45 receitas com bacon para aumentar a sua paixão pelo ingrediente

Onde há bacon, há amor e sabor. Prepare-se para se apaixonar por esses pratos

Escrito por Nicole Dias

Foto: iStock

Quem ama bacon de verdade sabe que não há hora nem local certos para degustar dessa iguaria tão inexplicavelmente gostosa. E se você se identifica com isso, pode se alegrar: nesse post aqui tem receitas com bacon no café da manhã, tem bacon no almoço do final de semana, no lanchinho da tarde e até dentro do brigadeiro. Afinal de contas, é sempre bem-vindo.

Prepare suas fatias ou cubinhos de bacon e confira abaixo 45 sugestões com o alimento. Há opções das mais simples, com apenas 2 ingredientes, até as mais elaboradas e ideias para ocasiões especiais.

Receitas com bacon para uma refeição de dar água na boca

Foto: Reprodução / A Casa Encantada

1. Risoto de aspargos com bacon: sabe aquelas receitas que além de gostosas são lindas? Eis um belo exemplo. O aspargo e o bacon trazem cor ao prato. A base do risoto é fácil de fazer e pode ser aproveitada em preparos com ingredientes diferentes. Finalize com raspas de limão para dar um toque especial.

2. Frango assado com legumes e bacon: para aqueles dias em que a família inteira se reúne em volta da mesa, nada como uma refeição prática de fazer – e que arranca elogios. E não tem muito mistério não! Tempere o frango, coloque uma fatia de bacon sobre cada pedaço, cubra com legumes crus e leve ao forno em uma travessa coberta com papel alumínio. Pa-pum!

3. Lasanha à bolonhesa envolta no bacon: muito além de uma lasanha comum, aqui a ideia é enrolar tudo com uma camada generosa de bacon. Para fazer isso, é preciso montar uma “cama de bacon” no fundo e nas laterais da forma utilizada. Depois, colocar as camadas de molho bolonhesa, massa de lasanha, molho bechamel, presunto e queijo. Fica uma delícia!

Leia também: 10 coisas que todo mundo que ama comer entende

4. Bolo de carne com bacon recheado de purê de batata: dois ingredientes que fazem nosso coração bater forte de amores se encontram nesse prato: bacon e batatas. Hmmmm! Embora o preparo desse bolo de carne seja cheio de etapas, vale a pena todo o trabalho envolvido. O bacon fica douradinho e com um sabor agridoce do molho barbecue. Não vai sobrar um pedacinho sequer!

5. Risoto de bacon, alho-poró e ervilhas: receita que suja apenas uma panela? Tem, sim senhora! Ideal para dias em que a vontade de comer bem é do mesmo tamanho que a preguiça de lavar louça. Esse risoto de bacon, alho-poró e ervilhas é feito com arroz arbóreo. 2/3 de xícara é a medida certa para duas pessoas.

6. Espaguete de abobrinha com bacon: embora seja feita com abobrinha, essa receita não é tão leve assim. No entanto, é uma delícia só! Frite bacon e 3 dentes de alho. Acrescente uma abobrinha com casca ralada em fios longos. Deixe amolecer um pouco e misture meia lata de tomates pelados picados. Tempere conforme seu gosto e aproveite.

7. Feijão branco com bacon e linguiça: quem disse que o feijão branco só pode ser usado em dobradinhas? Ele é o protagonista dessa receita aqui, e divide a cena com todo o sabor do bacon e da linguiça paio. Trata-se de um feijão de lamber os beiços – e ele pode ser congelado, sendo uma ótima alternativa para ter à disposição no dia a dia.

8. Espaguete ao alho e óleo com bacon: um prato gostosinho e ideal para aqueles dias de despensa vazia. A massa fica prontinha em questão de 15 minutos e leva apenas azeite, alho, tomates, cheiro-verde e bacon. Dica de mestre-cuca: coloque o alho na panela junto com o azeite em temperatura ambiente e não deixe passar do ponto. Do contrário, ele deixa um gosto amargo.

Leia também: 12 receitas de fricassê de frango para uma refeição rápida e saborosa

9. Filé mignon assado com bacon: filé mignon já é uma delícia. Imagine agora com uma cobertura de bacon. Uma receita que conquista tanto pelo sabor quanto pelo seu visual. O melhor de tudo? A facilidade! Basta temperar o filé com sal e pimenta, cobrir com fatias de bacon, pincelar com manteiga derretida e levar ao forno.

10. Mac n’ cheese com bacon: o famoso macarrão com queijo americano fica ainda mais irresistível quando ganha um toque de bacon. É daquelas receitinhas de fazer em uma panela só, sabe?

11. Abobrinha com tomate, bacon e ovos: para quem está procurando por opções low carb, essa aqui é uma mão na roda. Afinal de contas, incluir algumas alternativas menos calóricas no seu dia a dia não significa ter menos sabor. Frite o bacon, adicione a abobrinha e cozinhe por 5 minutos. Acrescente os tomates, sal e pimenta. Cozinhe mais. Faça buracos na mistura e coloque ovos inteiros. Tampe a panela por 3 minutos e está pronto!

12. Sopa de milho e bacon: lembra daquela sopa de milho e bacon que é servida em um restaurante famoso? Ela pode ser reproduzida na sua própria casa! A lista de ingredientes pede milho, leite, bacon, creme de leite, sal e pimenta. Ótima ideia para aqueles dias bem frios.

13. Almôndegas com bacon e queijo: ideais para almoços de final de semana, essas almôndegas são feitas com carne moída, recheadas com queijo, envolvidas com fatias fininhas de bacon e cobertas com molho barbecue. Só de pensar já dá água na boca, né?

Leia também: 122 receitas de molhos que vão turbinar os sabores dos seus pratos

Receitas de acompanhamentos com bacon

Foto: Reprodução / A Casa Encantada

14. Couve-flor assada com bacon: a couve flor é um daqueles vegetais que são pura versatilidade. Utilizando apenas couve e cubos de bacon bem pequeninos, mais sal e pimenta, você faz esse acompanhamento delicinha – que ainda pode ser congelado para outro dia.

15. Batatas ao murro com bacon: cá entre nós: batata é sempre bom. E nessa ideia aqui elas são apresentadas de uma forma irresistível: macias, com uma cobertura de maionese, queijo, bacon e temperinho verde. Um charme para petiscar entre amigos.

16. Batata argentina com bacon e 3 queijos: requeijão cremoso, queijos Minas Padrão, parmesão ralado, batata, bacon picadinho. A realeza dos ingredientes se reúne nessa delícia com inspiração argentina. O prato fica mais saboroso se você usar batatas do tipo Asterix.

17. Farofa de bacon com banana: não faça cara feia para essa farofinha antes de saber um pouco mais sobre ela. O que a torna tão fantástica é justamente a combinação de sabores diferentes entre si. O doce da banana, o defumado do bacon e o salgadinho da farinha de mandioca são uma explosão! Que tal dar uma chance?

18. Purê de mandioquinha com cogumelos e bacon: comida em forma de abraço. É mais ou menos assim que podemos definir esse purê. Para prepará-lo você precisará apenas de mandioquinhas, manteiga sem sal, leite, sal e noz-moscada. O diferencial é a mistura de cogumelo seco com bacon servida por cima de tudo. De raspar o fundo do prato!

Leia também: 15 receitas de hambúrguer caseiro para você experimentar

19. Batata recheada com bacon: sabe aquelas receitas em que tudo é possível? Usando a batata como base, você pode rechear com o que preferir – ou estiver dando sopa na geladeira. O cream cheese pode ser trocado por maionese ou requeijão, por exemplo.

20. Vegetais envoltos em bacon : até quem não é muito chegado em vegetais vai se interessar por esse petisco aqui. A ideia é fazer uma trouxinha com tiras de cenoura, pimentão amarelo e vagem, enrolando tudo com tiras de bacon. Compre o bacon já fatiado e ganhe mais tempo para preparar outras delícias!

21. Creme de ervilha com bacon: para os dias mais geladinhos do inverno, uma opção de creme quentinho que é só amor. A lista de ingredientes pede ervilhas congeladas, caldo de vegetais, cenoura, alho-poró, cebola, alho, vinho branco seco, bacon em cubinhos, sal e pimenta. O bacon é preparado à parte e polvilhado por cima do creme pronto, dando aquele toque crocante.

22. Suflê de espinafre com bacon: casquinha crocante por fora, recheio saboroso e bem molinho por dentro. Yes, tudo isso nesse suflê aqui. Enquanto o bacon traz seu sabor único, o espinafre torna o preparo mais nutritivo e especial. Garantia de amor à primeira garfada.

23. Salada de brócolis com bacon: bacon também pode ser sinônimo de salada. É, sim senhora. Ele aparece para dar aquele charme extra aos nossos vegetais favoritos! E o mais bacana é que você pode adaptar livremente a receita conforme o que tiver em casa.

24. Farofa de ovos com bacon e passas: seja para acompanhar um churrasco, uma feijoada, um frango ou uma carne assada, é sempre bom ter uma receita de farofa curinga. Essa opção aqui é levemente úmida, delicada e cheia de sabor. Leva bacon, cebola, alho, ovos, farinha de mandioca, ovos, salsa, cebolinha, sal, pimenta e uvas-passas.

Receitas com bacon para um lanche de arrancar suspiros

Foto: Reprodução / Dani Noce

25. Pão de queijo com bacon: lanche ideal para acompanhar a sua série favorita, o pão de queijo fica ainda mais especial com um toque de bacon. O bacon frito em cubinhos deve ser incorporado à massa no final do seu preparo.

26. Tortinha de bacon com milho: mais uma daquelas duplas que conquistam fãs por onde passam, a dobradinha de milho com bacon faz bonito nessa tortinha salgada. Tanto a massa quanto o recheio são feitos com ingredientes fáceis de encontrar, como azeite, farinha, leite e ovos.

27. Burdog bacon: feche os olhos por um momento e imagine conosco: um pãozinho crocante e, por dentro, um hambúrguer envolto em bacon e recheado com queijo e salsicha. É maravilha demais para explicar apenas com palavras. Veja a receita completa e o vídeo agora mesmo!

28. Ovos mexidos com bacon e queijo: tem dias em que estamos merecendo um café da manhã especial. Daqueles de hotel mesmo, sabe? É aí que entra essa receitinha de ovos mexidos, que leva bacon e queijo porque não estamos para brincadeira. A receita leva 3 ovos, 3 fatias de bacon e serve 2 pessoas.

29. Enroladinho de salsicha com bacon: que tal um enroladinho em que a massa que envolve a salsicha é, na verdade, uma crocante fatia de bacon? Garantia de sucesso entre todo mundo que ama um bom petisco, essa receita é rapidinha de fazer e combina com uma cerveja gelada.

30. Torta de brócolis com bacon: além de dar água na boca, essa receita é daquelas de deixar guardadinha na manga. Isso porque a massa básica pode te salvar naquelas ocasiões de “não sei o que cozinhar hoje”. Embora o recheio de brócolis ou bacon seja de babar, vale fazer substituições com o que você tiver na geladeira.

31. Pão de azeite com bacon e azeitonas: se engana quem acha que é preciso de muito tempo para fazer um pão bem gostoso. Essa versão aqui, embora um pouco diferente das mais tradicionais, é ótima para dias em que não há muito tempo a perder. Fora o tempo de preparo, basta esperar 35 minutos de forno – ou até o palitinho sair seco ao ser espetado no pão.

32. Waffle de queijo e bacon: quem já comeu waffle doce, aquele clássico, vai cair de amores por essa versão salgada. O ponto alto é que queijo e bacon são incorporados à massa, transformando cada mordida em um suspiro. Experimente regar os waffles com mel, xarope de bordo ou geleias de frutas. Inexplicável de tão bom.

33. Buraco quente com bacon: buraco quente é aquele tipo de receita que faz sucesso tanto em uma festinha de aniversário quanto em um lanchinho esperto de final de semana. O diferencial dessa receita aqui é o queijo derretido nas “paredes” do pão, além do molho cremoso.

34. Hambúrguer enrolado no bacon: se hambúrguer já é uma das maravilhas do mundo da culinária por si só, imagine quando a carne ganha uma capa de bacon crocante. Parece incrível, não é mesmo? E é! A dica para acertar no ponto dos hambúrgueres é levá-los ao forno, o que garante que cozinhem uniformemente.

35. Sanduíche de frango com bacon: é hora de levar o seu sanduíche a um outro patamar. Aqui, um pão ciabatta é recheado com frango, bacon, queijo brie e uma maionese caseira com pimenta Jalapeño. O queijo brie pode ser substituído por Polenguinho – fica igualmente saboroso e cremoso. Quem não curte receitas apimentadas pode simplesmente não usar a Jalapeño.

Receitas com bacon que parecem estranhas mas são deliciosas

Foto: Reprodução / Dani Noce

36. Pirulito de panqueca e bacon: licor de mel, iogurte natural e bacon em uma mesma receita. E, spoiler: fica uma maravilha. O preparo é bem simples. Primeiro você deve espetar fatias de bacon em palitinhos de churrasco, fritando até ficarem crocantes. Depois, é preciso fazer a massa. Para ver tudinho, acesse a receita completa!

37. Brigadeiro de bacon: brigadeiro é paixão nacional. Brigadeiro branco tem uma legião de fãs. Brigadeiro de churros é uma invenção dos deuses. E brigadeiro de bacon, quem curte? Inusitado e delicioso, esse brigadeiro leva 100 g de bacon picado, que deve ser frito e, depois, reunido aos outros ingredientes.

38. Pipoca com bacon: milho de pipoca, fatia de bacon e alguns minutinhos. É isso que você precisa para preparar uma panelada para deixar o seu final de semana – ou lanchinho! – muito mais feliz. O segredo é estourar a pipoca junto com o bacon já crocante. Experimente polvilhar queijo parmesão por cima de tudo. Fica um estouro!

39. Maionese de bacon: para dar um toque todo especial ao hambúrguer ou cachorro-quente, nada como uma boa maionese feita em casa. Essa aqui é diferente de todas que você já comeu. Feita com gordura de bacon, bacon crocante, mostarda dijon e vinagre de vinho branco, ela levará a refeição a outro nível!

40. Sticks de bacon com chocolate: a ideia aqui não chega a ser exatamente uma receita. Trata-se de uma dica de um jeito diferente de comer bacon: mergulhado no chocolate! Frite as fatias de bacon, seque o excesso de gordura e mergulhe em chocolate derretido. Espere endurecer o chocolate e delicie-se.

41. Scones de maple syrup com bacon: um toque da culinária europeia na sua cozinha. Os scones são algo entre um bolo e um pão rapidinho de fazer. Essa versão aqui leva maple syrup (xarope de bordo) e um bom bacon cortado em cubinhos.

42. Geleia de tomate com bacon: diferentona, essa geleia é ideal para ser servida com queijos, torradas e carnes assadas ou feitas na grelha, tanto suínas quanto bovinas. Pode ser feita com qualquer tipo de tomate e tem um sabor incrível – que mistura o doce com o defumado.

43. Lentilha com laranja e bacon: ótima alternativa ao feijão, a lentilha pode ser consumida o ano inteiro, em todas as estações. Essa versão saborosa conta com um ingrediente especial, o suco de laranja. Ele deixa o prato mais suave e ainda dá uma cortada na gordura do bacon. Não deixe de experimentar!

44. Bacon com cobertura de Nutella: bacon e Nutella são ingredientes que todo mundo ama. Esse lanche aqui é uma reunião desses dois mundos tão gostosinhos. Frite o bacon até ficar crocante. Leve a Nutella ao micro-ondas até ficar bem derretida. Passe a Nutella nas fatias de bacon, leve à geladeira por alguns minutos e sirva.

45. Milk-shake com farofa de bacon: 5 bolas de sorvete de creme, uma dose de licor e… 2 fatias de bacon. Sim, essa é a proposta desse milk-shake aqui. Além do gostinho único, ele é bem fácil de fazer. Basta fritar o bacon, triturar no liquidificador e depois bater com o sorvete e o licor. Vai encarar?

Depois dessa lista tão abrangente, até quem não é muito fã de bacon vai considerar dar uma chance. Escolha a sua receita favorita e aproveite!

Assuntos: Alimentação

Para você