Quinoa: 7 bons motivos para consumir e receitas deliciosas para testar

Fonte de fibras, ela ajuda no emagrecimento e na função intestinal, entre outras vantagens

Escrito por Tais Romanelli

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A quinoa (ou quinua) é uma cereal que ganha cada vez mais destaque entre as pessoas que prezam por uma alimentação saudável.

Renata Faria Amorim, nutricionista da All Clinik (RJ), explica que sua principal propriedade – o que a difere dos outros cereais – é ser rica em proteínas de alto valor biológico. “Ou seja, contém todos os aminoácidos essenciais que são aqueles que não produzimos no nosso corpo”, diz.

Saiba mais sobre este superalimento e reúna motivos e ideias para incluir a quinoa no seu prato!

7 benefícios da quinoa

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Renata destaca que a quinoa é um alimento que apresenta elevado valor nutritivo. Confira abaixo quais são os principais benefícios que ela oferece para a saúde:

1. Fonte de fibras: a nutricionista explica que, por ser fonte de fibras alimentares, a quinoa auxilia na função intestinal e também favorece o emagrecimento, pois promove mais saciedade.

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2. Alto teor de proteínas: Renata conta que a quinoa possui elevado teor de proteínas, ajudando a atingir o aporte proteico em dietas vegetarianas e é interessante também para praticantes de atividade física que necessitam de uma grande quantidade deste.

3. Fonte de vitaminas do complexo B: a nutricionista ressalta que, por ser fonte de vitaminas do complexo B, o cereal contribui para o bom funcionamento do sistema nervoso.

4. Aliada da saúde: a quinoa também é rica em minerais (magnésio, cobre, zinco, ferro), contribuindo assim para a saúde como um todo.

5. Sem glúten: a quinoa é muito utilizada para substituir a farinha de trigo em receitas sem glúten. É, assim, uma boa aliada para celíacos ou intolerantes.

6. Fonte de carboidrato de baixo índice glicêmico: além de evitar os picos de insulina, isso significa que a quinoa traz saciedade e ajuda a emagrecer.

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7. Versátil: além de não conter glúten, a quinoa destaca-se por ser bastante versátil. Tem sabor bem suave, praticamente neutro, podendo então ser incluída tanto em receitas salgadas como doces. Pode ser usada no lugar de raízes (como, por exemplo, batata, mandioca, etc.) ou do arroz; pode ainda ser ingrediente em saladas, entre outras opções.

Com tantos benefícios, vale a pena incluir a quinoa em sua alimentação!

Diferentes formas de consumir a quinoa

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Muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre como comprar e consumir a quinoa. Confira abaixo as principais orientações:

  • Quinoa em grãos: Renata explica que a quinoa em grãos precisa de cozimento e pode ser consumida quente ou fria. É possível cozinhar em água e depois temperá-la para o preparo de, por exemplo, uma salada ou fazê-la da mesma maneira que o arroz e, assim, acompanhar uma preparação quente. “Pode ser utilizada em sopas e também como base de algumas preparações como quibes e bolinhos assados”, diz.
  • Flocos de quinoa: não precisam de cozimento. “Podem ser utilizados para acompanhar frutas, acrescentar em iogurtes, sucos, shakes e também em preparações como tortas salgadas”, destaca a especialista.
  • Farinha de quinoa: também não precisa de cozimento para ser consumida. “Assim como os flocos de quinoa, pode ser consumida com frutas, iogurtes e shakes. Pode ser utilizada na elaboração de pães e biscoitos com objetivo de melhorar o teor de proteínas e diminuir o índice glicêmico”, explica a nutricionista.

Para saber como incluir da melhor maneira a quinoa em sua alimentação, a orientação principal é consultar um nutricionista. O profissional indicará quantidades adequadas e também as melhores formas de consumir a quinoa levando em conta as particularidades da sua dieta.

Receitas com quinoa para uma refeição mais saudável e nutritiva

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Quer adicionar a quinoa na sua alimentação?! Inspire-se com deliciosas receitas:

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1. Hambúrguer de quinoa: além de gostoso e saudável, é fácil de fazer. Você usará água, sal, quinoa, grão-de-bico cozido, pimenta-do-reino, cebolinha, ovos, farinha de arroz, farinha de trigo, repolho roxo, azeite, vinagre, cebola roxa, abacate, limão, pão de brioche e manteiga.

2. Salada de quinoa com legumes grelhados e azeite de ervas: uma salada fácil, gostosa e rapidinha de fazer. É feita sem carne, conta com cores alegres e, claro, muito sabor! Ótima dica para um jantarzinho leve e saudável no meio da semana.

3. Quibe de quinoa: para fazer esta nova versão do clássico da culinária árabe, você trocará apenas o trigo pela quinoa cozida. Essa receita é uma ótima opção para quem tem intolerância ao glúten e/ou para quem está numa dieta de emagrecimento.

4. Rocambole de lentilha e quinoa: além de gostoso, este rocambole é nutritivo e proteico, e ainda fica com uma textura ótima. Trata-se de uma receita vegetariana, mas que, com certeza, agradará a todos… Pode ser feita, inclusive, para ocasiões especiais.

5. Risoto de quinoa com funghi secchi: este risoto é saudável, saboroso, bem fácil de fazer e você não precisa ficar no fogão mexendo o tempo inteiro (como um risoto feito de arroz). A receita serve bem duas pessoas e é uma boa opção para o jantar!

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6. Tabule de quinoa: esta versão de tabule se destaca por não conter glúten, já que a quinoa substitui o trigo. É uma opção de salada diferente, vegana e proteica. A receita serve bem umas quatro pessoas e o ideal é fazer, colocar na geladeira (pra servir gelada) e comer no mesmo dia.

7. Atum com crosta de quinoa: uma ideia para uma refeição diferente, saudável e muito gostosa. Para acompanhar o peixe, a dica é servir uma salada refrescante com repolho, cenoura, gengibre e coentro, temperada com sal, bastante limão e azeite.

8. Abobrinha recheada com quinoa e legumes: receita vegena, nutritiva, gostosa e fácil de fazer. Ótima opção para o jantar e, se desejar, você pode servir somente com salada ou com arroz e feijão.

9. Quinoa à grega: uma sugestão para substituir o tradicional arroz à grega de forma mais leve e nutritiva. Você precisará apenas da quinoa em grãos, água, cenoura, pimentão vermelho, abobrinha, uva-passa, amêndoas laminadas, sal e pimenta-do-reino.

10. Suco funcional de cenoura com abacaxi e quinoa: um suco gostoso, nutritivo e fácil de fazer! Você usará apenas cenoura (de preferência, orgânica), abacaxi, água e um mix de chia, flocos de quinoa e amaranto.

A quinoa pode ser usada tanto em receitas salgadas como doces. Agora é só partir para a cozinha!

Contraindicações e alertas sobre o consumo

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Renata explica que não existem contraindicações para o consumo da quinoa. “Vale ressaltar que o seu valor calórico não pode ser desprezado”, alerta.

Ou seja, por mais que seja uma opção nutritiva, a quinoa não deve ser consumida “à vontade”, mas sim, dentro de uma alimentação equilibrada.

Agora você já sabe que a quinoa não é só uma boa opção para vegetarianos e/ou intolerantes a glúten… Quando consumida dentro de uma alimentação saudável, e preferencialmente com orientação de um nutricionista, ela trará benefícios para a saúde como um todo e poderá, inclusive, contribuir para o processo de emagrecimento.

Assuntos: Alimentação

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