20 receitas de pão de queijo de dar água na boca

Tem coisa mais gostosa e prática do que um pão de queijo para o lanche? E preparar várias versões dessa receita tão querida é mais fácil do que você imagina

Escrito por Suzane Werdt
Foto: Getty Images

Foto: Getty Images

Poucas comidas são tão queridas que cheguem a quase uma unanimidade. E o pão de queijo entra fácil nessa lista. Essa receita típica brasileira é originária do estado de Minas Gerais, que deixou o mundo todo com água na boca e compartilhou esse lanche fácil e muito gostoso.

A receita tradicional de pão de queijo tem como base o polvilho de mandioca além de outros ingredientes e, claro, o queijo. A maioria das variações nas receitas é do tipo do queijo, do polvilho e da forma de preparo.

O pão de queijo muitas vezes é considerado um alimento não muito saudável. Mas na verdade ele sozinho não destrói uma dieta balanceada. Na opinião da mestre em nutrição humana Roberta Santiago de Brito, atuante nas áreas clínica, esportiva e funcional, a grande vantagem do pão de queijo é seu modo de preparo frente a outras guloseimas ingeridas no horário de lanche. “O pão de queijo é feito assado, enquanto que a maioria dos outros salgados são feitos fritos em imersão em óleo, o que faz com que o alimento absorva ainda mais gordura”, pontua.

Atualmente existe uma série de marcas produtoras de pão de queijo, uns mais e outros menos saudáveis. Uma dica é olhar a quantidade de ingredientes, quanto menos ingredientes na lista melhor é o produto. Outra sugestão é optar por produções artesanais que normalmente levam menores quantidades de aditivos químicos, conservantes e estabilizantes.

Mas a melhor maneira de comer um pão de queijo gostoso e saudável é preparando o seu próprio. Animou? Então confira algumas opções de receitas de pão de queijo e mão na massa!

Leia também: 10 receitas de bolo de fubá deliciosas e fáceis de fazer

Tradicionais

1. Pão de queijo mineiro: a receita mais básica do pão de queijo. Leva polvilho azedo, queijo meia cura, ovos, óleo, leite, água e sal. Essa receita bem detalhada vai te ajudar a fazer um pão de queijo perfeito!

2. Pão de queijo bolo: muito parecida com a receita tradicional, esta leva fermento em pó e a massa é despejada em uma forma de bolo com buraco no meio (ou de pudim). Usa-se qualquer tipo de polvilho.

3. Pão de queijo congelado: essa receita muito simples e detalhada leva, além do óleo, manteiga e é ideal para congelar. Também mistura polvilho doce e salgado. Assim você mantém porções prontinhas na geladeira.

4. Pão de queijo com polvilho doce: uma receita de várias gerações que leva apenas polvilho doce. Vinda direto da cozinha mineira mais tradicional.

5. Pão de queijo com polvilho azedo: esse passo a passo de pão de queijo leva apenas polvilho azedo e, além do queijo minas tradicional, um toque de queijo provolone.

Leia também: 20 combinações de frutas para fazer sucos deliciosos

6. Pão de queijo com polvilho doce e azedo: no lugar do óleo é usada a manteiga ou a banha para dar mais liga. A quantidade de polvilho é meio a meio: metade polvilho doce, metade polvilho salgado, misturados ao queijo canastra.

7. Pão de queijo assado: é só misturar 100g de queijo parmesão + 1 caixa de creme de leite + 2 xícaras de polvilho doce + sal. Misturar até ficar uma massa homogênea, enrolar em bolinhas e levar ao forno médio/alto por cerca de 10 minutos.

8. Pão de queijo de forminha: leva os mesmos ingredientes da receita tradicional, mas em quantidades diferentes para que a massa fique mais leve. A massa crua tende a ficar mais líquida e por isso usa-se forminhas de muffins para assar.

Recheios doces

9. Pão de queijo com goiabada: imagine um pão de queijo doce acrescido de recheio quentinho de goiabada! Essa receita leva, além da goiabada para rechear, polvilho doce, ovo, natas e dois tipos de queijo.

10. Pão de queijo com creme de leite: essa receita muito fácil substitui os ovos por creme de leite além de polvilho, queijo e sal. Muito simples e ainda dá para congelar.

Recheios salgados

11. Pão de queijo recheado: nessa receita os recheios foram de frango e linguiça com queijo minas, mas você pode inventar muitos outros. Ela também sugere que misturar certa quantidade de polvilho doce ajuda a fazer com que o pão de queijo fique oco.

12. Pão de queijo sanduíche: essa receita promete um lanche delicioso de pão de queijo feito na sanduicheira e ainda com sugestão de dois recheios: goiabada e queijo com presunto.

Diferentes

13. Pão de queijo light: uma ótima opção para deixar seu lanche mais saudável. Basta substituir a maior parte de queijo pela ricota, o óleo pelo azeite e ainda adicionar iogurte natural.

14. Pão de queijo de tapioca: essa receita super interessante na verdade é uma variação da tapioca de frigideira, mas com gostinho de pão de queijo!

15. Pão de queijo de caneca: muito fácil, rápida e suculenta. É só misturar um ovo + 4 colheres de leite + 3 colheres de óleo + 4 colheres de queijo ralado + 4 colheres de polvilho + 1 colher de chá de fermento e misturar tudo.

16. Pão de queijo de microondas: uma receita saudável, prática e muito rápida. Os pãezinhos de queijo ficam cremosos e prontos em um minuto!

17. Pão de queijo de frigideira: é como um pão de queijo em formato de panqueca, preparada na frigideira e prontinha para servir. Ficam crocantes e precisam de poucos ingredientes.

18. Pão de queijo de liquidificador: é só bater todos os ingredientes da massa no liquidificador e despejar em forminhas untadas com óleo. Depois insira na massa alguns pedacinhos de queijo e cubra novamente com massa.

19. Pão de queijo vegano: perfeito para aqueles que não comem alimentos de origem animal, mas que querem se deliciar com um pão de queijo quentinho. É só substituir o queijo minas pelo tofu.

Pão de queijo engorda?

Foto: Getty Images

Foto: Getty Images

A nutricionista Roberta explica: “Condenar um alimento como “esse engorda” ou “esse emagrece”, seria um tanto quanto cruel. Normalmente dizem que pão de queijo engorda em função da sua composição ter basicamente carboidrato simples, que seria o polvilho azedo (amido de mandioca). Sua rápida absorção leva a um pico glicêmico, ocasionando a secreção do hormônio insulina, favorecendo assim o ganho de peso. Porém podemos sim comer um pão de queijo tradicional sem que este cause, necessariamente, pico glicêmico, basta associar a ingestão deste com um suco mais fibroso, por exemplo”.

Outro fator que faz a má fama do pão de queijo é que no seu preparo existe a adição de grande quantidade de óleo, além da gordura saturada presente no próprio queijo, o que faz com que ele seja considerado gorduroso. Roberta Santiago ainda analisa que “vitaminas e minerais aparecem em quantidades insignificantes, sendo o sódio aquele que apresenta destaque em função de sua maior quantidade, o que não seria benefício algum”.

Como prezar um preparo mais saudável do pão de queijo?

Foto: Getty Images

Foto: Getty Images

De acordo com Roberta, “para tornar o pão de queijo mais saudável podemos diminuir a quantidade de polvilho azedo e inserir fibras (chia e linhaça são as mais utilizadas) e ovos, aumentando assim a proporção de proteínas e carboidratos”. E ela ainda detalhou uma receita de pão de queijo funcional exclusiva, que pode ser inserida em uma dieta individualizada:

20. Pão de queijo funcional elaborado pela nutricionista Roberta Santiago de Brito

Ingredientes:

  • 3 colheres de sopa de farinha de tapioca
  • 3 ovos
  • 3 colheres de sopa de chia
  • 3 colheres de sopa de requeijão light
  • 300g de queijo minas frescal, cortado em cubos

Modo de preparo: Bater todos os ingredientes no liquidificador, exceto o queijo minas frescal. Distribuir porções em forminhas de cupcake e jogar cubinhos de queijo minas dentro. Levar ao forno médio por aproximadamente 30 minutos. Retirar do forno, desenformar e servir!

Como você pode ver, o pão de queijo também pode ser preparado de forma saudável e não precisa ser excluído totalmente da sua dieta, mas consuma com moderação. Bom apetite!

Dicas pela Web