6 reações à queimadura de limão e primeiros cuidados para ficar atenta

Escrito por
Em 15.09.21

iStock

Por                                
Em 15.09.21

Frutas cítricas podem causar manchas se a região em contato com o sulco for exposta ao sol sem a proteção adequada. O caso mais conhecido é a queimadura de limão, que afeta, principalmente, mãos e rostos. Para entender melhor que é essa queimadura, conversamos com a dermatologista Nandara Paiva (RQE30902) para tirar algumas dúvidas sobre o assunto.

Publicidade

Por que o limão queima a pele?

Antes de tudo é preciso explicar que a fitofotodermatose, ou queimadura de limão, não é de fato uma queimadura. Segundo Nandara, “ela é uma reação alérgica decorrente da combinação de uma planta que sensibiliza a pele após contato com a radiação solar”.

Isso acontece porque algumas plantas e frutas como o limão possuem furocumarinas, um composto fotoativo que causa a alergia. O contato pode ocorrer em momentos simples, como ao tomar uma bebida ou temperar alimentos. Segundo Nandara, “a alergia pode provocar vermelhidão, edema (inchaço), bolhas, dores no local atingido, manchas escuras e até infecção”.

6 reações à queimadura de limão para ficar atenta

iStock

É preciso ficar atenta aos possíveis sinais que a queimadura de limão ocorreu. Veja alguns deles:

  • Vermelhidão
  • Inchaço
  • Bolhas
  • Coceira
  • Dores
  • Infecção

É importante lembrar que em um processo alérgico, nem todos esses sintomas podem aparecer. A profissional explica que o primeiro sinal são as lesões avermelhadas, que podem formar bolhas. “Os sintomas começam em até 2 dias após a exposição”, pontua.

O que fazer se eu me queimar com limão?

Segundo a dermatologista, ao ocorrer o processo alérgico, o paciente pode ter que aplicar os primeiros cuidados ainda em casa. Veja quais são:

1. Lave as mãos

iStock

Primeiramente, a região afetada deve ser limpa com água potável e sabão. Entretanto, há alternativas como o soro fisiológico gelado ou chá de camomila, para acalmar a pele. A escolha é do paciente.

Publicidade

2. Aplique um hidratante regenerador

Em seguida, é preciso hidratar a pele. A indicação da profissional é que o paciente prefira produtos que contenham zinco, glicerina e lanolina, ou mesmo óleo de amêndoas. “todos auxiliam na regeneração da pele”, afirma.

3. Proteja a região do Sol

iStock

Ainda que não seja uma queimadura de fato, a pele está sensível e precisa da mesma atenção e cuidado. Nandara indica evita exposição ao Sol com “barreira física e filtro solar”.

4. Aplique protetor solar

“Fator de proteção acima de 30 é o suficiente por que representa o tempo de proteção. Todos os filtros têm a mesma capacidade de proteção se aplicados na quantidade correta”, explica a profissional.

5. Procure um médico

iStock

De acordo com a médica, é preciso procurar ajuda de um profissional se os sintomas se agravarem. Apenas ele poderá avaliar a situação e indicar o melhor tratamento.

Como tratar manchas antigas

Nadara Paiva explica que machas causadas por queimadura de limão podem demorar a desaparecer. “As manchas podem durar de semanas a meses, depende da proteção do Sol e da hidratação da pele”, afirma.

Ela lembra que tal processo é uma reação alérgica, “que deve ser controlada antes de iniciar o tratamento com clareadores”. Para acabar com as manchas escuras, a dermatologista indica alguns tratamentos como o laser, microinfusão de medicamentos percutânea e peeling.

Clareadores de uso domiciliar à base de ácido kojico, ácido fítico e hidroquinona também são indicados por ela. Até mesmo óleo de rosa mosqueta é eficaz.

Principais dúvidas sobre a queimadura de limão

iStock

Publicidade

A queimadura de limão é uma queimadura de 1º, 2º ou 3º?

Nandara Paiva (NP): É importante lembrar que a queimadura com limão é uma reação alérgica, não uma queimadura. As manchas são resultado de um processo inflamatório.

Manchas escurecidas não tratadas podem causar câncer de pele no futuro?

NP: as manchas escurecidas não representam maior possibilidade de câncer de pele porque o câncer é resultado de mutação no DNA das células da pele.

Quando devo procurar um médico?

NP: é indicado procurar um medico caso haja lesão extensa, com formação de bolhas, dor que não seja resolvida com analgésicos e sinais de infecção.

Queimaduras são comuns nas mãos e ao redor da boca. Mas os lábios podem ser queimados? Como cuidar neste caso?

NP: deve-se otimizar a hidratação e proteger do Sol com anteparos e filtro solar.

Você disse que o processo alérgico pode causar infecção. Porque ela acontece e como identificá-la?

NP: não é a alergia que faz a infecção. Num quadro alérgico, a coceira pode abrir uma porta para bactérias da pele. Isso também pode acontecer com a bolha quando estoura e deixa a parte interna exposta. Isso é que favorece a infecção na pele.

Publicidade

Se interessou pelo assunto? talvez você goste de outros conteúdos sobre cuidados diários com a pele também, por isso veja nossas dicas de hidratação ou saiba mais sobre peeling.

As informações contidas nesta página têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas.