74 receitas cheias de sabor e elegância para a ceia de Natal

Dos pratos mais tradicionais até opções diferenciadas, inspire-se com deliciosas comidas para esta celebração única

Escrito por Tais Romanelli

Foto: iStock

O Natal, para a maioria das famílias, é sinônimo de casa cheia e mesa farta! Os assados, como chester, tender e peru, já fazem parte da tradição, mas não são exclusividade na ceia, que costuma ser bem completa, com direito a entradas, acompanhamentos e carnes em geral.

Por ser uma ocasião tão especial, a maioria das pessoas busca por pratos que, além de saborosos, sejam bem apresentáveis. Eles podem ainda ser tradicionais ou diferenciados, mas não precisam necessariamente ser difíceis de preparar.

As opções com certeza são muitas! Inspire-se com as ideias abaixo e garanta uma ceia completa e caprichada para a família… Afinal, a ocasião merece!

Entradas

Foto: Reprodução / Cozinha Vibrante

1. Brusqueta com azeitonas pretas: um aperitivo saboroso e perfeito para ser servido de entrada na ceia de Natal. Em cerca de 15 minutos você prepara essa delícia “com cara de festa” e com certeza agradará a todos.

2. Terrine de sardinha e pimentão: uma receita diferente e com ótima apresentação. Perfeita para ser servida como entrada ou simplesmente com uma salada bem caprichada. Por ser fria, ela é refrescante e legal para o calor.

Leia também: 30 receitas doces e salgadas deliciosas para o Natal

3. Figos assados com queijo: nesta receita, os figos são acompanhados pelo queijo gorgonzola derretido, além de um toque de mel e nozes, o que dá a este prato um sabor sem igual! Em poucos minutos o aperitivo está pronto.

4. Presentinhos de queijo coalho: diferentes, são perfeitos para enfeitar sua mesa de Natal! E, para preparar, você precisará apenas de quadradinhos de queijo coalho, cebolinha verde e pimenta rosa para decorar.

5. Palitinhos salgados com queijo e geleia: receita prática e com boa apresentação, ótima pedida para a ceia de Natal. Você usará apenas os palitinhos salgados de queijo, fatias de mussarela e geleia a gosto (como, por exemplo, de pimenta ou de frutas vermelhas).

6. Espetinhos de camarão e salmão: um aperitivo elegante e saboroso, perfeito para acompanhar as taças de espumante! Os espetinhos são grelhados e, para acompanhar os camarões, a dica é um molho à base de maionese, ketchup, molho inglês e whisky. Para acompanhar o salmão, um molho de laranja.

7. Antepasto de berinjela: ele pode ser consumido quente, mas fica ainda melhor se consumido frio (de preferência, no dia seguinte). Ele pode ser servido em lanches, em pães, torradas, wraps, acompanhando refeições ou saladas. Uma dica é adicionar nozes picadinhas para dar uma crocância a mais nesta entrada, que tem “a cara da ceia de Natal”.

Leia também: 40 sobremesas irresistíveis para preparar neste Natal

8. Aperitivo de Parma, abacaxi e ricota: opção fácil e cheia de sabor. Você usará apenas o presunto Parma, abacaxi desidratado, creme de ricota light e palitos de dente para montar os aperitivos.

9. Aspargos com presunto de Parma: aperitivos elegantes, que combinam muito bem com a ceia de Natal! Você usará apenas os aspargos, o presunto Parma, queijo parmesão ralado, azeite de oliva, sal e pimenta-do-reino.

10. Bouchée a La reine com camarões: receita que rende seis cestinhas com 8,5 centímetros de diâmetro. Você precisará de cebola, alho, creme de leite fresco ou nata, concoillotte (ou requeijão de sua preferência), extrato de tomate, pimenta-do-reino, páprica doce, camarões, conhaque, azeite e cestinhas de massa folhada.

11. Aperitivo de castanhas e nozes com mel e pimenta: uma boa opção para acompanhar uma taça de vinho ou uma caneca de cerveja artesanal. Você usará castanhas-do-pará, nozes, manteiga, mel, sal, pimenta rosa e páprica picante.

12. Verrine de tomate e salmão: o rendimento é de oito verrines pequenas. Você usará apenas pão torrado, creme de leite fresco, tomate-cereja, salmão defumado, sal, pimenta-do-reino, ervas de Provence, azeite e limão-siciliano.

Leia também: 30 receitas práticas e imperdíveis de farofa

13. Canapé de legumes com patê de tomate seco e cenoura: esses canapés são bem leves, têm uma apresentação bonita e ficam muito gostosos! É ainda uma opção sem glúten e sem leite, que pode ser consumida por intolerantes/alérgicos e veganos. Sua mesa de Natal vai ficar ainda mais colorida e bonita com eles!

14. Brie empanado: uma entrada diferente, crocante por fora e cremosa por dentro. É ainda fácil de preparar. Basta você fazer uma ótima e bem temperada milanesa e servir com torradinhas, geleias ou até mesmo com um bom mel trufado.

Saladas

Foto: Reprodução / Cozinha a dois

15. Salada verde com manga e queijo de cabra: uma salada bonita e colorida, superconvidativa. Você usará alface crespa, alface crespa roxa, radicchio, manga Palmer, queijo de cabra, balsâmico, gergelim preto, sal e pimenta-do-reino.

16. Salada de arroz negro com aspargos e camarões: receita de entrada especial de Natal da chef Flávia Quaresma. Uma opção elegante e que com certeza vai surpreender a todos. Para quem for vegetariano, é só tirar os camarões, a salada continua gostosa da mesma forma.

17. Salada de bacalhau com grão-de-bico: uma mistura de sabores incrível. Vale lembrar que dessalgar o bacalhau é um processo obrigatório se você compra o bacalhau seco e salgado. Já aquele congelado, geralmente vem pronto para o uso, então você só precisa cozinhá-lo para amolecer.

Leia também: 12 receitas de peru para fazer bonito neste Natal

18. Salada quente de beterrabas: esse prato é uma delícia, saudável e rico em cores, perfeito para deixar sua mesa de Natal ainda mais bonita! O tempero fica por conta do vinagre balsâmico, mel e azeite.

19. Salada de frango, abacaxi e palmito: receita para uma ceia mais leve e saborosa. Você usará peito de frango, limão, azeite, sal, temperos de sua preferência, abacaxi, uva-passa branca, iogurte natural e palmito.

20. Salada de batata alemã: para fazer esta receita tradicional alemã, usará batata Asterix, ovos, iogurte natural integral, mostarda, cebola, cebolinha, picles de pepino, vinagre branco, água da conversa do pepino, sal e pimenta.

21. Salada caprese: é o aperitivo perfeito para dar as boas-vindas aos convidados da ceia. Melhor ainda se for servido junto com taças de espumante. Simples, refrescante, informal e saboroso.

22. Salada de grão-de-bico com cogumelos e batatas: uma salada vegana diferente, gostosa, temperadinha e colorida! Ela pode ser feita um dia antes da ceia, se você quiser já deixá-la pronta por questões de praticidade. Pode também ser guardada na geladeira por até três dias em pote fechado.

Carnes

Foto: Reprodução / Gordelícias

23. Frango assado: um prato simples, mas que não tem erro, agrada adultos e crianças. Você precisará do frango, bolo de fubá, manteiga, cebola, alecrim, sal e pimenta-do-reino.

24. Bacalhau crocante: para fazer este prato diferente e muito saboroso, precisará de alecrim, azeite, cebola, batata, manteiga, lombo de bacalhau dessalgado, sal, pimenta-do-reino, leite, noz-moscada, orégano, queijo parmesão e farinha de trigo.

25. Fraldinha marinada com limão e alecrim: fácil de fazer, suculenta, cheia de sabor e perfeita pra uma refeição especial. Ou seja, ótima opção para o seu Natal! A carne deve ficar marinando por cerca de quatro a oito horas.

26. Contrafilé ao forno: receita fácil e com poucas calorias, já que o contra filé é um corte relativamente magro. O segredo de fazer uma carne macia e suculenta no forno é assá-la lentamente em forno com temperatura baixa. O toque especial fica por conta das cebolas caramelizadas.

27. Filé mignon ao molho de mostarda: apesar de ser uma receita relativamente simples, para que o prato fique realmente perfeito, é preciso que a carne asse uniformemente, chegando por inteiro a aquele ponto em que está ainda rosadinha por dentro. É preciso ainda que ela seja servida imediatamente, acompanhada das batatas crocantes e perfumadas que acabaram de sair do forno.

28. Bacalhau à Brás: pode ser servido como entrada (em potinhos individuais) ou como prato principal mesmo. Você precisará apenas de bacalhau dessalgado, cebola, alho, salsinha, ovos e batata palha.

29. Prime rib: este é um corte feito da costela do boi e é considerado a parte mais saborosa da costela. Além dele, você usará batatas-inglesas, tomates, tomilho fresco, manjericão fresco, alho, sal grosso, mostarda, mix de pimentas e azeite.

30. Cordeiro assado com alecrim: trata-se de uma carne que combina bem com a ceia de Natal e fica muito suculenta e saborosa. Isso sem falar que o cheiro fica maravilhoso, pois a carne é marinada em um molho com alecrim, pimenta, alho e mostarda.

31. Magret de pato com molho de mel: o rendimento da receita é de seis porções e você precisará apenas de peças de peito de pato, água, mel, canela em pó, gengibre em pó, noz-moscada, laranja, sal e pimenta-do-reino.

32. Seitan ao molho madeira: opção vegetariana. O seitan, conhecido também como “carne” de glúten, é obtido da proteína da farinha, que é o glúten. Este prato não rende muito, mas o seitan sustenta bastante. Ele serve até três pessoas, se tiver acompanhamentos junto.

33. Lombinho de porco: para fazer o lombinho, você usará lombo de porco, alho, vinagre de maçã, azeite, alecrim, pimenta calabresa desidratada e sal. Para acompanhar, a sugestão é uma farofa de ovos.

34. Lombo de porco com café: os sabores deste prato se complementam muito bem, apesar da combinação parecer estranha à primeira vista. O preparo é simples, mas resulta num prato saboroso que com certeza conquistará a todos!

35. Lombo de bacalhau ao forno: o rendimento da receita é para seis pessoas, e você precisará de bacalhau dessalgado, batata-doce, tomate, cebola, alecrim fresco, sal, mix de pimentas e azeite de oliva.

36. Tender ao molho de laranja: um prato supertradicional para a ceia de Natal. O sabor da carne de porco combinado com a laranja e o adocicado do mel fica sensacional. A dica também é assar o tender com cravos.

37. Tender vegano: ele é feito como os tradicionais de origem animal, onde é riscado, espetado com cravos e assado em calda. A dica é deixá-lo marinando, para ficar mais saboroso ainda. Mas, evite deixar marinando por mais de oito horas, senão seu tender poderá ficar muito mole. Serve seis pessoas como prato principal, e basta arroz, salada e farofa para acompanhar.

38. Pernil recheado com azeitonas: para o recheio, você usará azeitonas verdes, cenouras, alho, alecrim, folhas frescas de orégano, tomilho e cebola. A manta de carne deve ser besuntada com azeite de oliva, sal e pimentas (preta, branca e rosa). O resultado é um prato supersaboroso.

39. Pernil de cordeiro: a receita serve oito pessoas. Você usará pernis de cordeiro, limões, vinho branco, alecrim, pimenta-do-reino moída na hora, sal a gosto e alho. A dica é servir com risoto de limão siciliano.

40. Peru assado em manteiga de ervas e limão siciliano: a técnica utilizada nesta receita consiste basicamente em espalhar manteiga bem temperada entre a carne e a pele do peru, espalhando o sabor por todas as partes e mantendo a manteiga “presa” pela pele e sendo obrigada a se entranhar na carne.

41. Peru com pêssego e alecrim: uma carne macia e saborosa. Alguns “truques” no preparo vão garantir um resultado espetacular. Uma dica é programar o descongelamento do peru, ou seja, retirar a ave do congelador, passar para a geladeira e deixar por 12 horas.

Risotos e massas

Foto: Reprodução / Gordelícias

42. Farfalle ao pesto: receita simples e gostosa, que rende para duas pessoas. Você precisará somente do farfalle, sal, azeite de oliva extravirgem, parmesão ralado e do molho pesto feito de forma caseira.

43. Penne com tomate seco e rúcula: uma massa fácil de preparar, mas superelegante e saborosa. Melhor ainda se for acompanhada de um bom vinho! O rendimento da receita é para oito pessoas.

44. Macarrão à Putanesca: um macarrão de preparo sem segredos, mas com ótimo resultado! Você usará azeite, pimenta dedo-de-moça, cebola, alho, alcaparras, azeitonas pretas, tomate pelado, anchova e orégano desidratado.

45. Conchiglioni de Natal: delicioso e fácil de preparar! Essa versão é vegetariana e fica muito cremosa. As passas e os damascos picados dão um ar bem natalino ao prato, mas, se você preferir, pode substituir por tomate seco ou por palmito.

46. Canelone invertido: como o próprio nome diz, a receita traz uma forma diferente de se montar o canelone e apresenta um aspecto bonito e suculento. Além disso, o prato é surpreendente quando saboreado! Ótima opção para o seu Natal!

47. Fettuccine Alfredo: de preparo fácil e sabor incrível, é um prato que agrada a maioria das pessoas, sendo ótima opção para a ceia! Você usará apenas o fettuccine, bacon, creme de leite, queijo ralado, alho, manteiga ou margarina, noz-moscada, sal e salsinha.

48. Risoto de limão siciliano: um prato que pode ser único ou acompanhar carnes. Você precisará apenas de arroz arbóreo, cebola, manteiga, pisco ou vinho branco, limão siciliano, caldo de legumes e queijo parmesão ralado.

49. Risoto de gorgonzola e amêndoas: como o gorgonzola tem um sabor muito característico e potente, o ideal é utilizar ingredientes de sabor mais leve junto a ele. E este é o caso da amêndoa, que casou muito bem com o queijo, proporcionando um prato muito harmônico, saboroso e elegante.

50. Risoto de pera e gorgonzola: um prato que vai surpreender a todos! Você usará apenas arroz carnaroli, manteiga, cebola, vinho branco seco, caldo de legumes, queijo gorgonzola, pera e sal.

51. Risoto de cogumelos: a receita perfeita para quem ama cogumelos e/ou não come carne. Rende para seis pessoas. Você precisará de arroz arbóreo, cogumelos Paris, shitake, shimeji, funghi, cebola, alho, água, vinho branco seco, tomilho fresco, azeite e sal.

52. Risoto de damasco, tomate-cereja e castanha: um risoto fácil de preparar, com sabores especiais do tomate-cereja, damasco, castanha-do-pará e alecrim. Leve e gostoso, o toque especial fica por conta da manteiga ghee, que dá uma cremosidade ao prato.

53. Risoto de shimeji com brie e uvas verdes: uma combinação surpreendentemente gostosa. Você usará arroz arbóreo, cebola, manteiga, vinho branco, caldo de legumes, queijo parmesão ralado, shimeji refogado, uva Thompson, queijo brie, sal, pimenta e noz-moscada.

Acompanhamentos

Foto: Reprodução / Mel e Pimenta

54. Arroz à grega: um acompanhamento básico, mas muito saboroso para os seus pratos de Natal. Você usará apenas óleo, alho, cheiro-verde, ervilha, milho, cenoura, uva-passa, pimentão vermelho, pimentão verde, pimentão amarelo, arroz e água.

55. Arroz selvagem natalino: pode ser servido quente ou frio e o preparo é bem simples. O arroz selvagem é feito com nozes, damascos secos, castanha-do-pará, azeite, sal e manjericão roxo.

56. Arroz especial de Natal: perfeito para acompanhar carnes e aves na ceia. Trata-se de um arroz bem caprichado e que tem um toque de vinho branco, dando todo o charme à receita. Com certeza será sucesso entre seus convidados!

57. Arroz gratinado: uma opção que agrada a todos! Isso sem falar que é fácil de fazer! Você usará apenas molho branco, arroz cozido, salsinha picada, parmesão ralado, manteiga para untar e queijo ralado.

58. Batatas gratinadas: para fazer esta receita supersaborosa e curinga, você usará batatas, alho, parmesão, sal, pimenta-do-reino, noz-moscada, queijo gruyere, louro e creme de leite fresco.

59. Salpicão de frango: fácil de fazer, rende bem e por ser uma receita para se comer fria, é excelente para o clima natalino brasileiro! A dica é colocar a batata palha apenas no momento em que for servir o salpicão, para ela não murchar. Sirva o prato frio (e não gelado)!

60. Farofa de Natal: a receita é simples e rápida, ideal para quem não pretende passar horas na cozinha nesta data especial! O resultado é um acompanhamento bonito e saboroso. O rendimento é de oito porções pequenas.

61. Farofa rica: leva este nome por ser rica em ingredientes deliciosos. Fica supersaborosa e convidativa. A receita serve cerca de seis pessoas. Por isso, se a família for grande, lembre-se de aumentar as quantidades!

62. Farofa de ovos, bacon e passas: de preparo simples, esta farofa combina bem com Natal, especialmente pelo uso de uvas-passas. Além delas, você usará manteiga, óleo, cebola, alho, azeitonas, bacon, ovos, sal, pimenta, farinha de mandioca e cheiro-verde.

63. Farofa de carne de soja: ótima sugestão para os vegetarianos e veganos! Você usará proteína texturizada de soja, óleo, creme de cebola, farinha de biju (ou de milho em flocos) e cheiro-verde. Simples de fazer e saborosa!

64. Cuscuz marroquino: receita mais simples impossível! Você usará apenas a quantidade necessária de cuscuz marroquino, água e manteiga. Boa opção para acompanhar carnes e saladas.

65. Salpicão vegano: fácil e saboroso. Você precisará de cenoura, maçã verde, milho em conversa, salsão, azeitonas picadas, batata, ervilha, uva-passa, carne de jaca desfiada, maionese vegana, mostarda, limão, sal, pimenta, batata palha, salsinha e cebolinha.

66. Fricassê de frango: um prato simples, mas de sabor indiscutível! Você precisará de peito de frango desfiado, alho, cebola, creme de leite, requeijão, milho em conserva, manteiga, curry, pimenta-do-reino, farinha de rosca, queijo parmesão e batata palha.

67. Batatinha gourmet: deliciosa e bem apresentável, essa batatinha com certeza será sucesso na sua ceia… Por isso, capriche na quantidade (para não faltar)! O preparo é simples e o rendimento da receita é de 20 a 30 unidades.

68. Torta rústica de ratatouille: para quem gosta de se arriscar na cozinha! A receita não é muito complicada, mas tem algumas etapas e acaba ficando um pouco demorada. Além disso, é preciso seguir alguns passos à risca, principalmente com a massa.

69. Cabotiá, gorgonzola e amêndoas: pode ser servida como entrada, em pequenas porções, ou como acompanhamento mesmo. Você precisará apenas de abóbora cabotiá, amêndoas, queijo gorgonzola, cebola roxa, azeite e sal.

70. Cenoura salteadas com alho e alecrim: acompanhadas de alhos fatiados e ramos de alecrim fresco, as cenouras salteadas tornam-se um acompanhamento fantástico para a ceia de Natal, isso porque o sabor adocicado delas casa muito bem com carnes.

71. Quinoa com quiabo: uma opção diferente, leve, saudável e gostosa. Você usará apenas brócolis orgânicos, quiabo, quinoa, alho, cebola, azeite de oliva virgem e sal.

72. Palmito gratinado com cream cheese: um acompanhamento delicioso, que vai conquistar a todos. Você usará apenas palmito, cream cheese, leite desnatado, extrato de tomate, sal, pimenta-do-reino e queijo parmesão para gratinar.

73. Batata-doce assada com figo fresco: além da combinação da batata-doce assada com figos frescos, esse prato é finalizado com uma redução de vinagre balsâmico que cria uma harmonização perfeita entre os sabores de cada ingrediente. O resultado é um prato rico em sabores, cores e com uma aparência sofisticada.

74. Torta de lentilha com cogumelos: receita diferente, com um ótimo resultado. Você precisará de lentilha, vinho tinto, água, alho, alecrim, folhas de louro, molho de soja, pimenta, cheiro-verde, cogumelos, aveia em flocos e azeite.

Depois de tantas opções deliciosas, só resta escolher as suas receitas preferidas e pensar numa boa sobremesa de Natal para complementar a ceia, e celebrar em grande estilo esta data mais do que especial!

Assuntos: Alimentação

Para você