10 razões para dormir nua que você provavelmente não sabia

Além e facilitar a vida, dormir sem roupas pode ter alguns benefícios

Escrito por Mariana Bueno

Foto: iStock

Dormir bem, um sono de qualidade, reparador, com a quantidade certa de horas e acordar descansada é essencial para a saúde.

Além de um bom travesseiro e um colchão confortável, há outros detalhes que podem fazer com que a noite de sono seja ainda melhor. Um deles é a roupa. Ou melhor, a falta dela.

É que dormir nua pode ter muitos benefícios e facilitar a sua vida. Conheça alguns bons motivos para adotar essa prática:

1. É mais fácil

Foto: iStock

Quando você não precisa se preocupar em dormir com roupas, as coisas começam a ficar mais fáceis. Você não precisa comprar pijamas, o que poupa dinheiro. Você tem menos roupas para lavar e menos roupas para guardar.

2. Você tende a sair com mais frequência

Foto: iStock

Algumas pessoas chegam do trabalho, colocam o pijama e usam isso como uma desculpa para ficar em casa o resto da noite. Isso pode levar a um estilo de vida mais sedentário, que tem consequências como o ganho de peso. Quando você continua com suas roupas regulares, já que não vai mesmo usar pijamas, você tende a sair mais vezes e isso é bom.

3. Pode fazer você se sentir mais feliz

Foto: iStock

Imagine a sensação de deitar na cama nua. Você está livre calcinhas e sutiãs que apertam e marcam. A sensação faz você querer sorrir e se sentir mais livre. Mesmo que não seja um hábito frequente, todo mundo pode fazer isso de vez em quando.

4. O contato com a pele é melhor

Foto: iStock

Se você é casado ou vive com um parceiro ou parceira, dormir nua aumenta o contato com a pele, especialmente ao abraçar. Esse tipo de contato também pode levar a uma vida sexual mais ativa. Tudo isso libera grandes quantidades de oxitocina, neurotransmissor que ajuda a ter bons sentimentos.

5. Pode melhorar o sono

Foto: iStock

Roupas apertando o corpo ou ficando emaranhadas no lençol e nas cobertas podem fazer com que haja interrupção do sono. Mas tudo isso desaparece ao dormir nua e pode ajudar a melhorar o sono mais profundo, que deixa a vida mais saudável.

6. Faz bem à pele

Foto: iStock

Ao dormir sem roupas o corpo consegue respirar melhor. As axilas e partes íntimas costumam ficar cobertas o dia todo e é importante dar a elas a chance de respirar. Isso pode inclusive reduzir o risco de doenças da pele.

7. Ajuda a regular o cortisol

Foto: iStock

O cortisol é um hormônio que ajuda o organismo a controlar o estresse. Dormir nua ajuda a manter a temperatura do seu corpo ideal para que ele possa produzir corretamente o cortisol, evitando que ao acordar haja ansiedade e outros problemas.

8. Previne o envelhecimento

Foto: iStock

Manter a temperatura do corpo também ajuda a regular os níveis de melatonina e do hormônio de crescimento, que ajudam a prevenir o envelhecimento e são essenciais para uma boa saúde.

9. Mantém os órgãos sexuais mais saudáveis

Foto: iStock

Deixar o corpo mais arejado ao dormir pode ajudar a prevenir infecções causadas por fungos. Do contrário, a região fica mais abafada, facilitando a proliferação, que não acontece com o local mais frio e seco.

10. Fica mais suportável dormir no verão

Foto: iStock

Dormir bem no verão não é fácil, especialmente no Brasil, onde as temperaturas ficam altas na maioria das cidades. Estar sem roupa deixa qualquer um mais confortável – e ainda ajuda a economizar no uso de ventiladores ou ar condicionado.

É claro que há momentos da vida em que as roupas de dormir são essenciais, seja porque está frio ou mesmo em um caso de doença. Mas, no geral, elas não fazem falta. Por isso, depois de ler essas dicas, aproveite para testar e tenha uma boa noite de sono!

Assuntos: Bem-Estar

Dicas pela Web
Comentários