
iStock
Por Fernanda Paixão
Atualizado em 22.06.22
Frutas cítricas podem causar manchas se a região em contato com o sulco for exposta ao sol sem a proteção adequada. O caso mais conhecido é a queimadura de limão, que afeta, principalmente, mãos e rostos. Para entender melhor que é essa queimadura, conversamos com a dermatologista Nandara Paiva (RQE30902) para tirar algumas dúvidas sobre o assunto.
Publicidade
Por que o limão queima a pele?
Antes de tudo é preciso explicar que a fitofotodermatose, ou queimadura de limão, não é de fato uma queimadura. Segundo Nandara, “ela é uma reação alérgica decorrente da combinação de uma planta que sensibiliza a pele após contato com a radiação solar”.
Isso acontece porque algumas plantas e frutas como o limão possuem furocumarinas, um composto fotoativo que causa a alergia. O contato pode ocorrer em momentos simples, como ao tomar uma bebida ou temperar alimentos. Segundo Nandara, “a alergia pode provocar vermelhidão, edema (inchaço), bolhas, dores no local atingido, manchas escuras e até infecção”.
6 reações à queimadura de limão para ficar atenta

iStock
É preciso ficar atenta aos possíveis sinais que a queimadura de limão ocorreu. Veja alguns deles:
- Vermelhidão
- Inchaço
- Bolhas
- Coceira
- Dores
- Infecção
É importante lembrar que em um processo alérgico, nem todos esses sintomas podem aparecer. A profissional explica que o primeiro sinal são as lesões avermelhadas, que podem formar bolhas. “Os sintomas começam em até 2 dias após a exposição”, pontua.
O que fazer se eu me queimar com limão?
Segundo a dermatologista, ao ocorrer o processo alérgico, o paciente pode ter que aplicar os primeiros cuidados ainda em casa. Veja quais são:
1. Lave as mãos

iStock
Primeiramente, a região afetada deve ser limpa com água potável e sabão. Entretanto, há alternativas como o soro fisiológico gelado ou chá de camomila, para acalmar a pele. A escolha é do paciente.
Publicidade
2. Aplique um hidratante regenerador
Em seguida, é preciso hidratar a pele. A indicação da profissional é que o paciente prefira produtos que contenham zinco, glicerina e lanolina, ou mesmo óleo de amêndoas. “todos auxiliam na regeneração da pele”, afirma.
3. Proteja a região do Sol

iStock
Ainda que não seja uma queimadura de fato, a pele está sensível e precisa da mesma atenção e cuidado. Nandara indica evita exposição ao Sol com “barreira física e filtro solar”.
4. Aplique protetor solar
“Fator de proteção acima de 30 é o suficiente por que representa o tempo de proteção. Todos os filtros têm a mesma capacidade de proteção se aplicados na quantidade correta”, explica a profissional.
5. Procure um médico

iStock
De acordo com a médica, é preciso procurar ajuda de um profissional se os sintomas se agravarem. Apenas ele poderá avaliar a situação e indicar o melhor tratamento.
Como tratar manchas antigas
Nadara Paiva explica que machas causadas por queimadura de limão podem demorar a desaparecer. “As manchas podem durar de semanas a meses, depende da proteção do Sol e da hidratação da pele”, afirma.
Ela lembra que tal processo é uma reação alérgica, “que deve ser controlada antes de iniciar o tratamento com clareadores”. Para acabar com as manchas escuras, a dermatologista indica alguns tratamentos como o laser, microinfusão de medicamentos percutânea e peeling.
Clareadores de uso domiciliar à base de ácido kojico, ácido fítico e hidroquinona também são indicados por ela. Até mesmo óleo de rosa mosqueta é eficaz.
Principais dúvidas sobre a queimadura de limão

iStock
Publicidade
A queimadura de limão é uma queimadura de 1º, 2º ou 3º?
Nandara Paiva (NP): É importante lembrar que a queimadura com limão é uma reação alérgica, não uma queimadura. As manchas são resultado de um processo inflamatório.
Manchas escurecidas não tratadas podem causar câncer de pele no futuro?
NP: as manchas escurecidas não representam maior possibilidade de câncer de pele porque o câncer é resultado de mutação no DNA das células da pele.
Quando devo procurar um médico?
NP: é indicado procurar um medico caso haja lesão extensa, com formação de bolhas, dor que não seja resolvida com analgésicos e sinais de infecção.
Queimaduras são comuns nas mãos e ao redor da boca. Mas os lábios podem ser queimados? Como cuidar neste caso?
NP: deve-se otimizar a hidratação e proteger do Sol com anteparos e filtro solar.
Você disse que o processo alérgico pode causar infecção. Porque ela acontece e como identificá-la?
NP: não é a alergia que faz a infecção. Num quadro alérgico, a coceira pode abrir uma porta para bactérias da pele. Isso também pode acontecer com a bolha quando estoura e deixa a parte interna exposta. Isso é que favorece a infecção na pele.
Publicidade
Se interessou pelo assunto? talvez você goste de outros conteúdos sobre cuidados diários com a pele também, por isso veja nossas dicas de hidratação ou saiba mais sobre peeling.