15 receitas de unicórnio que você pode fazer em casa

O unicórnio é símbolo de beleza e alegria, além de uma ótima inspiração para deixar qualquer prato cheio de encanto

Escrito por Ana Kordelos

Foto: iStock

Ser de origem mitológica, o unicórnio ganhou popularidade recentemente, ganhando espaço na moda através de roupas, patches e acessórios, nos cabelos multicoloridos das mulheres mais ousadas, além de figurarem também na área de beleza, através cosméticos e maquiagens com o tema.

Na culinária não é diferente. Não há como resistir à uma deliciosa receita com o tema deste animal fantástico. Afinal, uma apresentação divertida e repleta de cores é capaz de deixar qualquer prato ainda mais especial.

Apesar de sua representação tradicional ser a de um cavalo de cor branca com um chifre em espiral em sua testa, as versões atuais garantem um visual ainda mais fantástico, com sua pelagem em cores variadas, indo desde o rosa, ao azul, verde ou amarelo, e sua crina e rabos ganharam as cores do arco-íris.

As possibilidades são variadas, basta adicionar cores e texturas que possam remeter ao unicórnio na decoração do prato que o sucesso é garantido. Confira a seguir uma seleção de divertidas e saborosas receitas de unicórnio que você pode fazer em casa:

1. Bolo de unicórnio

Foto: Reprodução / Cintia Costa

Que tal dar uma festa temática de unicórnio? Com certeza este bolo será a estrela da festa. No vídeo é possível acompanhar passo-a-passo a decoração feita com pasta americana e buttercream de uma cabeça de unicórnio montada sobre uma base tripla de bolo sabor red velvet. Ideal para surpreender seus convidados.

Leia também: Cabelo holográfico é tendência e está bombando no Instagram!

2. Bolo arco-íris de caneca

Foto: Reprodução / Torrada Torrada

Representando a versão atual do unicórnio, este bolo de caneca multicolorido leva as cores do arco-íris. As cores podem ser de acordo com sua preferência, devendo ser utilizado corante alimentício em gel para um resultado mais bonito. O tempo de preparo é curto: apenas 45 segundos no micro-ondas.

3. Cupcake de unicórnio

Foto: Reprodução / Tchuba

Também inspirados nas cores do arco-íris, estes cupcakes possuem um modo de preparo inusitado: são assados dentro de um casquinha de sorvete. Para deixar o visual do bolinho ainda mais belo, a cobertura de quatros leites utiliza leite ninho, leite condensado, creme de leite e emulsificante, além de também ser tingida com diversos corantes alimentícios.

4. Cheesecake de unicórnio

Foto: Reprodução / Tchuba

Com o mesmo conceito das receitas anteriores, o resultado deste cheesecake é de tirar o fôlego. Contendo uma base feita com biscoito e manteiga, a massa leva poucos ingredientes, ficando pronta em cerca de 50 minutos de forno à temperatura de 220°. Sua decoração é um show à parte, contendo uma crina rosa elaborada com açúcar e glucose de milho e um belo chifre dourado feito com massa de chocolate.

5. Pudim de unicórnio

Foto: Reprodução / Receitas e Coisas

Receita simples, leva preparo para pudim pronto, o qual será separado em pequenas porções e tingido nos tons escolhidos. A cada nova camada, será necessário levar a mistura ao refrigerador para que a massa endureça e só então adicionar a próxima camada. O resultado fica lindo e saboroso!

6. Unicórnio em barra

Foto: Reprodução / Tchuba

Ideal para servir às visitas, esta barra de chocolate trará encanto e sabor a quem provar. Para fazê-la, basta derreter uma barra de chocolate branco, o qual deverá ser temperado com manteiga de cacau em pó. Adicione as cores de sua preferência, confeitos coloridos e de formatos divertidos e leve-a para gelar.

Leia também: 31 receitas de cheesecake que são deliciosas e super fáceis de fazer

7. Ovo de Páscoa de unicórnio

Foto: Reprodução / Blog do Bom Gosto

Além de lindo, este ovo de Páscoa é cheio de sabor. Com o recheio feito a partir de uma mistura de leite condensado, creme de leite, manteiga e corantes, sua base leva chocolate branco, casquinha de sorvete, bolacha e pasta americana. Sua linda crina foi preparada com pipoca doce, corantes e chocolate branco derretido.

8. Pão de mel de unicórnio

Foto: Reprodução / Bellaria

O pão de mel, por si só, já é uma receita deliciosa. Aqui, ele ainda é servido em um palito, apresentando a carinha de um simpático unicórnio, com crina colorida e chifre dourado. O segredo para um pão de mel ainda mais saboroso está em seu recheio: em vez de levar doce de leite industrializado, este é recheado com leite condensado cozido, conferindo um sabor sem igual ao mesmo.

9. Chifre de unicórnio recheado de Nutella

Foto: Reprodução / Tchuba

Este cookie foi assado no formato de chifre de unicórnio, apresentando as cores azul, rosa e amarelo. Para facilitar na hora de moldá-lo, a receita leva açúcar impalpável, o que garante uma textura mais maleável. Para um recheio saboroso, utilize o famoso creme de avelãs.

10. Bombom de sorvete de unicórnio

Foto: Reprodução / Tchuba

Feito em forminhas de coração, a base de sorvete leva gemas, leite, creme de leite, açúcar e essência de baunilha. Após pronto, basta banhá-lo em uma mistura de chocolate branco derretido e óleo de coco. Para garantir um efeito mais bonito na hora de confeitar, utilize corantes alimentícios para tingir o chocolate.

11. Bombom de morango de unicórnio

Foto: Reprodução / Blog do Bom Gosto

Os morangos são banhados em chocolate branco derretido e temperado. Após o período de resfriagem, são decorados com as características do unicórnio, incluindo chifre, olhos, orelhas e crina colorida.

Leia também: Cabelos coloridos: como alcançar e manter as cores fantasia

12. Crina de unicórnio de açúcar

Foto: Reprodução / Tchuba

Ideal para decorar bolos, biscoitos ou qualquer outro doce, esta técnica é uma versão persa do algodão doce, onde a crina é preparada com uma mistura de açúcar cristal, glucose de milho, vinagre e água, devendo ficar no ponto de ser puxado à mão.

13. Frapuccino de unicórnio

Foto: Reprodução / Camilla Amaral

Inspirada na versão de uma famosa rede de cafés americana, esta receita leva em seu preparo leite, gelo, essência de baunilha, leite condensado, suco concentrado de manga e corantes alimentícios. Para prepará-lo, basta bater os ingredientes no liquidificador e adicionar em um copo com um pouco de leite condensado. Como cobertura, chantilly cremoso.

14. Milk-shake de unicórnio

Foto: Reprodução / Thuba

Opção linda e saborosa, leva chantilly preparado com nata e essência de baunilha, em sua cobertura. A base é feita com leite e sorvete, e ganhará as cores variadas através do uso do corante alimentício. Para servir, confeite a borda de uma taça com ganache de chocolate branco e confeitos coloridos em formato de estrelas.

15. Drink de unicórnio

Foto: Reprodução / Cozinha do Bom Gosto

Com a possibilidade de ser feito com ou sem adição de álcool, este drink de algodão doce vai mudando de cor conforme é tomado. Enquanto na versão alcoólica a bebida escolhida é o champanhe, a versão sem álcool leva refrigerante de limão. Para um visual mais bonito, adicione uma tira de goma colorida no fundo da taça.

Seja para servir amigos e familiares em uma ocasião especial, ou ainda degustar um prato que, além de bonito ainda é rico em sabor, estas receitas de unicórnio com certeza irão alegrar o seu dia. Escolha a sua favorita e experimente!

Leia também: 32 receitas de cupcake para você se deliciar

Dicas pela Web
Comentários