Casa e Decor

Dia dos Namorados: 60 receitas para curtir com o seu amor

Foto: iStock

Atualizado em 12.09.23

O Dia dos Namorados está chegando e a melhor maneira de comemorá-lo é com uma bela refeição. Seja à luz de velas ou ao ar livre, o mais esperado é a comida, desde massas até carnes, as opções de cardápio são inúmeras.

Mas muitas vezes a criatividade não colabora e não temos noção do que cozinhar. Por isso, veja aqui 60 inspirações de receitas que vão de entradas à sobremesas para arrasar corações.

Entradas

Foto: Reprodução / Cozinha Vibrante

1. Antepasto de berinjela de panela: as entradas fazem toda a diferença no cardápio de Dia dos Namorados, então confira essa receita superprática de antepasto de berinjela que Tatiana Romano ensina a fazer.

2. Purê de mandioquinha com conserva de cogumelos: a mandioquinha já possui um sabor único e os cogumelos são incomparáveis. Então que tal juntar os dois em um delicioso purê de mandioquinha com requeijão e cogumelos em conserva para dar o toque final?

Publicidade

3. Tapenade francesa clássica: a cozinha francesa é uma das mais sofisticadas, e por que não fazer uma entradinha francesa leve, com laranja, azeitona, aliche, alcaparras e alho que irá surpreender seu amor?

4. Aperitivo de cenoura cítrico: feito com ingredientes que você provavelmente já tem em casa, esse aperitivo é bem light e simples. As cenouras em palito ganham um sabor diferenciado com o suco de limão, sal, pimenta-do-reino e azeite.

5. Brie com figos assados no mel e balsâmico: um cremoso queijo brie, figos cramelizados no mel e balsâmico, já imaginou isso tudo junto? Essa receita te ensina como fazer uma entrada sofisticada e rápida.

6. Rolinhos de abobrinha com queijo de cabra e geleia de pimenta: leve e saudável, essa entradinha é ideal para aquele casal fitness, que quer curtir a vida com equilíbrio. Só é necessário cozinhar fatias de abobrinha, recheá-las com uma mistura de queijo de cabra, ricota, azeite e pimenta, e apresentá-las em rolinhos com a geleia de pimenta para finalizar.

7. Canapé de carpaccio: carpaccio é sem dúvida um dos pratos mais sofisticados que existe, e o que acha de incorporá-lo em minitorradinhas para fazer esse canapé especial de dia dos namorados? O processo é bem simples, basta dispor uma fatia de carpaccio em cada torradinha e depois salpicar um pouco de queijo parmesão e molho de alcaparras para completar.

8. Bruschetta clássica de tomate: italiana, saborosa e tradicional: essa é a bruschetta. Esta receita leva tomates, pimenta, manjericão, alho, azeite e pão italiano. E assim você garante um petisco delicioso para curtir em casal.

Publicidade

9. Carpaccio de salmão e azeite trufado: se você é uma daquelas namoradas que quer surpreender com um prato megarrequintado, esta receita é para você. Este carpaccio de salmão requer fatias bem finas do peixe, uma cama de limão siciliano e para o tempero azeite trufado, sal negro, pimenta rosa e vinagre de maçã.

10. Aspargos com presunto de parma: a pedida perfeita para um clima mais friozinho e romântico. Esta entrada de aspargos assados envoltos no presunto de parma com uma crostinha de queijo parmesão com certeza vai transformar seu encontro.

Saladas

Foto: Reprodução / Sabor Sonoro

11. Salada de brócolis: quem disse que as saladas também não são uma ótima opção de refeição para o Dia dos Namorados? Elas são leves e perfeitas para se deliciar e depois curtir um programa a dois. Aprenda aqui uma salada de brócolis crocante, maçã, legumes, pistache e um delicioso molho de iogurte.

12. Sunomono (pepino agridoce): os casais veganos também não podem ser excluídos das comemorações especiais de Dia dos Namorados. Para isso, uma ótima opção é essa salada sunomono. Então para desbancar qualquer restaurante japonês, fatie o pepino, regue-o de molho agridoce e sirva com sementes de gergelim.

13. Salada de batata com atum: aqui Gisele Souza ensina uma receitinha superprática, que pode ser feita com antecedência e apenas retirada da geladeira na hora da refeição especial, para você não ter desculpa e focar na decoração de Dia dos Namorados e ainda curtir um prato delicioso.

14. Salada de legumes cozidos: o tradicional nunca sai de moda, então por que não focar na famosa salada de legumes cozidos que todo mundo ama? O truque aqui é não cozinhar totalmente os ingredientes, garantindo uma salada crocante e saudável.

15. Salada de arroz negro com aspargos e camarões: diga-me um alimento chiquérrimo que eu lhe digo três: arroz negro, aspargos e camarão. Isso mesmo, aprenda com Flávia Quaresma a fazer esta salada superfina, que mais parece prato de restaurante cinco estrelas.

Publicidade

16. Salada Ceasar: a queridinha do mundo das saladas pode tornar-se a amada do seu Dia dos Namorados também. Aprenda de uma vez a unir croutons, alface romana e um molho especial para reproduzir essa maravilha de salada que vai encantar aquele alguém especial.

17. Salada Niçoise: esta charmosa salada nascida nas vilas de Nice irá trazer romance para sua refeição. Ainda que muito debatido os ingredientes “permitidos” e “proibidos”, esta versão leva tomate, ovo, cebola, atum, anchovas, manjericão e azeite e vinagre para o molho.

18. Salada de feijão branco: foi-se o tempo em que as saladas eram sem graça, para melhorar sua relação através do paladar experimente esta salada de feijão branco, calabresa, tomate, cebola e azeitona que irá tirar suspiros de quem experimentar.

19. Salada de folhas, peras grelhadas, gorgonzola e nozes: para dar um upgrade nas saladas convencionais, que tal testar essa opção cheia de intensidade que faz a mistura clássica: pera e gorgonzola, com folhas e o toque das nozes para arrasar de vez.

20. Salada de grão de bico com tomate e pimentão: o grão de bico é muitas vezes desvalorizado no paladar dos brasileiros. Mas para perder o preconceito e passar a amar esse grãozinho, experimente essa apetitosa salada com ervas frescas e pimentão. E um bônus: ela é rica em proteínas, para não tirar o casal da vida saudável.

Carnes

Foto: Reprodução / Cozinha Dal Bó

21. Filé de frango com molho de laranja: o frango é uma ótima opção para o seu jantar especial. Ele é leve e com o molho de laranja ganha um requinte a mais. A laranja adocica a carne e dá suculência ao prato.

22. Porco barbecue chinês: se o casal é fã de comida asiática, este é o prato perfeito. O porco coberto com molho barbecue de molho hoisin, alho, açúcar, shoyu, vinagre de arroz e mel fica defumado e levemente agridoce, ótimo para acompanhar um belo arroz jasmin.

23. Medalhão de filé mignon ao molho de mostarda: de sabor intenso e cor marcante, a mostarda é um ingrediente que combina bem com carnes vermelhas. Veja essa receita em que Rosi Seligra ensina esse clássico de medalhão de filé mignon com molho de mostarda.

24. Peixe assado à moda de Arraial: um peixinho também é uma ótima opção para saborear a dois. Que tal preparar um dourado com vinho branco, legumes e azeite, quentinho e delicioso?

25. Lombo de porco na pressão: muitas vezes consumida somente na época do natal, o lombo de porco pode e deve ser lembrado nas outras datas do ano também. Nesta versão para o Dia dos Namorados, a carne acompanha legumes assados bem fáceis de fazer e um molho feito da marinada do porco para dar suculência.

26. Picanha suína na cerveja: a dupla perfeita de qualquer churrasquinho pode tornar sua noite ainda mais especial nessa versão sofisticada de picanha suína na cerveja. A receita requer poucos ingredientes e fica uma delícia.

27. Sobrecoxas assadas com batata e alecrim: aromática e deliciosa, esta receita não requer muitos preparos e leva ingredientes fáceis de serem encontrados: frango, batata, manteiga, páprica, alecrim, alho e vinho branco. Junte tudo isso numa marinada, depois cozinhe as batatas, doure o frango e por fim leve tudo para assar.

28. Fraldinha na panela de pressão: é o tipo de receita que você pode deixar preparando enquanto se arruma para um jantar romântico. Ela exige que você apenas coloque os ingredientes em camadas na panela de pressão e enquanto as delícias vão cozinhando ali dentro você tem tempo para fazer o que quiser.

29. Costela caramelizada: a costela é uma das carnes mais saborosas, use ela ao seu favor nessa receita de costela caramelizada com gengibre, anis estrelado, cebolinha, shoyu, casca de laranja, caldo e açúcar. Não tem como não se apaixonar!

Massas

Foto: Reprodução / Francinha Cook

30. Massa caprese com pesto: a cozinha italiana tende a ser megarromântica, explorando aromas e combinações que combinam perfeitamente. Aprenda a fazer essa massa caprese com molho pesto, que combina manjericão, mussarela de búfala, tomate e azeite. Fica ótima e as cores dão um “tcham” no visual do prato.

31. Macarrão cremoso na panela de pressão: as massas também são ideais para o Dia dos Namorados. Camila Masullo mostra como fazer um macarrão na panela de pressão utilizando alimentos do dia a dia e que fica pronto em poucos minutos.

32. Espaguete à carbonara: não tem quem não goste de um belo carbonara, então por que não preparar um para o Dia dos Namorados? Nesta versão com creme de leite, queijo prato e salsinha, o espaguete ganha um toque de chef, complementando os ingredientes tradicionais, que são os ovos e bacon.

33. Lasanha bolonhesa com molho branco: lasanha, uma das 7 maravilhas do mundo culinário. Esta une o molho bolonhesa com o branco, resultando numa explosão de sabores. Para inovar ainda mais acrescente fatias de berinjela.

34. Nhoque de batata doce recheado com queijo e molho gorgonzola: é com pratos como este que se conquista pelo paladar, literalmente. Faça esse delicioso nhoque de batata doce com queijo de molho gorgonzola, ele é levemente adocicado por causa da batata doce e ainda conta com todo o poder do queijo gorgonzola.

35. Ravioli de coração com recheio de abóbora: esta receita fará você desejar que seja Dia dos Namorados durante o ano todo. Inove com esse ravióli em formato de coração com recheio de abóbora. Se você quer fazer uma surpresa romântica este prato é perfeito.

36. Canelone de cogumelos, espinafre e ricota: canelone é um formato de macarrão cilíndrico, que geralmente é recheado. O sabor aqui fica por conta dos cogumelos, do espinafre e da ricota, que compõem o recheio deste lindo canelone coberto de molho bechamel.

37. Conchiglione de ricota, passas e nozes: já o conchiglione é aquela massa em “conchinha” recheada de delícias. Tatiana Romano ensina esta receita onde a surpresa fica por conta da ricota, das passas e nozes. A ricota traz a cremosidade, as passas o toque adocicado e as nozes crocância e intensidade.

38. Penne risotado ao alho e óleo com brócolis: o risoto já é muito bom, o penne também, então que tal unir os dois sabores? Este penne que utiliza a mesma técnica do risoto fica cremoso e combina bem com o sabor do alho e do brócolis. Você e seu/sua namorado(a) terão que lutar por quem dá a última garfada.

39. Tagliatelle ao funghi e vinho branco: essa combinação é indiscutível: funghi, vinho branco e massa. De nome chique mas nada difícil de fazer, a receita leva cogumelos, cebola, manteiga, orégano, vinho branco, creme de leite fresco, limão, parmesão e o tagliatelle.

Acompanhamentos

Foto: Reprodução / Gordelícias

40. Farofa de calabresa: e para os casais carnívoros, tem farofa de calabresa também. A receita leva farinha de mandioca, bacon, cebola, manteiga, calabresa, ovos, azeitona e salsinha. Ela vai te surpreender e fará o casal ter um dia maravilhoso.

41. Lasanha de palmito pupunha: leve e nutritiva, a lasanha de palmito pupunha é uma saída para as lasanhas tradicionais. Para fazê-la você precisa de finas fatias de pupunha dispostas em camadas, com um molho de tomate concassé para complementar.

42. Risoto caprese: perfeito para acompanhar uma bela carne ou até para ser saboreado sozinho, este risoto dá cor e sabor ao prato. O segredo da receita, que a deixa ainda mais saborosa, é colocar mussarela de búfala em bolinhas quando o risoto estiver pronto, de modo que seu amor irá se deliciar ao encontrar uma dessas bolinhas dentro do prato.

43. Escondidinho de camarão com aligot de mandioquinha: o aligot é uma espécie de purê mas com queijo, ainda mais gostoso e cremoso. Aqui, o aligot de mandioquinha é usado junto ao camarão em um escondidinho todo diferenciado para você saborear em casal.

44. Arroz de forno cremoso: muitas vezes nós focamos tanto no prato principal que não damos importância ao acompanhamento. Mas neste caso é diferente, o arroz de forno cremoso é bem simples e fica tão gostoso que você até esquece do principal.

45. Arroz com lentilhas e cebola: você é uma daquelas pessoas que também ama lentilha? A sementinha não precisa ser consumida somente no fim de ano nos tradicionais pratos natalinos, ela também é ideal para pratos nutritivos e saborosos como neste aqui, perfeito para o Dia dos Namorados.

46. Batata rosti: deliciosa, encantadora, irresistível: essa é a batata rosti. A técnica surgiu na Suíça e consiste em uma massa dourada formada pela batata ralada. A versão aqui mostrada utiliza calabresa, catupiry e batatas palito. A calabresa e catupiry funcionam como recheio nesta “panqueca” de batata. Não tem como ficar melhor, né?

47. Risoto de pera com gorgonzola: já pensou em usar frutas para fazer risoto? Fica uma delícia. As peras aqui vão superbem com o gorgonzola. Fazendo um mix de sabores e de quebra ainda impressionando o namorado.

48. Farofa de escarola: que atire a primeira pedra quem não ama uma boa farofinha. Essa de escarola é bem prática e usa farinha de milho, manteiga, escarola, cebola, alho, orégano, azeite e tomate cereja. Demora apenas uns 30 minutinhos para fazer e fica úmida e crocante ao mesmo tempo.

Sobremesas

Foto: Reprodução / Dani Noce

49. Petit gateau low carb: o petit gateau é uma das sobremesas mais pedidas nos restaurantes brasileiros, garanta sua versão caseira e saudável deste bolinho francês, sem leite ou açúcar, para comemorar o Dia dos Namorados.

50. Pavlova de frutas: de nome russo, a pavlova consiste numa base de merengue, crocante por fora e macia por dentro. Ela faz o equilíbrio perfeito entre o sabor mais ácido das frutas e o doce do suspiro, além de ficar leve e refrescante.

51. Torta Oreo: sim, a bolachinha americana querida por todos também pode ser transformada em torta. Dani Noce mostra como fazer uma base de oreo, com recheio de ganache de chocolate meio amargo com chantilly e frutas vermelhas para completar. A aparência dessa torta fica sofisticada e o vermelho das frutas trazem aquele clima de Dia dos Namorados.

52. Galette integral de maçã sem glúten e lactose: e para fazer uma receita leve, sem glúten ou lactose, essa galette é ideal. A massa leva uma mistura de farinhas sem glúten, goma xantana, açúcar, óleo de coco, ovo e extrato de baunilha. No recheio vai maçãs, açúcar e extrato de baunilha. Para comer a dois sem culpa.

53. Mousse de chocolate: mousse é uma das sobremesas mais conhecidas no Brasil, e não é a toa que todos a amam, ela é aerada, leve e gostosa. O preparo também não é difícil, basta derreter o chocolate no micro-ondas por 30 segundos, misturar com creme de leite e acrescentar o leite condensado, em menos de 15 minutos sua receita está pronta, basta levar à geladeira para ficar geladinha.

54. Pavê de maracujá e chocolate: sabia que em inglês o maracujá é chamado de “passionfruit” (ou “fruta da paixão”)? Aproveite e acenda as chamas do seu namoro com esse pavê incrível. A mistura do azedinho do maracujá faz o equilíbrio perfeito com o doce do chocolate.

55. Torta de limão no copinho: a torta de limão é um clássico que todo mundo gosta. Esta versão no copinho é ideal para presentear seu namorado, ou caso vocês decidam sair de casa para aproveitar a data ao ar livre.

56. Ravióli frito de brigadeiro: quem disse que não é permitido juntar duas maravilhas da humanidade: massa e chocolate? Inove ao fazer este ravióli de brigadeiro surpreendente.

57. Cheesecake Romeu e Julieta: a famosa peça de Shakespeare “Romeu e Julieta” é uma das mais conhecidas histórias de amor. Faça essa cheesecake com goiabada para seu amor e tenha a certeza que seu romance não irá acabar em tragédia.

58. Trufas de tâmaras com cacau e nozes: originária da África, a tâmara é uma frutinha doce cheia de benefícios para a saúde. Então por que não unir sabor e saúde? Estas trufas levam tâmaras, cacau em pó, nozes e essência de baunilha e fica pronta em poucos passos.

Já conseguiu decidir seu cardápio? As opções são variadas e uma receita é melhor que a outra. Bote a mão na massa e prepare sua própria refeição, garantindo um Dia dos Namorados perfeito.

Estudante de Comunicação, viciada em filmes de terror e fotografia, que não consegue sair de casa sem brinco de argola e camiseta oversized.