Casa e Decor

46 receitas de patê deliciosos para entradas e petiscos

Para todas as ocasiões, o patê é perfeito para você que vai ser o anfitrião de encontros e procura por praticidade

Atualizado em 11.03.24

Foto: iStock

É sempre bom, ao chamar amigos, familiares ou aquela pessoa especial para sua casa, ter boa comida para agradá-las, não é mesmo?

Muita gente não tem muito tempo para cozinhar um prato elaborado e, nesses casos, petiscos e aperitivos são a melhor saída por serem leves e bem práticos de serem preparados.

Uma opção clássica e que sempre agrada a todos é o conjunto de torradinhas, pães ou biscoitos e patês. Ter duas ou três opções de patê ajuda a evitar que os convidados enjoem e permite agradar a todos os paladares.

Aprenda 47 receitas de patês para servir em suas reuniões e encontros e deixe todos babando!

Publicidade

Patês simples

As receitas simples são bem fáceis de serem preparadas por qualquer pessoa e o que não faltam são opções de sabores diferentes que irão agradar aos mais diferentes paladares. Muitas dessas receitas também são econômicas, ou seja, perfeitas para todos os bolsos!

Foto: Reprodução / Receitas para a Felicidade

1. Patê de atum: simples, gostoso e serve não só para ser oferecido junto com torradas ou pequenos pães, mas também para fazer sanduíches naturais. Uma delícia!

2. Patê de frango: bem temperado, leva molho inglês, noz-moscada e pimenta-do-reino, além de frango desfiado e maionese. Simples e delicioso!

3. Patê de salame: também bem simples de ser feito, leva na sua base iogurte natural. Caso queira um patê mais encorpado, basta diminuir pela metade a quantidade de iogurte.

4. Patê de berinjela: um dos patês mais queridinhos e deliciosos, é feito com a berinjela levada ao forno. Depois é só misturar a polpa com cream cheese, azeite, pimenta-do-reino e hortelã.

Publicidade

5. Patê de berinjela com ricota: a ricota nessa receita ajuda a deixar uma textura bem mais cremosa, leve e saborosa. O resultado final é delicioso!

6. Patê de presunto: outro patê que é bastante querido pela maioria dos convidados. É bem rápido e fácil de ser preparado. Se não gostar, você pode retirar as azeitonas da receita.

7. Patê de ricota: bem saudável, essa receita é boa para servir não só com torradinhas, mas também para fazer sanduíches ou então comer em um café da manhã. O tempero de ervas finas dá um up bem gostoso no patê.

8. Patê de cream cheese : essa receita fica gostosa também com biscoitinhos salgados. Bem temperada, leva maionese, cream cheese, cebolinha, alho em pó e cebola.

9. Patê de bacalhau: ao falar em bacalhau, logo pensamos em coisas mais sofisticadas e elaboradas, não é? Mas esse patê é bem simples de ser preparado e irá surpreender suas visitas!

10. Patê de alho: bem simples de ser feito, com poucos ingredientes (sendo que a maioria você já deve ter em casa), essa receita é prática e perfeita caso você precise fazer um patê em cima da hora para os seus convidados.

11. Patê de atum e anchovas: essa receita é feita para quem busca um patê delicioso, saudável e que fique pronto rapidamente!

12. Patê de gergelim: também conhecido como tahine, o patê de gergelim é uma receita sem muitos mistérios e que é bastante apreciada! Diferente e cheio de sabor!

Publicidade

13. Patê de ervas finas: para quem quer um patê simples e refinado, essa receita é a ideal! Também é apimentadinha.

14. Patê de tomate seco : tomate seco é uma boa opção de pasta mais refinada, mas que é bem simples de ser feita. Essa receita é vegana, perfeita para quem é adepto de uma dieta restritiva de alimentos de origem animal.

15. Patê de salsicha: perfeito para quando seu evento tem crianças, o patê de salsicha também fica bom para comer com petiscos e cerveja.

16. Patê de ovo: o patê de ovo é bastante versátil, podendo acompanhar não só torradas, mas também saladas. É econômico e muito saboroso!

17. Patê de sardinha: perfeito para ser servido em torradas ou biscoitos maiores, essa receita é simples e leva, além de sardinha, tomate seco, cebolinha e maionese.

18. Patê de mortadela: feito quase todo no liquidificador, esse patê fica pronto rapidamente. Caso queira, ao invés de fazer a maionese, pode utilizar a comprada pronta.

19. Patê de feijão frade: caso queira fazer uma variação dessa receita incrível, poderá utilizar feijão branco, que também fica uma delícia! São poucos ingredientes e fica delicioso!

20. Patê de alho poró : feito com a parte verde do alho-poró, é perfeita para você que não quer desperdiçar nada dele. Seu sabor é suave e também pode ser utilizado junto com saladas.

21. Patê de brócolis e mostarda: quer um patê diferente de quase todos que você já viu e que irá surpreender positivamente seus convidados? Essa é uma boa opção!

22. Patê de espinafre com ricota: a combinação de espinafre com ricota chega aos patês e, como em todas as receitas que levam esses dois ingredientes, fica sensacional!

Patês elaborados

Para quem procura opções para eventos mais formais como, por exemplo, um encontro romântico, datas comemorativas ou reuniões mais sofisticadas, essas receitas que iremos apresentar são as ideais.

Foto: Reprodução / Be nice, make a cake

23. Patê de salmão defumado com cebolinha e alcaparras: o sabor leve do salmão é complementado pela cebolinha, queijo e alcaparras. Caso goste de sentir a textura do salmão, pode optar por cortá-lo em pedacinhos.

24. Patê assado de cebola: esse patê é daqueles “mistura tudo e assa” e fica com uma casquinha crocante dourada devido ao queijo derretido no forno que é de deixar com água na boca!

25. Patê de frango com abacaxi : a combinação do frango com o cítrico do abacaxi fica perfeita. Também leva ervas finas, caldo de galinha e vinagre.

26. Patê de atum com coco: essa receita leva coco natural ralado na hora e filé de atum enlatado. Parece improvável de dar certo, mas fica sensacional!

27. Patê de batata e balsâmico: bem consistente, pode até mesmo ser degustado sozinho ou com tomates frescos. Leva também alcaparras e salsa picada.

28. Patê de fígado : com sabor inigualável, esse patê é feito com fígado de frango, cebolas, alho, alcaparras, vinho branco e raspas de limão. Pode acrescentar também ervas finas diversas para dar aquele up!

29. Patê de ricota e pesto vermelho: quer uma receita absurdamente simples e sofisticada? É essa. Basta misturar os ingredientes e pronto, feito!

30. Patê de espinafre e alcachofra: essa receita é feita com espinafre e alcachofra refogadas, três tipos de queijo e leite para dar cremosidade. Muito bom!

31. Patê de gorgonzola com iogurte grego: com sabor levemente adocicado, esse patê é bem levinho e fica delicioso com pão fresquinho ou torradas.

32. Patê de nori e cenoura: pense em um patê que lembre levemente o sabor de makimono? Pois é, é essa receita que é feita com a alga utilizada nos pratos japoneses. É um bom substituto do patê de atum para quem é vegetariano.

33. Patê de salmão e maionese de alecrim : feito com maionese caseira, essa receita é incrível para eventos mais formais. O alecrim dá um sabor superespecial e que combina perfeitamente com o salmão.

34. Patê de nozes com cranberry : esse patê possui um sabor mais agridoce e leva apenas três ingredientes, tendo como base o cream chesse. Rápido de ser preparado, você não vai deixar de testar né?.

35. Patê de nozes com azeitona e alho: as nozes dão um ar crocante para esse patê que não usa itens com leite em sua base. Tempere com as ervas secas de sua preferência.

36. Patê de pimentão vermelho, pickles e cheddar : queijo, pickles e pimentão, o que poderia render? Uma receita de patê sensacional! Basta juntar a maioria dos ingredientes em um processador e misturar com maionese no final.

37. Patê de peixe com tahine : unindo a delícia do tahine com peixe cozido e desfiado, esse patê fica delicioso com pão árabe!

Patês fit ou restritivos

Para aqueles que querem uma opção que se encaixe às suas dietas restritivas ou para aqueles que estão em um estilo de vida fitness, também existem diversas opções bem bacanas de patês para fazer. Confira!

Foto: Reprodução / Tempero Alternativo

38. Patê vegano de abacate: um patê leve, saudável e totalmente feito com produtos de origem vegetal. Leva só abacate, salsinha e tomatinhos.

39. Patê de biomassa de banana verde : substitua as bases feitas com leite por biomassa de banana verde. Você pode colocar diversos acompanhamentos, tais como tomate seco, manjericão, curry, mel e azeitonas.

40. Patê de ervilha: essa receita pode ser usada como recheio de sanduíches naturais e é bem saudável. É feita sem qualquer produto de origem animal e sem glúten. Deve ser preparada com ervilha natural, sem ser em conserva.

41. Patê de tofu: feito com tofu, alho, sal, cebola, azeite e ervas, é preparado basicamente batendo todos os ingredientes no liquidificador. Bem simples e delicioso.

42. Patê de tofu com cenoura : o tofu é uma importante fonte de proteína e a cenoura de vitaminas e outras substâncias essenciais. Esses dois juntos são uma boa combinação para você que quer um patê bem saudável e fit.

43. Patê de berinjela funcional: patê de berinjela já é uma delícia. Essa versão funcional une esse sabor oom curry, pimenta-do-reino, alho, salsinha e limão, deixando tudo mais especial e saudável.

44. Patê light de frango: a versão light do patê de frango é boa para quem necessita incluir essa carne no cardápio, mas não quer ter que apelar sempre para sua versão grelhada.

45. Patê de azeitona sem lactose: para quem ama o patê de azeitonas, mas não pode comer alimentos com lactose, essa receita é a ideal. A base é feita com biomassa de banana verde.

46. Patê de grão-de-bico sem lactose: grão-de-bico é altamente nutritivo, perfeito para se incluir numa dieta fitness/saudável. Esse patê não possui lactose, uma boa pedida para quem possui restrição a esse tipo de substância.

Patê é tudo de bom, não é? Versátil, serve para as mais diversas situações tanto formais quanto informais. Agora é só correr pra cozinha e preparar seus favoritos! 😉

Mestre em Comunicação e Sociedade. Não vive sem café, gatos e um caderno para fingir que é escritora. Adora games, bons drinks, bons papos e estar com pessoas incríveis.