Crepe: 39 receitas para saborear em qualquer hora do dia

Escrito por Ananda Almeida

Foto: iStock

É difícil encontrar alguém que não goste de crepe. Afinal, como não se apaixonar por uma massa leve e suave que combina com todos os tipos de recheio?

Acredita-se que receitas semelhantes ao crepe existam há mais de nove mil anos. Mas, como a cozinha está em constante movimento, hoje em dia, no Brasil, a receita de crepe com farinha branca tem mil e uma variações e utilidades, como você confere a seguir:

Receitas de massa de crepe

Foto: Reprodução / Cumbuquinhas

1. Crepe salgado básico: a receita é bem simples, fácil de fazer e leva apenas farinha branca, ovos, leite, sal e óleo. Nela, duas etapas são bem importantes: deixar a massa descansar por 15 minutos para diminuir o ar e evitar bolhas, e fazer em frigideira bem quente.

2. Crepe salgado vegano: mesmo quem não é vegano vai gostar desta receita pelo sabor e praticidade. Nela, os ovos são substituídos por água e óleo, enquanto o fermento ajuda a encorpar a massa. Perfeita para os dias preguiçosos!

3. Crepe doce: o bom da massa de crepe é que ela é bastante neutra. Mas, se o objetivo for servir com doce, você pode acrescentar a ela um pouquinho de açúcar e de baunilha, como faz esta receita bem fácil e prática.

Leia também: 15 receitas que provam que a combinação de leite Ninho com Nutella é perfeita

4. Crepe neutro sem farinha de trigo: para quem tem alergia ao glúten e/ou à lactose, ou mesmo quem deseja tornar a receita de crepe mais saudável, esta massa que pode ser batida no liquidificador troca o leite tradicional por leite de arroz, e a farinha de trigo por farinha de arroz, polvilho doce e farinha de linhaça.

5. Crepe francês tradicional: como boa parte das receitas francesas, esta aqui também aposta no uso do fouet para bater a massa. Os ingredientes são bem simples: leite, farinha de trigo, ovo, um pouquinho de açúcar e rum. Além, é claro, da manteiga para finalizar na frigideira bem quente.

6. Crepe de manjericão: se você já sabe exatamente qual vai ser o recheio do seu crepe, por que não fazer uma massa que complemente o sabor? É o que faz esta receita à base de amido de milho, leite e ovos que acrescenta o manjericão para realçar o sabor do recheio de peito de peru, mussarela e molho rosé.

7. Crepe de beterraba: precisando de mais ferro e vitaminas na alimentação do dia a dia? Esta receita acrescenta beterraba à tradicional massa de crepe, tornando-a mais saudável e bonita!

Receitas de crepe salgado

Foto: Reprodução / Tem laranja na cozinha

8. Crepe de palmito: um diferencial desta receita está na combinação de farinha branca e farinha integral, o que deixa a massa mais saborosa. Para fazer jus à tradição francesa, o recheio sugerido leva molho bechamel e palmito cortado. Pode dar um pouco de trabalho, mas vale a pena pelo sabor.

Leia também: Sonho de padaria de bisnaguinha: uma receita que você precisa aprender

9. Crepe integral de atum: boa opção de almoço ou lanche saudável, este crepe rápido de fazer tem um pouco de farinha integral para mais fibras. O recheio é bem rapidinho. Basta misturar atum, maionese light, mostarda, sal e pimenta.

10. Crepe integral com aspargos e molho de gorgonzola: para os dias em que você estiver inspirada, esta receita é mais trabalhosa por seu preparo em etapas. Além de fazer o crepe, é necessário cozinhar os aspargos, fazer o molho bechamel e cozinhar o bacon e a abobrinha. O resultado, no entanto, é bastante saboroso e refinado.

11. Crepe de frango, presunto e queijo: além do recheio saboroso com frango desfiado, presunto e queijo, a receita deste crepe também é mais cremosa, pois leva apenas ovos, polvilho e requeijão na composição. Para fechar com chave de ouro, a finalização é com molho de tomate e manjericão.

12. Crepe de salmão com molho branco: nada como um recheio bem quentinho e diferente para um jantar rápido, mas nem por isso menos especial. Para isso, a sugestão desta receita é fazer um refogado de salmão picado com vinagre balsâmico, mostarda dijon e outros temperos à sua escolha. O molho branco finaliza o prato, deixando-o ainda mais reconfortante.

13. Crepe de palmito com massa de aveia: que tal aumentar a ingestão de fibras com crepe? Aproveite que o palmito e a aveia são ricos na substância para fazer esta receita que conta com massa batida no liquidificador e refogado de palmito, ricota e alho-poró.

Leia também: Bolo vulcão: 17 receitas para surpreender os apaixonados por doces

14. Crepe de salsicha: às vezes tudo o que a gente tem em casa são ingredientes básicos, como farinha, leite, etc., e salsicha. A boa notícia é que, se esse for o caso e você tiver também mussarela e pão de forma em casa, já dá para fazer este delicioso crepe que lembra o crepe suíço dos tempos da escola.

Receitas de crepe doce

Foto: Reprodução / Gastrolândia

15. Crepe com manteiga e açúcar: receita típica francesa para a hora da fome, este crepe também conhecido como crepe beurre sucré leva farinha branca, açúcar, leite, extrato de baunilha e manteiga tanto na massa quanto no recheio. O ideal é bater a massa no fouet. Para finalizar, polvilhe um pouco de açúcar e está pronto!

16. Crepe de frutas com cream cheese e chocolate: com um recheio todo diferente, digno de ocasiões especiais, este crepe leva damascos secos, figos e pêssego. Na panela, você deverá fervê-los até fazer uma calda. O cream cheese e o chocolate entram no final, dando mais cremosidade.

17. Crepe de chocolate cremoso e calda fria de maracujá: quem resiste à combinação de doce com azedo do chocolate com maracujá? E o legal desta receita é que você faz tudo do zero, da massa batida no liquidificador, passando pelo creme de chocolate até a calda de maracujá. Mesmo assim, ela é rápida e prática de fazer.

18. Crepe de chocolate com sorvete: além da massa de crepe que leva óleo em vez de manteiga, o diferencial desta receita está na calda de chocolate feita para o sorvete. Com apenas dois ingredientes, ela fica pronta em questão de minutos e pode acompanhar diferentes recheios, como creme de avelã, doce de leite, entre outros.

Leia também: 35 receitas com Oreo que você precisa experimentar já

19. Crepe de nozes com calda de chocolate: com gostinho de final de ano, o recheio deste crepe mistura nozes trituradas, passas ao rum, raspas de laranja e creme de leite na composição, sendo necessário ferver tudo na panela até engrossar. Depois de fazer a calda de chocolate e a massa, também é necessário levar tudo ao forno, o que deixa tudo bem quentinho e crocante para degustar.

20. Crepe de cheesecake com calda de goiabada: se queijo e goiabada já é bom, imagina um crepe com os ingredientes? E o legal é que ele é bem simples de fazer. Para o recheio, é só bater o cream cheese com açúcar. Já a calda deve ser feita na panela, misturando água e goiabada cascão até chegar na consistência desejada.

21. Crepe de doce de leite: usando como base alguma receita de massa de crepe tradicional, misture partes iguais de doce de leite e de creme de leite para o recheio. Para dar aquele toque especial, uma sugestão é polvilhar um pouquinho de açúcar sobre o crepe e dourá-lo com o maçarico.

22. Crepe de doce de leite com crocante de caramelo: apesar de trazer uma sugestão de massa de crepe, o mais bacana desta receita é o crocante de caramelo, que pode ser usado com sorvete em crepes de diferentes sabores. O segredo está em polvilhar bastante açúcar sobre a massa e caramelizar com o maçarico até ficar crocante.

Receitas de crepe de Nutella

Foto: Reprodução / Dupla Gourmet

23. Crepe de Nutella simples: não, não é só o recheio que é de Nutella. Nesta receita, o famoso creme de avelãs com chocolate entra também na massa, que deve descansar por pelo menos 30 minutos antes de ir para a frigideira bem quente.

24. Crepe de Nutella com recheio de leite Ninho: também com massa de Nutella, este crepe aposta no brigadeiro de leite Ninho, feito com leite em pó, margarina e leite condensado, como recheio. Além de usar Nutella como cobertura, vale polvilhar leite em pó por cima para um visual bem elegante.

25. Crepe de Nutella com banana: está aí uma combinação que nunca sai de moda e que é bem simples de fazer. Como são dois ingredientes doces, a massa de crepe sugerida é sem açúcar e com uma pitadinha de sal para equilibrar.

26. Crepe de Nutella com morango: outra combinação para lá de clássica, a mistura de Nutella com morango tem seu próprio equilíbrio graças ao azedinho da fruta. Por isso, a massa de crepe pode ter um pouco de açúcar, como no caso desta receita.

27. Crepe de Nutella com calda de frutas vermelhas: para colocar uma pitada de acidez no tradicional crepe de Nutella, esta receita sugere uma calda de frutas vermelhas que é bem fácil de fazer. Basta colocar as frutas vermelhas com água e açúcar em uma panela, e mexer até começar a ferver. Feito isso, a dica é bater essa geleia no liquidificador e peneirá-la, para uma calda mais bonita.

Receitas de crepe saudáveis

Foto: Reprodução / Não sei cozinhar

28. Crepe zero carb de frango cremoso: diferente de todas as receitas até agora, esta aqui não leva leite, farinha, manteiga ou óleo na massa. No lugar, os ingredientes são clara de ovo, fibra de soja, frango cozido, água e nada mais. Com tudo já cozido, o recheio de brócolis, peito de frango e tofu deve ser batido no liquidificador até virar um creme.

29. Crepe fit com farinha de aveia: além de ser menos calórico, por apostar em leite desnatado e adoçante, esta receita ainda acrescenta uma boa dose de fibras na alimentação ao trocar a farinha de trigo pela de aveia. A sugestão de recheio também é bem simples e fácil de fazer.

30. Crepe fit de chocolate: quem acha que tudo que é saudável é menos saboroso vai se surpreender com esta receita prática que leva banana nanica, óleo de coco, açúcar mascavo, leite desnatado e farinha integral na massa. No recheio, chocolate 70% e avelã. Quer coisa melhor?

31. Crepe de cacau, aveia e morangos: para provar que nem sempre o brigadeiro é a única saída para quem está com desejo de doce, este crepe com massa de cacau em pó, farinha de aveia e chocolate 70% é fácil, bonito e uma mão na roda para quem quer algo mais saudável.

32. Crepe de Whey Protein: já que o retorno da academia pede o consumo de proteína, esta receita para lá de rápida substitui todos os ingredientes do crepe por claras de ovo e Whey Protein.

33. Crepe de pasta de amendoim: outra opção superproteica para a volta do treino. Esta receita de crepe também utiliza Whey Protein e claras na massa. Para completar, o recheio também tem proteína, com pasta de amendoim diluída em um pouco de água para ficar com consistência leve.

Receitas de crepe diferentes

Foto: Reprodução / Kitchenlicious

34. Crepe croata: além do fato de a massa não precisar descansar, como acontece com o crepe tradicional francês, o crepe croata também leva água tônica, o que dá sabor especial a ele. O recheio também é bem fácil, com geleia de damasco e creme de ricota.

35. Bolo crepe de chocolate: se você quer comer um bolo, mas não tem forno ou forma, ou mesmo só para variar o cardápio, esta receita propõe substituir a massa de bolo por várias camadas de crepe de chocolate. Já o recheio é feito com biscoitos e chantilly.

36. Bolo crepe de chocolate e chantilly de framboesa: o princípio é o mesmo da receita anterior, inclusive com crepe de chocolate. A diferença é que esta combina um purê de framboesa com o chantilly, ideal para quem gosta da combinação do chocolate com uma leve acidez.

37. Bolo crepe de goiabada com cobertura de cream cheese: esta receita é bem bacana porque lembra o bolo de rolo, com a vantagem de não precisar de toda a técnica para deixar a massa bem fininha, já que a massa de crepe garante isso para você. O creme pronto de goiaba faz as vezes de recheio e fica equilibrado com a cobertura de cream cheese.

38. Bolo crepe de matcha: mais refinado e por isso mesmo mais trabalhoso, este bolo crepe faz bonito em ocasiões especiais. O diferencial está na combinação de dois tipos de recheio, um de baunilha e outro de matcha, além da cobertura com matcha e chocolate branco.

39. Crepe Suzette: como falar de crepe sem citar este grande clássico? Apesar de aparentemente simples, o crepe suzette exige bastante técnica e cuidado para acertar na leveza da massa e nas medidas de doce e de acidez. Mas, sem dúvidas, o sabor vale o esforço!

Como você deve ter notado, existem várias receitas de massa de crepe diferentes, por isso, faça testes até encontrar a que seja mais prática e saborosa para você. Depois disso, capriche na criatividade para inventar recheios e formas de servir. Afinal, uma das melhores coisas do crepe é sua versatilidade.

Dicas pela Web