30 receitas doces e salgadas deliciosas para o Natal

Inove seu arsenal de ideias de pratos para a época mais festiva do ano com sugestões bem variadas, saborosas e fáceis de fazer

Escrito por Andressa Dias
Foto: Thinkstock

Foto: Thinkstock

Sempre que o Natal se aproxima, também chegam as festas, confraternizações, churrascos bem abastecidos e jantares fartos para todo mundo abusar de tanto comer.

E se você gosta de cozinhar para si e para convidados, esta é a melhor época do ano para exibir seus dotes culinários com diversas receitas diferenciadas e saborosas.

Mas, para sair um pouco das receitas comuns e variar o cardápio com releituras dos pratos tradicionais e também com algumas novas ideias de preparo, vale a pena experimentar outras ideias de pratos Natalinos.

Confira as sugestões a seguir, extraídas de blogs brasileiros e portugueses especializados em receitas, com dicas incríveis e dicas que você pode seguir sem medo.

Doces Natalinos

1. Bolachas de gengibre e canela: além de saborosos, os biscoitos de gengibre e canela, quando bem decorados, podem servir para adornar a mesa de Natal e até mesmo a árvore.

Leia também: 20 receitas de saladas leves e saborosas

Foto: Reprodução / Bocadinhos de açúcar

Foto: Reprodução / Bocadinhos de açúcar

2. Biscoito recheado com creme de avelã: essas bolachinhas recheadas são ideais para embalar e presentear amigos e familiares nesta época festiva do ano.

3. Rabanada light: essa receita é excelente para quem não abre mão da tradicional rabanada de Natal, mas que precisa dosar as calorias mesmo na época de festas de fim de ano. Uma ideia bacana é substituir o pão de rabanada por pão de forma.

4. Rosca Natalina de canela e mascavo: essa rosca Natalina nada mais é que cinnamon rolls preparados em formato de torta

5. Rabanada de leite condensado: essa opção mais tradicional de rabanada se difere das outras por ser frita na manteiga em vez do óleo regular. Vale a pena experimentar!

Foto: Reprodução / Cozinha Travessa

Foto: Reprodução / Cozinha Travessa

6. Torta de abacaxi: a melhor parte dessa receita, além do fato de ser uma delícia, é que ela levar apenas três ingredientes e é muito fácil de preparar.

Leia também: 25 receitas sem glúten deliciosas para o café, almoço e jantar

7. Panetone gelado com iogurte grego : o panetone gelado é uma ótima opção de receita refrescante para o Natal em pleno verão brasileiro e as cerejas ajudam a deixar o prato ainda mais Natalino.

8. Doce de coco duas camadas: essa receita é bem versátil, podendo ser feita em uma porção única ou em pequenas porções em tacinhas para servir seus convidados.

9. Pavê de chocolate: o que dizer sobre esta receita? Que sempre vai ter alguém para fazer a piada do “é pavê ou pacumê?”. Se você estiver disposta a tolerar isso, vá em frente.

10. Cheesecake de Nutella: se existe um ingrediente que todo mundo gosta, esse com certeza é o creme de avelã. É a típica receita que vai deixar todo mundo “babando”.

11. Torta de cereja: existe algo mais gostoso que uma torta quentinha após uma bela ceia de Natal? Vale a pena experimentar essa delícia açucarada!

Leia também: 30 receitas saudáveis e fáceis de fazer

Foto: Reprodução / A Cozinha Coletiva

Foto: Reprodução / A Cozinha Coletiva

12. Gingerbread: aprenda com essa receita como fazer os tradicionais e fofos biscoitos de gengibre que são a cara do Natal.

13. Bolo de chocolate: esse não é qualquer bolo de chocolate, é um bolo especialmente adornado para a ocasião. Para deixar a receita mais Natalina, deve-se decorar o prato com romãs ou nozes – ou os dois combinados.

14. Bundt Cake: outra deliciosa receita de bundt cake com cinnamon rolls para deixar todos com água na boca neste Natal.

15. Chocotone gelado: o que poderia ser melhor para refrescar o seu Natal que um chocotone gelado? A receita leva sorvete e deve ser mantida sob refrigeração. É uma ótima pedida de sobremesa para o almoço do dia 25.

Receitas de Natal salgadas

16. Tender ao molho de laranja: outra receita com um toque adocicado para quem gosta da saborosa mistura de doce com salgado. O tender é uma carne típica de Natal e vai muito bem com a ceia da véspera.

Foto: Reprodução / Gordelicias

Foto: Reprodução / Gordelicias

17. Pernil de cordeiro com purê de feijão branco: o sabor suave do purê combina perfeitamente com o gosto rico e encorpado do cordeiro, uma excelente opção para ceia ou almoço de Natal.

18. Salada de couscous: esse prato é colorido, saudável e é um ótimo acompanhamento para um peru de Natal.

19. Lombinho à mineira: apesar de ser uma receita mais demorada e trabalhosa, é uma opção suculenta para os amantes da carne de porco.

20. Peru assado com manteiga de limão siciliano: se você costuma achar a carne do peru um pouco seca, essa receita pode mudar sua opinião sobre a ave. Como ela é preparada sendo assada lentamente com a manteiga, a carne fica macia e suculenta, pois absorve o produto. Vale tentar!

21. Arroz selvagem com aspargos e manga: esse prato é a pedida certa para quem deseja impressionar os convidados com um arroz nada convencional e muito rico em sabores e texturas diferentes.

Foto: Reprodução / Cozinha Travessa

Foto: Reprodução / Cozinha Travessa

22. Lasanha de Natal: a lasanha é um prato bastante comum na mesa do dia a dia do brasileiro, porém essa tem um toque especial natalino: é preparada com tender em vez do tradicional presunto.

23. Salpicão de frango: o salpicão é aquela receita tradicional que costuma causar muita controvérsia: há quem ame e há quem odeie. Por isso, vale a pena conferir os gostos da sua “clientela” e descobrir se gostam ou não de misturar doces e salgados e adapte seu salpicão ao gosto dos convidados.

24. Bacalhau gratinado: família portuguesa ou não, o fato é que o bacalhau é um peixe que costuma agradar muitos paladares e no qual vale a pena investir. Se possível, compre-o já limpo e em lascas, para facilitar o preparo.

25. Frango com molho de uva verde e mel: quer preparar um prato com frango mas fugindo das receitas mais comuns? Aposte nesse molho adocicado para surpreender seus convidados da ceia de Natal!

26. Pernil recheado com azeitonas: o delicioso recheio traz não só azeitonas, mas também cenouras raladas, alho em flocos, orégano, alecrim e tomilho, uma maneira diferente de apresentar a tradicional carne suína no seu Natal.

Foto: Reprodução / Cozinha A Dois

Foto: Reprodução / Cozinha A Dois

27. Lombinho com farofa e bacon: se lombinho já é gostoso, com bacon, é certeza de sucesso! Vale adicionar limão e ervas finas para dar um sabor ainda mais especial ao prato.

28. Peru com pêssegos e alecrim: outra ideia suculenta de preparo do tradicional peru Natalino.

29. Arroz com carne e especiarias: apesar de ser bem incrementada e ter muita presença, essa receita é totalmente descomplicada e vai agradar os mais diversos paladares.

30. Cuscuz marroquino de frango, castanhas e uvas-passas: o cuscuz preparado com curry, que é um tempero levemente picante, ganha ainda mais sabor e textura com a mistura das uvas-passas e castanhas. Experimente e impressione seus convidados de Natal.

Dicas pela Web