24 receitas que mostram que vegetarianos só comem alface

Afinal, o que mais sobra para comer se não tem carne?

Escrito por Priscilla Ázara

Foto: iStock

”Vegetarianos comem o quê?” Quem nunca fez essa pergunta que atire o primeiro tomate. O regime alimentar conhecido como vegetarianismo exclui todos os tipos de carnes do cardápio. Já o veganismo, além das carnes em si, não consome produtos de origem animal, como ovos, laticínios e mel. Ou seja, não sobra nada né?

Nada disso! Muito se engana quem pensa que a alimentação vegetariana e vegana é sem graça, na verdade, eles se alimentam muito bem e de forma bastante variada. O movimento cresceu tanto no Brasil nos últimos anos, que nos colocou na oitava posição mundial com maior número de vegetarianos — cerca de 8% da população, segundo o último levantamento feito pelo Instituto Ibope, em 2012.

Atualmente, com o mercado vegano crescendo 40% ao ano em território nacional, opções de pratos doces e salgados não faltam. Se você já é adepta ao movimento, se pensa em aderir ou tem apenas curiosidade, veio ao lugar certo. Separamos receitas incríveis e simples de serem feitas para você começar hoje mesmo. Confira!

Receitas vegetarianas e veganas salgadas

Foto: iStock

1. Burrito vegano ao molho de nacho: esse é o burrito com molho de queijo nacho, sem queijo é claro, mais incrível que você vai experimentar. O segredo do sabor e da consistência está na mistura de pimentão vermelho, pimenta caiena, chili, limão, alho e levedura nutricional: após bater tudo no liquidificar, deixe a pasta engrossar na geladeira de um dia para o outro.

2. Batata recheada com creme de brócolis: prepare-se para saborear uma batata crocante por fora e muito cremosa por dentro. O molho de brócolis é muito fácil de fazer e pode ser com com qualquer tipo de leite vegetal. Tudo fica ainda mais especial com o creme de castanha-de-caju crua que a youtuber também ensina no passo a passo.

Leia também: 26 receitas veganas deliciosas para o seu cardápio do dia a dia

3. Lasanha com massa fresca: apesar da fama da lasanha, esse é um prato muito leve e cremoso. A massa é totalmente caseira e feita com, acredite, apenas farinha de trigo e água. Já o recheio, feito à base de molho bolonhesa, leva proteína de soja.

4. Pizza de frigideira: quando a fome aperta e bate aquela preguicinha de cozinhar, nada melhor do que pedir uma pizza, não é? Mas com essa receita de pizza vegana deliciosa e prática, mesmo fazendo a massa artesanalmente, nós temos certeza que você nunca mais vai querer saber do delivery!

5. Nhoque de batata doce: ainda não inventaram um nhoque tão saboroso e nutritivo quanto esse de batata doce. A receita leva pouquíssima farinha, o que garante a leveza do prato, e ainda é capaz de gerar muito mais saciedade do que a tradicional massa feita com batata inglesa. Aproveite!

6. Coxinha vegana: o segredo aqui está na massa, que é muito bem temperada com sal e caldo legumes natural, e leva apenas azeite e farinha de trigo. Não se assuste se a massa parecer fora do ponto, é assim mesmo. A partir daí, você pode escolher o seu recheio favorito — a receita sugere palmito — e se deliciar com uma coxinha totalmente vegana.

7. Bife à parmegiana vegano: o preparo dessa receita tem como base o bife de seitan, que é feito de glúten e é muito saboroso. Depois de fazer o seu próprio bife, o próximo passo é empanar sem ovo e fritar no óleo. Depois disso, basta preparar a assadeira com molho de tomate, os bifes e queijo vegano ralado, e está pronto o seu bife à parmegiana!

Leia também: Vegetarianos têm vida sexual mais ativa, segundo pesquisa

8. Portobello à milanesa: outra dica incrível de empanado é o cogumelo Portobello à milanesa, que é muito saboroso e preparado com poucos ingredientes. Você pode servir no almoço como se fosse uma parmegiana, acompanhado de arroz e batata, ou também, montar um delicioso hambúrguer.

9. Hambúrguer vegetariano: já parou para pensar que o grão-de-bico e a quinoa podem se transformar em um saboroso hambúrguer? Então dá o play no vídeo e veja como é fácil fazer essa receita supersaudável! Ah, não deixe de acrescentar os acompanhamentos que fazem toda a diferença no resultado final!

10. Moqueca de palmito: quem diz que uma moqueca só é boa se tiver peixe está redondamente enganado! Essa versão vegana substitui o fruto do mar por palmito e tanto o cheiro quanto o sabor são de dar água na boca. Confira!

11. Big mac vegetariano: prepare-se para conhecer o famoso Bic Mac em sua melhor versão: saboroso, saudável, sem ingredientes de origem animal e com o molho especial tão querido. Esse é para a família inteira se deliciar sem culpa!

12. Cebola recheada com cuscuz marroquino: essa cebola assada recheada com cuscuz, amêndoas e damascos é um excelente acompanhamento para um jantar e até mesmo ceia de Natal. A receita é versátil e você pode substituir as amêndoas por castanha-do-pará, nozes ou castanha-de-caju. E no lugar do damasco, uvas passas.

Leia também: 30 receitas vegetarianas que até os carnívoros vão amar

13. Macarrão com molho branco de amêndoas e cogumelos: sabe aquele molho branco que todo mundo adora e que combina com qualquer tipo de massa? É esse! E para completar, ele não tem glúten, é leve e bem fácil de preparar. Nesta receita ele acompanha um macarrão feito de feijão preto, mas você pode fazer com a massa que quiser.

14. Churrasco vegetariano: sábado de folga, porque não fazer um churrasco com os amigos? No lugar da carne, use quiabo, tomate, pimentão, abobrinha, berinjela e cogumelo Portobello. O segredo do sabor de churrasco está, além da churrasqueira, no tempero! Veja também dicas valiosas para que a mussarela fique douradinha e não desmanche na brasa.

Doces vegetarianos e veganos

Foto: iStock

15. Bolo de chocolate: o que não pode faltar em um bolo de chocolate? O chocolate, é claro! Mas nesta receita aqui, o ingrediente mais importante e também o mais inusitado é o abacate. Por isso, escolha uma fruta madura e macia e prepare-se para experimentar um bolo fofinho, levemente úmido e com muito sabor de chocolate!

16. Salame de chocolate vegano: sim, isso existe e o sabor é divino, idêntico ao chocolate tradicional. O melhor de tudo é que, além ser uma ótima opção de chocolate sem lactose, a receita leva poucos ingredientes e é muito fácil de fazer: basta misturar tudo, envolver em papel alumínio e deixar no congelador para dar liga. Não precisa de batedeira, nem panela. Muito fácil, né!

17. “Danoninho” de inhame: adorada pelos baixinhos e pelos altinhos, essa receita vai surpreender toda a família. Além de ser vegana, a versão é muito saudável e nutritiva, afinal é uma mistura de inhame, banana e morango, tudo natural. É ou não é uma ótima maneira de consumir inhame?

Leia também: Comida crua é mais saudável do que comida cozida?

18. Bolo de fubá com goiabada e creme de coco: imagine tudo isso em camadas dentro de um potinho? Além de visualmente bonito, esse bolo no pote é uma delícia cremosa, perfeita tanto para uma sobremesa quanto para servir em uma festa junina.

19. Ovos de páscoa veganos recheados: conheça duas versões de ovos de Páscoa de dar água na boca! Uma é recheada com creme de beijinho e a outra com creme de paçoca. Hum! Preparem as forminhas porque a próxima Páscoa será um sucesso!

20. Cookies de chocolate: pensa num cookie perfeito, bem macio e saboroso. E se ele for saudável, é melhor ainda, não é mesmo? Pois essa receita leva açúcar mascavo e demerara na medida certa, pouquíssimo óleo e tem como base linhaça ou chia. Delícia!

21. Chocolate sensação vegano: por mais incrível que possa parecer, fazer a versão vegana do famoso bombom de morango da Nestlé é muito fácil! Você só vai precisar de óleo de coco e ingredientes veganos, como chocolate meio amargo, leite condensado, gelatina de morango e creme de leite.

22. Nutella vegana: para fazer a sua Nutella vegana você só vai precisar de um processador, avelãs, chocolate meio amargo, leite vegetal, essência de baunilha e agave. Conserve a pasta em um pote de vidro, na geladeira, e saboreie sem culpa!

23. Pudim com frutas: receita fácil, diferente e muito gostosa que leva apenas furtas variadas (pode ser mirtilo, morango, maçã, entre outros), açúcar mascavo, canela e pão. Só isso! O pudim fica ainda mais perfeito se servido com sorvete de baunilha.

24. Cheesecake de maçã e castanha-do-pará: a produção desse cheesecake é dividida em três simples etapas: massa, recheio e cobertura. A dica aqui é fazer em poções individuais e o resultado, além de um prato bonito de se ver, é cheio de sabor! Não deixe de testar e chamar as amigas para experimentar!

Agora, conta pra gente se deu para resistir à vontade de correr para a cozinha agora mesmo para preparar todos de uma vez! Qual é a sua receita vegetariana ou vegana preferida? Escreva aqui nos comentários!

Assuntos: Alimentação

Dicas pela Web