iStock

O médico explica que essa técnica é recomendada quando há rejeição da mama, prematuridade extrema, quando o bebê não consegue fazer a sucção para se alimentar e está com baixo peso. Ainda informa que existem casos que “a mãe tem pouca produção de leite, fez redução das mamas ou algum procedimento que também pode dificultar a amamentação. Então, a técnica é usada para que o bebê faça mais sucção e estimule a produção do leite materno.” Além do mais, existem os casos de crianças adotadas em que a mãe utiliza a relactação para criar vínculo com o bebê.

Como funciona a relactação

A relactação pode ser feita por sonda ou através de kits prontos encontrados à venda. Saiba se há diferença entre eles e como funcionam:

Relactação com sonda

iStock

Dr. Fábio Broner explica que pode ser usado um kit caseiro para realizar a relactação. Dessa forma, usa-se uma “sonda nasogástrica número 4 ou 5, um copo ou mamadeira. A mãe coloca o leite artificial em um copo ou mamadeira, depois colocará a sonda no seio materno para que o bebê faça a sucção por meio da sonda fixada ao mamilo.”

Relactação com kit

A relactação pode ser feita com o kits específicos vendidos em lojas de produtos para bebês e farmácias que acompanham um copo para armazenar o leite e sondas tubo extensores. “A mãe coloca o leite artificial no recipiente, coloca a sonda no seio materno e na boca do bebê para ele sugar o leite”, explica o obstetra. Dessa forma, ele fará a sucção e associará o peito ao alimento.

Lembrando que nos dois casos, antes e depois da utilização, os cuidados com a higiene do material são muito importantes.

Publicidade

Relactação X translactação

Segundo o obstetra, as duas técnicas são semelhantes e ambos os métodos utilizam uma sonda próxima ao mamilo. Mas a diferença “é que a translactação é feita com leite materno e a relactação é feita com leite artificial. Os dois métodos são importantes para estimular e aumentar a produção de leite, ou nos casos em que a mãe não produz o alimento e quer ter um vínculo com o bebê.”

A amamentação é muito importante para construir um vínculo entre a mãe e o bebê, portanto se você possui alguma dificuldade, não deixe de conversar com o seu médico. Aproveite e saiba mais sobre a bombinha de tirar leite e conheça as melhores marcas!

Assuntos: Bebês