Dicas de Mulher Dicas de Saúde

50 receitas de bolo de chocolate para trazer prazer ao seu dia

Aprenda a preparar bolos deliciosos de chocolate, desde os mais tradicionais até variações surpreendentes

em 02/10/2015

Foto: Getty Images

Foto: Getty Images

O bolo de chocolate é o queridinho de muitas pessoas, desde as crianças até os mais velhos. É uma ótima opção para ser servida como sobremesa após as principais refeições, ou também como um lanche rápido no meio do seu dia.

Como agrada em diversas situações, é um bolo que pode ser feito com frequência, mas para que o sabor não caia na rotina, você pode inovar com diferentes recheios, coberturas e ingredientes que se acrescentados à receita vão criar um toque único.

Confira abaixo 50 dicas que incluem opções simples, com recheio e/ou cobertura, com frutas, fit, para quem tem restrições alimentares, mesclados, com bombons, fudge, muffin, petit gateau.

Bolos de chocolate simples

Bolo de iogurte com chocolate. Foto: Reprodução / Cozinha Fresh

Bolo de iogurte com chocolate. Foto: Reprodução / Cozinha Fresh

1. Bolo de iogurte com chocolate: com apenas 7 ingredientes, é possível fazer este delicioso e fácil bolo de chocolate. Para o preparo só é preciso derreter o chocolate em banho-maria, misturar todos os ingredientes na batedeira e colocar para assar. Caso queira, você pode servir acompanhado de creme de chocolate ou até mesmo iogurte grego.

2. Bolo de chocolate: para preparar esse bolo você precisa misturar os ingredientes secos em um recipiente diferente do que for misturar os molhados, para depois juntá-los. Depois que o bolo estiver assado, é só polvilhar com açúcar de confeiteiro.

3. Bolo de chocolate sem farinha: além de não levar farinha no seu preparo, esse bolo também é livre de açúcar e com pouco carboidrato e gordura. O bolo cresce bastante, mas murcha um pouco após sair do forno. Mesmo assim, sua massa fica macia e umida.

4. Bolo de ganache de chocolate: para começar, prepare a ganache. Depois que estiver pronta, você vai acrescentando os outros ingredientes à ganache e é só levar para assar. Esse bolo fica macio, úmido e com uma casquinha crocante.

5. Bolo de chocolate de microondas: mesmo com pouco tempo é possível preparar um bolo saboroso. O modo de preparo é bem simples, você deve misturar todos os ingredientes citados na receita e levar ao microondas na potência 10 por 7 minutos. Após esse tempo, espete com um garfo , se ainda não estiver pronto, você pode deixar por até mais 5 minutos.

Bolos de chocolate com recheio e/ou cobertura

Bolo de Nutella. Foto: Reprodução / Cozinhando para 1 ou 2

Bolo de Nutella. Foto: Reprodução / Cozinhando para 1 ou 2

6. Bolo de Nutella: usando apenas nutella, farinha de trigo, ovos e fermento você pode preparar um bolo incrivelmente saboroso! Uma dica é não deixar assar por muito tempo, pois a massa pode ressecar.

7. Bolo do diabo: esse é um bolo com um preparo mais trabalhoso do que os anteriores, porém o resultado é muito bom. Tanto a aparência quanto o sabor. A cobertura dele é feita com chocolate negro.

8. Bolo de chocolate com cobertura de chocolate: você é fã daquele bolo de chocolate bem molhadinho? então essa é receita certa!

9. Bolo de chocolate e cenoura com cobertura três leites: misturar esses dois bolos clássicos é sucesso na certa. Na verdade, ele é um bolo de cenoura que leva chocolate na massa. A cobertura é feita com leite condensado, creme de leite e leite em pó.

10. Bolo de chocolate amargo com ganache: para quem gosta de chocolate, mas não é fã dos bolos muito doces, essa é a opção certa. Nessa receita é usado o chocolate amargo tanto para a massa e quanto para a ganache.

11. Bolo de chocolate e café com doce de leite: o contraste de doce é amargo está presente nesse bolo, o que o torna muito interessante ao paladar. O café e o chocolate são usados no preparo da massa, já o doce de leite é usado na cobertura do bolo.

12. Bolo de chocolate e buttercream de café: a massa desse bolo não tem muito segredo, é uma simples massa de bolo de chocolate. O que dá um toque especial é a cobertura. Buttercream é um creme feito de manteiga e açúcar. Nesse caso é acrescentado café ao creme, dando um toque amargo ao doce.

13. Bolo de chocolate com nozes: a massa de chocolate é coberta com uma calda feita de chocolate e nozes.

14. Bolo de chocolate com recheio de brigadeiro: um recheio simples e que agrada muitos gostos para o bolo de chocolate é o brigadeiro. Para a cobertura é usada uma mistura de chocolate com leite e lascas de chocolate para enfeitar.

15. Bolo de chocolate com recheio de doce de leite e nozes: além de ter a massa de chocolate e o recheio com doce de leite e nozes, esse bolo tem uma cobertura de ganache. A mistura de sabores fica muito interessante e saborosa.

16. Bolo de prestígio: com uma massa de chocolate fofinha, esse bolo surpreende no recheio, que é feito com leite condensado e coco. Para completar, é feita uma cobertura de ganache.

17. Bolo de chocolate triplo: você é daqueles que pensa que chocolate nunca é demais? Que tal tentar preparar essa receita deliciosa? Além de chocolate em pó na massa, na hora de colocar o bolo na forma, você vai jogar pedaços de chocolate meio amargo. E por cima ainda tem cobertura de chocolate!

Bolo de chocolate com frutas

Bolo de chocolate com alecrim. Foto: Reprodução / Partilhando sabores

Bolo de chocolate com alecrim. Foto: Reprodução / Partilhando sabores

18. Bolo de chocolate alecrim e pêra: com a ideia de preparar um bolo sem glúten, a autora do blog usou uma mistura de farinha de arroz e fécula de batata para a massa, o que resultou em uma textura fofa. Com um acréscimo de cacau magro, chocolate, alecrim e pêra. Para a cobertura ganache de chocolate aromatizada com óleo de coco.

19. Bolo de chocolate com cereja: muito parecido com o bolo floresta negra, porém, para o preparo desse, é usada a massa de pasteleiro ao invés de nata. Com três camadas de massa umedecidas com com um licor de cereja, coberto com creme pasteleiro e cerejas inteiras.

20. Bolo de chocolate e maça com cobertura de ganache: como a massa desse bolo é feita com iogurte, ele fica super fofinho. Nela, são colocados cubinhos de maçã. A cobertura fica por conta da ganache.

21. Bolo de chocolate e banana: para essa receita é feita uma massa simples de chocolate. O segredo é forrar a forma com açúcar caramelizado, colocar as bananas, depois a massa e levar para assar. Caso você queira, é possível tirar da forma e deixar a fruta caramelizada virada para cima, como cobertura do bolo.

22. Bolo de chocolate e amora: essa é uma boa opção de bolo de chocolate para quem não gosta que o sabor fique muito doce, já que as amoras dão um toque azedinho ao sabor. A massa é úmida e macia.

23. Bolo de chocolate com damasco e avelã: com um preparo e aparência simples, essa receita pode surpreender seu paladar. Ela leva pedaços de chocolate picado, dasmascos e avelãs.

Bolos de chocolate fit/restrições alimentares

Bolo sem ovos e sem lactose. Foto: Reprodução / Oslaine Artes

Bolo sem ovos e sem lactose. Foto: Reprodução / Oslaine Artes

24. Bolo de chocolate sem ovo e sem lactose: para substituir o leite na massa, essa receita leva água. Já a cobertura de brigadeiro é feita com chocolate meio amargo, leite de coco e chocolate granulado

25. Bolo de batata-doce com chocolate e nozes: além de sua massa ser feita com batata-doce, esse bolo também e feito sem lactose, a substituição fica por conta do creme, ou leite de coco. A cobertura fica por conta de chocolate derretido e nozes picadas.

26. Bolo de chocolate com aveia: a massa desse bolo além de outros ingredientes, mescla farinha de trigo integral e branca e aveia em flocos, o que acaba a tornando mais saudável. A cobertura é feita com leite, adoçante e chocolate em pó.

27. Bolo de chocolate com arroz integral: como o arroz já deve estar cozido para ser colocado na massa, você pode aproveitar aquele arroz que sobrou do almoço, e assim e evitar desperdício. Esse bolo é sem lactose e também pode ser sem glúten. Sua textura fica macia, fofa e com denso sabor de chocolate.

28. Bolo de chocolate sem glúten e sem lactose: para substituir a farinha de trigo, a autora usa a farinha de arroz integral e fécula de batata. O recheio é preparado com coco em flocos, leite de coco e stevia. Para a cobertura use chocolate e leite de coco. Além de ensinar a receita, a autora ensina uma decoração para o bolo muito fofa para ser usada na páscoa.

29. Bolo de chocolate Dukan: aqui a farinha de trigo é substituída por farelo de aveia. Um dos ingredientes usados para a cobertura de chocolate é o requeijão.

30. Bolo de chocolate saudável: a farinha de amêndoas também é uma boa opção na hora de substituir a farinha de trigo. Ele também não leva açúcar, margarina e leite de vaca, que pode ser substituído por leite de aveia, arroz ou amêndoa.

31. Bolo de chocolate fit de microondas: sem açúcar, leite e glúten, esse bolo deve ficar apenas 1 minuto e meio no microondas. Além de ser uma opção pouco calórica, é muito rápida e prática.

32. Bolo de chocolate fit com recheio de microondas: feito com diversos ingredientes saudáveis, esse bolo surpreende no sabor. Como essa receita é para quatro porções, a massa deve ficar no microondas por 3 minutos. O recheio é um creme de coco e a cobertura é de chocolate.

Bolos de chocolate mesclados

Bolo mesclado. Foto: Reprodução / Dora Costa

Bolo mesclado. Foto: Reprodução / Dora Costa

33. Bolo de chocolate, cenoura e queijo creme com laranja: para dar um toque especial ao simples bolo de chocolate, a autora resolveu fazer um bolo com três camadas: duas de chocolate e uma de cenoura. O queijo creme é usado para o recheio e a cobertura é de chocolate.

34. Bolo mármore de chocolate com abóbora: o interessante desse bolo é mesclar dois sabores completamente diferentes em uma mesma garfada. A textura desse bolo fica um pouco enqueijada. O preparo é bem simples, pois, segundo a autora, ela gosta de descomplicar na cozinha.

35. Bolo de Kit Kat com sorvete: apenas cinco ingredientes são necessários para preparar esse bolo que fica bonito aos olhos e saboro ao paladar. O Kitkat é a borda do bolo, o fundo é feito com biscoitos triturados e umedecidos, e depois é colocado o sorvete. Cubra com confeitos para decorar.

36. Bolo de chocolate com cream cheese sem glúten: a massa desse bolo não leva nenhum tipo de farinha. O cream cheese é misturado com açúcar, ovo e essência de baunilha.

37. Bolo mesclado: esse é um bolo com massa branca e de chocolate. Sua cobertura é um brigadeiro falso, que é feito com leite ao invés de leite condensado.

38. Bolo de marmorizado com chocolate e cenoura: alguns sabores quando misturados criam um sabor difícil de resistir, e é o caso desse bolo, feito a partir de dois sabores muito apreciados.

39. Bolo marmorizado: o bolo feito com massa branca e de chocolate é ensinado passo a passo em duas versões: a tradicional e a sem glúten!

Bolos de chocolate com bombons

Bolo de Diamante Negro. Foto: Reprodução / O meu bem estar

Bolo de Diamante Negro. Foto: Reprodução / O meu bem estar

40. Bolo Diamante Negro: esse bolo tem um sabor intenso, pouco doce e massa fofinha.

42. Bolo de ch de bombom de morango: para que essa receita dê certo, você precisa usar uma forma de pudim. Outra dica importante é deixar as laterais com bastante massa, para que fiquem grossas, assim o bolo não corre o risco de desmoronar

43. Bolo sonho de valsa e brigadeiro: a massa é a do pão de ló com o acréscimo de chocolate em pó. São feitos dois recheios diferentes: brigadeiro e doce de leite condensado. A cobertura é um marshmallow caseiro. Decore com bombons inteiros e picados.

44. Bolo brigadeiro e ouro branco: esse bolo é feito com uma massa simples de chocolate, mas com um toque especial: creme de leite, que a deixa mais macia. Tanto para o recheio quanto para a cobertura são usados chantili e brigadeiro. Decore com lascas de ouro branco.

Brownies, fudges, muffins e petit gateaus

Fudge de chocolate. Foto: Reprodução / BemBons

Fudge de chocolate. Foto: Reprodução / BemBons

45. Bolo fudge de chocolate marmorizado: fudge é uma sobremesa não muito doce a base de açúcar , manteiga e leite, com uma forma cremosa. A textura do bolo fica bem parecida com a desse doce: densa e cremosa. A cobertura é feita com queijo creme.

46. Brownie de chocolate: esse bolo de chocolate é uma típica receita estadunidense: casquinha crocante e molhadinho por dentro. A cobertura é feita com leite, chocolate e frutos secos.

47. Brownie vegano: a opção de leite para substituir o de vaca tem algumas opções, como: de amêndoas, soja ou amendoim. Castanhas-do-Pará são usadas para dar um toque especial, mas você também pode substituir por nozes, castanha de caju ou amêndoas.

48. Brownie de chocolate e avelã: com um preparo simples, a dica é tomar cuidado no momento de tirar o brownie do forno. o interior deve estar pegajoso e molinho, para garantir a cremosidade ideal depois que esfriar. Fica saboroso servico com uma bola de sorvete.

49. Muffin de chocolate com morango e mirtilio: o muffin é outra receita comum para os estadunidenses. Misturado no liquidificador, tem um preparo simples e rápido. Para o recheio são usadas as frutas e chocolates picados.

50. Petit gâteau: essa sobremesa está presente em diversos cardápios de restaurantes, e isso não acontece à toa. Feita em forminhas para servir em porções individuas, por fora é um bolinho e por dentro é líquido e cremoso. Sirva com sorvete.

Comentários
Dicas relacionadas