15 receitas com beterraba que mostram a versatilidade desse vegetal

Escrito por
Em 29.07.21

iStock

Por                                
Em 29.07.21

A beterraba é um tubérculo que possui ótimos benefícios à saúde, pois é rico em fibras, vitaminas e minerais. Além disso, é muito saboroso e versátil. Quer aprender variadas receitas com beterraba para aproveitar ao máximo esse ingrediente? Desde saladas até acompanhamentos, molhos e pratos principais, as receitas com beterraba a seguir vão te dar água na boca:

Publicidade

1. Suco de beterraba

Nada melhor do que um suco refrescante para os dias de calor, não é mesmo? Além de delicioso, o suco de beterraba é anti-inflamatório e cheio de benefícios. Para preparar, basta bater a beterraba com maçã, gengibre, limão e água.

2. Salada de beterraba

Comer uma salada tão colorida vai ser muito mais prazeroso. É só picar a beterraba e temperar com fatias de cebola, cheiro-verde, sal, azeite, pimenta-do-reino e limão. Essa é ótima pedida para o almoço!

3. Beterraba assada

Dentre as receitas com beterraba, essa vai surpreender os convidados com a explosão de sabores. O vegetal será cortado em cubinhos e temperado com azeite, gengibre, orégano, cebola-roxa, alho, cebolinha, tomilho, limão e sal. O resultado fica delicioso e leva apenas 15 minutos no forno.

4. Beterraba refogada

Essa beterraba refogada é um ótimo acompanhamento. Para realçar os sabores, é só utilizar temperos como o azeite, o limão, o sal, as nozes e a hortelã. Qualquer um vai conseguir experimentar essa receita com beterraba, pois seu preparo é superfácil!

5. Sopa cremosa de beterraba

Publicidade

Você não precisa fugir da dieta para se aquecer nos dias de frio. Basta cozinhar a beterraba com batata e outros temperinhos deliciosos. Depois, é só triturar tudo no processador para obter uma sopa bem homogênea e cremosa. Essa é uma das receitas com beterraba perfeitas para o inverno.

6. Homus de beterraba

A hora do petisco e da entradinha vai ficar mais gostosa com esse homus. Após cozinhar a beterraba e o grão-de-bico, é só processá-los com tahine, limão, azeite e alho. Essa pasta é ideal para servir com pães e torradinhas.

7. Picles de beterraba

Esse picles é uma ótima opção de probiótico para auxiliar no funcionamento intestinal. Para fazer, é só utilizar beterrabas orgânicas, água e sal não-refinado. Será necessário aguardar cerca de 7 dias para atingir o grau ideal de fermentação, mas com certeza o sabor valerá a pena. Então, programe-se para fazer esse receita com beterraba.

8. Purê de beterraba

Quer um acompanhamento leve e saudável para as suas refeições? Aposte nesse purê de beterraba. Seu preparo é feito no liquidificador e a finalização na panela. Com uma cor linda e a textura deliciosa, essa é uma ótima pedida para servir com carnes.

9. Molho de beterraba com cenoura

Esse molho foge do tradicional e vai dar um gostinho especial aos seus pratos. A base é feita com beterraba e cenoura, mas o diferencial são os temperos: sal, orégano, cominho, páprica picante, louro e manjericão fresco.

10. Panqueca de beterraba

Publicidade

Vai ser mais divertido saborear uma panqueca cor-de-rosa. A massa é feita no liquidificador com beterraba crua, óleo, farinha de arroz, amido de milho, água, sal e fermento. Depois, basta rechear com homus e finalizar com molho branco.

11. Quibe de beterraba

Os veganos vão amar essa receita de quibe de beterraba. O lanche saboroso é preparado primeiramente na panela para cozinhar a beterraba e a batata. Depois, é só misturar com o trigo, temperar e levar para assar por 45 minutos no forno.

12. Hambúrguer de beterraba

Sem glúten e vegano. Essas são as definições desse hambúrguer que substitui a carne por beterraba. Para ficar bem firminho, a massa também é leva abobrinha, grão-de-bico, farinha de arroz e farinha de mandioca. Uma delícia!

13. Nhoque de beterraba

Você precisa incluir esse nhoque no caderninho de receitas saudáveis. Sua massa é feita com uma mistura simples de beterraba cozida com farinha de trigo integral. Além de ser fácil de modelar, essa receita com beterraba fica ainda mais saborosa com molho branco.

14. Pão de beterraba

Deixe a hora do café mais nutritiva com esse pão que encanta os olhos. A receita é ideal para quem não consome ovos ou leite, pois a base da massa é de beterraba cozida e farinha de trigo. Após assado, o pãozinho pode ser saboreado com manteiga ou no hambúrguer.

15. Bolo de beterraba

Publicidade

Inove na cozinha e coloque em prática essa receita de bolo de beterraba. A massa é preparada com ovos, óleo, limão, açúcar, farinha de trigo e fermento. Para fechar com chave de ouro, retire do forno e finalize com uma deliciosa cobertura de chocolate.

Com certeza você ficou com vontade de provar essas receitas com beterraba. E como muitos preparos precisam do vegetal cozido, aproveite e veja como cozinhar beterraba e deixe essa etapa mais fácil.