62 receitas com leite condensado que vão te deixar babando

Spoiler: esse post contém doses altíssimas de doçura

Escrito por Nicole Dias

Foto: iStock

Se tem ingrediente que faz parte da maioria dos doces que os brasileiros amam, esse é o leite condensado. Com seu sabor irresistível, ele entra no preparo de caldas, recheios, brigadeiros, mousses e inúmeras outras sobremesas.

A versatilidade é tanta que hoje não trouxemos nem uma e nem duas receitinhas para você conferir. São mais de 60 opções de lamber os beiços e fazer as “formiguinhas” de plantão correrem para a cozinha. Isso mesmo! Chegou a hora de preparar o seu próprio leite condensado – ou aprender a fazer muitas maravilhas com ele. Confira abaixo!

Receitas de leite condensado caseiro

Foto: Pixabay

1. Leite condensado tradicional: sabia que utilizando apenas três ingredientes é possível fazer o seu próprio leite condensado? É preciso leite integral, açúcar cristal e bicarbonato de sódio. É o bicarbonato que dá a cor do leite condensado, além de ajudar na espessura.

2. Leite condensado cozido: você já colocou uma lata de leite condensado dentro de uma panela de pressão? É assim que você faz uma espécie de doce de leite, cremosa e cheia de sabor. É importante seguir as etapas corretamente para ter sucesso no resultado final.

3. Leite condensado no micro-ondas: se o seu tempo está curto e a vontade de doce é grande, vale a pena contar com a praticidade do micro-ondas. A dica é usar meia lata de leite condensado de cada vez, sempre em um refratário grande para evitar sujeira dentro do aparelho.

Leia também: 10 receitas de brigadeiro de churros fáceis e irresistíveis

4. Leite condensado de liquidificador: sabia que dá pra fazer leite condensado sem precisar de forno ou fogão? Essa opção aqui leva apenas três ingredientes: leite em pó, açúcar cristal ou refinado e água fervendo. Basta bater tudo no liquidificador e deixar na geladeira até ficar consistente.

5. Leite condensado vegano com 2 ingredientes: essa receita exige mais paciência do que ingredientes, mas é uma ótima opção para quem evita os produtos de origem animal. Você precisa de apenas açúcar demerara e leite vegetal, que pode ser de castanha-de-caju, leite de coco ou outro da sua preferência.

6. Leite condensado de amêndoas vegano: embora dê um pouquinho de trabalho, é possível fazer em casa a sua versão de leite condensado vegano. A lista de ingredientes conta com amêndoas cruas e sem sal, água filtrada, leite de amêndoas, açúcar demerara e bicarbonato de sódio.

Bolos com leite condensado

Foto: Reprodução / Flamboesa

7. Bolo de leite condensado de liquidificador: esse bolo definitivamente merece um espaço no seu caderninho de receitas. É ideal para um lanche da tarde, acompanhado de um chá ou cafezinho. E você ainda pode incrementar com as caldas e recheios que preferir, já que o sabor combina com praticamente tudo.

8. Bolo de coco com leite condensado: sabe aqueles bolos que são delícios de comer quando estão quentinhos, mas ficam ainda mais quando são gelados? Esse é um deles. A cobertura de leite condensado, coco ralado e leite é de se apaixonar.

Leia também: 14 receitas de mousse de leite Ninho que você precisa provar já

9. Bolo mousse de leite Ninho: não é à toa que as receitas com Leite Ninho fazem tanto sucesso. Elas são realmente uma gostosura! Esse bolinho é ótimo para todas as ocasiões e conta com um mousse incrível, feito com creme de leite fresco, leite condensado, leite em pó e folhas de gelatina.

10. Bolo de limão com cobertura de leite condensado: bolo fofinho e rápido de fazer. Como não amar? A massa do bolo é básica, enquanto a cobertura é rapidinha de preparar. E ainda é possível fazer a mesma receita com outro sabor, substituindo o limão por laranja ou mexerica.

11. Bolo recheado com leite condensado e Oreo: receita do jeito que a gente ama, com bolo recheado e bem molhadinho. O segredo é umedecer o bolo com uma misturinha de 240 ml de água filtrada, 1 colher de sopa de extrato de baunilha e 3 colheres de sopa de leite condensado.

12. Bolo de chocolate com cobertura cremoso de leite Ninho: prepara o babador, porque esse bolo aqui é de salivar mesmo. A cobertura é daquelas beeeeeem doces, uma delícia. A receita é feita toda em camadas, alternando massa com porções de chocolate ao leite picado. Imperdível!

Tortas com leite condensado

Foto: Reprodução / Dupla Gourmet

13. Torta de leite condensado: o único recheio dessa tortinha é leite condensado, que é servido dentro de uma massa de empadinha doce. O segredo é assar em forno preaquecido até ficar bem douradinha, e desenformar quando esfriar.

Leia também: 15 receitas que provam que a combinação de leite Ninho com Nutella é perfeita

14. Torta de leite Ninho com Nutella: dos diretores de “Leite Ninho com Nutella”, vem aí o sucesso que é a torta com os dois ingredientes juntinhos. A torta demora 20 minutos para ser preparada e mais 3 horas na geladeira. Rende 8 pedaços.

15. Torta de morango cremosa com leite condensado: onde estão os apaixonados pela combinação de morangos com leite condensado? O sabor da fruta fica perfeito com o docinho – ainda mais nessa torta pra lá de cremosa. O recheio é azedinho na medida certa, sabe?

16. Torta de leite condensado e morango: procurando uma receita prática e saborosa para uma sobremesa especial? Achou! A base da torta é preparada com bolacha triturada e manteiga derretida. Já o creme é de leite condensado, ovos, creme de leite, gelatina e morangos. Vale colocar chantilly por cima, para incrementar.

17. Torta de Bis com leite condensado: o primeiro passo para fazer essa tortinha é levar a lata de leite condensado à panela de pressão. Esse doce deve ser misturado com creme de leite e Bis picadinho. Fica uma delícia.

18. Torta farofa de banana com leite condensado: está com bananas quase passando do ponto na sua casa? Elas podem fazer parte de uma torta deliciosa! Além de fácil de fazer, ela conta com ingredientes que você geralmente já tem em casa, como açúcar, farinha e manteiga.

Leia também: 15 receitas saborosas e imperdíveis de bolo de leite Ninho

19. Torta de ricota com geleia de damasco: se você ainda não experimentou, precisa dar uma chance para a dupla leite condensado + ricota. É de outro mundo e fica doce no ponto exato. Essa torta leva uma cobertura de geleia de damasco, mas você pode escolher outro sabor que gostar mais, como morango, laranja ou maçã.

20. Torta 4 leites: leite em pó, leite de coco, creme de leite e leite condensado. Esses são os quatro leites que dão nome para a receita. O fundo da torta é feito com biscoito de chocolate triturado – pode ser Oreo, Negresco ou o que você tiver em casa.

Docinhos com leite condensado

Foto: Reprodução / Gordelícias

21. Brigadeiro original: nada mais gostoso do que um bom brigadeiro. Aqui, a ideia é fazer a massa tradicional de leite condensado e chocolate, recheando com uma combinação de açúcar refinado, água, gemas, farinha de trigo e manteiga. Uma gostosura com toque especial.

22. Brigadeiro gourmet: dê um upgrade nos ingredientes e desfrute da delícia que é um brigadeiro gourmet. Escolha boas marcas de leite condensado e de chocolate para ter um resultado superior. Também é possível fazer brigadeiro branco, substituindo o chocolate escuro pelo branco.

23. Brigadeiro de churros: a textura de um bom brigadeiro com o sabor inconfundível de um churros. Como não pirar por essa dupla? O brigadeiro de churros é fácil de fazer e vai ser um sucesso entre sua família e amigos. Aposte!

24. Brigadeiro de paçoca: gosta de amendoim? Gosta de docinhos saborosos? Então prepare-se para cair de amores por essa receitinha aqui! A massa do brigadeiro é feita com leite condensado, paçoca tipo rolha e manteiga. Apenas é preciso ter um pouco de paciência até dar o ponto.

25. Brigadeiro de Nutella: com apenas cinco ingredientes você prepara esse brigadeiro que promete arrebatar corações. O segredo é cozinhar em fogo baixo e ir acrescentando as colheradas de Nutella aos poucos. Essa receita rende 30 brigadeiros enroladinhos.

26. Beijinho tradicional: leite condensado, coco ralado, manteiga, açúcar cristal e cravo para decorar. É apenas isso que você precisa para fazer esse docinho tão popular em festas de aniversário. Vale, ainda, rechear os beijinhos com brigadeiro ou doce de abacaxi.

27. Casadinho: em casamentos, esse é um docinho que simboliza a união. E que doce união essa, não é mesmo? Brigadeiro preto e brigadeiro branco juntinhos. Quem curte? Confira todos os passos da receita e surpreenda-se com a facilidade!

28. Cajuzinho: cozinhe todos os ingredientes, deixe a massa esfriar e enrole em forma de caju. Sim, é basicamente esse o processo para fazer cajuzinho! Depois é só enfeitar com amendoim e passar os docinhos no açúcar!

29. Docinho de leite Ninho: que tal um doce que não fica tão doce assim? É esse aqui! O leite em pó quebra um pouco da doçura do leite condensado, deixando essa sobremesa deliciosa na medida certa. Para acertar no ponto, use também açúcar de confeiteiro.

30. Bicho de pé: receitinha dois em um! Você pode tanto preparar o brigadeiro de morango em um ponto mais firme, para enrolar, ou usar como recheio de bolos e tortas! Versatilidade na cozinha é tudo de bom, não é mesmo?

Pudins com leite condensado

Foto: Reprodução / Dani Noce

31. Pudim de leite condensado tradicional: pudim de leite condensado é daquelas receitas que tem tudo a ver com sobremesa em família, final de semana, casa cheia. E essa opção aqui é infalível. Dica: quanto mais baixa a temperatura do forno, mais leve e cremoso fica o pudim.

32. Pudim de leite condensado furadinho: há quem ame um pudim mais lisinho, mas esse cheio de furinhos também é uma tentação. Afinal, pudim é bom de qualquer forma! Aqui, a lista de ingredientes conta com um toque especial: uma colher de sopa de extrato de baunilha. Experimente!

33. Pudim de leite Ninho com calda de Nutella: que tal fazer um pudim que sequer precisa ir ao forno? Uma forma, uma tigela e um liquidificador, além da lista de ingredientes, já são o bastante. E não é só isso: a calda de Nutella que cobre o pudim é tudo de bom!

34. Pudim de tapioca com leite condensado e coco: esse pudim é feito com a tapioca granulada, diferente daquela que é feita na frigideira, sabe? A receita ainda leva leite condensado e leite de coco, além de uma calda gostosa de maracujá.

35. Pudim de chocolate: açúcar cristal, água, ovos, chocolate em pó, leite condensado, leite e creme de leite. Com ingredientes que você costuma ter em casa é possível fazer esse doce chocolatudo, cremoso e irresistível!

36. Pudim de Maria Mole: sobremesa que derrete na boca, suja pouca louça e não precisa ir ao fogo. Quem curte? O segredo é utilizar um pacote de pó para maria-mole dissolvido em água morna. A calda de açúcar é o toque final.

37. Pudim de maracujá: quem ama sobremesa com gostinho de fruta vai pirar nessa opção. O pudim, que rende oito porções individuais ou uma grande, é feito com uma lata de leite condensado e uma xícara de suco de maracujá. A decoração com as sementes fica um charme.

Mousses com leite condensado

Foto: Reprodução / Malas e Panelas

38. Mousse de leite condensado: um doce bem doce é o que você quer agora? Então se joga! Com duas latas de leite condensado, creme de leite, água e gelatina incolor você prepara uma mousse rápida e cheia de sabor.

39. Mousse de chocolate: essa receita é para aquelas pessoas que não entendem nada de culinária. Se identificou? Pois saiba que o máximo que você vai precisar para fazer essa mousse de chocolate é usar o micro-ondas. Bora?

40. Mousse de leite Ninho: receita vapt vupt para aqueles dias em que não há muito tempo. Você precisa apenas bater todos os ingredientes no liquidificador e depois deixar na geladeira por pelo menos uma hora. Tentação em forma de sobremesa.

41. Mousse trufado na travessa: o toque diferente dessa mousse fica por conta do suco de limão e do toque de trufas, que é feito com chocolate picado e creme de leite. Excelente opção para um final de semana ou festinha.

42. Mousse de limão: além de fácil e rápida, essa sobremesa é baratinha. Como não amar? O mais legal é que você pode inovar na hora de servir, pode inventar outros sabores de caldas ou mesmo caprichar na decoração.

43. Mousse de maracujá: pensou em simplicidade, pensou em uma boa mousse de maracujá. Feita com poucos ingredientes, a receita é fácil e perfeita para matar aquela vontade de comer doces.

44. Mousse de morango: se mousse de moranguinho já é uma delícia, imagina essa versão que ainda conta com um toque especial de chocolate? Uma opção prática para a sobremesa do almoço entre amigos ou família.

Pavês com leite condensado

Foto: Reprodução / Torrada Torrada

45. Pavê de morango: é pavê ou “pacumê”? Impossível resistir à piadinha – ou a essa doçura. Pavê de morangos com biscoito champanhe, creme de leite condensado, gemas e chantilly. Já ficamos com água na boca!

46. Pavê simples: o pavê é uma sobremesa que consiste em camadas saborosas. Aqui, o creme base é feito com leite condensado, já a cobertura é preparada com creme de leite, claras e açúcar. A beleza está na simplicidade.

47. Pavê de paçoca: brigadeiro de paçoca, creme de chocolate, paçoca, bolacha maisena e chantilly. Tudo isso servido em camadas dentro de um potinho. Já pode desejar isso AGORA? Confira o modo de preparo e delicie-se.

48. Pavê de chocolate ao leite e branco: se a sua ideia é fazer uma sobremesa para várias pessoas, essa aqui é a sugestão perfeita. Sem falar, é claro, na combinação irresistível que é o chocolate branco com o preto. Salivamos só de pensar!

49. Pavê de Oreo: vamos inventar na hora de cozinhar? Vamos! Que tal trocar as bolachas tradicionais do pavê por Oreo picadinho? Fica bem doce, bem crocante, bem tudo de bom.

50. Pavê de Kinder Bueno: sem mistério! O procedimento aqui é intercalar as camadas cremosas com o chocolate picadinho. E vale ainda experimentar com outros chocolates ou biscoitos da sua preferência, criando um prato único!

51. Pavê de sonho de valsa: creminho branco, creminho preto, bombom picado e cobertura cremosa. Pode entrar, pavê de Sonho de Valsa! Embora deixe bastante louça pela sua cozinha, essa receita é daquelas que todo mundo vai amar e repetir.

Receitas diversas com leite condensado

Foto: Reprodução / Dani Noce

52. Biscoito de leite condensado: que tal um biscoito bem gostoso para acompanhar um café e a leitura de um livro? Essa maravilha é feita com apenas três ingredientes: leite condensado, manteiga e amigo de milho. Mais simples, impossível!

53. Rosquinha de leite condensado: essas rosquinhas derretem na boca e têm um sabor único. A lista de ingredientes conta com leite condensado, ovos, manteiga, suco de limão, fermento, sal e farinha de trigo. A decoração é feita com chocolate branco, corante rosa e confeitos.

54. Cocada cremosa com leite condensado: para comer de colher ou usar como recheio de bolo, essa cocada é cremosa e irresistível. É possível fazer tanto com coco em flocos como com coco ralado – as duas versões são gostosas.

55. Doce de leite de corte: já experimentou fazer a sua própria rapadura em casa? É fácil demais: misturou, cozinhou, esfriou e pronto! A parte mais complicada é justamente a espera: a rapadura pode levar até 12 horas para ficar firme.

56. Flan de leite condensado e laranja: o flan é basicamente um pudim, uma sobremesa toda trabalhada na cremosidade. Esse aqui tem um toque de suco de laranja que faz toda a diferença. Vai ficar só babando ou vai pra cozinha?

57. Donuts recheado com leite condensado: essa receita não é das mais rápidas e fáceis, mas compensa cada minuto passado na cozinha. O recheio sugerido é de leite condensado, mas pode ser brigadeiro, doce de leite, geleia… Hmmmm!

58. Biscoito gelado de leite condensado com chocolate: preparada para a perdição? Leite condensado cremoso, ganache e paçoca são os protagonistas desse biscoito que sequer precisa ir ao forno. A praticidade vai conquistar você, temos certeza.

59. Empadinha de leite condensado: quem foi que disse que empadinha precisa ser salgada? Para preparar esse petisco é preciso utilizar forminhas de empada. O leite condensado cozinha e fica ainda mais irresistível – se é que isso é possível…

60. Manjar de leite condensado: um manjar geladinho é daquele tipo de sobremesa que todo mundo gosta – especialmente o seu bolso. Sim! É barato de fazer, e ainda mais gostoso de se comer. Experimente enfeitar com cerejas e folhas de hortelã para um toque especial.

61. Pão de leite condensado: sabe aquelas receitas que dão um quentinho no coração? Essa é uma dessas! O pão de leite condensado com coco deixa um cheiro maravilhoso pela casa, além de ser muito, muito saboroso.

62. Sequilhos de leite condensado: para acertar nesse biscoitinho, a dica é utilizar a manteiga em temperatura ambiente. Pode não parecer, mas isso interfere no resultado final! Essa receita de sequilho é bem levinha e crocante.

Você é uma louca por doces de carteirinha? Então não deixe de conferir essas receitas de brigadeirão de dar água na boca!

Assuntos: Alimentação

Dicas pela Web