Dicas de Mulher Dicas de Saúde

46 receitas de polenta para inovar no preparo deste prato

Tradicionais, cremosas, veganas, fritas, assadas ou criativas, há opções para todos os gostos

em 08/08/2017

Foto: Reprodução / Jantinha de Hoje 

Criada na Itália, a polenta, que em alguns lugares também é conhecida como angu, é um prato de preparo muito simples que leva basicamente dois ingredientes: água e fubá ou farinha de milho.

O diferencial das receitas fica por conta dos acompanhamentos, que vão desde os molhos tradicionais, como sugo ou bolonhesa, até os mais elaborados, com cogumelos, legumes, ovos, queijos, entre outras opções.

A polenta geralmente é cozida e pode ter uma textura mais mole ou mais consistente, dependendo do gosto de cada um. Pode, também, ter versão frita, recheada ou assada e gratinada.

Veja algumas formas de preparar esse prato eclético e saboroso, com receitas para todos os paladares:

Polentas cremosas com carnes, aves e peixes

Foto: Reprodução / Panelaterapia

1. Polenta com molho de frango: o molho bem temperado leva alho, cebola picada, caldo de galinha, shoyu e molho de tomate, mistura que dá muito mais sabor à polenta. Leva ainda frango em cubinhos pequenos e cheiro verde à gosto.

2. Polenta na panela de pressão: prática e rápida, é feita na panela de pressão, ideal para quem quer um prato saboroso sem ter muito trabalho. A receita pode ser servida pura, com molho vermelho, branco, pesto ou outro de sua preferência.

3. Polenta com queijo e molho bolonhesa: a combinação perfeita entre uma polenta molinha, acompanhada de um molho bolonhesa mais encorpado, que leva carne moída, tomate pelado, alho e cebola picados, além de azeite de oliva.

4. Polenta com molho de carne seca: o molho com carne seca dá o toque diferente a essa receita tradicional. Ele é feito com músculo em pedaços grandes, salsão e cenoura picados, molho shoyu e outros temperos.

5. Polenta recheada com carne seca: dessa vez a forma de servir é o diferencial da receita. O tradicional molho de carne seca, ao invés de ser colocado por cima, vai no recheio, entre duas camadas de polenta.

6. Polenta com ragu de carne: a carne, um coxão duro cortado em cubos grandes, ganha um tempero especial com caldo, cebola e cebolinha, servido por cima da polenta mole. Outra opção é substituir o coxão duro por músculo.

7. Polenta com molho de carne de panela: além do molho bem suculento feito com carne de panela, que desmancha no cozimento, essa receita leva queijo parmesão ralado e é gratinada no forno.

8. Polenta com molho de linguiça: o molho é feito com calabresas picadas em cubos pequenos. E, ao servir, entre a polenta e o molho são colocados alguns cubinhos de queijo prato, que deixam o sabor bem diferente.

9. Polenta com ragu de fraldinha e agrião: o acompanhamento é um molho denso, feito com fraldinha cortada em pedaços grandes e tomate, com alho e cebola para temperar. Finalizando o prato, algumas folhas de agrião por cima.

10. Polenta com fraldinha e cogumelos: para acompanhar a polenta um fiozinho de azeite e um molho bem diferente, que leva funghi, shimeji, cogumelos paris, alho espremido e manteiga.

11. Polenta com costelinha de porco: a polenta, nesse caso, substitui o arroz com feijão e é servida sem molho, apenas com a costela de porco cozida com alho, cebola, pimenta-preta moída e um fio de óleo vegetal.

12. Polenta com ragu de rabada: mais uma opção para quem quer servir a polenta de uma forma diferente. Nessa receita ela é feita com manteiga e parmesão e o molho é um ragu feito com rabo de boi.

13. Polenta à carbonara: o molho carbonara é feito com barriga de porco (pancetta) cortada em cubinhos, queijo, azeite, pimenta-do-reino, cebola caramelizada com manteiga e açúcar, e, para finalizar o prato, uma gema crua.

14. Polenta com bacalhau: quem quer evitar carnes vermelhas pode optar por esse molho, que leva lombos de bacalhau dessalgado com pimentões, cebola, azeite e cheiro verde. Irresistível!

Polentas cremosas vegetarianas e veganas

Reprodução / Pitadinha

15. Polenta com queijo: a polenta frita é uma variação mais consistente para quem não gosta da tradicional. Além disso, essa versão ganha um toque especial de crocância com a farinha de rosca. Vale provar!

16. Polenta com shitake: o acompanhamento para servir com a polenta é um molho simples de fazer que leva cogumelos shitake inteiros, shoyu, azeite e cebola picada. Perfeito para quem não consome carne ou adora o sabor deste cogumelo.

17. Polenta com ragu de cogumelos: a casquinha da polenta é transformada em chips crocantes em uma versão sem glúten e sem lactose, servidos com a polenta cremosa tradicional e molho com três variedades de cogumelos.

18. Polenta com creme de shitake: mais uma versão diferente. Nessa receita o molho branco é feito com creme de leite fresco e shitakes inteiros, além de cebola picada e sal para temperar.

19. Polenta com shitake e alho-poró: essa receita de polenta leva caldo de legumes, garantindo mais sabor ao prato. E, para acompanhar, cogumelos shitake refogados com sal e pimenta. Simples, mas delicioso!

20. Polenta com ragu de cogumelos, ovo mole e agrião: Os ovos são servidos ainda moles sobre a polenta, que leva molho de cogumelos do tipo Paris e shitake com nirá (cebolinha japonesa), saquê e shoyu.

21. Polenta com molho bolonhesa vegano: a versão vegana do tradicional molho bolonhesa é feita com proteína de soja, alho, pimentão, cebola, azeitonas, ervilha e cheiro verde picado, além de sal e azeite.

22. Polenta com funghi ao vinho tinto: uma receita fácil, mas que exige paciência para que o prato fique com consistência correta. O molho leva vinho tinto seco e funghi chileno, além de alguns temperos.

23. Polenta com refogado de berinjela: cubinhos de berinjela temperados com tomilho são a base do molho que acompanha a polenta. A receita leva ainda cebolinha verde, tomilho fresco, tomate e cebola.

24. Polenta rústica com damasco e gorgonzola: uma versão rápida de fazer e bem diferente, com sabor que mistura doce e salgado. Entre os ingredientes estão quirela, damasco, pistache, queijos parmesão e gorgonzola, cebolinha verde e caldo de frango.

25. Polenta cremosa, gema mole, cogumelo e creme de parmesão: prato mais sofisticado, com a polenta servida com ovo, cogumelos refogados e molho feito com queijo parmesão, leite e creme de leite.

Polenta frita ou assada

Reprodução / Aqui na cozinha

26. Polenta frita simples: o segredo dessa polenta é fazer uma receita bem consistente e levar por algumas horas à geladeira para ficar mais firme, ser cortada em cubinhos e, então, frita.

27. Polenta frita na manteiga: uma versão diferente e saborosa, recheada com bacon e cebola, frita na manteiga ao invés de óleo e servida com queijo parmesão por cima.

28. Polenta frita crocante: para deixar essa receita bem crocante a dica é deixar a polenta por 24 horas na geladeira e depois passá-la no fubá antes de levar ao óleo quente.

29. Polenta frita com queijo coalho: a polenta leva creme de leite, manteiga, caldo de frango e queijo parmesão e, depois de frita, tem queijo coalho polvilhado por cima para dar mais sabor.

30. Polenta frita com geleia de pimenta: essa receita diferente é feita com queijo de cabra. E o diferencial fica também no acompanhamento ao servir: uma geleia de pimenta maravilhosa. Não deixe de provar!

31. Polenta grelhada ao sugo com queijo coalho: massa macia por dentro, crocante por fora e ideal para servir com qualquer tipo de molho. Nesta opção, a escolha foi colocar molho sugo e queijo coalho derretido por cima.

32. Polenta assada: quem quer ficar longe das frituras pode optar por essa versão feita no forno. O preparo leva alecrim ou orégano. E os dentes de alho podem ser jogados por cima.

33. Polenta gratinada: uma receita simples, mas que leva creme de leite e, depois de pronta, é gratinada no forno com uma camada de parmesão por cima.

34. Polenta gratinada com gorgonzola: fácil de fazer, leva azeite no preparo e é finalizada com parmesão ralado, que a deixa mais cremosa. Depois, basta levar ao forno queijo gorgonzola por cima.

35. Polenta recheada e gratinada: a sugestão é colocar um recheio de carne moída entre duas camadas de polenta e gratinar, mas o molho também pode variar de acordo com o gosto de cada um.

Receitas criativas com polenta

Reprodução / Mel e Pimenta

36. Torta de polenta: a receita tradicional foi assada com alguns tomatinhos uva – que podem ser substituídos por tomate cereja ou mesmo por cogumelos – e folhas de manjericão. Para temperar, pimenta-do-reino, sal e azeite de oliva.

37. Polenta cremosa de cuzcuz: ao invés do fubá, a polenta foi feita com flocão de milho e requeijão, para ficar mais cremosa. Para acompanhar, molho de tomate com peito de frango desfiado.

38. Minipolenta com gorgonzola: feita com caldo de bacon e leite integral, servida em potinhos pequenos, regada com azeite e finalizada com pedacinhos de gorgonzola. Dá pra resistir?

39. Polenta italiana com ragu de lentilha: uma combinação diferente de polenta que leva creme de soja e açafrão, com ragu feito de lentilhas com amêndoas, pimenta-biquinho, tomate, alho-poró, cogumelos paris, castanha-do-pará e molho de tomate.

40. Polenta brustolada com nata e azeite de mate: a polenta é colocada em uma chapa bem quente para que se forme uma casquinha por fora. Depois, servida com uma colher de nata por cima e regada com o azeite aquecido com erva-mate.

41. Canapés de polenta brustolada: depois de pronta e fria, essa receita tradicional é cortada em pequenas rodelas, como canapés. Cada uma delas leva queijo mussarela, linguiça calabresa frita e tomilho fresco polvilhado por cima.

42. Quadradinhos de polenta: a receita é simples, apenas com fubá e água. Depois de consistente, é colocada em uma assadeira, depois cortada, levada brevemente à frigideira e servida com tapenade de azeitonas e uma mistura de tomate cereja, azeite, alecrim e alho.

43. Polenta de batata doce e lombo ao molho de bergamota: além do fubá, a polenta leva batata-doce cozida e amassada. Já o molho, também muito diferente, é feito com lombo suíno, suco de bergamota (mexerica ou tangerina), vinho branco, gengibre, shoyu e ervas.

44. Minipizza de polenta com ragu de picanha: a carne que sobrou do churrasco é reutilizada, em fatias bem fininhas, para fazer o molho regado com vinho. E a polenta é cortada em formato de minipizza, com rodelas pequenas, que podem ser feitas usando um copo largo.

45. Polenta de milho fresco e berinjelas: nada de fubá. Aqui os grãos de milho são colocados na água, com um pouco de manteiga e, depois de cozidos, batidos em um processador até virar uma pasta. Para o molho, a berinjela cortada em cubos é misturada ao tomate, orégano, óleo e vinho branco.

46. Bolo de polenta e limão: uma receita doce, para ser servida com sorvete de creme ou iogurte. O bolo é semelhante ao de fubá, mas leva também creme de leite e raspas de casca de limão no preparo.

Viu só quantas receitas diferentes e deliciosas podem ser preparadas com o fubá? Agora é só anotar suas preferidas e se jogar nessas incríveis versões de polenta!

Comentários
Dicas relacionadas