Saiba a quantidade de água por dia que você deve consumir

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Atualizado em 27.09.21

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Atualizado em 27.09.21

Saber a quantidade de água por dia que devemos consumir é essencial para uma rotina saudável. Segundo a nutricionista Jaqueline Barros (CRN3- 29387), a água constitui a maior parte do corpo humano e participa de diversas funções importantes em nosso organismo. Para saber o quanto consumir e como fazer isso, é só seguir a leitura!

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O que é metabolismo lento

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Um metabolismo lento é aquele que demora mais para digerir os alimentos e transformá-los em energia. Jaqueline conta que ingerir água gelada pode ser um “plus” para acelerar seu metabolismo. Como a temperatura corporal é de 36,5°C a 37°C, quando ingerimos água em temperatura inferior, o corpo gasta mais energia para equilibrar a temperatura, auxiliando no processo de emagrecimento.

Qual a quantidade ideal de água por dia?

A quantidade de água necessária para o bom funcionamento do organismo é variável, considerando que ela pode ser afetada pelo clima, roupas, atividades físicas e outros fatores. Daí, surge a importância de conhecer as necessidades do seu corpo!

Como fazer o cálculo de quantidade de água por dia

A nutricionista conta que um indivíduo adulto deve multiplicar o número de seu peso por 35 ml de água. O resultado é a quantidade de água diária que seu corpo precisa!

Cálculo do consumo de água por dia

A lista a seguir é um exemplo do cálculo de água diário. Lembre-se que organismo não armazena água, portanto, a quantidade a cada 24 horas deve ser reposta.

  • Indivíduo adulto: multiplicar o peso por 35 ml de água. Exemplo: 60 (kg) x 35 (ml) = 2100 ml de água por dia.
  • Lactantes: quem está amamentando, precisa adicionar 600 ml de água por dia no cálculo anterior para viabilizar a produção do leite.
  • Bebês: os bebês precisam de 60 ml de água por quilograma a cada dia. Exemplo: 8 (kg) x 60 (ml) = 480 ml de água por dia.

Agora que você sabe a quantidade de água por dia, vai ficar mais fácil manter o corpo em um bom funcionamento!

Como beber mais água

Aqui vão algumas dicas para te ajudar a não negligenciar o consumo de água! Preparada? Então, vamos lá!

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1. Se atente aos sinais de sede

A sede é caracterizada pela vontade de beber água e, em geral, aparece quando o déficit de água corporal atinge de 1 a 3%. Preste atenção nos sinais de sede e se hidrate quando identificá-los.

2. Tenha uma garrafa ou copo

Uma boa dica para não se esquecer de beber água é estar sempre com um recipiente cheio ao seu lado. De preferência, um que você saiba a quantidade de ml, porque isso vai facilitar a saber exatamente o quanto você consumiu.

3. Idosos, cuidado!

Segundo Jaqueline, nosso organismo possui mecanismos para combater a desidratação, como a sede e a ativação hormonal que retém água e sal. Entretanto, idosos apresentam desregulação desses mecanismos, por isso devem ficar de olho!

4. Invista em aplicativos

Alguns aplicativos para celular enviam notificações para te lembrar de beber água ou te ajudar nos cálculos e fiscalização do consumo. Alguns exemplos são: Beber água (Android | IOS), Hora de beber água (Android | IOS) e Lembrete de água (Android | IOS).

Seguindo essas dicas, não tem erro. Você se tornará uma pessoa muito mais hidratada!

Faz mal beber muita água?

“A ingestão excessiva de água, em um primeiro momento, inibe a secreção do ADH (hormônio antidiurético), favorecendo a diurese e mantendo o equilíbrio hídrico”, aponta Jaqueline. Ela ainda conta que intoxicações por água são raras e acontecem quando há ingestão rápida de grande quantidade do líquido, acima da capacidade renal de eliminação desse excesso que é de 0,7 a 1 L por hora. Fique de olho!

Água é vida! E agora, você saberá exatamente como cuidar melhor da sua saúde. Para isso, confira também essas opções de comida saudável!

As informações contidas nesta página têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas.