Quais os benefícios e como usar o raspador de língua

Escrito por                    
Atualizado em 24.06.22

Envato

Por
Atualizado em 24.06.22

Você já ouviu falar em raspador de língua? Ele promete ser um aliado na higiene bucal, ajudando na remoção de bactérias, restos de alimentos e células mortas da língua. Continue lendo a matéria para conferir as dicas da dentista Dra. Thamires Oggioni.

Publicidade

O que é raspador de língua

Envato

O raspador de língua é um objeto usado na higiene bucal, que pode ser encontrado em modelos de plástico ou de metal. Segundo a Dra. Thamires Oggioni, ele “serve para tirar a saburra lingual, isto é, uma placa bacteriana composta por bactérias, restos alimentares, células mortas e pigmentos da alimentação”.

Raspador de língua funciona?

Sim, o raspador de língua funciona. A saburra lingual é uma das causas responsáveis pelo mau hálito, por isso, utilizar esse objeto pode acabar com o problema desagradável. Além disso, ele também ajuda na prevenção do câncer de boca, segundo a especialista.

Como usar raspador de língua

A Dra. explica que o raspador de língua deve ser usado “após as principais escovações, pelo menos 3 vezes ao dia”. O uso do acessório é muito simples, basta colocar a língua para fora da boca, posicionar a parte arredondada do raspador na parte mais próxima da garganta e, então, puxar o objeto lentamente até a ponta da língua. Esse processo deve ser repetido entre 2 e 3 vezes, sempre lavando o raspador em água corrente para tirar a saburra lingual.

Para uma higienização completa, o recomendado é utilizar o raspador de língua após a escovação dos dentes, o uso do fio dental e antes do enxaguante bucal.

Tipos de raspador de língua

iStock

Existem 3 tipos mais comuns de raspadores de língua no mercado: os de plástico, os de inox e os de cobre. A especialista explica que “o de plástico acaba sendo mais econômico, porém polui o meio ambiente porque é logo descartado”. Já os de metal, apesar de mais caros, podem ser usados por mais tempo. Em resumo, entenda as diferenças:

  • Plástico: essa opção pode ser mais barata, mas sua durabilidade é menor.
  • Cobre: além de maior durabilidade, o metal possui propriedades antibacterianas, mas pode ficar com marcas de oxidação ao longo do tempo. Isso pode ser resolvido deixando o raspador de molho em vinagre de um dia para o outro.
  • Inox: opção de longa duração, sem precisar se preocupar com a oxidação e manutenção do produto.

Esses são os tipos mais comuns de raspadores de língua. Com essas informações, você pode escolher aquele que se adapta melhor às suas necessidades e ao seu bolso!

Publicidade

Contraindicações e cuidados

Não existem contraindicações para usar o raspador de língua. No entanto, a Dra. Oggioni esclarece que “pessoas com fissuras na língua (língua geográfica) costumam sentir mais incômodo ao utilizá-lo”.

Para evitar efeitos negativos, é preciso tomar alguns cuidados: “higienizar corretamente o objeto após o uso, armazená-lo em um local que não seja escuro e abafado, para não ocorrer a proliferação de microorganismo maléficos, e não compartilhar o raspador com outra pessoa”, informa a dentista.

Onde comprar raspador de língua

Envato

Gostou dos benefícios e quer inserir o raspador de língua na sua rotina de higiene bucal? Então, confira essa seleção de 5 sites para comprar o item sem precisar sair de casa!

  • Droga Raia: raspadores de língua de plástico com ótimo custo-benefício.
  • Drogasil : outra opção para comprar raspadores de plástico.
  • Americanas: uma grande variedade de raspadores de língua, com opções de cobre e de plástico.
  • Submarino : diversos modelos, cores e preços.
  • Extra : produtos nacionais e importados.

Com todos os benefícios do raspador de língua, o mau hálito vai passar bem longe de você! Aproveite e confira também ótimas receitas caseiras para acabar com o tártaro acumulado nos dentes.

As informações contidas nesta página têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas.