Receitas de sushi: como fazer em casa essa delícia japonesa

Escrito por
Em 28.02.20

iStock

Por                                
Em 28.02.20

Quem gosta de sushi sabe: quando bate aquela vontade de comer, é difícil controlar. Então, que tal conferir algumas receitas de sushi e se aventurar a preparar em casa? Você vai descobrir que não é tão difícil quanto parece e, de quebra, poderá fazer essas iguarias sempre que quiser.

Publicidade

Índice do conteúdo:

Sushis hot roll

iStock

1. Hot Philadelphia enrolado no sudare: embora não seja muito comum no Japão, o sushi frito é um dos queridinhos no Brasil. Para essa receita, você precisará de uma esteira sudare, que é utilizada para enrolar as peças. Dica: sempre deixe o nori com a parte áspera para cima.

2. Hot Philadelphia enrolado na mão: nunca se aventurou a preparar nada da culinária japonesa em casa? Tudo bem. O vídeo dessa receita apresenta vários passos básicos, desde como tirar a pele do salmão até como montar os rolinhos para fritar.

3. Hot roll crocante: o diferencial desse hot roll está na sua casquinha crocante. O segredo está em empanar as peças do sushi primeiramente em uma camada de farinha, depois uma camada de farinha de trigo com água gelada e, por fim, farinha panko.

4. Hot roll de camarão: o salmão faz sucesso no hot roll, mas você pode experimentar outros recheios. Para esse passo a passo, por exemplo, você precisará de 300gr de camarão, além de cebolinha e do tradicional cream cheese.

5. Hot roll de kani kama: o primeiro passo é preparar o arroz. Você precisará de arroz para sushi, água, açúcar, sal e vinagre de arroz. O recheio do sushi é feito com cream cheese, kani kama e nori, enquanto para empanar os ingredientes são panko, ovo e farinha de trigo.

6. Hot roll de kani moído: kani kana fresco e ralado, salmão, cream cheese e cebolinha compõem o recheio desse delicioso hot roll. Uma dica para trabalhar com o arroz japonês é molhar as mãos, já que ele é mais grudento.

Sushis veganos e vegetarianos

iStock

Publicidade

7. Niguiri de coco verde: já pensou em preparar o famoso niguiri sem usar peixe? Para essa versão vegana, o substituto utilizado foi carne de coco verde. O preparo é bastante simples, vale a pena conferir o passo a passo.

8. Hossomaki vegano com tofu e frutas: até quem nunca fez sushi em casa vai conseguir preparar essas delícias. Cogumelo com tofu, rúcula com tomate seco, pepino e morango com manga são alguns dos sabores propostos. Criativos e deliciosos!

9. Hot roll vegano de alho-poró: nesta receita, você vai aprender a preparar um hot roll parecido com aqueles servidos em restaurantes japoneses, com a casquinha bem crocante e um saboroso recheio de alho-poró.

10. Sushi de chocolate vegano: entre as coisas que você provavelmente só verá no Brasil está esse fondue de sushi bem diferente. As peças são recheadas com frutas variadas e a calda é feita com chocolate amargo, creme de leite de soja e wasabi.

11. Makizushi vegetariano: pepino japonês, cenoura, vagens, shiitake, gengibre e gergelim preto são os ingredientes do recheio desse sushi. A combinação de sabores é deliciosa – dá água na boca só de pensar…

12. Sushi vegetariano rápido: com pouco tempo para cozinhar, mas com muita vontade de comer sushi? Esse passo a passo aqui é bem prático, perfeito para quem ama uma receitinha fácil.

13. Sushi vegetariano de abobrinha: provavelmente você nunca experimentou essa versão de sushi. No lugar da alga são usadas fatias fininhas de abobrinha assada, enquanto o recheio é uma mistura de ricota e requeijão cremoso. Diferenciado.

14. Sushi de frutas: que tal um sushi doce para a sobremesa? Esse aqui é recheado com frutas. A dica para tornar o preparo mais prático é ter tudo picadinho na hora que você for montar.

Tipos diversos de sushi

iStock

15. Hossomaki de salmão: arroz japonês, salmão e alga. Nada como um sushi bem tradicional, não é mesmo? O truque para acertar no recheio desse hossomaki é cortar fatias de peixe na largura de um dedo.

Publicidade

16. Uramaki de atum em lata: embora pareça pouco usual, esse sushi fica muito gostoso. Sem falar que é prático demais utilizar ingredientes prontos. Nesse caso, opte pelo atum natural cozido em água.

17. Futomaki tradicional: que tal aprender receitas de sushi diretamente com quem mora no Japão? Nesse passo a passo você aprende como fazer o futomaki na sua forma mais clássica.

18. Oshizushi de atum: já ouviu falar de sushi prensado? É o oshizushi, que pode ser feito com diferentes coberturas e recheios. Atum, cream cheese e cebolinha foi a escolha para esse tutorial, que é bem explicadinho.

19. Niguiri de camarão: embora o niguiri de salmão seja um dos favoritos nos restaurantes japoneses, diferentes ingredientes podem ser usados. No caso dessa receita de sushi, a pedida é utilizar camarão.

20. Inarizushi de aguê: conhecido como sushi de saquinho, o inarizushi tem um passo a passo um tanto quanto trabalhoso, especialmente na hora da montagem, mas é tão gostoso que vale a pena. Gergelim torrado garante o toque final.

21. Chirashizushi de salmão e abacate: já comeu sushi no prato? Se ainda não, precisa conhecer e preparar o chirashizushi. A lista de ingredientes conta com arroz de sushi, salmão fresco, abacate, omelete e soboro.

Gostou dessas incríveis receitas? Então, se você adora a culinária asiática, saiba mais sobre os principais temperos coreanos e traga um novo sabor para o seu cardápio do dia a dia.

Assuntos: Alimentação