Bem-estar

Sangramento após relação sexual: entenda o que seu corpo está tentando avisar

Canva

Com revisão da ginecologista e obstetra Dra. Karen Rocha de Pauw

Atualizado em 21.09.23
push pixel

Muitas mulheres já sentiram dor ou desconforto durante o sexo. Entretanto, quando há sangramento após a relação sexual, surge a preocupação: será que isso é normal? A ginecologista e obstetra do Dicas de Mulher responde todas as dúvidas, esclareceram essa e outras dúvidas. Acompanhe na matéria!

Conheça a especialista

Dra. Karen Rocha de Pauw é médica ginecologista e obstetra, com especialização em reprodução humana e ênfase em endocrinologia da menopausa. Ela dedica sua carreira à prática da medicina empática e à disseminação de informações sobre saúde.

É normal o sangramento após a relação?

O sangramento após a relação sexual não é normal, porém também não é grave. O colo do útero fica no fundo do canal da vagina, e quando ele está muito estimulado ou inflamado, durante a penetração, pode ocorrer uma fricção, desencadeando o sangramento. Nessa situação, a mulher sente dor ou não, independentemente, é importante consultar um especialista.

O que pode causar sangramento após a relação?

É comum sangrar na primeira vez com penetração vaginal. Entretanto, quando a mulher tem uma vida sexual ativa, o sangramento indica um sinal de alerta. Abaixo, confira as principais causas:

  • Trauma local: atritos durante a penetração podem machucar e causar feridas. O sangramento para em algumas horas quando a ferida é pequena, porém é necessário repousar. Em casos mais graves, a mulher precisar ser internada para suturar a ferida.
  • Ectopias no colo uterino: conhecida popularmente como feridas no colo do útero, as ectopias ocorrem quando a camada interna do colo se exterioriza. Para tratá-las, usa-se cremes, pomadas ou remédios e, dependendo do caso, é preciso fazer a cauterização no útero.
  • Pólipos no útero: os pólipos no útero são pequenas protuberâncias vascularizadas que podem causar sangramento após a relação sexual. Esses pólipos são retirados em consultório médico durante o exame pélvico e examinadas para verificar a presença de células cancerígenas.
  • Câncer de colo de útero ou vaginal: o câncer de colo de útero ou vaginal deixa a região mais sensível, dolorida e com mau odor. Os tratamentos podem incluir cirurgia, quimioterapia, radioterapia, imunoterapia e terapia alvo, conforme avaliação médica.
  • Atrofia vaginal: com a menopausa, a mucosa da vagina fica mais fina devido à falta de hormônios, então, um trauma na região causa ferimentos. A reposição hormonal, lubrificante íntimo e hidratante vaginal são os tratamentos mais comuns.
  • Secura vaginal: assim como a atrofia, o ressecamento vaginal afeta os tecidos da vulva e da vagina, então, a região fica mais sensível, causando sangramento após a relação sexual.

O tratamento para a atrofia vaginal pode ser feito com o uso de pomadas com estrogênio. Porém, antes de usar a pomada, é preciso entender a causa. Por isso, todo sangramento após a relação sexual deve ser investigado com exame físico e, às vezes, exames laboratoriais e de imagem”.

Relacionadas

Publicidade

Dúvidas sobre a sangramento após a relação

O sangramento após a relação sexual causa preocupação, ainda mais se for frequente e associado a outros sintomas. As dúvidas mais comuns são respondidas pela especialista. Acompanhe:

Dicas de Mulher – Sangramento após a relação indica gravidez?

Pode acontecer um pequeno sangramento quando o embrião está aderindo ao útero (sangramento de nidação), porém não está associado à relação sexual.

O que pode ser sangramento após a relação e dor no pé da barriga?

Pode indicar infecções do trato genital, bem como inflamações e câncer de colo e de útero.

É normal sangrar toda vez após a relação sexual?

Como já dito, nunca é normal. Deve-se procurar o médico assim que possível, principalmente quando se torna recorrente.

Publicidade

Pode ocorrer sangramento devido à alergia ao látex da camisinha?

Se a vagina já estiver inflamada em virtude da alergia, pode, sim, ocorrer o sangramento em uma próxima relação, tendo em vista que o edema da mucosa a torna mais sensível.

Conhecer o corpo é fundamental para tratar da saúde da mulher. Por isso, não tenha vergonha de se tocar e procurar ajuda médica quando necessário. Se você sofre com o sangramento durante a relação sexual, confira como prevenir e as possíveis causas.

Formada em Letras e pós-graduada em Jornalismo Digital. Apaixonada por livros, plantas e animais. Ama viajar e pesquisar sobre outras culturas. Escreve sobre diversos assuntos, especialmente sobre saúde, bem-estar, beleza e comportamento.