31 receitas de cheesecake que são deliciosas e super fáceis de fazer

Aprenda a preparar receitas saborosas que podem agradar diversos paladares

Escrito por Vanessa Herrmann
Foto: Getty Images

Foto: Getty Images

O cheesecake é um bolo de queijo. Segundo algumas fontes históricas, essa receita pode ter sua origem na Grécia, onde era servida para seus atletas nas primeiras olimpíadas, por ser uma grande fonte de energia. Também era o bolo escolhido as festas de casamento.

Já o cheesecake como conhecemos hoje tem origem nos Estados Unidos, e tem como base um ingrediente principal: o cream cheese, mas é claro que podem existir variações desse ingrediente.

As características desse bolo são: uma massa crocante, um recheio cremoso de queijo e a cobertura que você preferir, é só deixar a imaginação fluir e experimentar diversos sabores incríveis que podem surgir após o preparo.

Aqui, vamos apresentar algumas sugestões com recheios tradicionais e alguns que fogem do comum, como também diversas opções de coberturas para que você possa se inspirar e saborear esse bolo que é o queridinho dos Estados Unidos.

Cheesecake de frutas

Foto: Getty Images

Foto: Getty Images

1. Cheesecake de morango: com uma massa fininha e crocante e um recheio cremoso, o bolo já fica gostoso, e para melhorar ainda mais, a autora ensina a fazer uma geleia caseira de morango que dá um toque especial e que tem um sabor incrível.

Leia também: 32 receitas de cupcake para você se deliciar

2. Cheesecake de morango e queijo fresco: o cream cheese normalmente é usado para o recheio desse bolo, mas isso não é regra, e essa receita é a prova disso. Aqui, ele é substituído por um queijo fresco magro. Além disso, os morangos não são usados para fazer uma cobertura, eles são batidos junto com o recheio.

3. Cheesecake de limão: nessa receita são usadas raspas e sumo de limão no recheio. Para a cobertura, a autora ensina a fazer um xarope de limão, que além de dar sabor, também dá um toque especial na aparência.

4. Cheesecake de limão e framboesa: esse cheesecake não vai ao forno, portanto, seu preparo é mais rápido. Apenas a base é levada ao forno por alguns minutos, mas enquanto isso, você pode ir preparando o recheio.

5. Cheesecake de goiabada: Com massa e recheio tradicionais, o diferencial dessa receita é a calda de goiabada que é preparada em casa, usando apenas a fruta, vinho branco, água e suco de limão.

6. Cheesecake de goiabada com leite condensado: essa receita é um pouco mais doce que a anterior, já que o leite condensado é acrescentado ao recheio. A cobertura fica por conta de uma calda feita apenas com goiabada e água.

7. Cheesecake de framboesa: quer dar um gosto diferente para a massa do seu cheesecake? Nessa receita, a autora acrescenta chocolate em pó a massa.

8. Cheesecake de lima: esse cheesecake de lima é um pouco diferente do tradicional, já que leva nata no seu recheio. O sumo e as raspas da lima também são usados no recheio. Separe um pouco das raspas para a decoração.

9. Cheesecake de mirtilo: o mirtilo, blueberry em inglês, é uma fruta queridinha para os estadunidenses usarem como cobertura para o cheesecake. Seu sabor é levemente ácido e doce, criando uma combinação perfeita com o recheio levemente salgado que esse bolo possui. Vale a pena experimentar.

10. Cheesecake de frutas vermelhas: a autora dessa receita ensina a fazer uma calda com framboesas, amoras, mirtilos e cerejas. Essa calda fica com várias frutas inteiras. O bolo fica com uma aparência incrível para quando você for receber convidados em casa, ou até mesmo quando quiser surpreender as pessoas da sua casa.

11. Cheesecake de amora: essa receita de cheesecake foge da tradicional, já que no recheio, o cream cheese é substituído por ricota. O resultado é uma textura mais leve e suave. Como a ricota tem uma textura mais seca e esfarelada, a autora preferiu usar a fruta natural, ao invés de fazer uma calda.

12. Cheesecake de pêssego: para uma textura mais leve, a autora da receita escolheu misturar iogurte grego ao cream cheese. Para a cobertura, o pêssego foi a cobertura escolhida. A aparência desse bolo fica muito atraente e difere da convencional.

13. Cheesecake de maracujá: para quem gosta de misturar diversos sabores em um único prato, essa é a opção certa de cheesecake para experimentar. Nessa receita, a autora ensina a fazer a massa, depois um ganache branco, o recheio e por último a cobertura. Nesse caso, o recheio é feito com gelatina em pó, creme de leite e requeijão. A autora sugere o uso de formas pequenas, para porções individuais.

Cheesecake de chocolate e outros sabores

Foto: Getty Images

Foto: Getty Images

14. Cheesecake de chocolate: a base, o recheio e a cobertura desse cheesecake são feitos com ingredientes de chocolate. Para o recheio, a autora ensina como fazer um cream cheese caseiro de iogurte. Ela também dá uma dica interessante para quem não tem forma de fundo removível, que é forrar o fundo e as laterais da forma com papel manteiga.

15. Cheesecake de chocolate com morango: a mistura de morango com chocolate agrada muito paladares. Além disso, essa receita é muito prática e é feita em porções individuais, servidas em copinhos. Para saborear essa sobremesa você só precisa derreter o chocolate; misturar cream cheese, creme de leite e essência de baunilha e triturar os biscoitos. Depois disso é só montar as camadas e se deliciar com o resultado.

16. Cheesecake com cobertura de chocolate: quer preparar um cheesecake sem muito trabalho? Essa receita é um pouco mais rápida que as outras, já que não possui a base de bolacha. O que temos aqui é o recheio, que tem como ingredientes principais creme de leite, ricota e leite condensado.

17. Cheesecake de doce de leite: com apenas três ingredientes também é possível preparar um delicioso cheesecake! Para essa receita, a autora usou cream cheese, doce de leite e ovos. A massa fica cremosa, um pouco esfarelada e não muito doce.

18. Cheesecake de doce de leite e nozes: essa receita é feita com a base de biscoitos, o recheio é feito com ricota, leite condensado, ovos, creme de leite e essência de baunilha. Para o toque final, doce de leite na cobertura com nozes moídas para dar um gostinho especial e decorar seu bolo.

19. Cheesecake de pasta de amendoim: para quem não gosta de receitas muito doces, essa é uma ótima opção. A sugestão da autora é usar pasta de amendoim . A base é feita com amendoim torrado e moído. Já para a cobertura, é usada um ganache e um pouco de farofa de amendoim para decorar.

20. Cheesecake de Nutella: quer preparar e servir um cheesecake em poucos instantes? Com essa receita que não vai ao forno, é possível! Na hora de montar essa sobremesa, a autora sugere que seja feito em porções individuais.

21. Cheesecake de Mutella: essa receita tem como base de biscoito de chocolate, recheio de cream cheese, Nutella e ovos. Para a cobertura, acrescente mais uma camada de Nutella e amêndoas.

22. Cheesecake de doce de leite e Oreo: o biscoito Oreo é usado para fazer a base do cheesecake. Aqui é acrescentado doce de leite ao recheio de cream cheese. Na cobertura também temos doce de leite.

23. Cheesecake de Oreo: quer usar menos cream cheese para o recheio do que as receitas tradicionais costumam usar? Aqui a autora também usa o queijo cottage para incrementar o sabor do recheio, além de pedaços de Oreo triturados. A cobertura é feita com chantili e biscoito Oreo.

24. Cheesecake de ricota e cream cheese: essa é uma receita muito prática e com uma massa bem suave. Como é feita em um refratário que não tem fundo removível, a autora optou por não fazer a massa de biscoito. A cobertura fica por conta de uma calda de framboesa.

Fit ou diferenciados

Foto: Getty Images

Foto: Getty Images

25. Cheesecake de limão: nessa receita são usados biscoitos ao leite para a base. Ao invés de cream cheese no recheio, o requeijão é usado como substituto.

26. Cheesecake light de iogurte e geleia de pêssego: essa receita tem um recheio bem leve, pois é feito com iogurtes gregos, gelatina, nata magra e adoçante. Para a cobertura, a autora ensina como preparar uma geleia caseira de pêssego.

27. Cheesecake de mirtilos sem assar: essa receita é pra quem quer facilidade e praticidade. Uma dica importante é deixar o cheesecake por 2h na geladeira antes de servir.

28. Cheesecake de minuto: quer um cheesecake que não vai ao forno e que você possa servir assim que terminar de preparar? Essa é a receita certa para você. Em apenas 15 minutos é possível deixar pronta essa sobremesa.

29. Mini cheesecake light: a base desse cheesecake é bem inovadora, feita com pão de forma integral. Para o recheio, use cream cheese, açúcar demerara e extrato de baunilha. Já para a cobertura use a geleia de sua preferência.

30. Cheesecake sem lactose e sem glúten: a massa é feita com frutas secas e oleaginosas. O tofu faz o papel de substituir o cream cheese nessa receita. Depois que a base e o recheio estiverem prontos, é aconselhável deixar por 6h na geladeira. Depois é só acrescentar uma calda de frutas e servir.

31. Cheesecake de pistache e manga vegana: essa receita é feita em 10 minutos e depois você só precisar deixar descansar por 1h na geladeira antes de servir.

Agora que você viu que é possível preparar deliciosas receitas de cheesecake com diferentes níveis de dificuldade, tempo de preparo e sabores, escolha a opção que mais te agrada e se arrisque na cozinha.

Para você