20 receitas de vó para você anotar no seu caderninho e despertar memórias culinárias

Uma seleção de receitas feitas com carinho pelas avós, ideal para ativar a memória culinária e relembrar bons momentos

Escrito por Ana Kordelos

Foto: iStock

Para as amantes da culinária, nada mais precioso do que o seu próprio caderno de receitas, repleto de opções tradicionais, alguns segredos de família e seus pratos favoritos.

As avós, detentoras de sabedoria e figuras experientes na cozinha, muitas vezes são conhecidas pelos seus dotes culinários, preparando refeições cheias de amor e com aquela sensação de aconchego, alegrando quem as prova.

Apesar destas opções de pratos serem comuns nas mais variadas famílias, as avós sempre dão um jeitinho de adicionar seu toque pessoal às mesmas, seja utilizando ingredientes secretos ou uma forma diferenciada em prepará-los.

Que tal uma sessão de nostalgia ideal para despertar sensações e paladares como somente uma avó cozinheira nata é capaz de fazer? Então confira a seguir uma seleção de receitas de vó tradicionais para adicionar no seu caderninho de receitas:

1. Pão caseiro

Foto: Reprodução / Panelaterapia

Quem nunca ajudou a avó a cilindrar um delicioso pão caseiro? Nesta receita, fácil e prática de fazer, este processo não é necessário, já que os pães são moldados à mão mesmo. Com rendimento de 4 unidades, os pães podem ainda ser congelados, e o seu descongelamento deve ocorrer na temperatura ambiente antes de ser levado ao forno.

Leia também: 8 coisas que toda avó faz e a gente ama

2. Pão de queijo

Foto: Reprodução / Panelaterapia

Que tal aprender uma deliciosa receita da vovó cozinheira mais famosa do país? Esta receita é originária do livro lançado pela Palmirinha, a mesma do programa de TV. Fácil de fazer, é ideal para um café da tarde ou para receber aquela visita que chegou sem avisar.

3. Bolinho de Arroz

Foto: Reprodução / Cozinha da Matilde

Ideal para ser produzido com sobras de arroz, basta passá-los pelo espremedor de batatas para formar uma massa, além de levar poucos ingredientes em seu preparo. Dentre eles, queijo minas curado e ralado, ovo, cebola, pimenta e cheiro-verde para temperar.

4. Empadão de frango

Foto: Reprodução / Sabor sonoro

Com massa saborosa e bastante recheio, este empadão será sucesso garantido. A base da massa é a farinha de trigo misturada com manteiga e ovo, além de sal, fermento e água gelada. Já o caprichado recheio leva peito de frango desfiado, requeijão, para um resultado mais cremoso, além de azeitonas, tomates, cebola, palmito e sal.

5. Macarrão de vó

Foto: Reprodução / Menu criativo

Como a própria autora da receita revela, não há nenhuma comida no mundo igual a da nossa avó, mas a gente pode tentar e chegar bem perto do sabor de suas refeições. Para o macarrão, não tem segredo, basta cozinhá-lo em água fervente. O diferencial do prato está no preparo das tulipas de frango e no molho, feito na mesma panela em que a carne foi preparada, conferindo mais sabor ao prato.

6. Nhoque de batata

Foto: Reprodução / Cozinha do bom gosto

Receita de uma verdadeira “nonna” italiana, leva poucos ingredientes na massa de nhoque, mas muito amor. À base de batatas com o auxílio de uma gema de ovo, sal e farinha de trigo para a liga, o prato ganha sabor ao ser acompanhado de um delicioso molho de tomate com calabresa.

Leia também: A beleza na terceira idade: dicas e opções de tratamentos

7. Carne ligeira de panela

Foto: Reprodução / Cozinha a dois

Buscando agilizar o processo de cozimento de uma peça de carne, neste caso miolo de alcatra, basta adicioná-la com um pouco de azeite à uma panela de ferro, virando para selar todos os seus lados. Após este processo, adicione os temperos de sua preferência, além de vinho branco e molho de soja, deixando que a carne cozinhe nesta mistura. Fácil e com sabor de sobra!

8. Sopa de feijão

Foto: Reprodução / Menu criativo

Ideal para os dias mais frescos ou para quando desejar relembrar momentos da infância, esta sopa de feijão possui preparo simples e ágil. Além do feijão, estrela da receita, ainda leva pimentão vermelho, cenoura e batata cortados em cubinhos.

9. Bolinho de chuva

Foto: Reprodução / Só penso em comida

Nada melhor do que um café da tarde acompanhado de bolinhos de chuva, café, chá e a companhia de pessoas queridas. E esta receita, a maioria das avós sabem fazer como ninguém. Preparado com farinha de trigo, açúcar, fermento, ovo e leite, ganha mais doçura ao ser polvilhado, após pronto, com canela e açúcar.

10. Bolo de fubá cremoso

Foto: Reprodução / ICKFD

Quem adora um bom bolo de milho não pode perder esta deliciosa receita. Com sabor suave de milho e toda uma cremosidade de dar água na boca no centro do bolo, ele tem preparo rápido e prático, levando cerca de 10 minutos até ser levado ao forno. Fica uma delícia para um chá da tarde.

11. Bolo de cenoura

Foto: Reprodução / The cookie shop

Receita tradicional, torna-se uma opção prática para quando bater aquela vontade de comer um doce, já que ainda ganha uma deliciosa calda de chocolate como cobertura. O segredo do sucesso desta receita está na quantidade e tamanho de cenouras utilizadas, resultando em uma massa saborosa e macia.

Leia também: 14 truques de beleza da vovó que ainda funcionam

12. Bolo nega maluca

Foto: Reprodução / Vai comer o quê?

Uma receita prática, ideal para agradar as chocólatras de plantão. Com a massa fofinha e molhada, ganha uma generosa camada de cobertura de chocolate, para ninguém botar defeito. Pronto em cerca de 30 minutos de forno, fica ainda mais belo ao ser salpicado com chocolate granulado.

13. Pudim de leite

Foto: Reprodução / Pamela Brandão

Sem muito segredo, este lindo e saboroso pudim é preparado em banho-maria e leva em sua receita ingredientes como ovos, açúcar, farinha de trigo, queijo ralado e leite. Já sua calda, é elaborada com uma simples mistura de açúcar e água quente, devendo ser levada ao fogo até atingir o ponto de calda grossa.

14. Doce de abóbora

Foto: Reprodução / ICKFD

Um dos doces mais tradicionais de avós, o doce de abóbora é uma alternativa mais saudável para quando bate aquela vontade de comer um doce. Cortado em cubinhos, pode ser degustado em pequenas porções ou ainda acompanhar outras sobremesas como um sorvete ou apenas uma colherada de creme de leite.

15. Figo em calda

Foto: Reprodução / Diga Maria

Não é segredo que grande parte das avós adoram uma boa compota. Esta versão elaborada com figos frescos resulta em um doce democrático, agradando paladares variados e podendo ser degustado com uma colher. Para seu preparo, figos com casca, açúcar refinado, água, raspas da casca de uma laranja, cravos e uma pitada de sal.

16. Quindim

Foto: Reprodução / The cookie shop

Apesar desta receita demandar um pouco mais de trabalho em seu preparo, já que é necessário peneirar as gemas para que o doce não fique com o odor característico de ovo, ela é um clássico de toda festinha de aniversário da sua infância. Escolha um dia em que esteja inspirada para por seus dotes culinários em prática e saboreie um saboroso e saudoso doce.

Leia também: 10 maneiras inteligentes de reaproveitar restos de alimento

17. Rabanada

Foto: Reprodução / ICKFD

Apesar de serem associadas com a época das festas de final de ano, nada impede de serem degustadas quando lhe der na telha. Reaproveitando o pão “adormecido”, que provavelmente seria descartado, torna-se uma saborosa sobremesa. A autora ainda ensina duas possibilidades de preparo: frita ou assada.

18. Sonho

Foto: Reprodução / Cozinha do bom gosto

Doce fácil de encontrar nas padarias, é ainda mais saboroso se preparado em casa. Esta versão é recheada com doce de leite, mas também pode ser acompanhada de creme de confeiteiro ou até mesma goiabada. Sua versão frita garante ainda mais suculência e o toque final fica por conta do açúcar polvilhado ao servi-lo.

19. Espera marido

Foto: Reprodução / Chocorango

Muito semelhante à outro doce com nome engraçado, a cueca virada, o espera marido se diferencia deste pelo seu formato e sua forma de servir, onde é banhado em uma calda de açúcar e polvilhado com coco ralado. Com a possibilidade de ser preparado frito ou assado, amplia as opções para quem busca um doce sem o excesso de gordura.

20. Cueca virada

Foto: Reprodução / ICKFD

Também conhecido como crostole, consiste basicamente de uma massa longitudinal com um corte no meio, torcida e frita em óleo. Para adicionar mais sabor, ainda é “empanada” em uma mistura de açúcar e canela.

Depois dessa seleção ideal para ativar a memória culinária e trazer à tona momentos felizes junto a sua querida avó, escolha sua receita favorita e aproveite uma bela refeição regada de nostalgia. 🙂

Dicas pela Web